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Obras de Leonilson e Rafael RG abrem a segunda intervenção do projeto Arte_Passagem

A vocação cultural de São Paulo é capaz de transcender os limites dos espaços físicos. Fora de museus, galerias e centros culturais, a capital paulista é reconhecida não apenas por movimentar a cena artística, mas também por incorporar arte também no dia a dia de quem percorre a cidade – trazendo o público como agente relevante. Neste contexto, o arte_passagem, projeto apoiado pela plataforma Green Your City da Heineken®, faz um convite ao público para conhecer e vivenciar obras de grandes nomes da cena contemporânea, com intervenções e performances gratuitas, conectando arte à paisagem e aos espaços.
Dando continuidade às intervenções, esta segunda etapa do projeto apresenta ao público um recorte da obra de Leonilson, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, estabelecendo um paralelo com Rafael RG, artista emergente de grande relevância na cena artística atual, que apresenta uma obra inédita e comissionada. Em contraponto a um conjunto de cinco adesivos de Leonilson exibidos ao redor da galeria-vitrine, um piano no centro do espaço materializa a pesquisa Vox Noturna, realizada por RG e apresentada pela primeira vez na SP-Arte.
O novo capítulo do projeto do artista, desenvolvido para o arte_passagem, parte de uma pesquisa sobre a presença de pessoas racializadas no universo da música erudita, desde o levantamento de compositores e intérpretes negros e negras até as relações entre o movimento abolicionista brasileiro e a música lírica. Para isso, o artista convida o público passante a observar músicas serem tocadas, em uma espécie de ativação silenciosa de composições que foram silenciadas pela história hegemônica.
O hábito de desenhar e fabricar adesivos veio nos anos 80, quando Leonilson associava-os às suas exposições em locais como as galerias Luisa Strina em São Paulo e Thomas Cohn, no Rio de Janeiro. Estes adesivos funcionam como um híbrido entre obra e documento histórico, que demonstram uma concepção do artista em divulgar e ampliar a circulação dos seus trabalhos. No entanto, os adesivos cumpriram, durante a vida do cearense, uma função semi-privada, o acompanhando em seus diários e agendas, onde eram colados como memórias, e como pequenos presentes a pessoas próximas. Neste contexto, o arte_passagem retoma a produção desses desenhos, com apoio doProjeto Leonilson e um pequeno texto de sua amiga e artista Leda Catunda, destaque da Geração 80. Na intervenção, os adesivos se dispersam pela vitrine e pela cidade, justapondo esses adesivos-arte com os adesivos-comércio das redondezas.
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Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.
Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.
“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.
“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.
Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.








