Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos!

Publicado

em

Os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos!

Veja a lista com os 10 melhores livros de marketing e aproveite o final de semana para colocar a leitura em dia

O que é o marketing? Qual a sua opinião? Uma pergunta tão enigmática que dá margem para todos os tipos de respostas. Uma destas definições, apresentada pelo autor Philip Kotler em seu livro Marketing 3.0: Diz que o marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro. Sendo, o objetivo do Marketing identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com sua audiência. Por isso resolvemos trazer uma lista de livros para abrir sua cabeça pro marketing.

Mas a resposta pode ir muito além desse conceito, e é por isso que milhares de estudiosos, profissionais e especialistas dedicam seu tempo e talento em obras que buscam explorar esse mercado, refletir sobre suas origens, e apontar para as tendências do futuro.

Sendo assim, seja um profissional da área de marketing querendo se atualizar, um estudante em busca conhecimento ou mesmo um empreendedor querendo saber um pouco mais sobre este departamento, os livros de marketing são fundamentais para o aprendizado e conhecimento sobre o tema.

Mas, em meio a tantos títulos, por onde começar? Ou ainda quais seriam aquelas obras obrigatórias?

A pergunta é difícil e sempre haverão opiniões diferentes. Mas tentamos dar a nossa contribuição e listamos os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos.

Portanto, se você pretende colocar a leitura em dia, se manter atualizado, não pode deixar de conferir a nossa lista.

Para entender mais sobre o assunto e ter a vivência de grandes profissionais da área, não deixe de participar do 1º evento mundial dedicado ao marketing pós-pandemia, nos dias 05, 06 e 07 de novembro, acontece o Fórum mundial de Marketing, que conta com a participação de Philip Kotler – o pai do marketing, David Reibstein – professor docente em Marketing da Wharton University of Pennsylvania, Mauro Porcini – SVP & Chief Design Officer at PepsiCo, Luiza Helena Trajano – presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza e mais de 100 palestrantes internacionais. Promovido pelo world marketing summit (wMS), o evento totalmente online, ao vivo e com tradução simultânea, é o mais esperado do ano.

Confira já nossa lista de livros:

1. Administração de marketing – Philip Kotler e Kevin Keller

O primeiro da lista dos melhores livros de marketing é uma leitura obrigatória.

Mais de 40 anos após sua primeira publicação, o best-seller de Philip Kotler e Kevin Keller se mantém atualizado e antecipando-se permanentemente às tendências do mercado – e elas não são poucas. Nessa obra, os autores praticam o que eles ensinam, ou seja, inovação constante. Eles começam pelo conceito de marketing e passam por vários tópicos, como coleta e análise de informações, criação de Brand Equity, posicionamento, enfim, oferecem a base completa para você entender o marketing.

2. As 22 consagradas leis do marketing – Al Ries & Jack Trout

Se você quer se familiarizar com as regras que ditam o mundo do marketing, leia esse manual. Uma leitura fácil, contagiante e imprescindível. Os autores equilibram humor e seriedade ao citar campanhas bem-sucedidas, apontando os fatores que levaram várias marcas à posição de liderança.

Os princípios do marketing descritos por Al Ries e Jack Trout podem ser seguidos por qualquer pessoa que busca o mesmo caminho das empresas vencedoras. Por outro lado, se violar essas leis, você está fora do mercado.

3. Contágio – por que as coisas pegam? – Jonah Berger

Essa é uma receita fantástica para obter resultados rápidos e excepcionais em seu negócio. Em suas 224 páginas, a obra, que também está entre os melhores livros de marketing, revela os seis ingredientes do sucesso, que são: Moeda Social, Gatilhos, Emoção, Público, Valor Prático e Histórias. Conhecê-los e aplicá-los na medida certa são requisitos para você deslanchar seu empreendimento, sem investir um rio de dinheiro.

Se você quer saber como essa mistura funciona na prática, aprenda com Jonah Berger, professor de Marketing da Wharton School – Universidade da Pensilvânia (EUA).

4. Killing marketing – Robert Rose & Joe Pulizzi

Para garantir o sucesso de suas iniciativas de marketing, é necessário, primeiro, matar sua estrutura atual. O segredo dos vencedores está em transformar as ações de marketing em um centro de lucro independente. É preciso criar valor para os clientes por meio da utilização eficiente de conteúdo original, a fim de desenvolver aplicações de marketing capazes de gerar lucros por si mesmas.

