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Pesquisa da TOTVS revela que 94% dos varejistas possuem ao menos um canal de vendas digital

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, estudo da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, revelou que 94% dos varejistas entrevistados possuem pelo menos um canal de vendas digital, indicando que a grande parte dos lojistas brasileiros investiu no ambiente virtual para garantir melhor proximidade e atendimento e, consequentemente, fidelizar e conquistar clientes. No entanto, quando o assunto é fonte de receita, as lojas físicas ainda representam a maior parte do faturamento do varejo, sendo responsáveis em média por 67% da receita, enquanto os canais digitais representam 14% do faturamento médio e contatos com representante ou telefone, 19%.
“Nós aqui na TOTVS já não tínhamos dúvida de que o varejo havia se transformado e entendido o quanto a inserção no mundo digital é importante para a vivência, sobrevivência e crescimento dos negócios. Esse movimento é um reflexo da pandemia, que alterou os hábitos de consumo dos clientes, que passaram a privilegiar canais digitais. O interessante, porém, é destacar que de forma alguma o avanço para o digital acabou com as lojas físicas; pelo contrário, essa mudança faz parte de um movimento de ampliação de canais de venda, da integração entre eles e, consequentemente, da presença da tecnologia para alavancar os negócios. É o que chamamos de policanalidade, um caminho sem volta”, destaca Elói Assis, diretor-executivo de produtos de Varejo da TOTVS.
Apesar do avanço da digitalização dos últimos dois anos principalmente, varejistas brasileiros ainda estão em processo de iniciação ou adaptação às ferramentas tecnológicas. O índice de produtividade tecnológica do setor registrou 0,43 pontos, em uma escala de 0 a 1, que avalia o nível de produtividade tecnológica com base no uso de ERPs e outras soluções complementares, a partir de indicadores de internalização de tecnologias e ganho de performance. O estudo ainda aponta que apenas 5% dos varejistas entrevistados estão na ponta da produtividade, ou seja, atingindo 0,75 pontos no IPT.
Para a elaboração da pesquisa foram realizadas 673 entrevistas, considerando empresas nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou superior a R$2 milhões em todas as regiões do país. Entre o público, foram ouvidos varejistas de diversos segmentos, com a seguinte representação em termos de quantidade de lojas: 27% food service; 15% supermercados de proximidade (mercados de bairro ou pequenas unidades de grandes redes); 14% moda (vestuário, calçados e acessórios); 12% farmácias e drogarias; 10% supermercados, hipermercados e atacarejos; 8% beleza e cosméticos; 7% home centers e lojas de materiais de construção; e, por fim, 6% automotivo e concessionárias.
Outro ponto relevante apontado pelo estudo é a respeito da administração da operação no varejo e seus impactos na produtividade: mais da metade das empresas entrevistadas (53%) possuem gestão familiar. Esses empreendimentos obtiveram um desempenho inferior no IPT, registrando 0,40 pontos, enquanto os negócios com gestões executivas, 13% do público entrevistado, alcançaram 0,50 pontos no índice.
“Gestões executivas tendem a vir com movimentos de capitalização das empresas por meio de investimentos externos, que normalmente viabilizam maiores investimentos em tecnologia, o que gera maior produtividade para o negócio. O interessante é que o IPT também traz mostra que já há um cenário híbrido de gestão, em que 34% dos varejistas possuem ambos os modelos de gestão, ou seja, famílias que estão profissionalizando cada vez mais seu negócio e adotando uma gestão executiva, o que pode vir a alterar positivamente sua produtividade tecnológica”, afirma Elói.
Outra característica que influencia positivamente no desempenho das empresas é fazer parte de uma rede de lojas, visto que estas obtiveram média de 0,48 no ranking, enquanto as lojas próprias tiveram uma média de 0,40. Isso acontece porque redes varejistas exigem um maior grau de organização e controle, dado o volume de informações, produtos e estoque.
