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Inteligência Artificial e personalização de conteúdo guiam a inovação no mercado publicitário

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Executivos se reúnem para discutir as novas oportunidades do setor e publicidade sustentável no futuro

A Teads, inventora do vídeo outstream e viewable marketplace #1 no mundo, reuniu grandes lideranças do mercado publicitário brasileiro na segunda edição do evento Teads Talks, que aconteceu no último dia 7 no Fasano Boa Vista. Os convidados tiveram a oportunidade de interagir em um painel com executivos da Johnson&Johnson, McDonald’s, Walmart e Visa e conversar sobre inovação, publicidade sustentável e o que esperar do futuro.

O Diretor Executivo da Teads no Brasil, Fabrício Proti aproveitou o seu discurso de abertura para traçar um comparativo com o encontro do ano passado. Para ele, mais do que discutir uma área específica do mercado, é necessário tratar a inovação como um motor do setor, tendo em vista as novas demandas do mercado.

“O consumidor está mudando rapidamente e tem cada vez mais consciência do poder da publicidade. Nesse cenário, empresas robustas e tradicionais têm dificuldade de acompanhar as necessidades específicas dos seus clientes, permitindo assim o surgimento das empresas inovadoras”, explicou o executivo. Foi desse gap que a Teads nasceu, afirmou ele, traçando um panorama com a empresa que conecta publishers, anunciantes, agências e profissionais de marketing.

Não basta inovação sem qualidade

Presença internacional no evento, o Chief Strategy Officer da Teads, Todd Tran, apresentou um paralelo entre qualidade e inovação. Apesar das novidades serem um atrativo para o consumidor e até mesmo para o mercado, qualidade é o que, segundo ele, leva as empresas ao sucesso.

Para reforçar esse ponto, Todd comentou que ainda há uma alta taxa de fraude em ambientes digitais – uma porcentagem que pode chegar a 15%. Confiança é um termo delicado para o mercado atualmente, sobretudo depois da reorganização para atender ao GDPR. Como consequência, o executivo aponta a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial como tendências do mercado de publicidade. Um exemplo disso, explica Todd, é o investimento em publicidade digital ter ultrapassado a televisão tradicional no ano passado nos Estados Unidos. Para ele, a união entre os dois formatos também é tendência.

A personalização do marketing no Teads Studio

Seguindo o foco em qualidade versus inovação levantado por Todd, o Head do Teads Studio para América Latina, Bertrand Cocallemen, reforçou a necessidade de entender o público e as suas demandas. “Tecnologia por tecnologia não conecta nada, o insight da publicidade ainda é humano. Por isso, a personalização é o futuro já que entende que cada usuário é único e cada um precisa de uma propaganda diferente”, explica.

“Nesse sentido, a missão do Teads Studio é reinventar a publicidade e dar ao criativo a possibilidade de testar o conteúdo no cenário em que ele vai aparecer”, completa. O Teads Studio é uma plataforma que permite marcas, agências e publishers enriquecerem seus vídeos com elementos interativos, otimizando o conteúdo de acordo com os objetivos das campanhas. Com a ferramenta, é possível personalizar a publicidade em tempo real, agilizando o processo de criação e entrega de anúncios dinâmicos em escala para os clientes.

Disrupção como o motor do futuro do marketing

Guga Stocco, CEO da MoneyEX e co-fundador da Domo, foi o palestrante convidado e focou o seu speech na velocidade da mudança do comportamento do consumidor. “Antes, as mudanças geracionais demoravam 30 anos para acontecer, hoje a diferença de uma geração para outra é de sete anos. Como o mercado pode correr atrás de uma realidade tão distante?”, indaga.

O executivo defende que o mundo atual é complexo – tendo em vista a volatilidade das regras e normas tradicionais. Para ele, que chefia uma empresa considerada inovadora, o maior desafio é seguir no mesmo caminho e, ainda assim, construir algo novo. “Inovar é basicamente unir tecnologias para resolver problemas e demandas”, conclui.

