Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Inteligência Artificial e personalização de conteúdo guiam a inovação no mercado publicitário

Publicado

em

Executivos se reúnem para discutir as novas oportunidades do setor e publicidade sustentável no futuro

A Teads, inventora do vídeo outstream e viewable marketplace #1 no mundo, reuniu grandes lideranças do mercado publicitário brasileiro na segunda edição do evento Teads Talks, que aconteceu no último dia 7 no Fasano Boa Vista. Os convidados tiveram a oportunidade de interagir em um painel com executivos da Johnson&Johnson, McDonald’s, Walmart e Visa e conversar sobre inovação, publicidade sustentável e o que esperar do futuro.

O Diretor Executivo da Teads no Brasil, Fabrício Proti aproveitou o seu discurso de abertura para traçar um comparativo com o encontro do ano passado. Para ele, mais do que discutir uma área específica do mercado, é necessário tratar a inovação como um motor do setor, tendo em vista as novas demandas do mercado.

“O consumidor está mudando rapidamente e tem cada vez mais consciência do poder da publicidade. Nesse cenário, empresas robustas e tradicionais têm dificuldade de acompanhar as necessidades específicas dos seus clientes, permitindo assim o surgimento das empresas inovadoras”, explicou o executivo. Foi desse gap que a Teads nasceu, afirmou ele, traçando um panorama com a empresa que conecta publishers, anunciantes, agências e profissionais de marketing.

Não basta inovação sem qualidade

Presença internacional no evento, o Chief Strategy Officer da Teads, Todd Tran, apresentou um paralelo entre qualidade e inovação. Apesar das novidades serem um atrativo para o consumidor e até mesmo para o mercado, qualidade é o que, segundo ele, leva as empresas ao sucesso.

Para reforçar esse ponto, Todd comentou que ainda há uma alta taxa de fraude em ambientes digitais – uma porcentagem que pode chegar a 15%. Confiança é um termo delicado para o mercado atualmente, sobretudo depois da reorganização para atender ao GDPR. Como consequência, o executivo aponta a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial como tendências do mercado de publicidade. Um exemplo disso, explica Todd, é o investimento em publicidade digital ter ultrapassado a televisão tradicional no ano passado nos Estados Unidos. Para ele, a união entre os dois formatos também é tendência.

A personalização do marketing no Teads Studio

Seguindo o foco em qualidade versus inovação levantado por Todd, o Head do Teads Studio para América Latina, Bertrand Cocallemen, reforçou a necessidade de entender o público e as suas demandas. “Tecnologia por tecnologia não conecta nada, o insight da publicidade ainda é humano. Por isso, a personalização é o futuro já que entende que cada usuário é único e cada um precisa de uma propaganda diferente”, explica.

“Nesse sentido, a missão do Teads Studio é reinventar a publicidade e dar ao criativo a possibilidade de testar o conteúdo no cenário em que ele vai aparecer”, completa. O Teads Studio é uma plataforma que permite marcas, agências e publishers enriquecerem seus vídeos com elementos interativos, otimizando o conteúdo de acordo com os objetivos das campanhas. Com a ferramenta, é possível personalizar a publicidade em tempo real, agilizando o processo de criação e entrega de anúncios dinâmicos em escala para os clientes.

Disrupção como o motor do futuro do marketing

Guga Stocco, CEO da MoneyEX e co-fundador da Domo, foi o palestrante convidado e focou o seu speech na velocidade da mudança do comportamento do consumidor. “Antes, as mudanças geracionais demoravam 30 anos para acontecer, hoje a diferença de uma geração para outra é de sete anos. Como o mercado pode correr atrás de uma realidade tão distante?”, indaga.

O executivo defende que o mundo atual é complexo – tendo em vista a volatilidade das regras e normas tradicionais. Para ele, que chefia uma empresa considerada inovadora, o maior desafio é seguir no mesmo caminho e, ainda assim, construir algo novo. “Inovar é basicamente unir tecnologias para resolver problemas e demandas”, conclui.

Tomadores de decisão discutem desafios do mercado

Para fechar o evento, os principais nomes do mercado de marketing digital se reuniram em um painel para discutir os desafios de inovar em empresas tradicionais. Para Taciana Lopes, Diretora de Marketing da ‎Visa, a desmaterialização da empresa teve que começar internamente. “Não éramos mais uma empresa de cartão plástico, mas sim uma facilitadora de pagamentos. Por isso, tivemos que primeiramente parar de nos posicionarmos como uma empresa de cartões”, conta.

