Universo Live
Oferta de vagas para analista de marketing tem aumento de até 55%, segundo dados do Indeed

O marketing é um dos setores que mais vem crescendo nos últimos anos. Com cada vez mais pessoas conectadas à Internet, o marketing digital tornou-se uma peça chave nas empresas e organizações. No Brasil, a demanda por empregos relacionados ao setor aumentou consideravelmente, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. De acordo com dados do Indeed, site de empregos número 1 no mundo, as oportunidades que mais se destacaram foram Gerente de Marketing, com um aumento de 17%, Social Media com 36% de aumento na oferta de vagas, Analista de Marketing Sênior, 44%, e Analista de Marketing Pleno com um salto de 55%.
O diretor de vendas do Indeed no Brasil, Felipe Calbucci, explica que as empresas buscam habilidades específicas desses profissionais. “Para atuar nessa área, é preciso ter um misto de habilidades técnicas, que são exigidas para comprovar a capacidade do candidato de entender e implementar diferentes métodos de marketing para as campanhas, mas também algumas soft skills que vão mostrar a capacidade de trabalhar bem em equipe ou ser criativo, por exemplo”.
Com o boom da digitalização durante a pandemia, o setor segue uma tendência de crescimento. Por isso, o Indeed destaca as habilidades mais requeridas pela área e como melhorá-las e ganhar destaque no mercado.
1. Falar em público
Saber falar em público é vital para que o profissional apresente informações de forma eficaz e se comunique com os membros de sua equipe e gerentes. Ter uma boa oratória faz com que ele consiga expor informações sobre seus esforços de marketing com mais eficiência e mostrar ideias de campanhas para pessoas de outros departamentos e clientes. Uma boa dica para melhorar o discurso público é fazer uma boa pesquisa do tema a ser abordado e ensaiar discursos e apresentações antes de propriamente apresentar-se a um público externo.
2. Ter capacidade analítica
Muitos profissionais analisam dados e medem o desempenho dos anúncios para melhorar seus métodos. As habilidades analíticas são úteis para diferentes tarefas, como coletar e interpretar as preferências do cliente, definir os problemas principais e buscar soluções para resolvê-los, além de obter detalhes sobre o desempenho da equipe. “Para o profissional melhorar seu desempenho no trabalho, é preciso aprender a ler representações visuais de dados e praticar a análise de informações”, sugere Calbucci.
3. Saber utilizar email marketing
E-mail marketing é um método comum utilizado para alcançar novos clientes e permanecer relevante para os clientes existentes, entrando em contato com eles regularmente, através de boletins informativos e e-mails de boas-vindas ou atualizações.
Para melhorar a estratégia de e-mail marketing, uma boa ideia é experimentar diferentes tipos de formatos de e-mail e medir os que funcionam melhor para criar mensagens aprimoradas para seu público.
4. Conhecimento em SEO
Aprender a otimização de mecanismos de busca, ou SEO, é uma ótima maneira dos profissionais melhorarem os esforços de marketing digital por meio da obtenção de tráfego orgânico de pesquisas on-line. O SEO de qualidade permite direcionar os clientes para o site da empresa e produtos online usando palavras-chave que ajudam os produtos terem um melhor rankeamento nos resultados de pesquisa relevantes.
Felipe salienta que, atualmente, existem muitos cursos de SEO online que ensinam como criar palavras-chave e anúncios eficazes para mecanismos de pesquisa, além de programas de análise que podem ajudar a melhorar o uso de SEO para o marketing digital.
5. Usar a criatividade
A criatividade permite gerar ideias interessantes e inovadoras. “O profissional usa a criatividade ao fazer campanhas online, alcançando os clientes de maneiras diferentes de seus concorrentes, o que ajuda a diferenciar os produtos da sua empresa”, explica Calbucci. Técnicas de brainstorming e pesquisar novas táticas de marketing ajudam o profissional a melhorar as habilidades criativas, além de fornecer insights sobre o que os concorrentes fazem para ter campanhas bem-sucedidas.
Metodología
Os números apresentados são a variação percentual nas postagens de emprego, por milhão de postagens, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. Esses dados são baseados em dados disponíveis publicamente no site do Indeed e, a menos que especificado de outra forma, essas informações são limitadas ao Brasil e não são uma projeção de eventos futuros.
Universo Live
AMPRO Awards revela vencedores e bate recorde de agências

A 25ª edição do AMPRO Awards, principal premiação de Live Marketing do Brasil, reuniu ontem, 24 de novembro, os principais nomes do setor na Estação Motiva Cultural, em São Paulo. Com 509 cases inscritos e participação recorde de 108 agências, a edição histórica de 25 anos reforçou a relevância crescente da premiação no mercado.
A cerimônia foi conduzida por Bruna Calmon e Vinicius Nascimento, que anunciaram os vencedores das campanhas inscritas em quatro verticais e distribuídas em 40 categorias, com troféus de Ouro, Prata e Bronze – patrocinados pelo 2º ano consecutivo pela Hub4Pay.
Os vencedores dos Grand Prix foram a AKM Agência, na categoria ESG, e a PROS, na categoria criatividade. A Score Agency foi eleita Agência do Ano. Nas verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business, os Grand Prix ficaram respectivamente para a FanClub Live & Digital Marketing, End To End, PROS e Score Agency, que lideraram seus segmentos com cases que combinaram estratégia, execução e inovação. A lista completa de vencedores de todas as categorias pode ser conferida neste link.
A noite também foi marcada pelas apresentações de Paula Lima e do Duo Divas, formado por uma violoncelista e uma violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, que levaram ao palco performances especiais em celebração aos projetos mais criativos e impactantes do live marketing no último ano.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.








