Empresa
Raiar Orgânicos descomplica origem de “ovo e galinha” em sua primeira campanha publicitária

A antiga e persistente pergunta sobre “Quem vem primeiro, o ovo ou a galinha?” é o ponto de partida para a primeira campanha publicitária da Raiar Orgânicos, marca que pretende revolucionar o setor de proteínas orgânicas com a premissa de atuar de forma transparente, consciente e sustentável. Para apresentar esse conceito e sua nova assinatura, “Orgânico como deve ser”, a empresa lança nesta semana uma campanha que aborda a questão com bom humor, criada pela Peppery e que traz como peça principal um filme em animação produzido pela Factory.
Na peça, ovo e galinha correm pelo posto de primeiro lugar na “Disputa mais orgânica de todos os tempos”. Durante o percurso, a narração destaca que poderia ser o ovo, 100% orgânico; as galinhas, criadas soltas na Fazenda Raiar; ou ainda nos grãos que elas comem, também totalmente orgânicos e fruto do trabalho de pequenos e médios agricultores. Ao final, vem a conclusão de que, primeiro de tudo, está a transparência de um processo aberto e o cuidado que vai do grão selecionado para as galinhas ao ovo orgânico que alimenta a sua família.
“A Raiar é uma marca leve e divertida, que se preocupa com o processo de produção, mas quer descomplicar e humanizar a mensagem. Para a primeira campanha da empresa, decidimos levar essa essência à comunicação, dando vida aos personagens que já fazem parte do universo da marca e trazendo perguntas que precisam ser feitas para provocar o consumidor”, completa Mônica Dipierro, diretora de atendimento da Peppery.
Idealizada por executivos do mercado de grãos que perceberam a oportunidade de estruturar a produção de grãos orgânicos no país, a Raiar Orgânicos enfim oferece seus ovos aos consumidores a partir de abril de 2022, depois de quase 2 anos de implementação. Atualmente com 60 mil galinhas, a marca aposta na versatilidade do ovo para conquistar um público amplo de consumidores cada vez mais conscientes. O primeiro passo tomado pela empresa foi investir na maior fábrica de ração orgânica do país, segmento que está em alta no Brasil. Segundo o levantamento da Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos, a categoria de produtos orgânicos movimentou R$5,8 bilhões em 2020.
“Não acreditamos em ofertar ovos divididos em diversas categorias, como caipira, cage free, com ômega-3. Raiar é orgânico e ponto. Até porque, os ovos são o que as galinhas comem. E é por isso que fundamos a Fazenda Raiar: para produzir nossa ração com os grãos plantados por agricultores familiares parceiros, sem nenhum veneno, além de garantir o bem-estar de nossas galinhas criadas soltas”, destaca Marcus Menoita, um dos sócios-fundadores da Raiar.
Para a composição do filme, a Factory se inspirou nas mascotes da própria marca, assim como em desenhos como Papa Léguas, trazendo um tom divertido e a linguagem 2D à peça. “Na animação, trabalhamos com uma diversidade de ambientes e planos, trazendo diferentes gags e elementos da fazenda para contribuir com o storytelling”, detalha Jennifer Djehdian, fundadora e produtora executiva da Factory.
Empresa
Skechers assume naming rights das pistas nos parques Villa-Lobos e Cândido Portinari

