Universo Live
Sucesso da intervenção urbana realizada pela Visualfarm na Praça dos Arcos reforça a importância da inclusão social e do resgate de espaços públicos

A primeira experiência imersiva, o Visualdome – parceria entre a Visualfarm e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura,Economia e Indústria Criativas, e ProAC ICMS –, propôs uma reflexão sobre a ocupação urbana e seu impacto no meio ambiente através de imagens 360º projetadas em um domo geodésico de 18 metros de diâmetro, similar a um planetário. As projeções proporcionaram uma experiência audiovisual imersiva comparando o relevo e a vegetação de antes do descobrimento do Brasil ao que temos hoje na área ocupada pela capital paulista.
A segunda, o Tactile – apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProAC Direto, consistiu na realização de uma pista de dança sensorial para pessoas surdas e ouvintes poderem desfrutar juntos. Música e imagens que traduziam as diversas frequências sonoras foram unidas à sensação tátil através do aplicativo Tactile, que transmite as vibrações da música no aparelho celular em contato com o corpo de cada um.
Guilherme Felipe mergulhou nas duas experiências imersivas do domo geodésico. Ele é o intérprete de LIBRAS no vídeo do Visualdome e esteve na Praça dos Arcos para conferir o resultado. Também, como pessoa surda, ele curtiu a balada na pista de dança Tactile. “Foi uma experiência nova para mim. Eu senti e acompanhei o ritmo da música perfeitamente”, conta Guilherme.

Visual Dome
O projeto também contou com o apoio de empresas como as consultorias Acessibiliart e Surdo Mundo, a plataforma de atendimento em libras ICOM, e a sentidades que trabalham na acessibilidade de pessoas com surdez Instituto Santa Terezinha, Centro de Educação para Surdos Rio Branco e APASMA – Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá.
Para a atriz Cris Carniato, Tactile é “uma imersão de sentidos”. Ela achou incrível a proposta de uma pista de dança para pessoas surdas que é inclusiva para ouvintes. A dupla de influencers do Guia Paulistinha também destaca que é uma “mistura de sentidos para pessoas surdas e ouvintes”, enquanto o Visualdome, segundo a dupla, nos faz refletir sobre como “São Paulo se transformou na megalópole de hoje”.
A proposta das ações foi reforçar a importância da inclusão, do resgate e da ocupação dos espaços públicos de forma gratuita e democrática. A Praça dos Arcos, localizada na confluência das avenidas Paulista, Rebouças e Angélica mais rua da Consolação, foi escolhida por ter se tornado somente um ponto de passagem.
O diretor criativo da Visualfarm, Alexis Anastasiou, explica que “nossa intenção, com essa intervenção que combina duas ações diferentes, foi criar pontes entre pessoas com e sem deficiência auditiva e entre o Brasil do passado e o de hoje. Por meio dessas pontes podemos gerar reflexões e mudanças queprecisamos”. E completa, “não podemos simplesmente desistir dos espaços da cidade, aceitando a existência desses vazios urbanos que se transformaram apenas em corredores. Ainda dá tempo de criar soluções alternativas à degradação e incrementar a convivências entre as pessoas”.
Visualdome e Tactile ocuparam a Praça dos Arcos, entre os dias 23 e 28 de novembro, onde centenas de pessoas aproveitaram as experiências imersivas com entrada franca e acessibilidade também para cadeirantes.

Visual Dome
Realização: Visualfarm em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProACDireto (Tactile) e ProAC ICMS (Visualdome).
Universo Live
Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso em experiência Priceless no Aeroporto do Galeão

Universo Live
MAK e Arena Band Verão 2026 agitam o litoral paulista

A Agência MAK, uma das principais empresas de live marketing, brand experience, criação, tailor-made e endomarketing do país, anuncia a edição 2026 da Arena Band Verão, que acontece pelo quinto ano consecutivo nas areias da praia de Maresias. Nesta edição, a arena conta com a parceria da Band TV, responsável pela cobertura e amplificação midiática do evento. A iniciativa acontece de 16 de janeiro a 8 de fevereiro, promovendo entretenimento, esporte, bem-estar, sustentabilidade e experiências gratuitas à beira-mar, com conteúdos especiais transmitidos pela Band TV Vale, diretamente do litoral norte paulista.
Entre os destaques da programação musical, o público poderá conferir grandes shows no dia 17 de janeiro, com apresentações de peso, da dupla sertaneja Talis & Welinton e de grandes nomes da música nacional como Marcelo Falcão, Edu Ribeiro e Planta e Raiz, além de uma série de atividades esportivas, culturais e de lazer ao longo do evento.
De acordo com Ti Bernardes, diretor da Agência MAK, a Arena de Verão 2026 tem como proposta transformar a estação mais aguardada do ano em uma experiência completa para moradores e turistas, unindo entretenimento, bem-estar e sustentabilidade, como a Certificação I-Rec, que possui reconhecimento internacional e habilita geradores de energia renovável a emitir créditos de energia renovável (RECs).
“Além de movimentar a economia local e fortalecer o turismo, o projeto reforça a importância de eventos responsáveis, mostrando que é possível aliar grandes experiências a práticas ambientais concretas e reconhecidas globalmente”, diz.
A estrutura da Arena foi desenvolvida para oferecer conforto, convivência e experiências diversificadas ao público. O espaço contará com espaço beauty e spa, espaço yoga, lounges de convivência, espaços Instagramáveis, além de quadras de beach tênis e futevôlei, futmesas e pranchário.
Para as marcas, a Arena de Verão é uma oportunidade de plataforma estratégica em live marketing, oferecendo alta visibilidade, engajamento qualificado e conexão genuína com o público. Já para os visitantes, o projeto proporciona acesso democrático a experiências que unem diversão, esporte e qualidade de vida, sustentabilidade








