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Pague Menos e Symphony anunciam parceria nacional

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Até outubro, soluções da multinacional especializada em análise de Big Data serão implantadas nas mais de mil lojas da rede de farmácias, em todo país

Com a premissa de tornar a experiência de compra de seus clientes cada vez mais exclusiva e recompensadora, a rede de farmácias Pague Menos, sediada em Fortaleza (CE), firmou parceria com a Symphony Retail Solutions, multinacional especializada em soluções centradas no consumidor e análise de Big Data, hoje estabelecida junto a 15 dos 30 maiores varejistas do mundo, milhares de marcas do setor e centenas de redes regionais e nacionais ao redor do planeta.

O investimento visa, em princípio, a otimização do programa de fidelidade da rede de farmácias por meio de cupons de desconto, com a implantação um sistema de ofertas personalizadas em suas 1015 lojas, distribuídas pelas 27 unidades federativas do país. Em caráter piloto, as ações contemplarão inicialmente 18 lojas na capital cearense no mês de agosto, com a estimativa de ativação plena em todo Brasil até o mês de outubro.

Desta forma, a Pague Menos alinha-se a uma tendência consolidada no mercado internacional: a personalização. Ao entender melhor o hábito de seus clientes a partir de análises detalhadas do Big Data – ela aproxima-se de seus consumidores e obtém mais precisão e agilidade na tomada das decisões do dia-a-dia, fundamentais para o crescimento do setor varejista na atualidade.

“Nossa solução recorre à inteligência artificial para selecionar as melhores ofertas para cada consumidor, indo além de uma relação meramente mercantilista. Muito mais valioso do que ela é o entendimento dos dados de consumo e a possibilidade de usá-los para melhorar a experiência de compra. É a expertise que estamos trazendo para esta parceria”, afirma Adriano Araújo, vice-presidente da Symphony Retail Solutions na América Latina.

Para Patriciana Rodrigues, vice-presidente comercial da rede de farmácias Pague Menos, a parceria com a Symphony vai possibilitar conhecer os hábitos de compras dos brasileiros com mais acuracidade e agilidade. “Estamos plenamente alinhados às melhores práticas do varejo farmacêutico mundial, levando saúde, bem-estar e conveniência a todos os brasileiros. Desenvolvemos e investimos em ferramentas para aperfeiçoar a experiência de compra de nossos clientes”, resume.

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Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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