Agências
MField lança desafio interno, que premia colaboradores com ideias inovadoras para o mercado do marketing de influência

Aplicando alto investimento em novas oportunidades de negócios, e visando a amplificação estratégica de sua atuação no mercado, a MField, agência especializada em conteúdo e influenciadores para ativações digitais, lançou a ação proprietária MLabs: O Desafio, edição ‘Meme World’. Com foco principal no desenvolvimento de projetos pautados em conteúdo e tecnologia, a ação resultará na implementação de um novo produto ou serviço dentro da expertise da agência, oferecendo maiores possibilidades de ativação para campanhas.
Inspirado no universo dos Hackathons — famosas maratonas de programação de softwares —, o MLabs foi pensado para fomentar ainda mais a veia criativa dos colaboradores da agência, por meio de uma integração entre todas as áreas, amplificando também essa relação entre núcleos. “Atuamos por meio da gestão humanizada, e o projeto tem o grande objetivo de motivar ainda mais as pessoas que fazem a roda da empresa girar, saindo de suas rotinas cotidianas, e co-criando, juntos, novas oportunidades de negócios”, destaca Flávio Santos, CEO da MField.
Divididos por equipes, todos os grupos levaram nomes de memes clássicos da internet. Já a distribuição, foi feita via sorteio, para trazer visões e expertises distintas dentro de cada grupo, reforçando também a importância de pensar fora da sua bolha de atuação. As equipes passaram por três fases de planejamento e execução, além de uma etapa final, onde um time de jurados escolheu o projeto vencedor. Os ganhadores do MLabs tiveram sua ideia comprada pela MField por um valor fechado em 30 mil reais, que será comercializada como produto ou serviço para parceiros, marcas e empresas via a agência, após período de implantação.
Coordenado por uma comissão organizadora interna, liderada por Vanessa Cano (DHO), Lucas Antunes (RP) e Alice Santos (Back Office), na primeira fase, o escopo foi pautado na metodologia e desenvolvimento das ideias dos projetos internamente. Já a segunda, consistiu em mentorias externas visando ampliar o potencial de negócios de cada projeto, sendo guiada por grandes profissionais do mercado, sendo eles Luiz Gustavo Pacete (jornalista, editor, consultor de inovação, podcaster e palestrante), Sylvia Hartmann (LinkedIn creator especialista em gestão do trabalho Home Office Integral e Híbrido e Conselheira de Carreira), Paulo André Bione (Diretor acadêmico da Miami Ad School e palestrante) e Marcos Braga (CEO do grupo publicitário Amigos do Mercado). Na terceira etapa, aconteceu mais uma rodada de mentorias, dessa vez com os diretores da MField, e pensando no potencial de comercialização dentro do escopo e cultura da agência.
Na quarta e última fase, que aconteceu na última quarta-feira, dia 23, as equipes finalizaram suas criações e apresentam a versão final dos projetos para um time de jurados, formado por Daniel Bergamasco, diretor de redação da revista GQ, Peter Albuquerque, head de cultura e criatividade da Ambev, Amon Borges, jornalista da Folha de S. Paulo, Leandro Mosconi, sócio diretor da Cross Networking, Sylvia Hartmann, LinkedIn Creator, além da diretoria da MField.
A equipe vencedora, que teve como seu meme principal o “QQQ Yukê”, de Pabllo Vittar, trouxe um projeto inovador e educacional intitulado de “MLittle Friends”, que tem sua atuação pautada no metaverso, e une, ainda, a pluralidade e inclusão dentro de seu processo e resultados. A ideia será implementada no escopo da agência nos próximos meses, e a estimativa é que ela já esteja em sua fase inicial de entrada em projetos ainda em 2022. “Inspirar pessoas é o DNA da MField, e isso sempre foi algo que começou internamente, fazendo com que sempre estejamos engajados e motivados diariamente para os desafios do mercado. A partir disso, nosso projeto ganhou vida, vindo para inspirar pessoas”, conta Thiago Sales, head da área artística da MField.
Para que a ação acontecesse, a MField fez um investimento de cerca de R$ 100 mil em toda a sua operacionalização. Para Gustavo Almeida, diretor de produtos da MField, ainda não há uma estimativa de retorno financeiro, mas há um ganho maior no desenvolvimento de talentos da empresa. “Ainda que tenhamos participado de uma etapa de mentoria, os projetos foram aperfeiçoados e muita coisa mudou durante os processos que antecederam a etapa final”, conta. “Não conseguimos projetar um lucro ainda, porém os ganhos em capacitação, amplificação dos recursos humanos e integração interna e externa são imensos”, completa. Ainda que o MLabsesteja em sua primeira edição, a ideia é que ele aconteça anualmente, trazendo novas dinâmicas e oportunidades para serem exploradas no mercado.
Agências
Netza&Co lança Shift the Future

