Conecte-se com a LIVE MARKETING

Agências

Gad’ desenvolve rebranding da Livraria Cultura

Publicado

em

Rede de livrarias apresenta nova marca e posicionamento voltado para experiência e lifestyle após projeto desenvolvido pelo Gad’ ao longo dos últimos dois anos

Uma plataforma de experiências. Com este conceito, a Livraria Cultura passa a se chamar Cultura e transforma as lojas físicas e digitais em locais que oferecem experiências às pessoas, através de produtos, serviços, eventos, ambientes e conteúdos. O projeto da nova marca e posicionamento da Cultura foi desenvolvido pelo Gad’ nos últimos dois anos junto à liderança da Cultura.

Além de livros, o carro-chefe da empresa, a Cultura aposta na venda de um novo conceito de “lifestyle” e produtos ligados à tecnologia e design. 

As lojas da rede não serão padronizadas. Para oferecer experiências únicas, cada uma das 15 unidades da Cultura pelo Brasil terá um projeto diferente, feito por um arquiteto. O roll out (implantação) do novo conceito em todas as lojas será feito em 2020 e 2021. 

A primeira loja Cultura com a nova marca e posicionamento será inaugurada em Fortaleza, no Shopping Rio Mar. A unidade tem 1.000 metros quadrados e é baseada no conceito de uma “Árvore”, para que os leitores possam descansar embaixo dela, lendo um bom livro.

O novo site da Cultura também será lançado com a nova marca ainda este ano. O site representa 30% do movimento da empresa e recebe mais de 4 milhões de visitantes por mês.

“O desafio foi como adaptar a identidade da Cultura para os novos tempos, modernizando a loja com novas plataformas para levar conhecimento, literatura e entretenimento para as pessoas”, comenta Luciano Deos, presidente do Gad’, uma das mais importantes consultorias de Branding e Design do Brasil.

Projeto da marca

Para criar o novo posicionamento e identidade visual, o Gad’  buscou a essência da linguagem da antiga Livraria Cultura e fez a união com a tecnologia, trazendo um equilíbrio para a marca e a nova assinatura “Experiências que Transformam”.

O posicionamento estratégico apresenta algumas mudanças. A começar pela marca que perdeu “Livraria” ficando apenas Cultura. O logotipo trabalha com uma tipografia recortada e lembra um móbile. É visualmente interessante, mais artístico e sugere uma construção – o público completa a marca com o olhar e interage com ela. A predominância de preto e branco oferece um ar mais moderno, mas a paleta de cores mantém o azul tradução da marca.

A inspiração do novo conceito veio da categoria de museus que têm identidade mais contemporânea, como Met (NY), Maat (Lisboa), Moma (NY) e Tate Modern (Londres), que trazem linguagem mais sofisticada, elegante e instigante, com menos cor e mais preto, garantindo um ar mais atualizado para a marca.

Para chegar ao novo posicionamento, o Gad’ utilizou como ferramenta uma pesquisa etnográfica e uma pesquisa quantitativa com 500 pessoas de várias regiões onde a livraria está presente.

“A conclusão é de que a tecnologia está cada vez mais presente na vida de todas as pessoas e se viabiliza como uma forma de experimentar a cultura e o entretenimento, mesmo para os amantes dos livros que, tradicionalmente, estavam longe dos eletrônicos. As pessoas, no fim, estão descobrindo cada vez mais novas formas de viver ‘Experiências que Transformam’”, diz Luciano Deos.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Agências

Agência Ecco conquista contas da Accenture, Exactaworks, SOS Mata Atlântica e Bibancos Odontologia

Publicado

em

Agência Ecco, agência de publicidade com foco em estratégia de vendas, acaba de anunciar a conquista de quatro grandes contas em seu portfólio: Accenture, Exactaworks, SOS Mata Atlântica e Bibancos Odontologia. As marcas passam a contar com gestão estratégica e assertiva de mídias sociais, planejamento de comunicação e conteúdos.

Com relevantes contas no segmento de tecnologia, a Agência Ecco adiciona duas novas companhias do setor em seu portfólio: a Accenture, maior multinacional de consultoria de gestão do mundo, tecnologia da informação e outsourcing, e a Exactaworks, empresa que escala times ágeis para a construção de soluções tecnológicas, cuja proposta de negócio é entregar maneiras mais eficientes de se trabalhar.

Para a Accenture, o foco de atuação da agência será no desenvolvimento de toda a comunicação e diagramação da revista digital “Unboxing”, além dos posts de divulgação no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Todos os conteúdos serão produzidos em português e inglês. Já no caso da Exactaworks, a Ecco irá desenvolver toda a plataforma da marca, planejamento de comunicação e endomarketing, nova identidade visual e gestão das mídias sociais.

Outros setores

Além dos players do setor de tecnologia, a agência assume a conta da SOS Mata Atlântica, organização não-governamental cuja missão é defender e conservar a Mata Atlântica do Brasil, para liderar o trabalho de planejamento, criação e publicações de conteúdos no Instagram, Twitter e LinkedIn, bem como a interação com o público e criação de artes para as redes sociais.

Já para a Bibancos Odontologia, uma das maiores clínicas de odontologia de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de serem os fundadores da Turma do Bem, a maior organização de dentistas voluntários do mundo, o objetivo da Ecco é fazer toda a gestão do Instagram da marca, a partir do planejamento de comunicação, visto que as redes sociais são canais fundamentais de contato com a clínica.

Continue lendo

Agências

DreamONE aumenta em mais de 85% o número de clientes no 1º semestre

Publicado

em

A DreamONE, agência de marketing integrado com foco no entendimento e geração de resultados, vem consolidando seu espaço no mercado nos últimos anos. Focada em proporcionar aos seus clientes uma experiência integrada de  comunicação, a empresa ampliou o número de clientes de oito para 15, representando um crescimento de 87,5% em apenas seis meses. Até o final de 2022, o escritório sediado em São Paulo prevê alcançar 20 marcas em seu portfólio e um aumento em seu faturamento em 57%.

Fundada pelos sócios Mauricio Silvestre, Giselle Freire, Ricardo Tarza e Vanessa Mairovski, a agência neste período passou a atuar com contas ligadas à área da saúde e educação, após a chegada, respectivamente, da Rede Santa Catarina e Editora Melhoramentos. Além disso, houve expansão nos setores de tecnologia e construção civil com a conquista da Certsys, Husqvarna Construção e AL Indústria. “Tivemos ainda a chegada de BASF e Superbac, o que  mostra o quanto a DreamONE tem trabalhado para diversificar as verticais da agência. No segundo semestre, pretendemos dar continuidade na atração de projetos ligados a inúmeros segmentos, além de manter o nosso relacionamento com empresas ligadas ao mundo tech e da construção civil”, explica Maurício Silvestre, sócio e diretor de novos negócios da DreamONE.

Para Giselle Freire, sócia e diretora de contas da DreamONE, a chegada destes  clientes demonstra o quanto as empresas estão preocupadas em se comunicar de forma assertiva seus clientes e consumidores. “Com a volta das atividades sociais neste semestre, nosso time tem atuado de forma incessante para auxiliar na fomentação de uma nova cultura nos players B2B com seu público-alvo. Esse movimento tem início na reeducação de mercado e posteriormente em ações de marketing institucional, social media e performance de mídia, que fazem parte do plano de comunicação integrada. Hoje, elas são responsáveis por elevar o engajamento dos nossos clientes em 40% nas plataformas digitais”, argumenta.

Continue lendo