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Mercado de Eventos – 4 soluções imediatas para contornar a crise e se preparar para a retomada

O mercado do Live Marketing, em especial o de Eventos, tem sido um dos mais afetados diretamente pelas paralizações provocadas pelo coronavírus em todo o país. No entanto, a crise é passageira e as empresas precisam estar preparadas para a retomada pós-quarentena, quando deve acontecer a maior parte dos eventos que foram adiados neste mês de março.
“É importante aproveitar o momento para se organizar e economizar. Quando o movimento voltar não vai haver tempo de planejamento e quem não estiver preparado poderá perder oportunidades”, afirma a CEO da TLV, Sueli Dias.
Há 20 anos atuando com a criação e implementação de soluções customizadas para o setor, a especialista deixa dicas de como as agências podem se preparar agora para na retomada do calendário de eventos nacional:
Organize seu armazenamento – conhecer todo o inventário de itens e materiais armazenados, seja de ações promocionais ou de eventos já executados, ou até mesmo de informações de relacionamento com clientes será crucial nesta fase. Permite saber o que poderá ser aproveitado, os itens que precisarão ser repostos (em caso de vencimento de produtos, por exemplo), se há materiais que podem ser doados e outras ações que ajudem a agilizar o processo de retomada. E, durante o período de baixa, busque espaços com custos mais reduzidos na administração logística.
“Saber exatamente como está o estoque de produto do cliente ou da própria agência pode gerar uma economia importante para o retorno das ações. Sem contar da importância em deixar todos os detalhes alinhados com o cliente. Já é possível acompanhar todo esse processo com uso de tecnologia, com gerenciamento online e em tempo real e, neste momento, até com custos bem atraentes. Há parcerias sendo abertas em solidariedade com o momento do mercado, com pronta disponibilidade de atendimento”, lembra Sueli.
Tranquilize a equipe – numa situação sem precedentes, é importante manter sua equipe otimista. Se ainda não tiver, implemente o quanto antes um serviço de mensagens em massa, há ferramentas que podem ser contratadas sem prejudicar o orçamento da empresa e permitem a gravação remota de mensagens de voz dos líderes, com toda a estrutura online. As gravações são simples, rápidas e o disparo é simultâneo. É possível ainda mensurar os resultados depois, tudo remotamente. “É o tipo de atitude que promove um sentimento de pertencimento e dá aos colaboradores a certeza de que estarão no centro das ações da empresa”, afirma a CEO da TLV.
Mantenha os canais de contato com os clientes – mesmo com as equipes em casa, é possível implementar uma Central de Atendimento Emergencial com o uso de tecnologia para programação remota. Esta medida permite dar continuidade ao atendimento 0800 de ações promocionais ou manter o público do seu evento interessado para a retomada do calendário, por exemplo. “Há soluções rápidas que permitem a administração do relacionamento com seus públicos com o desenvolvimento de conteúdos até mesmo para evitar possíveis engajamentos negativos, comuns em caso de cancelamentos de shows, de ações promocionais etc. Além disso, emergências podem continuar acontecendo e exigindo recalls”, diz a especialista.
Organize seus mailings – aproveite a fase para planejar, analisar os arquivos e descobrir se estão prontos para a retomada das campanhas. “É hora de abrir as gavetas e ganhar tempo. É muito comum as empresas trabalharem com mailings que, aparentemente, são bons, mas quando analisados apresentam anomalias de pelo menos 30% nos contatos. É um trabalho operacional delicado, mas que não poderá ser deixado para depois, as empresas não terão tempo hábil na velocidade da retomada. Se não souber fazer, entregue a atividade a profissionais que façam esse clean-up remotamente”, orienta Sueli.
Há 20 anos especializada em inovação para agilizar processos, a TLV desenvolve soluções que abrangem desde o RSVP do evento até a data da ação, além de tecnologia que inclui serviços em atendimento, armazenamento logístico, manuseio e entrega de itens e administração de mailings corporativos. As soluções atendem tanto as agências de Live Marketing quanto diretamente as marcas. No portfólio da TLV estão grandes nomes atendidos por mais de uma década, como Rede Globo, Turner, Fundação Vivo Telefônica, Telecine, Cielo, entre outros. www.tlv.ag
Eventos
UBRAFE divulga balanço sobre o recorde na realização de eventos B2B em São Paulo no 1º semestre 2025

