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4beeFLIX surge para conectar criativos e empresas

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Plataforma usa gamificação e automação de campanhas de endomarketing para se tornar o braço direito da comunicação interna das organizações

BWG, grupo que atua há mais de 30 anos como um hub de soluções nas áreas de comunicação e RH, acaba de lançar o 4bee Flix – uma plataforma colaborativa que aproxima os melhores criativos do mercado aos profissionais de comunicação interna, aliando qualidade, prazo e preço acessível.

Com uma interface simples e intuitiva, o 4bee Flix automatiza todo o processo de criação de uma campanha de endomarketing. O objetivo é permitir que as equipes de RH e comunicação interna de uma empresa ou instituição pública foquem em ações mais estratégicas, deixando para a plataforma realizar as campanhas de baixa complexidade, mas que absorvem muito tempo dos profissionais.

Antes de lançar a plataforma, o BWG realizou uma pesquisa com mais de 100 empresas, entre elas Oracle, Pepsico, Nextel, Eletropaulo e Energisa. Os resultados mostram que mais da metade dessas companhias desenvolvem suas campanhas de endomarketing internamente ou possuem um custo médio anual R$ 51 mil com as campanhas de Comunicação Corporativa e Endomarketing.

Um dado que chama a atenção é que mais de 60% desse valor é gasto com campanhas de datas comemorativas ou temas genéricos de baixa complexidade, como sustentabilidade, segurança, diversidade, entre outros. Além disso, 50% das grandes empresas e 62% das médias esperam mais de 4 dias úteis para ter a campanha finalizada e fazem inúmeras alterações de layout ao longo do processo.

De acordo com Cesar Rossi, CEO e co-founder do BWG, “no contexto de transformação digital e futuro do trabalho que vivemos é fundamental que o RH e o endomarketing deixem de realizar tarefas burocráticas para focar no que realmente importa: desenvolver as pessoas para que as pessoas desenvolvam a empresa”.

NOVA ECONOMIA

Nos últimos anos, com tantos avanços tecnológicos e a busca por cada vez mais qualidade de vida, surgiram novos modelos de trabalho. O home office evoluiu para o anywhere office que é a possibilidade de você trabalhar de qualquer lugar do mundo.

As empresas já entenderam que precisam valorizar menos as “hard skills” (habilidades técnicas) e mais as “soft skills” – que são as habilidades subjetivas, relacionadas à inteligência emocional.

Neste cenário, o 4bee Flix permite que profissionais da área de design tenham constantemente demandas de trabalho para executar campanhas de endomarketing, sem pressa e de onde eles quiserem. A equipe que cuida da plataforma seleciona os melhores designers do mercado e os cadastram como personagens. A ideia de não revelar a identidade deles é para proteger a liberdade criativa. Hoje, o 4bee Flix possui designers parceiros de Santa Catarina, Porto Alegre, São Paulo e Minas Gerais.

A plataforma disponibiliza campanhas com custos entre R$ 349 até R$ 999 e boa parte desta receita vai para os designers. Além disso, o 4bee Flix possui diversas features de engajamento, como por exemplo, permitir que o cliente veja quantas vezes uma campanha já foi utilizada ou até mesmo o portfólio de materiais produzidos por cada criativo. A Verba Divina, Deadline, Aprovador e a Bela são alguns dos protagonistas do 4bee Flix.

“As necessidades dos clientes mudaram e a forma como construímos produtos também está em transformação, por isso apostamos nesse novo modelo de negócio, no qual atuamos como um ‘braço direito’ da comunicação corporativa das empresas. O 4bee Flix foi desenvolvido com base nos feedbacks dos nossos clientes que testaram a plataforma antes do seu lançamento e apontaram o caminho que deveríamos seguir para atendê-los com excelência”, afirma Daniel Costa, Head de Marketing da BWG – com 20 anos de experiência em comunicação corporativa e endomarketing, fundador de uma das maiores e mais festejadas agências de endomarketing do país, a Santo de Casa Endomarketing S/A, e, autor dos livros Endomarketing Inteligente (2010) e Não existe gestão sem comunicação (2014).

Além de apresentar uma ruptura de paradigma nesse cenário de criação que envolve os designers atualmente, a plataforma pretende alavancar o segmento de endomarketing, que muitas vezes ficou em segundo plano. “Acreditamos que a verdadeira inovação é quando construímos algo para resolver os problemas dos nossos clientes. Com o 4bee Flix as empresas poderão engajar cada vez mais os seus colaboradores para que eles possam trabalhar cada vez mais com entusiasmo e comprometimento”, completa Daniel.

MAIS SOBRE A BWG

O BWG é um Hub.Place, com 30 anos de atuação no mercado, que une serviços, tecnologias e parceiros para entregar sempre as melhores soluções na área de RH e Comunicação Corporativa. HBO, Votorantim, Thyssenkrupp, Engie, Corinthians, EDP, Unimed, e Sebrae são alguns dos clientes que estão no portfólio do BWG. Mais informações em https://www.bwg.com.br/.

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Mercado do Live Marketing busca capacitação

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Profissionais ligados ao Live Marketing estão aproveitando o ritmo menos acelerado para buscarem capacitação e qualificação para a retomada pós-pandemia. A AMPRO Saber, a plataforma de cursos de qualificação criada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, tem contabilizado crescimento no número de interessados pelos cursos.

No próximo dia 22 de abril, a partir das 18h30, já está confirmada o curso online “Concursos, Sorteios, Vale-brindes: Entenda a Certificação Necessária e Evite Problemas”, ministrada por Vanessa Calabria Macarrão, do FAS Advogados. O curso vai abordar sobre a legislação de promoções e prêmios, conceito de promoção comercial, modalidades e requisitos de realização, comprou-ganhou, campanhas de incentivo, programas de fidelidade e ações de chash-back e desconto.

Na sequência, no dia 27 de abril, a partir das 19h, uma próxima turma acompanha o curso “ROI de Eventos – Conheça e Aplique”, com Roberta Nonis, da Evento Único Consultoria. A aula vai orientar agências e clientes a definirem objetivos tangíveis e intangíveis de seus eventos desde o briefing, formatando o evento com foco na mensuração de resultados.

“Diversas modalidades do Live Marketing, como os concursos, sorteios, vale-brindes, as promoções no ponto de venda, o trade marketing, não pararam. São atividades que devem continuar sendo motivadas e gerando novos Jobs. Por isso também a procura pelo curso sobre promoções com premiações. Eventos também continuam acontecendo na modalidade online e o conteúdo do dia 27 foi pensado para o preparo dos profissionais para a medição de retorno, tanto em eventos digitais quanto no retorno dos eventos presenciais”, afirma o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.

A agenda de eventos do AMPRO Saber, bem como detalhes e inscrições, está disponível no site da AMPRO: https://ampro.com.br/agenda

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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