5. Foco – Daniel Goleman

Outro dentre os melhores livros de marketing não trata exatamente da área em si, mas de uma habilidade chave para ser bem-sucedido no marketing, ser produtivo e ter relacionamentos pessoais e profissionais duradouros: o foco.

Mas, nos dias atuais, isso não é tarefa fácil. O excesso de informações cria escassez de atenção, distrai, isola e gera o sentimento de estar perdido.

6. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital – Philip Kotler

O marketing não é mais o mesmo: a internet e a ascensão do mundo digital mudaram a relação das empresas com seus consumidores. As propagandas em outdoors e na televisão já não são tão influentes.

Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, escreveu Marketing 4.0 para guiar a nova geração de profissionais no caminho da mudança. O livro é uma abordagem que combina interações online e off-line entre empresas e clientes. Não perca esse que é um dos melhores livros de marketing!

7. Confissões de um publicitário – David Ogilvy

A publicidade é um segmento altamente competitivo, mas você não precisa passar por cima de todos e de tudo, como um trator, para ter sucesso.

Segundo o autor, é melhor ter amigos do que inimigos, assim, valorize o potencial das pessoas que trabalham com você. Seja bondoso e trate todos com respeito.

Chamado de pai da propaganda, David Ogilvy garante que associar esse comportamento a um trabalho árduo, persistência e dedicação nos leva a conquistas surpreendentes.

8. Marketing 3.0 – Hermawan Kartajaya & Philip Kotler & Iwan Setiawan

O jeito como o marketing é feito evoluiu muito ao longo das últimas décadas. O modelo tradicional não está preparado para lidar com o novo consumidor que, com a internet e as redes sociais, se comunica com alcance global. Um consumidor que tem novas necessidades coletivas, ambientais e que busca uma sociedade cada vez melhor.

Essa obra concentra-se nessas forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Uma leitura extremamente enriquecedora.

9. Vai fundo! – Gary Vaynerchuk

Tem coisa melhor do que ganhar a vida fazendo o que gosta? Gary Vaynerchuk, o guru das mídias sociais, tem o caminho das pedras. Nesse livro, você aprenderá como o poder da internet e das redes sociais mudaram o relacionamento entre empresas e clientes e como você pode usar tudo isso a seu favor.

A proposta é: ao invés de trabalhar com o que você tolera, aproveite suas paixões e realize grandes coisas. Meça seu sucesso pela sua felicidade e não pelo tamanho do negócio ou da quantidade de dinheiro que você está embolsando.

10. O ponto da virada – Malcolm Gladwell

Você já parou para pensar por que alguns produtos, serviços ou até mesmo atitudes fazem sucesso num piscar de olhos?

Tudo acontece rápido, enquanto outros caem no esquecimento ou sequer engatam a marcha. Então, nossa última sugestão para a lista dos melhores livros de marketing é O Ponto da Virada.

Para Malcolm Gladwell, fenômenos sociais são como infecções virais. Quando uma tendência se transforma em epidemia e passa a se espalhar, sem controle, chegamos ao ponto da virada – o momento crítico que traz crescimento explosivo.

Aprenda neste livro os 3 itens-chave para criar epidemias poderosas e viralizar suas ideias.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Brahma celebra 70 anos da Festa do Peão de Barretos com latas comemorativas e experiências exclusivas

Publicado

em

De 21 a 31 de agosto, a cidade de Barretos será novamente o centro da cultura sertaneja com a realização da 70ª edição da Festa do Peão de Barretos, o maior festival de rodeio da América Latina. E como já faz há 41 anos, Brahma estará presente como patrocinadora oficial, reforçando seu papel como a cerveja anfitriã dos momentos de celebração, da sofrência à resenha. Para marcar a edição de 70 anos, Brahma lança sete latas comemorativas que homenageiam a tradição e a energia única da festa, cada uma representando um marco importante de cada década do festival. A edição especial está disponível em pontos de venda do interior de São Paulo, levando o clima de Barretos para além das arquibancadas e dos camarotes.

“Barretos é parte da nossa história. Estamos lado a lado com a festa há mais de quatro décadas, sempre celebrando a música, a cultura e o estilo de vida sertanejo. As latas especiais são uma forma de eternizar essa conexão, permitindo que o público guarde ou compartilhe um objeto que se transforma em memória. Na prateleira de um colecionador ou no freezer antes de um churrasco, as latas especiais sempre mantêm a paixão pelo sertanejo e por Barretos acesa”, diz Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.