A Skechers acaba de cravar um marco histórico em sua estratégia de branding no Brasil ao se tornar a primeira marca de calçados a deter os naming rights das pistas de corrida e caminhada dos parques estaduais Villa-Lobos e Cândido Portinari, em São Paulo. A iniciativa, que visa estreitar o laço com o público paulistano no auge de seus momentos de lazer e esporte, contempla a sinalização completa de quatro circuitos que, somados, ultrapassam os 4 km de extensão.
Inaugurada neste mês, a parceria traz uma modernização visual robusta para o complexo. O projeto inclui desde placas de sinalização e avisos de distância até totens de entrada e “tartarugas” balizadoras. A nomenclatura de cada trajeto foi cuidadosamente atrelada à linha de performance running da marca, a Skechers Aero, batizando as pistas como Aero Tempo, Aero Burst, Aero Spark e Aero Razor — modelos desenvolvidos com foco em aerodinamismo para corredores de todos os níveis.
A maior pista do complexo, com 2,15 km de extensão e localizada próxima à Marginal Pinheiros, passa a se chamar Skechers Aero Burst. Já a Skechers Aero Razor, com 1,4 km, atende quem acessa o parque pelas portarias 5 e 6. O circuito de 940 metros, vizinho à roda gigante, recebeu o nome de Skechers Aero Tempo, enquanto a pista de 700 metros que circunda as quadras de tênis agora é a Skechers Aero Spark.
Para Alexandre Cara, head de marketing da Skechers Brasil, a ocupação desses espaços é uma decisão tática fundamental. “Estar presente nos Parques Villa-Lobos e Cândido Portinari é uma forma muito direta de nos conectarmos com quem vive o esporte no dia a dia. É onde as pessoas correm, caminham, treinam, cuidam da saúde e fazem atividades ao ar livre em família e com amigos. Para a Skechers, faz todo sentido ocupar esse espaço com uma presença funcional, informativa e alinhada à categoria de performance e o DNA de conforto”, afirma o executivo.
Este movimento de outdoor marketing faz parte de uma expansão agressiva da companhia no país. Somente neste ano, a Skechers inaugurou suas duas primeiras lojas próprias em território nacional, situadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A estratégia sinaliza um investimento robusto da matriz global no mercado brasileiro para 2026.
“O Brasil ocupa uma posição de grande relevância na estratégia global da Skechers, tanto pela dimensão do mercado quanto pelo seu potencial de crescimento no segmento de calçados e lifestyle. Seguimos avançando de forma estruturada, com foco na expansão da marca, no fortalecimento da nossa presença local e na consolidação de uma operação cada vez mais robusta no país. Ao longo deste ano, anunciaremos novos movimentos que refletem essa prioridade estratégica”, destaca Sabrina Mônaco, country manager da Skechers do Brasil.
Empresa
Wellhub celebra a individualidade em nova campanha que desafia a padronização do bem-estar

O Wellhub, plataforma de bem-estar corporativo que conecta colaboradores a uma rede global de academias, estúdios e aplicativos, acaba de lançar sua mais nova campanha publicitária. Com o objetivo de colocar a individualidade no centro da conversa sobre saúde e qualidade de vida, a ação reforça a versatilidade da marca ao destacar sua estrutura de 12 planos distintos, desenhados para se adaptar aos mais diversos perfis de empresas e profissionais.
Criada pela agência cccaramelo, a campanha parte de uma observação antropológica do cotidiano: a tendência humana de replicar comportamentos, gostos e até estilos visuais quando inseridos em grupos sociais. A narrativa explora essa dinâmica para mostrar que, embora o ambiente corporativo ou social possa induzir a uma certa homogeneidade, as necessidades biológicas e emocionais de cada indivíduo permanecem únicas.
O filme principal da campanha apresenta grupos visualmente padronizados, como equipes de startups utilizando looks modernos e idênticos, reforçando a estética do coletivo. Contudo, a peça quebra essa uniformidade ao flagrar esses mesmos personagens em seus momentos particulares de atividade física, revelando ritmos, escolhas e necessidades completamente diferentes por trás da aparência uniforme do escritório.
Para Leandro Caldeira, CMO do Wellhub, a personalização é a chave para a eficácia do modelo de negócio da companhia. “Pertencer a grupos é algo cultural, cada momento de vida, cada lugar em que nos inserimos molda um pouco a nossa identidade social. Mesmo assim, temos necessidades que continuam sendo únicas. A campanha parte dessa dinâmica cultural e reforça um princípio central para o Wellhub: personalização não é um recurso pontual, é um pilar do nosso modelo. Ao oferecer diferentes planos, conseguimos atender realidades diversas e ampliar o acesso ao bem-estar de forma mais inclusiva e escalável”, afirma o executivo.
A execução criativa buscou transformar essa tensão entre o coletivo e o individual em um recurso visual potente. Segundo Pallu e Zampoli, diretores criativos da cccaramelo, a ideia foi levar o conceito ao limite estético. “Nosso ponto de partida foi uma observação simples da vida real. Quando estamos em grupo, a gente começa a se parecer. A campanha nasce exatamente dessa tensão entre o que é coletivo e o que é individual. Criativamente, decidimos levar essa ideia ao limite: mostrar grupos visualmente homogêneos, quase coreografados, para depois revelar as diferenças que inspiraram o Wellhub a criar 12 planos”, explicam.