Tomadores de decisão discutem desafios do mercado

Para fechar o evento, os principais nomes do mercado de marketing digital se reuniram em um painel para discutir os desafios de inovar em empresas tradicionais. Para Taciana Lopes, Diretora de Marketing da ‎Visa, a desmaterialização da empresa teve que começar internamente. “Não éramos mais uma empresa de cartão plástico, mas sim uma facilitadora de pagamentos. Por isso, tivemos que primeiramente parar de nos posicionarmos como uma empresa de cartões”, conta.

O CEO da divisão de consumos da Johnson&Johnson, André Mendes, conta que a empresa, uma das mais tradicionais do ramo, investe em tecnologia para gestão de saúde – uma demanda do mercado que pede agilidade e assertividade. “O nosso foco hoje não é o medicamento, mas sim a maneira como o consumidor se sente depois de consumir o nosso produto”, explica.

Paulo Silva, fundador da RockOn Advisors, contou um pouco sobre a sua experiência como CEO do Walmart.com. Para tornar o e-commerce um shopping digital, o executivo revelou que foram necessárias diversas reuniões e conversas internas para que essa mudança ocorresse. “Para que tudo desse certo, focamos os nossos esforços em dados e em entender os hábitos de consumo dos nossos consumidores. Isso foi a melhor coisa que oferecemos aos nossos parceiros”, conta.

Personalização e hábitos de consumo também são pontos relevantes da inovação do McDonald’s, segundo Roberto Gnypek, Vice-Presidente de Marketing da rede. “A nossa missão é servir as pessoas. Por isso, a cultura digital da personalização virou o nosso core product e o nosso consumidor se tornou empoderado”, pontua.

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Grupo LEGO e Universal Music apresentam LEGO(R) VIDIYO™

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O Grupo LEGO e a Universal Music (UMG) apresentaram hoje o LEGO® VIDIYO ™, experiência lúdica e inovadora de produção de videoclipes desenvolvida para celebrar e ampliar a criatividade e a paixão das crianças pela música. O LEGO VIDIYO é uma forma totalmente nova de brincar que estimula crianças a sonhar alto ao dirigir, produzir, estrelar e compartilhar seus próprios videoclipes, contando com trilhas sonoras de todo o mundo lideradas pelos sucessos dos incomparáveis artistas da Universal Music.

Indicado para crianças de 7 a 10 anos, o LEGO VIDIYO proporciona um ambiente seguro no qual elas podem transitar pelos mundos físico e digital. A plataforma permite ter experiências com brincadeiras e músicas, uma combinação poderosa e fundamental para o desenvolvimento das crianças que as ajuda a ampliar sua capacidade de se conectar com outras pessoas de forma emocional e criativa.

Combinando a nova tecnologia com o LEGO System in Play e músicas dos principais artistas de vários gêneros, o LEGO VIDIYO oferece uma interessante oportunidade para as crianças se expressarem com criatividade. Ao colocá-las no comando de suas próprias produções de videoclipes, elas podem descobrir o universo da música e explorar a paixão pelas canções por meio de uma experiência social envolvente, positiva e segura. Como o LEGO VIDIYO exige o consentimento verificado dos pais – e anonimato – e a moderação externa do conteúdo enviado ao feed do aplicativo, os pais podem ter a certeza de que seus filhos estarão usando a criatividade sem deixarem de estar seguros on-line.

Acessado por meio de uma combinação exclusiva de elementos LEGO, minifiguras, músicas, realidade aumentada e um novo aplicativo vibrante, o LEGO VIDIYO permite fazer inúmeros arranjos a partir de opções de edição por meio do novo efeito especial ‘BeatBits’. Jovens criadores podem experimentar seus próprios estilos individuais e formas de dar vida aos videoclipes. O esquema funciona assim:

