Agências
Projeto traz tendências para a promoção de grandes shows

É impossível pensar em sertanejo sem lembrar de Chitãozinho e Xororó como referência e pioneirismo no mercado de eventos e mega shows. Com milhões de fãs e uma coleção de sucessos, a dupla apresenta em 2022 a turnê inédita “50 anos – Por Todos os Tempos”. Responsável pela identidade visual de todo o projeto, a Estalo, agência de marketing 360º, em conjunto com a Live Talentos, trabalhou na concepção gráfica de cada detalhe, trazendo as principais tendências para a retomada dos grandes shows no Brasil, como o marketing de nostalgia, recursos que demonstram inovação e pioneirismo e produtos que vão além dos shows.
Com o foco em retratar uma narrativa cronológica, que mostra a estrada percorrida pelos irmãos na música, o objetivo do projeto é comemorar os 50 anos de carreira da dupla e entregar experiências emocionantes e modernas ao público – carente de entretenimento e cultura há dois anos.
Muito além do show
A turnê mundial – que irá passar por, pelo menos, 20 cidades brasileiras e quatro americanas: Orlando, Miami, Boston e Nova Iorque (em um dos principais palcos do mundo, o Radio City Music Hall) – é apenas uma parte da comemoração dos 50 anos de carreira de Chitãozinho e Xororó.
“Temos muito orgulho de tudo o que compartilhamos nesses 50 anos e seria injusto dizer que resumimos em apenas um show. Ele é um espetáculo em sua essência, e é só uma parte de tudo o que planejamos para comemorar um marco tão importante para nós”, conta Xororó.
Marketing de nostalgia
50 anos não são cinco semanas ou cinco meses. Então, para conquistar o coração dos fãs-raíz, a Estalo apostou em elementos nostálgicos para criar a identidade visual do projeto e promover sensações agradáveis ao público.
A nostalgia está na moda e por toda parte, com a releitura de novelas, músicas, filmes, roupas, livros e até receitas afetivas. “A ideia de trazer os bons tempos de volta possibilitou a criação desse projeto tão grande e especial. Isso garante maior engajamento dos fãs de carteirinha e a curiosidade e a vontade de pertencimento daqueles que, com certeza, já curtiram alguma música de Chitãozinho e Xororó em momentos alegres e felizes”, explica a sócia-diretora da Estalo, Maíra Holtz.
“Ao longo de todos esses anos como dupla, fortalecemos nossa relação com os fãs, que, desde o início, são imensamente receptivos e carinhosos com a gente. Esse projeto não é só uma celebração nossa, é também um presente para eles”, completa Chitãozinho.
Tecnologia e Inovação
Também reconhecidos como pioneiros em lançamentos e novos projetos, Chitãozinho e Xororó não poupam esforços para entregar o que há de mais moderno para os fãs e não têm receio de arriscar em ideias futuristas e grandiosas.
Por isso, ao planejar a ação, a Estalo também utilizou os elementos gráficos para mostrar a modernidade e a ousadia do projeto. “Essas características estão estampadas na identidade visual desenvolvida para superar as expectativas do público na volta dos grandes eventos presenciais”, diz Maíra.
Retomada dos shows
A turnê em comemoração aos 50 anos de Chitãozinho e Xororó também marca a retomada dos grandes shows presenciais no Brasil após dois anos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19.
Esse fator gera uma expectativa alta tanto no público quanto nos artistas e em toda a equipe de produção. “Estamos trabalhando nisso há bastante tempo, com todo nosso cuidado e dedicação para que tudo saia do jeitinho que sonhamos”, conta Chitãozinho. “Estamos ansiosos para estrear e mais ainda para reencontrar as pessoas que sempre nos apoiaram”, complementa Xororó.
De acordo com a sócia-diretora da Estalo, a volta dos grandes eventos colabora com toda a cadeia produtiva. “Todos nós tivemos que nos reinventar. Mas sabemos que o segmento foi muito afetado e milhares de empregos temporários deixaram de ser gerados. Estamos muito empolgados com a retomada presencial dos shows e prontos para colaborar com o restabelecimento do setor de eventos”, explica Maíra.
Agências
Batux apresenta estratégias para o São João 2027, anuncia evento em SP e lança divisão Batux Creators