Aplicação tecnológica
O Índice de Produtividade Tecnológica de Varejo também revelou que o setor que mais lida diretamente com o público final ainda não aproveita o suficiente ferramentas para gestão de clientes. O CRM (gestão de relacionamento com o cliente), por exemplo, ainda é utilizado por apenas pouco mais de um terço das empresas (37%). As demais ferramentas de gestão e relacionamento com clientes adotadas são programa de fidelidade (27%), chatbots (14%) e cashback (9%).
Em relação à gestão de vendas, os varejistas dão maior atenção à frente da loja e ao caixa, com forte adoção de sistemas de PDV (82%), retaguarda de loja (75%) — com uso de soluções que integram informações com o estoque — e a conciliação de cartões (69%).
No entanto, chama a atenção a baixa utilização de soluções de caixa (PDV) sem integração com sistemas de cobrança de cartões (conhecidos como TEF), usada por apenas 55% dos entrevistados. Isso significa que muitos ainda utilizam maquininhas de cartão independentes, sem nenhum tipo de ligação com seus sistemas, gerando problemas de conciliação e controle de seus efetivos recebimentos, que podem prejudicar resultados de vendas e margens.
Em relação ao ganho operacional sob o uso de sistemas de gestão e ERPs, a pesquisa observa que os varejistas percebem que essas soluções facilitaram o processo de precificação dos produtos vendidos (totalmente ou muito — 82%), aumentaram a acuracidade do estoque e a gestão de fornecedores (79%), além de ampliar o controle sobre os custos da operação (76%). Em relação ao ganho de performance dos negócios, o uso dessas soluções foi mais nítido no que se refere à visualização do estoque de todas as lojas e unidades (87%), agilização dos processos internos (86%) e aumento do controle do estoque e garantia de conformidade com as normas regulatórias do setor (85%).
Desempenho por segmento
O IPT por segmento expõe o quanto cada subsegmento está digitalizado e quais/como as estratégias estão performando dentro dos negócios. O subsegmento de melhor desempenho é o de supermercados de proximidade, que obtiveram 0,53 pontos. Esses empreendimentos também se destacam com maior uso de aplicativos para dispositivos móveis (31%), parte da estratégia de promoção de vendas que antes eram feitas em tabloides físicos. Estes resultados podem se relacionar ao fato deste tipo de empreendimento normalmente fazer parte de grandes redes varejistas, que já têm uma visão dos benefícios da digitalização e levam isso às suas unidades, franqueadas ou próprias.
Na sequência, aparecem os super e hipermercados e, também, o setor automotivo e as concessionárias, que registraram 0,45 pontos. Na média do IPT, encontram-se farmácias e drogarias, com 0,44 pontos; home centers e lojas de material de construção e moda (vestuário, calçados e acessórios), com 0,43. Entre os piores desempenhos estão beleza e cosméticos, registrando 0,37 pontos — com destaque à forte presença no Instagram e Facebook (91%); e, food service, com 0,30 pontos.
Investimentos futuros
Quando questionados sobre os investimentos para os próximos dois anos, os varejistas salientaram o interesse em adotar soluções em dispositivos móveis (totalmente ou muito para 68%), monitoramento preventivo (65%), digitalização de processos (64%) e solução de assinatura digital (62%). “Nota-se que o varejo caminhará cada vez mais para a integração do ambiente físico com o digital, ampliando canais e implementando tecnologias que impactem na operação, comunicação e conversão dos clientes”, finaliza o executivo.
Para conferir o estudo na íntegra, acesse.
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Disney+ leva experiência imersiva da nova série do FX a São Paulo e Rio de Janeiro

A nova série dramática de ficção científica do FX Alien: Earth, criada pelo produtor vencedor do Emmy Noah Hawley, estreia seus dois primeiros episódios na terça-feira, 12 de agosto, às 21h exclusivamente no Disney+. Em seguida, um novo episódio será lançado toda terça-feira no mesmo horário. Mas para já entrar no clima, assim como Wendy (Sydney Chandler) tenta desvendar a misteriosa nave de pesquisa espacial USCSS Maginot que cai na Terra na nova série, o Disney+ desafia o público brasileiro a visitar a nave que despencou na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e o Ovomorfo que está exposto no meio da Avenida Paulista, em São Paulo, neste mês de agosto.