O CEO da divisão de consumos da Johnson&Johnson, André Mendes, conta que a empresa, uma das mais tradicionais do ramo, investe em tecnologia para gestão de saúde – uma demanda do mercado que pede agilidade e assertividade. “O nosso foco hoje não é o medicamento, mas sim a maneira como o consumidor se sente depois de consumir o nosso produto”, explica.

Paulo Silva, fundador da RockOn Advisors, contou um pouco sobre a sua experiência como CEO do Walmart.com. Para tornar o e-commerce um shopping digital, o executivo revelou que foram necessárias diversas reuniões e conversas internas para que essa mudança ocorresse. “Para que tudo desse certo, focamos os nossos esforços em dados e em entender os hábitos de consumo dos nossos consumidores. Isso foi a melhor coisa que oferecemos aos nossos parceiros”, conta.

Personalização e hábitos de consumo também são pontos relevantes da inovação do McDonald’s, segundo Roberto Gnypek, Vice-Presidente de Marketing da rede. “A nossa missão é servir as pessoas. Por isso, a cultura digital da personalização virou o nosso core product e o nosso consumidor se tornou empoderado”, pontua.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Bauducco mostra produção de panettones com projeção na Paulista

Publicado

em

Para marcar a chegada do Natal em 2021, Bauducco transformou um prédio da Av. Paulista em um forno gigante de panettones por meio de uma projeção na lateral do edifício. A ação foi desenvolvida pela PROS e ilustra de forma lúdica todo o processo de produção dos panettones da marca.

O conteúdo, produzido em animação 3D, mostra desde o cuidado com a massa madre, receita original trazida da Itália há mais de 70 anos, mostrando o produto e todo o processo de produção, que demora 54 horas.

Além disso, panettones foram distribuídos ao final da primeira projeção, marcando oficialmente o início do maior Natal de todos. A projeção também foi captada por diversas câmeras e drones e transformada em um vídeo que estreia nesta semana nas redes sociais e canais proprietários da marca.

Para Juliana Corá, executiva de marketing da Bauducco, a esperança de um Natal mais afetivo e com a perspectiva de reunião dos familiares motivou a criação da campanha especial da Primeira Fornada. “Após esse longo período de isolamento e saudade daqueles que amamos, o sentimento de otimismo para o recomeço nos impulsionou a desenvolver uma campanha grandiosa. Impactar pessoas, gerar sorrisos, fazer os olhos brilharem e resgatar esse ambiente mágico que o Natal proporciona, essa é a contribuição da Bauducco para antecipar a época mais gostosa do ano e fazer deste o maior Natal de todos os tempos”, destaca Juliana.

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo

Universo Live

AMPRO prepara eventos de capacitação para profissionais do Live Marketing

Publicado

em

A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing prepara os próximos eventos de capacitação para o mercado. Nos dias 26 e 28 de outubro, pela plataforma AMPRO Saber, o curso Instagram para o mercado de Live Marketing vai ensinar como a ferramenta pode elevar o valor de uma ação de Live Marketing e ser incluída como parte estrutural das ações – e não apenas mais uma mídia.

Os alunos aprenderão: por que pensar em ações Instagramáveis? Como utilizar o Instagram para beneficiar a agência? É possível melhorar uma narrativa por meio do Instagram? Como usar métricas e medir resultados em tempo real; como usar os anúncios no Instagram para evidenciar as ações de Live Marketing; como encontrar o público certo por meio de segmentações eficientes, além de cases e boas práticas para eventos e agências.

O curso acontece a partir das 19h30 em ambos os dias, com total de 6 horas, com Fernando Souza, Consultor e Professor de Mídias Sociais, Marketing e Negócios Digitais.

Já no dia 28/10, das 16h30 às 18h, a AMPRO organiza o AMPRO LIVE TALKS – Total Commerce: a jornada do consumidor figital. O evento, que será gratuito para associados AMPRO, terá apresentação do Estudo da Jornada do Consumidor durante a Pandemia, com Henrique Mascarenhas, da GFK, além de debate com a participação de Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil; Frederico Ponfick, do Museu da Gula; Stenio Souza, CEO da Smollan e líder do comitê de Trade Marketing da AMPRO; e Regis Duarte, vice-presidente da Creata na América Latina e componente do comitê de Trade Marketing da AMPRO, como  moderador.

Outros detalhes e inscrições para o curso de Instagram e o AMPRO Live Talks podem ser feitos pelo site da AMPRO – ampro.com.br/agenda.

Continue lendo