A agência de brand experience e live marketing Batux reuniu clientes e parceiros de mercado em São Paulo para o evento “Experiência São João”, focado no planejamento estratégico e nas oportunidades comerciais para os festejos juninos de 2027. O encontro apresentou um mapeamento aprofundado dos circuitos culturais do Nordeste e alertou as marcas para a necessidade de antecipação: com o fechamento das cotas de patrocínio já a partir de novembro, os projetos demandam estruturação com ao menos seis meses de antecedência para garantir diferenciação além dos polos tradicionais, como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE).
Para o calendário de 2027, as atenções do setor também se voltam para a concorrência de investimentos e visibilidade com a Copa do Mundo Feminina da FIFA, que será sediada no Brasil no mesmo período. Diante desse cenário, a CEO da IDW Company, Potyra Lavor, aproveitou o evento para anunciar a realização do festival “Arraiá do Brasil”, marcado para 3 e 4 de julho no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O projeto, que terá a Batux como parceira na comercialização e nas ativações de marcas, projeta reunir 20 mil pessoas com atrações gratuitas e shows pagos de artistas como Joelma e Solange Almeida, explorando a força da cultura junina no Sudeste.
“As marcas que desejam maior destaque nessas festas no próximo ano devem se planejar desde já, visto que as cotas de patrocínio começam a ser fechadas em novembro. As empresas devem estruturar ativações com, no mínimo, seis meses de antecedência e estar com tudo acertado no máximo dois meses antes. As oportunidades não acabam em julho, pois os relacionamentos construídos continuam gerando resultados depois das comemorações”, afirma Chris Bradley, CEO da Batux.
Durante o encontro, a agência também oficializou o lançamento da Batux Creators, unidade de negócios dedicada a integrar influenciadores digitais, conteúdo e live marketing desde a concepção criativa dos projetos. Liderada por Cris Pereira Heal, sócia e vice-presidente de clientes e mercados, com Talita Araújo como head de estratégia e conteúdo, a divisão conta com parceria operacional da GED Agency. Estruturada em cinco pilares — estratégia, inteligência, operações, experiência e analytics —, a iniciativa abrange frentes de casting, seeding, advocacy e desdobramentos em feiras, eventos e pontos de venda.
“Propomos criar experiências que viram conversas e agregam valor às marcas. Quando o creator entra na estratégia desde o início, transforma o impacto em múltiplos pontos de contato, tanto pelo que é captado no dia quanto pelo que circula depois, garantindo sustentação e perenidade às ações”, explica Cris Pereira Heal.
A metodologia reflete cases recentes operados pela agência, como a campanha “Se Joga que é São João”, realizada para a marca Sempre Livre com um time de 14 influenciadores regionais, comprovando a eficácia da influência digital para estender o engajamento das ativações físicas no ecossistema online.
Agências
Nutrata e Nestlé lançam barra proteica Prestígio com evento imersivo assinado pela faro.ag

A Nutrata, empresa de nutrição esportiva e suplementação alimentar, apresentou ao mercado a nova barra proteica Prestígio, fruto de uma parceria estratégica de cobranding com a Nestlé. Para marcar a chegada do produto ao varejo, a marca realizou um evento de lançamento no SkyHall, em São Paulo, com concepção criativa, cenografia e execução operacional lideradas pela agência faro.ag.
A proposta da agência consistiu em materializar os atributos do produto por meio de uma ambientação tropical, sensorial e praiana. A estrutura contou com recepção imersiva, bar temático, cardápio exclusivo e pontos de photo opportunity, integrando a experimentação da barra a diferentes momentos de relacionamento com o público presente. “Nosso papel foi transformar o conceito do lançamento em uma experiência completa para os convidados. A partir do direcionamento das marcas, pensamos em como traduzir esse universo na cenografia, nas ativações e em cada detalhe da experiência, criando um ambiente leve, próximo e memorável”, destaca Guilherme Stucchi, CEO da faro.ag.
A iniciativa reforça a relação de longo prazo entre a fabricante e a agência ao longo de 2026. A parceria já incluiu o lançamento da barra proteica Charge (também em aliança com a Nestlé) em fevereiro, a presença institucional na feira Abradilan em março e o estande da marca no Arnold Sports Festival South America, realizado em abril. “Desde as primeiras conversas, a faro.ag entendeu o que queríamos para esse lançamento e conseguiu transformar esse direcionamento em uma experiência que representa muito bem o produto. Foi um trabalho construído em parceria, do planejamento à execução, com cuidado em cada detalhe”, afirma Adriano Russo, coordenador de eventos & experiências da Nutrata.
“Cada novo projeto nos permite conectar ainda mais a Nutrata, seus objetivos e a forma como a marca quer se relacionar com o público. Essa proximidade faz com que a gente consiga evoluir a cada entrega e construir experiências cada vez mais alinhadas ao momento da marca”, complementa Amanda Couto, executiva de contas da faro.ag.








