Conecte-se com a LIVE MARKETING

Artigos

Andrews Oliveira – Marketing Digital: O combustível de qualquer negócio, segundo especialista

Publicado

em

De uns tempos para cá, tem-se falado muito em marketing digital e da sua importância para qualquer tipo de negócio, principalmente porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, e as empresas começaram a sentir necessidade de se adaptar à essa nova situação.

O comportamento desses consumidores mudou consideravelmente, pois agora fazem todas as suas pesquisas na internet de forma a atender às suas necessidades, inclusive compras de produtos e serviços.

Caso as empresas não se adaptem a essa nova realidade serão deixadas para trás, e dependendo do tipo do seu negócio, poderiam até mesmo serem obrigadas a fecharem as portas.

Segundo o especialista Andrews Oliveira, o simples fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas, seja pelo celular, tablet ou computador, obriga que as empresas marquem presença, de forma a se aproximar mais não apenas dos seus clientes, mas especialmente, dos seus futuros clientes.

Hoje, os métodos tradicionais não funcionam mais como funcionavam antigamente. E é justamente por isso que as empresas devem repensar suas estratégias, visando sua inserção nesse novo mundo digital e consequentemente a expansão dos seus negócios na web e nas redes sociais.

Através do marketing digital é possível criar uma relação real com os consumidores, compreendendo melhor seus anseios, antecipando assim suas necessidades e desejos. Uma das principais vantagens é a possibilidade de mensurar todas as ações na internet e adequar sua estratégia de acordo com os resultados obtidos.

Ainda, de acordo com o especialista, partindo do ponto de vista do cliente, as mensagens deixadas nas redes sociais têm um impacto muito maior se comparadas àquelas fornecidas pela publicidade convencional.

Com o surgimento de novas tecnologias da informação nos últimos anos, as formas de comunicação também evoluíram, como por exemplo as newsletters e as mídias sociais. Essas mudanças tiveram um impacto significativo nos comportamentos, hábitos e modos de consumo.

Por isso, mais uma vez da importância das empresas adotarem estratégias de marketing modernas para se adaptar às novas tendências. Mas todas essas mudanças representam um desafio para as empresas, principalmente aquelas mais tradicionais.

O marketing digital representa hoje o combustível para qualquer negócio, pois permite que a empresa se desenvolva e entre em contato com novos prospects, com a finalidade de apresentar seus produtos ou serviços de forma mais atrativa, visando obviamente o aumento de suas vendas, transformando esse prospect em cliente.

Andrews Oliveira afirma que a grande maioria das empresas possuem um site na internet, que é uma ferramenta importantíssima para trazer mais visibilidade para sua marca e chegar até os consumidores.

Toda empresa que quer se tornar competitiva no mercado e se diferenciar dos seus concorrentes não deveria ignorar as ações do marketing digital. Se uma empresa não tem, por exemplo, um site na internet, ou se tem, mas é de má qualidade, ficará invisível aos olhos de seus clientes.

O marketing digital traz muitas vantagens para qualquer tipo de negócio, dentre as quais o especialista destaca: interação direta com o cliente; possibilidade de oferecer um produto ou serviço personalizado; favorecimento à fidelização; redução de custos; disponibilidade de contato com a empresa 24 horas por dia, 7 dias na semana, entre outras, melhorando sensivelmente os resultados atingidos.

Qualquer empresa tem que levar em consideração que não se trata de uma escolha. É imprescindível tornar-se mais conhecida e estabelecer uma estratégia que vai além de uma simples presença no Facebook.

E é por todas essas razões que mais e mais empresas se preocupam com a sua presença nesse mundo digital.

O especialista ainda diz que o custo do marketing digital é muito menor do que aquele do marketing tradicional, pois são aplicadas técnicas de conversão, de geração de tráfego, de captação de dados dos prospects, entre muitas outras, utilizando apenas uma fração dos valores que seriam gastos com publicidade tradicional, que geralmente não é segmentada.

Hoje em dia, os clientes desejam uma relação diferente com a empresa, mais próxima, mais aberta e mais transparente. E por conta das inovações tecnológicas, o marketing digital faz com que essa relação seja otimizada, proporcionando benefícios não apenas para a empresa, mas principalmente para o cliente.

Profissionais da área costumam falar que não se trata de marketing digital, mas de marketing para os clientes digitais.

Oliveira conclui: atualmente, cada cliente ou prospect tem um problema individual e a empresa, se deseja resolvê-lo, deve dar uma resposta clara a cada um desses questionamentos. E como vai ser possível satisfazer a cada uma dessas demandas? Através de um marketing personalizado, e somente o marketing digital possibilita isso.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Artigos

Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

Publicado

em

*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

Continue lendo

Artigos

Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

Publicado

em

*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

Continue lendo