• Escolha no aplicativo uma das muitas canções de vários artistas consagrados – tanto as que estão no topo das paradas quanto clássicos facilmente reconhecíveis.
• Crie sua banda a partir de uma coleção vibrante de novas minifiguras físicas, que podem ser personalizadas e trazidas à vida em diferentes escalas por meio da tecnologia de realidade aumentada no aplicativo VIDIYO.
• Alinhe os efeitos especiais na forma de ‘BeatBits’ e coloque-os no cenário de digitalização. Os BeatBits são elementos LEGO quadrados 2×2 decorados, que uma vez digitalizados desbloqueiam efeitos digitais capazes de controlar tudo, desde estilos de vídeo e música a efeitos de cena. É possível ter uma prévia ao escolher qualquer elemento, desde efeitos de brilho em preto e branco a chuva de confetes e até visão de raios-X. Também é possível adicionar efeitos de áudio, como DJ scratching, mouse voice ou solo de saxofone, bem como divertidos movimentos e truques característicos dos personagens, desde breakdance até surfar em um tubarão.
• Os cenários podem ser desde parques, quartos e quintais até modelos construídos em tijolos. Os videoclipes do LEGO VIDIYO podem acontecer em qualquer lugar. Em apenas três segundos, a localização é digitalizada e então começa a contagem regressiva para a produção.
• Com os BeatBits selecionados no aplicativo, é possível assumir o controle criativo das produções, acionando movimentos de dança e efeitos de áudio ou vídeo em uma incrível performance de 60 segundos, que pode ser reduzida para 5, 10, 15 ou 20 segundos de clipes compartilháveis.
• Os videoclipes podem ser transferidos para o feed do aplicativo, mas apenas depois da moderação do conteúdo. Qualquer material com informações de identificação pessoal, como crianças estrelando os vídeos, não terá aprovação para transferência para o feed do aplicativo, mas poderá ser armazenado localmente para ser assistido por amigos ou familiares.

Ao combinar esses elementos, as crianças poderão experimentar o jogo LEGO de uma forma inédita. Usando a nova tecnologia de realidade aumentada, esta será a primeira vez que as crianças poderão brincar com minifiguras em escala real e em escala superdimensionada, além da escala icônica de minifiguras. O aplicativo permite estilizar todos os membros da banda, selecionar nomes, criar capas de álbuns e muito mais!

Novas músicas, desafios e conteúdos inspiradores serão adicionados regularmente ao aplicativo para manter o jogo atualizado e incentivar as crianças a continuarem desenvolvendo seu potencial criativo. Os desafios são criados para ajudar a transformar os vídeos simples em produções empolgantes e dinâmicas, garantindo que as crianças aproveitarão ao máximo o amplo conjunto de recursos que o LEGO VIDIYO tem a oferecer por meio de novos BeatBits exclusivos.

“Queremos alimentar a imaginação da próxima geração de profissionais de criação, fornecendo a eles um novo espaço para que possam se expressar criativamente”, afirma Julia Goldin, diretora de marketing do Grupo LEGO. “Pesquisas mostram que mais de três quartos* (79%) dos pais em nível mundial desejam que seus filhos confiem mais em seus potenciais criativos, por isso lançamos o LEGO VIDYO para ajudar a fazer isso acontecer. Sabemos que as crianças estão sempre buscando novas maneiras de ter experiências criativas, e o LEGO VIDIYO está aqui para estimulá-las a desenvolver a paixão pela música e usar a criatividade por meio de construções LEGO e a produção de videoclipes. Mal podemos esperar para ver o que eles vão inventar!”

Música e brincadeiras criativas são incrivelmente importantes na vida das crianças, conforme revelado por pesquisas do Grupo LEGO e da Universal Music:

• 89% dos pais dizem que a música ajuda a desenvolver habilidades criativas, enquanto 83% afirmam que contribui para desenvolver confiança.*
• 94% dos pais acreditam que brincar com peças de LEGO ajuda a desenvolver a criatividade, enquanto 91% dizem que melhora a capacidade de resolver problemas e 89% dizem que contribui para desenvolver confiança.*
• 74% das crianças de 5 a 12 anos dizem que música as ajuda a se conectar com amigos*, sendo que mais da metade das crianças de 6 a 10 anos confirma que ouve música todos os dias.**
• 76% dos pais e filhos com idades entre 5 e 12 anos acreditam que a música os ajuda a expressar quem são.*
• 81% dos pais dizem que a música une a família e ajuda o casal a lidar com seus filhos.*
• 92% dos pais e 95% das crianças de 5 a 12 anos dizem que brincar com peças LEGO é divertido para toda a família.*

Ao reunir o jogo LEGO e o poder da música em um ambiente seguro e social, o LEGO VIDIYO respeita essas tendências, permitindo que as crianças desenvolvam sua expressão criativa.

