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Grupo Havas apresenta Havas+

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Sob o posicionamento “the meaningful agency”, inspirado em pesquisa global, agência quer contribuir para que anunciantes possam ter marcas relevantes, liderada por Marcos Lacerda, Alexandre Vilela, Gustavo Otto e Jairo Soares

Uma nova agência do Grupo Havas no Brasil pronta para contribuir para que anunciantes tenham marcas relevantes para as pessoas. Esse é o propósito da Havas+ (pronúncia: Havas Plus), a qual nasce a partir da Z+, título que deixa de existir no país.

O posicionamento da operação, “the meaningful agency”, reflete a pesquisa global do Grupo Havas Meaningful Brands® 2019, a qual aponta que 77% das marcas poderiam desaparecer do dia para a noite, sem que os consumidores se importassem. Por isso, caberá a liderança da agência, composta por Marcos Lacerda (head da agência) Alexandre Vilela (diretor geral de criação), Gustavo Otto (diretor geral de planejamento e conteúdo) e Jairo Soares (diretor geral de operações e mídia), elevar a relevância de seus clientes, para justamente posicioná-los entre os 23% que são efetivamente lembrados pelo público.

“Um dos grandes desafios que recebi foi estruturar uma nova operação e, principalmente, construir um novo modelo de agência, alinhado com as necessidades do negócio das marcas hoje: respostas criativas consistentes e uma conexão profunda entre negócio, cultura e pessoas. Passados três meses, criamos e apresentamos agora uma nova agência, que reflete os desafios de marcas e negócios a partir da visão do grupo globalmente: relevância”, comenta Marcos Lacerda (MaLa).

“A HAVAS+ está pronta para um crescimento contínuo e estamos entusiasmados com o potencial que a experiência do MaLa, no mercado brasileiro e no grupo, tem para nos ajudar a atingir nossas metas coletivas”, destaca o CEO da Havas para a América Latina, Jorge Percovich, se referindo a abordagem do executivo escolhido para pilotar a agência e colocar o cliente no centro do negócio.

Na nova HAVAS+, três pilares vão conduzir sua atuação, sendo parte fundamental de todo ecossistema da operação, ou seja, significa uma visão holística:

– Criatividade: a solução criativa é o core business. Assim, a agência está pronta para se moldar às necessidades do cliente, a partir do entendimento do negócio. A entrega criativa pode resultar em uma campanha, um projeto de consultoria, uma experiência, um evento, ativação, plataforma ou transformação digital, conteúdo, branding, planejamento estratégico, entre outros, desde que faça sentido e traga resultados;

– Tecnologia: trata-se de como processar e integrar as marcas ao ambiente tecnológico, muito além do digital, além de dispor de todo um aparato ferramental do Grupo Havas e também proprietário;

– Pessoas: equipes horizontais multidisciplinares, com atributos e skills para atrair o interesse de clientes e também de novos talentos. A partir de um olhar de negócios que agregue valor, customizado para cada conta, pretende-se estimular o tempo todo que a equipe trabalhe com a ‘relevância’ como combustível motor. Ou seja, criar uma cultura ‘meaningful’ de dentro para fora.

“Acreditamos que, somente assim, unindo esses pilares dentro dessa visão, desenvolveremos trabalhos significativos, que façam com que as marcas atinjam seus objetivos com criatividade, resultados e inovação”, finaliza MaLa.

Sedes no RJ e em SP

Outro grande destaque desse movimento é a inauguração de uma nova sede no Rio de Janeiro. A unidade, localizada no condomínio CEO na Barra da Tijuca, terá como foco atender de perto clientes como Belmond/Copacabana, Emirates, Globo Internacional, Michelin, Norte Energia e TIM.

Em São Paulo, a agência permanece no Cidade Jardim Corporate Center e, agora sob a bandeira Havas+, segue atendendo AACD, adidas, BNP Paribas, Cinemark, CAOA, Hermès, Hyundai, MSC, MoneyGram, Swarovisky e TENA.

Por fim, também em São Paulo, a Havas+ vai integrar em sua estrutura a Versão Beta, uma native digital agencyfundada e liderada por Roberta Raduan e Sergio Caruso. Anteriormente, essa operação respondia direto ao Grupo Havas, e agora passa a fazer parte da Havas+, desenvolvendo projetos por meio de metodologias ágeis.