Edição limitada: sete latas para brindar!

Ao todo, são sete latas especiais de Brahma que representam uma década diferente de Barretos. O design das embalagens traz elementos icônicos, como na década de 20, quando o Recinto Paulo de Lima Correia passou a sediar a Festa do Peão de Barretos; na década de 40, quando a festa do Peão virou cenário da novela das nove em rede nacional; ou até mesmo na década de 60, marcando a inauguração do Jeromão, o monumento histórico do Peão que é um dos principais símbolos e cartão-postal de Barretos.

Tudo pensado para que os frequentadores de Barretos em 2025 possam guardar um registro daquilo que se vive na festa que é a maior do gênero na América Latina. Só pra se ter uma ideia, nos dias do evento em 2024, o Parque do Peão recebeu 900 mil pessoas.

“No Brasil, a cerveja tem uma relação profunda com a cultura, pois reflete a alegria e característica acolhedora do brasileiro, conectando as pessoas na forma de celebrar e compartilhar bons momentos. A cerveja está ligada à variedade de ocasiões de consumo, estilos e momentos. Neste lugar, Brahma está conectada às paixões nacionais, buscamos fazer parte da cultura e das paixões dos brasileiros, criando conexões verdadeiras e oferecendo experiências únicas”, comenta Cerchiari.

Experiências inesquecíveis

Além da edição exclusiva das latas de Brahma, a marca promete surpresas para o público do festival, elevando a experiência no Parque do Peão com camarotes Brahma, rancho gastronômico e mega shows. Neste ano, a marca terá um palco exclusivo de Brahma, chamado de “Momentos”, que fica em meio ao público, e vai oferecer shows e atrações especiais durante todos os dias do festival.

Além disso, uma das ativações da Ambev durante a festa será o “Minuto da Moderação”, em que a cia chama a atenção para o consumo responsável. Na última década, a Ambev investiu mais de R$ 1,4 bilhão em seu programa sobre o tema. Líder da categoria cervejeira no país, a cia também aposta em inovações, na diversificação de portfólio, com destaque para as cervejas zero, e em novas ocasiões de consumo para mostrar que a cerveja é a bebida mais versátil para moderar sem abrir mão do sabor e da diversão

Continue lendo

Empresa

Aço Gerdau estará presente no The Town 2025

Publicado

em

Pela segunda edição consecutiva, o aço Gerdau estará presente no The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. A renovação da parceria entre a maior produtora brasileira de aço e a Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio, contempla a reutilização de mais de 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável em estruturas fixas e temporárias presentes no Autódromo de Interlagos.

“Estamos orgulhosos de retornar como o aço oficial do The Town para sua segunda edição. As melhorias implementadas na estreia do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo serão reutilizadas, reforçando a importância do aço como material 100% e infinitamente reciclável, e reafirmando o nosso compromisso com sustentabilidade, inovação e legado. O mesmo aço Gerdau, que tem um papel essencial na geração de empregos e renda na cadeia da reciclagem de sucata metálica e é parte das soluções para os desafios da construção, mobilidade e sustentabilidade do mundo, segue presente em um dos espaços mais simbólicos da capital paulista, o Autódromo de Interlagos”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

As mais de 330 toneladas de aço Gerdau, equivalentes à fabricação de mais de 400 carros populares, foram aplicadas em equipamentos de entretenimento, fundações de edificações e infraestrutura, incluindo as torres de retorno de som do palco principal do festival. Todo esse material foi originalmente utilizado na edição de 2023 do The Town e é 100% e infinitamente reciclável, podendo passar por sucessivos ciclos de reaproveitamento sem perder suas propriedades. Essa característica contribui diretamente para a mitigação das mudanças climáticas, ao poupar recursos naturais, reduzir o consumo de energia e diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

A renovação da parceria celebra a continuidade de uma união de propósitos baseada em sustentabilidade e inovação. O aço que moldará a nova edição do festival resulta de um processo que inclui a reciclagem de sucata ferrosa, atividade que envolve mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, incluindo catadores e cooperativas.

A história de parceria entre a Gerdau e a Rock World completa quatro anos de sucesso, com a participação em duas edições de cada festival. No Rock in Rio, mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável foram utilizadas na construção da nova cenografia do Palco Mundo, o maior da história do festival, em uma edição comemorativa dos seus 40 anos.

Continue lendo