Tudo começou com um vídeo nas redes sociais do Disney+ mostrando a queda da nave USCSS Maginot, da corporação fictícia Weyland-Yutani, no Rio de Janeiro. No local foi possível ver destroços expostos ao público em um espaço cenográfico montado na Orla de Copacabana (próximo ao Posto 4), entre os dias 7 e 12 de agosto. Para ilustrar a queda da nave, alinhado com o time do Disney+, cariocas reagiram ao acontecimento postando vídeos nas redes sociais.
Já em São Paulo, a ativação assumiu uma nova fase. No dia 9 de agosto, um misterioso caixote da Weyland-Yutani surgiu em frente ao Shopping Cidade São Paulo, ponto tradicional da Avenida Paulista. A ação simulou uma operação de contenção da Prodigy Corp e convidou o público paulista que tivesse coragem e curiosidade a se aproximar do objeto desconhecido.
A Rádio Disney Brasil marcou presença como parceira oficial da ação, com chamadas no ar e transmissões ao vivo diretamente dos locais onde as naves foram encontradas.
No último domingo (10), durante a partida no Mineirão, em Minas Gerais, entre Cruzeiro e Santos, torcedores de ambos os times foram surpreendidos por uma experiência imersiva inspirada no universo da produção. O espetáculo começou antes mesmo do apito inicial, com a entrada dos mascotes do Cruzeiro, acompanhados por figurantes caracterizados como seguranças, vestindo roupas amarelas e carregando misteriosos ovos alienígenas iluminados.
Na sequência, uma projeção a laser no gramado trouxe vida à ação, criando um momento cinematográfico inédito para o estádio. O público também conferiu, no telão, 30 segundos de uma locução temática que narrava a chegada da ameaça extraterrestre.
Ao longo do jogo, 14 “Ovomorfos” ficaram posicionados à beira do campo como suportes para as bolas da partida, integrando-se ao sistema multibolas e reforçando a atmosfera de suspense e ficção científica.
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3ª Edição do CEO Weekend reúne lideranças para analisar Dados e Tendências do setor de Feiras e Eventos de Negócios

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, promoveu a terceira edição do CEO Weekend, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu mais de 60 CEOs e executivos do setor, além de representantes de instituições parceiras, como a ABRACE e o presidente do Visit Rio, Luiz Strauss.
Com foco em “Números do Setor”, o encontro promoveu discussões estratégicas sobre os principais desafios e oportunidades do mercado de feiras e eventos de negócios. Entre os destaques, a apresentação do Barômetro de Eventos B2B (1º semestre/25), que apontou crescimento de 19% no número de eventos em comparação a 2024 na capital Paulista. A programação incluiu ainda atividades de networking como por exemplo um jantar exclusivo no topo do Pão de Açucar com a presença dos associados.
“Os dados do primeiro semestre confirmam a relevância das feiras e eventos de negócios como plataformas estratégicas para a economia brasileira. Alcançamos 3,2 milhões de visitantes únicos, o que representa um aumento de 14% no número de participantes em comparação a 2024 – isso apenas em São Paulo. Esse crescimento mostra que o setor está em plena expansão e por causa disso necessitamos ampliar a abrangência deste monitoramento para outras cidades relevantes”, afirma Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.
“O desempenho do setor no primeiro semestre reforça o posicionamento do Brasil como um polo estratégico para feiras de negócios na América Latina. Por isso definimos como estratégico a ampliação deste índice de acompanhamento dos eventos B2B para além da cidade de São Paulo, queremos ter o Barômetro nacional até o ano que vem, no máximo”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da UBRAFE.