Sobre os executivos

Marcos Lacerda (MaLa) – head da agência
Com 30 anos de experiência no mercado, Marcos Lacerda passou por grandes agências no mercado publicitário brasileiro, chegando à posição de VP geral da Y&R. Em 2010, aceitou o desafio de presidir a Momentum, liderando a agência e trabalhos para grandes marcas. Já em 2015, foi convidado para ser o CMO do Banco Original, uma instituição financeira inovadora ao se apresentar como o primeiro banco 100% digital. Lacerda foi responsável pelo lançamento da marca em um segmento extremamente competitivo e concentrado. Segundo o Instituto Ipsos, a mesma teve no período uma lembrança de 11% e após 8 meses do lançamento foi avaliada em R$ 420 milhões. Mais recentemente, em 2018, o executivo assumiu como Managing Director da BETC/Havas e, agora, ocupa o cargo de head da Havas+.

Alexandre Vilela (Xã) – diretor geral de criação:
Bacharel em comunicação social, e com formação em design gráfico pela Berkshire College of Arts and Design na Inglaterra, o executivo soma mais de 20 anos de experiência em agências de publicidade. Com passagens pela BorghiErh-Lowe, DM9DDB, DPZ, Lew’Lara\TBWA, Lowe-Loducca, Publicis e Y&R, o profissional criou para anunciantes, como AMBEV, Azul Airlines, Chupa Chups, Coca-Cola, Heineken, Hershey’s, HSBC, Hyundai, Itaú, Johnson’s, Mitsubishi, NOKIA, Procter, TAM, TIM, Timberland e Vivo, entre outros. Além disso, já conquistou 24 leões em Cannes e foi jurado em festivais como CCSP, D&D, Ojo de IberoAmerica, One Show e Wave Festival.

Gustavo Otto – diretor geral de planejamento e conteúdo:
Formado em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Marketing e especialista em UX, Gustavo Otto tem 18 anos no mercado. Em sua trajetória, trabalhou na Claro, na Coca-Cola (como Head of Advertising para 33 países), e na Avon e L’Oréal Paris (ambas como diretor regional de planejamento LATAM). Em seu currículo há passagens ainda pela NBS, FLAGCX, Lew’Lara/TBWA, McCann Erickson/WMcCann e mais recentemente Ogilvy, sempre liderando times multifuncionais, e desenvolvendo estratégias de marca, marketing, data e comunicação integrada para marcas como BRMalls, Burger King, Carrefour, Fiat, Garnier, Grendene, GSK, L’Oréal Paris, La Roche Posay, Maybelline, Oi, Petrobras, Rede Globo, Riachuelo, SulAmérica, Coca-Cola, TIM, Tramontina, Vichy, Vivo e Volkswagen. Também foi diretor da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e eleito Profissional de Planejamento do Ano em 2000 pela ARP, além de premiado no Effie Awards (2009, 2010 e 2011 e 2017), e nos festivais El Ojo Iberoamerica, One Show, Clio, El Dorado e Cannes Lions.

Jairo Soares – diretor geral de operações e mídia:
Com 27 anos de experiência no mercado, ocupou posições de liderança em agências como DM9DDB, TribalDDB (San Francisco), Africa, Leo Burnett, Y&R, Grey, PeraltaStrawberryFrog e Fischer. Em 2017, Soares foi indicado ao Prêmio Caboré na categoria Profissional de Mídia, além de ser membro do Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing (Abramark). Em 2018, em sociedade com o publicitário Ricardo Figueira, lançaram a Figtree & Co, tendo o Bradesco como cliente fundador com projeto de inovação vinculado à BIA, plataforma de inteligência artificial do Banco.

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Bradesco aborda assédio contra mulheres em campanha

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Em 2020, a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma realidade que as mulheres enfrentam. Em campanha que estreou ontem (05/04), no intervalo do Jornal Nacional, o Bradesco mostra agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas. As interações são representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostra a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. 

Anteriormente, quando a inteligência artificial do banco recebia algum xingamento, a resposta era passiva: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. A partir de agora, o posicionamento torna-se mais direto, forte, sem subserviência ou passividade. “Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém” e “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento” são algumas das novas devolutivas da inteligência artificial do banco. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO. 

Apesar das interações acontecerem de forma online com a BIA, a campanha traz mulheres de verdade no filme, representando todas aquelas que sofrem assédio no dia a dia. No começo, elas estão tristes e indignadas com as ofensas. Depois, conforme as novas respostas aparecem, as mulheres sentem-se respeitadas e fortalecidas. 

A campanha ilustra o trabalho de meses, envolvendo os times de RH, Marketing e Tecnologia do Bradesco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com ações e posicionamentos que provocam  reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTI+. 