O LEGO VIDIYO é o primeiro trabalho conjunto entre o Grupo LEGO e a Universal Music, depois que as duas empresas anunciaram a parceria em abril de 2020. Como líder mundial, a Universal Music molda a cultura em todo o mundo por meio do poder da música. A empresa trouxe para o LEGO VIDYO superstars locais e globais, junto com um catálogo incomparável de canções cobrindo todos os gêneros e idiomas. O Grupo LEGO trabalha para inspirar e desenvolver crianças por meio de brincadeiras desde 1932. Trouxe para a parceria uma experiência ilimitada em inovação e desenvolvimento de jogos para crianças e suas famílias em todo o mundo, geração após geração.

“Por meio dessa parceria inovadora – com o poder da música e dos jogos usados para apoiar o desenvolvimento inicial da criatividade -, crianças ao redor do mundo serão capazes de se expressar enquanto encenam, dirigem, atuam e compartilham seus videoclipes. O LEGO VIDIYO é uma ótima maneira para que milhões de crianças descubram novas músicas e se aproximem de seus artistas favoritos enquanto aprendem e se conectam por meio da brincadeira”, explica Olivier Robert-Murphy, vice-presidente executivo da Universal Music & Brands.

O executivo acrescenta que o LEGO VIDIYO possui uma identidade visual completamente nova e vibrante que o diferencia de todas as outras marcas LEGO. É uma marca colorida, que conta com aplicativo, conjuntos de LEGO e produtos de estilo de vida que estão sendo apresentados em parceria com a Bravado, empresa de gestão de marcas e merchandising da Universal Music.

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Setor de turismo e eventos tem lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro

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O presidente Jair Bolsonaro acaba de sancionar com vetos o projeto de lei 5.638/2020, que recebeu o nome de Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) que prevê uma série de medidas de auxílio para alguns dos setores mais atingidos pela pandemia de Covid-19, como o turismo e o de eventos.

Em entrevista coletiva, Bolsonaro ressaltou que conseguiu fazer com que o projeto que já havia sido aprovado na Câmara e no Senado, fosse sancionado quase que na integralidade. “Temos um profundo respeito com essas pessoas que perderam tudo, que estão sem esperança, que querem e que têm que voltar ao mercado de trabalho para garantir o sustento próprio e de sua família.”

Também presente na coletiva, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa disse que entre 10 milhões e 20 milhões de famílias poderão ser alcançadas pela iniciativa.  “O setor de eventos, de acordo com um estudo que nós fizemos, foi o setor mais afetado da economia e, portanto, vamos agora passar a dar alguns tratamentos favorecidos para esses setores”, explica.

Segundo Costa, o governo federal vai permitir desconto e renegociação de dívidas tributárias e também de ampliação de crédito.

O Perse autoriza desconto de 70% na dívida tributária das empresas de turismo e eventos, e permite parcelamento do valor restante em até 135 meses.

No caso das medidas de crédito, serão usados entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), além de destinar 20% do crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) ao setor de eventos.

Veto

O desejo de redução de impostos para as empresas de eventos e turismo não pode ser concretizado e foi vetado pelo presidente. Segundo Carlos da Costa, os vetos foram necessários porque o governo federal não conseguiu estabelecer como se daria a compensação tributária, conforme exige a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “O volume de compensações tributárias que deveriam ser feitas caso tudo fosse sancionado, teria um aumento de imposto sobre outros setores, algo que o presidente sempre falou que é contra. Nós não aumentamos impostos neste governo”, afirma o secretário.

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