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), única entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de apresentar o levantamento quantitativo semestral de 2025 sobre o setor de eventos voltado à geração de negócios, o Barômetro UBRAFE SP TURIS – incluindo feiras, congressos, convenções e eventos corporativos. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, os participantes dos eventos B2B foram responsáveis por um impacto econômico total de R$ 5,4 bilhões na cidade de São Paulo.
“Se compararmos esse valor ao mesmo período do ano passado, observamos um crescimento de R$ 1 bilhão, o que evidencia o fortalecimento do setor de eventos na capital paulista. Esse barômetro reforça o quanto o segmento de eventos B2B está em constante crescimento, contribuindo positivamente para o mercado de negócios em São Paulo”, aponta Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.
Dados registrados de janeiro a junho de 2025 mostram um total de 612 eventos B2B com foco em geração de negócios, todos com pelo menos 700 participantes cada — um aumento de 19% em comparação com o mesmo período de 2024, que contou com 516 eventos. A análise deste primeiro semestre revelou ainda um total de 3,2 milhões de visitantes únicos — 14% a mais do que no 1º semestre de 2024 —, dos quais 70% são moradores do estado de São Paulo, representando 2,2 milhões de pessoas. Os outros 30% são turistas de negócios, moradores de outros estados e do exterior, representando 1 milhão de pessoas que vieram a São Paulo para participar de eventos B2B na cidade.
Do total de eventos realizados, 69% foram voltados ao segmento Corporativo, reunindo, porém, apenas 15% do número de visitantes. As Feiras Setoriais de Negócios correspondem a 13% do total dos eventos realizados, mas concentram 70% dos visitantes realmente comprovando que são o principal formato de eventos presenciais com foco em negócios. Por sua vez, os Congressos representaram 10% da quantidade total de eventos, atraindo 5% do público. Já as Convenções correspondem a 8% do total, recebendo 10% dos participantes B2B.
“Com base nas projeções que temos, nossa expectativa é encerrar o ano de 2025 com uma movimentação econômica estimada em R$12bilhões na cidade de São Paulo, com a realização de mais de 1200 eventos de grande porte e a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da Ubrafe.
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Nova plataforma facilita organização de eventos corporativos para PMEs

Pequenas e médias empresas que desejam promover eventos corporativos com qualidade profissional, mas não dispõem de orçamento para contratar uma agência especializada, agora podem contar com a plataforma Brilhar Eventos. Trata-se de um marketplace criado pela Joia – Experiências que Transformam, desenvolvido justamente para democratizar o acesso a experiências corporativas bem planejadas, com praticidade, transparência e controle de custos.
Com poucos cliques, é possível montar um evento completo e simular orçamentos personalizados, com base no tipo de ação, número de participantes, data, horário, local e serviços agregados, como buffets, mobiliário, decoração e brindes. Voltada inicialmente para eventos internos na capital e Grande São Paulo, a Brilhar também permite que fornecedores se cadastrem diretamente na plataforma, ampliando sua visibilidade e criando novas conexões comerciais.
A proposta atende especialmente empresas que não têm equipe ou verba dedicada exclusivamente para eventos, mas desejam realizar treinamentos, encontros com clientes, ativações de marca, convenções ou confraternizações com até 100 pessoas.
“Queremos que toda empresa, independentemente do porte, tenha acesso a eventos bem estruturados e com qualidade profissional. A Brilhar foi pensada para facilitar esse caminho, tornando o processo mais simples, ágil e acessível para quem nem sempre tem tempo ou estrutura para planejar”, afirma Flávia Morizono, diretora de planejamento e operações da Joia.
Com quase 13 anos de atuação no mercado de live marketing e eventos corporativos, a Joia compartilha sua expertise com empresas que desejam crescer e fortalecer sua cultura organizacional por meio de experiências memoráveis, e aposta no aquecimento do setor de eventos para impulsionar um crescimento de 40% em 2025.
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