“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.  

A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema.  

Ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio. 

No dia 8, no YouTube do Bradesco, haverá uma live com Rita Batista como host e convidadas como a atriz Glamour Garcia e a psicanalista Vera Laconelli, debatendo seus pontos de vista e dando dicas de comportamento contra o assédio. 

Além disso, influenciadoras foram convidadas para gravar uma temporada de podcasts, que terá Mariana Torquato como host. O objetivo é promover conversas a respeito do tema e mostrar como as IAs estão mudando para combater essa violência, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo. Os podcasts vão ao ar a partir de 26 de abril no Spotify.  

De acordo com a diretor de Recursos Humanos do Bradesco, Juliano Marcílio, a campanha com a BIA faz parte de uma iniciativa muito maior do banco, que já acontece há alguns anos, no combate à violência contra a mulher. “São diversas ações, como a adesão aos Princípios de Empoderamento Feminino, ao movimento He for She da ONU Mulheres, à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, à Unstereotype Alliance, a assinatura da Convenção Coletiva Aditiva sobre Violência Doméstica e Familiar com a Mulher e a parceria com o Instituto Maria da Penha. Ampliamos a cada dia nossas ações educacionais com atitudes e o compromisso genuíno para a construção de uma sociedade madura e respeitosa”, comenta.  

Dentro de casa, as iniciativas ganharam até um lema: “Violência contra a Mulher. É da nossa conta” e marcam o compromisso do Bradesco em desenvolver e implementar políticas e procedimentos e garantir um ambiente de trabalho seguro. São promovidos diversos eventos internos e externos, debates com profissionais qualificados no tema e participação dos departamentos de RH e Marketing. As campanhas de comunicação e conscientização também fazem parte do projeto.  

Acessibilidade 

A campanha de BIA também é acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Em linha com o propósito do Bradesco de promover a inclusão, desde junho do ano passado todos os filmes publicitários têm versões com tradução em libras e legenda, além de audiodescrição, em uma playlist exclusiva no canal do Bradesco no YouTube. Dessa forma, o banco democratiza o acesso desse público ao conteúdo da marca.   

Parceria com UNESCO 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou em 2019 o estudo ‘I’d Blush If I Could’ (‘Eu ficaria corada, se pudesse) mostrando evidências do assédio sexual sofrido pelas assistentes virtuais, que reflete a violência e o assédio virtual ou real sofridos por mulheres em todo o mundo. Foi baseado neste estudo que a UNESCO no Brasil iniciou a campanha ‘Hey Update My Voice’ (‘Ei, Atualize minha Voz’) e sugeriu às empresas um conjunto de recomendações para atualizarem as respostas de suas assistentes, com o objetivo de combater situações de violência e preconceito e ajudar a educar, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, com mais respeito e melhoria das condições de vida e trabalho das mulheres. 

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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Colgate cria plataforma de entretenimento

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Para facilitar a conexão do estilo de vida dos seus consumidores e oferecer mais opções de atividades em casa, a Colgate lança a plataforma de entretenimento Colgate Ultra Soft Club. Com uma abordagem descontraída, foi criada pela marca de escova de dente Colgate Ultra Soft, com o intuito de reunir em um só lugar conteúdos relevantes de CURTIÇÃO, BEM-ESTAR E CULINÁRIA. Para fortalecer ainda mais a plataforma convidou grandes audiências das redes sociais como Lore Improta e Arielle Macedo, Raul Lemos, Pequena Lo, entre outros, com conteúdo exclusivo para o hub.

Qualquer pessoa pode acompanhar as novidades da Colgate Ultra Soft Club, realizando um simples cadastro. O conteúdo tem curadoria para a seleção dos assuntos abordados por especialistas de diversas áreas, além da colaboração de influenciadores de grande destaque nas mídias sociais e micro influenciadores, que têm mais um espaço para mostrarem seus trabalhos a um público diferente.

No canal de CURTIÇÃO podem ser encontrados temas diversos, sempre incentivando que as pessoas possam se divertir em casa, já que estamos em fase de isolamento social. As dicas são as mais variadas: desde cultura POP, filmes, games e música. No canal BEM-ESTAR, tudo para cuidar da saúde do corpo e da mente. Em CULINÁRIA, chefs que vão desmistificar a cozinha para quem não sabe cozinhar ou compartilhar dicas especiais para quem já domina o assunto, com receitas rápidas e deliciosas.

A plataforma Colgate Ultra Soft Club é totalmente gratuita e tem atualizações diárias, previamente agendadas.

 

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