Conecte-se com a LIVE MARKETING

Padrão

Olhares plurais importam e impulsionam a criatividade

Publicado

em

Certo dia, desses ainda poucos de 2023, li um artigo da Fast Company que falava como construir um time de sucesso a partir de experiências diversas. Esse assunto me chamou a atenção não só pelo tópico diversidade que tanto me atrai, mas por me fazer conectar assuntos tão latentes no nosso mercado. E gostaria de começar essa nossa conversa com uma reflexão: a inovação não existe quando a homogeneidade se instala.

Para inovar é preciso criatividade e sabemos que ela é a alma da comunicação e fundamental para inovarmos. Sabemos também que a criatividade é a capacidade de criar algo impactante que atrai a atenção do público e gera resultados para as marcas. No entanto, ela não é algo que surge do nada. É fruto do repertório que tanto buscamos ao longo da jornada e da combinação de múltiplas perspectivas, culturas, habilidades e experiências.

Quando falamos dessa multiplicidade necessária para realizarmos coisas incríveis, a diversidade é protagonista e comprova que é combustível para a criação do novo, é estímulo para pensamentos disruptivos e é uma importante forma de chegar ao desejado nunca-foi- feito dentro do nosso dia a dia de trabalho, principalmente do live marketing.

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, empresas com alta diversidade de gênero entre seus executivos têm 21% mais chances de superar a média de lucratividade da categoria em que está. Outra pesquisa realizada pela Deloitte mostrou que empresas com uma alta diversidade de gênero, raça e etnia têm 2,3 vezes mais chances de superar a média de rentabilidade. Além disso, conforme um estudo feito pela Gartner, um ambiente diversificado pode melhorar o desempenho da equipe em até 30%. Trinta por cento! Isso mostra como a inclusão diversa no ambiente de trabalho pode ser associada a resultados financeiros positivos para as empresas.

Mas a diversidade não é suficiente por si só. É importante garantir que todos sejam ouvidos e considerados. Ao receber tempo e espaço para explorar, uma equipe plural pode identificar novas maneiras de abordar problemas, ter insights e criar valor para suas entregas e soluções. Os líderes que motivam esse processo de descoberta capacitarão as equipes a serem estratégicas e a pensarem maior. Isso tudo só ressalta que a diversidade se torna uma real vantagem competitiva de negócio e um elemento cultural que valoriza igualmente resultados e criatividade.

Por isso, ligando os pontos, a pluralidade de pessoas e suas experiências dentro de uma organização possibilita estabelecer as conexões entre as informações. Quanto mais diversificada for as nossas equipes, maior a probabilidade de que as ideias poderosas serão desbloqueadas e ouvidas, trazendo novas abordagens e criando uma visão para o futuro. Afinal, é nele que temos que pensar.

Continue lendo

Padrão

FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

Publicado

em

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a  segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de  mil sinais comportamentais,  a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo  246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.

“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.

A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.

O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.

O report completo pode ser baixado neste link.

Continue lendo

Gente

Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

Publicado

em

A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.

Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com  lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além  acelerar o crescimento e a liderança da categoria.

“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.

 

Continue lendo