Em um momento de crescente protagonismo dos temas ligados à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa, a Netza&CO — ecossistema de soluções de marketing com forte atuação em inovação, conexão de negócios e impacto social — lança oficialmente a Shift the Future, sua nova unidade de negócios voltada exclusivamente a estratégias e soluções em ESG.
A nova operação nasce para preencher uma importante lacuna no mercado de comunicação, gerando não apenas uma compreensão mais real e profunda das questões dos pilares ambientais, de sustentabilidade e governança, mas também soluções práticas de estratégia, criatividade, execução, geração de resultados de negócios e mensuração de impacto.
Liderada por dois dos principais profissionais de comunicação especializados em ESG no Brasil, a Shift the Future terá em seu comando Fabiana Schaeffer e Otavio Toledo. “Acreditamos que integrar o ESG em uma instituição é uma evolução contínua, não uma iniciativa pontual. Nossa singularidade reside na capacidade de traduzir a complexidade das questões sociais, ambientais e de governança em estratégias claras, impactantes e relevantes”, destaca Fabiana. “O diferencial da Shift está em conseguir fazer um diagnóstico aprofundado, desenhar uma estratégia alinhada aos valores das empresas e, principalmente, ser capaz de implementar todas as sugestões. A Shift chega com essa capacidade de atendimento de ponta a ponta”, completa Otavio.
A criação da Shift the Future dialoga com um mercado em plena ebulição: segundo dados da Bloomberg, os ativos sob gestão com critérios ESG devem ultrapassar US$ 50 trilhões até o final de 2025. Ao mesmo tempo, cresce a exigência por parte de consumidores, investidores e reguladores para que empresas adotem práticas transparentes e responsáveis.
A atuação da nova empresa será fortalecida por todo o ecossistema da Netza&CO, formado por outras seis empresas – o que permite oferecer uma experiência 360º aos clientes, com total integração entre áreas de marketing, conteúdo, dados, BI, cenografia, movimentos e métricas ESG. A proposta é aproveitar esse ambiente colaborativo para atender desde necessidades já existentes até criação de novas oportunidades de engajamento, com uma abordagem prática, estratégica e de alto impacto.
Agências
LGL Case assina edição especial do BMW M Festival

A LGL Case foi a agência responsável por dar vida ao BMW M Festival, evento que marcou os 30 anos da BMW no Brasil, realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Nesta edição especial, o grande destaque foi a linha BMW M, reunindo fãs e entusiastas em uma experiência alinhada ao formato que ocorre em diferentes países.
Em uma programação ampla e imersiva, o público pôde realizar test-drives em pista com modelos elétricos, híbridos e da linha M, além de acompanhar demonstrações e lançamentos exclusivos, incluindo o BMW M2 CS e o BMW M2 Cup.
Os visitantes também tiveram acesso a exposições de carros clássicos e elétricos, além de áreas dedicadas aos portfólios BMW Motorrad — com o primeiro test-ride da BMW R 1300 RT, a moto mais tecnológica e moderna produzida no Brasil — e MINI, que apresentou um modelo inédito da linha John Cooper Works em parceria com a Deus Ex Machina. O evento também contou com atrações como jantares exclusivos, lojas oficiais e um espaço dedicado às crianças.
A agenda contemplou ainda recepção à imprensa, influenciadores e concessionários, atendimento a clientes de diversas regiões e um Experience Day voltado aos colaboradores do BMW Group. O festival ofereceu também lounges, simuladores, área wellness e ativações de parceiros, consolidando a presença da marca no Brasil e celebrando suas três décadas de história.
O projeto envolveu uma equipe de mais de 120 profissionais ao longo de todas as etapas, da montagem à operação. A LGL Case estruturou ambientes e experiências alinhadas ao posicionamento da BMW, incluindo espaços de experimentação ao volante, ativações de parceiros e soluções digitais que enriqueceram a jornada do público.
Para Gustavo Costa, CEO da LGL Case, o evento representou um marco para a agência. “Este projeto nos permitiu traduzir a história da BMW no Brasil em uma experiência que conectou o público à essência da marca. Foi um trabalho de grande dedicação de todo o time, e uma oportunidade de mostrar nossa capacidade de entregar complexidade com beleza e precisão.”








