Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Sete dicas para a indústria e o varejo potencializarem seus resultados durante a Black Friday

Publicado

em

A Black Friday 2020 será mais desafiadora do que nunca. Isso porque o período mais relevante do ano para a indústria e o varejo acontecerá em meio à pandemia de Covid-19, o que exigirá dos dois setores um planejamento mais agressivo, que leve em conta as barreiras que o isolamento social pode criar em relação à ida dos consumidores às lojas.

Pensando nisso, o especialista em construção de marcas no PDV, André Romero, diretor da Allis Comunicação (uma empresa da Allis Field Marketing), elencou sete dicas fundamentais para que as empresas se preparem para o “novo normal” da Black Friday. “Antes de sair executando, é muito importante parar, entender, pensar e planejar, pois os desafios são grandes frente a toda a situação econômica do nosso país e da nova dinâmica de compras que se estabeleceu após o início da pandemia”, comenta.

Confira as dicas do especialista:

1. Trabalhe com promoções reais no período. Desde o ano passado, o Procon está com a atenção voltada ao comportamento das indústrias e redes de varejo no período que antecede a data e durante a Black Friday, de modo a garantir que o consumidor não seja enganado por promoções fictícias, sem falar do prejuízo que isso pode trazer para sua marca com a rápida disseminação nas redes sociais de tal comportamento;

2. Tenha uma comunicação promocional simples, clara e cativante. Durante a Black Friday, as pessoas se deparam com tantas promoções que se sentem confusas e entram, muitas vezes, no paradoxo da escolha, chegando até a não fecharem a compra;

3. Crie ações de ativação para gerar impulso. Na maioria das vezes, o shopper que vai até o PDV físico já iniciou sua jornada de compra e já tem em mente o que deseja adquirir, mas se a sua abordagem for interessante, ele sem dúvida irá repensar a sua decisão prévia e pode aumentar o consumo quando estiver na loja;

4. Seja visto fora dos pontos naturais da sua categoria. O volume de pessoas na loja sempre aumenta durante o período da Black Friday e essa é uma grande oportunidade para você capturar o shopper que foi à loja para comprar uma determinada categoria e não estava nem pensando em adquirir o seu produto;

5. Aumente a sua equipe de merchandising. O grande ponto durante a Black Friday, e ainda mais nesse ano, é a agilidade do processo de compra e o alto giro de produtos. Por isso, a ruptura é algo que não pode existir, visto que você precisa potencializar cada oportunidade de venda. O promotor de vendas é fundamental para a reposição, ganho de floor share e abordagem do shopper para conversão. Para aumentar os seus resultados, é fundamental que você tenha o maior número de promotores de vendas nos PDVs e para isso já existem serviços como o Allis On Demand, que por um custo muito baixo permitem que você contrate promotores por demanda;

6. Incentive vendedores e promotores. Mais do que nunca você precisa desenvolver uma campanha de incentivo realmente atrativa e empolgante. Esse investimento, sem dúvida, além de criar um clima de entusiasmo entre seu time, fará com que o retorno aconteça mais facilmente;

7. Indústria e varejo, unam-se. Essa é uma Black Friday desafiadora, mas se você, indústria, se unir com o seu canal de distribuição e desenvolverem, juntos, ações fora da caixa, pode ser um período promissor.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Sprite lança campanha de verão 2026

Publicado

em

Sprite dá início à sua tradicional campanha de verão com um plano 360º que transforma os momentos mais quentes do ano em experiências intensas de refrescância. Sob o conceito “It’s That Fresh!”, a campanha 2026 apresenta um novo visual de marca e embalagens em edição limitada, além de ativações em praias, cidades, festivais de música e pontos de venda em todo o Brasil. A proposta é reforçar Sprite como o verdadeiro “choque de refrescância” do verão, convidando os consumidores a viverem a estação sob uma nova perspectiva — e não apenas a sobreviver a ela.

O principal objetivo da campanha é fortalecer a refrescância nível Sprite, posicionando a marca como a melhor opção para se refrescar de forma culturalmente relevante. A estratégia busca inspirar especialmente a Geração Z a enxergar o verão a partir do ponto de vista da marca, conectando Sprite a experiências autênticas, urbanas e intensas.

“A Geração Z busca experiências reais e intensas, e Sprite está presente justamente nesses momentos-chave do verão, entregando refrescância de verdade e se conectando de forma genuína ao estilo de vida dessa geração”, comenta Juliana Milagres, diretora de sabores da Coca-Cola Brasil.

A campanha aposta em um robusto plano 360º, com presença em ambientes urbanos, praias, festivais de música e pontos de venda, além de uma estratégia de mídia integrada. As ações incluem experiências ao vivo, sampling de produto, embalagens desenvolvidas para se destacarem nas prateleiras e uma forte presença em publicidade digital, OOH, vídeos online e redes sociais.

Dentro desse ecossistema, os influenciadores exercem um papel central e estratégico na campanha. A marca também estará presente em OOH em pontos estratégicos, como principais avenidas, praias, rodovias com pedágio e praças públicas, ampliando sua visibilidade nos momentos de maior consumo.

Entre as experiências de verão, o destaque fica para os “Chuveirões Sprite”, ativação icônica que se consolidou como símbolo máximo da refrescância da marca ao longo dos anos, levando grandes quedas d’água, música, sampling de produtos e brindes para algumas das praias mais movimentadas do país. Na sequência, a campanha se expande para o ambiente urbano com o “Oásis Sprite”, além de caminhões Sprite com DJs e spots com aspersores, que começam a circular a partir de fevereiro.

Continue lendo

Universo Live

Disney Brasil aposta em iniciativas para promover “O Diário de Pilar na Amazônia”

Publicado

em

“O Diário de Pilar na Amazônia” chegou aos cinemas levando para as telonas uma das franquias infantis mais queridas da literatura brasileira. Com mais de 800 mil livros vendidos em todo o mundo, “Diário de Pilar”, série da escritora Flávia Lins e Silva, ganha agora sua primeira adaptação em live-action.

Dirigido por Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, o filme acompanha Pilar (Lina Flor), uma jovem curiosa e exploradora, que viaja até a floresta amazônica através de sua rede mágica, presente de seu avô, junto com o seu melhor amigo Breno (Miguel Soares). Lá, ela conhece Maiara (Sophia Ataíde), ribeirinha que teve sua comunidade destruída e Bira (Thúlio Naab), um garoto que vive na região. Com a ajuda de seres folclóricos, Pilar e  seus amigos embarcam na missão de reencontrar a família da amiga e impedir o desmatamento da floresta. O elenco de ainda conta com Babu Santana, Marcelo Adnet, Emílio Dantas, Rafael Saraiva, Nanda Costa, Rocco Pitanga, Roberto Bomtempo, entre outros.

Este é o primeiro lançamento nacional da The Walt Disney Company nos cinemas em 2026. Para marcar essa estreia, o filme ganhou uma forte estratégia de mídia em três das principais praças do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, com formatos de grande impacto e alta circulação, realizando uma presença robusta em TV aberta, com 20 dias de veiculação na Globo, Record e SBT.

Em São Paulo, os destaques incluem o Aeroporto de Congonhas e as estações Sé e Luz do metrô, além de ativações em shoppings, painéis digitais e mídia no Parque Ibirapuera e no Parque Villa-Lobos, ampliando o alcance junto a famílias, crianças e praticantes de atividades ao ar livre. A capital paulista conta ainda com uma ativação especial no Shopping Eldorado, um dos pontos mais movimentados da cidade, entre 9 e 21 de janeiro. O espaço, de altíssimo fluxo, tem expectativa de receber mais de 800 mil pessoas e oferece uma área para fotos com a rede mágica do filme, além da distribuição de uma cartilha de aventuras.

No Rio de Janeiro, a campanha ocupa espaços estratégicos como o Aeroporto Santos Dumont, com telas distribuídas por todo o terminal — lobby, áreas de embarque e desembarque — além de presença em bancas digitais e empenas nas regiões da Gávea e Barra da Tijuca.

Em Belém, cidade diretamente conectada ao universo do filme, a estratégia inclui circuito em shoppings e painéis de LED, reforçando o vínculo da história com a Amazônia e com o público local

No ambiente digital, o investimento se estende por 30 dias, com ações em grandes plataformas e projetos especiais em parceria com Uber, Gameloft e Adoro Cinema, além de presença contínua em Meta, TikTok e Instagram, garantindo relevância, engajamento e conexão direta com pais, educadores e crianças.

A experiência do filme também se expande para o universo dos produtos. Uma coleção limitada, criada pela Conspiração em parceria com a Disney, convida a criançada a defender a natureza enquanto se diverte. A linha inclui camisetas, bonés, meias, caneca, bolsa e até um caderno inspirado no diário da personagem — com direito ao gatinho Samba no bolso mágico.

Continue lendo