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Gad’ desenvolve rebranding da Livraria Cultura

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Rede de livrarias apresenta nova marca e posicionamento voltado para experiência e lifestyle após projeto desenvolvido pelo Gad’ ao longo dos últimos dois anos

Uma plataforma de experiências. Com este conceito, a Livraria Cultura passa a se chamar Cultura e transforma as lojas físicas e digitais em locais que oferecem experiências às pessoas, através de produtos, serviços, eventos, ambientes e conteúdos. O projeto da nova marca e posicionamento da Cultura foi desenvolvido pelo Gad’ nos últimos dois anos junto à liderança da Cultura.

Além de livros, o carro-chefe da empresa, a Cultura aposta na venda de um novo conceito de “lifestyle” e produtos ligados à tecnologia e design. 

As lojas da rede não serão padronizadas. Para oferecer experiências únicas, cada uma das 15 unidades da Cultura pelo Brasil terá um projeto diferente, feito por um arquiteto. O roll out (implantação) do novo conceito em todas as lojas será feito em 2020 e 2021. 

A primeira loja Cultura com a nova marca e posicionamento será inaugurada em Fortaleza, no Shopping Rio Mar. A unidade tem 1.000 metros quadrados e é baseada no conceito de uma “Árvore”, para que os leitores possam descansar embaixo dela, lendo um bom livro.

O novo site da Cultura também será lançado com a nova marca ainda este ano. O site representa 30% do movimento da empresa e recebe mais de 4 milhões de visitantes por mês.

“O desafio foi como adaptar a identidade da Cultura para os novos tempos, modernizando a loja com novas plataformas para levar conhecimento, literatura e entretenimento para as pessoas”, comenta Luciano Deos, presidente do Gad’, uma das mais importantes consultorias de Branding e Design do Brasil.

Projeto da marca

Para criar o novo posicionamento e identidade visual, o Gad’  buscou a essência da linguagem da antiga Livraria Cultura e fez a união com a tecnologia, trazendo um equilíbrio para a marca e a nova assinatura “Experiências que Transformam”.

O posicionamento estratégico apresenta algumas mudanças. A começar pela marca que perdeu “Livraria” ficando apenas Cultura. O logotipo trabalha com uma tipografia recortada e lembra um móbile. É visualmente interessante, mais artístico e sugere uma construção – o público completa a marca com o olhar e interage com ela. A predominância de preto e branco oferece um ar mais moderno, mas a paleta de cores mantém o azul tradução da marca.

A inspiração do novo conceito veio da categoria de museus que têm identidade mais contemporânea, como Met (NY), Maat (Lisboa), Moma (NY) e Tate Modern (Londres), que trazem linguagem mais sofisticada, elegante e instigante, com menos cor e mais preto, garantindo um ar mais atualizado para a marca.

Para chegar ao novo posicionamento, o Gad’ utilizou como ferramenta uma pesquisa etnográfica e uma pesquisa quantitativa com 500 pessoas de várias regiões onde a livraria está presente.

“A conclusão é de que a tecnologia está cada vez mais presente na vida de todas as pessoas e se viabiliza como uma forma de experimentar a cultura e o entretenimento, mesmo para os amantes dos livros que, tradicionalmente, estavam longe dos eletrônicos. As pessoas, no fim, estão descobrindo cada vez mais novas formas de viver ‘Experiências que Transformam’”, diz Luciano Deos.

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Lampada.ag lança “Senses Travel”

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Com mais de duas décadas de experiência na realização de eventos de grande porte, promoções e parcerias estratégicas, a agência Lampada.ag expande o seu portfólio e anuncia o lançamento do núcleo “Senses Travel”: uma nova divisão com foco em experiências de viagens nacionais e internacionais customizadas para marcas. Este novo formato promete transformar a maneira como as marcas se conectam com seus públicos, oferecendo viagens transformadoras através dos sentidos que não só atendem aos gostos pessoais dos viajantes, mas também promovem aprendizados, novas visões e uma conexão profunda com os propósitos das marcas envolvidas. O objetivo é agregar valor à viagem através de uma curadoria inteligente construindo um storytelling que promove transformação nas pessoas alinhadas com as demandas dos clientes.

“Senses Travel não é apenas uma viagem, é uma jornada de transformação, curadoria e conexão. Nosso objetivo é ir além da viagem de turismo tradicional, criando experiências que refletem os valores e visões tanto das marcas quanto dos viajantes”, afirma Lutti Colautto, CEO da Lampada.ag.

Diferente de incentivos comuns ou agências de viagem, o “Senses Travel” oferece um serviço de seleção detalhada, focando em locais com culturas, conhecimentos e momentos, tudo isso longe dos habituais pontos turísticos. A promessa é de uma experiência verdadeiramente transformadora, fundamentada na essência e não apenas no discurso.

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Clima quente, cabeça fria é o conceito que marca estratégia de campanha de incentivo da Batux para Sprite

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Sprite é um refrigerante que surfa muito bem no território jovem. Esse match vem naturalmente para uma geração que está sempre se “mexendo”, com mais desgaste físico e mental e precisando de um cuidado especial com a hidratação. Nesse cenário, Sprite se coloca como opção para que esses consumidores se refresquem e hidratem. Com esse contexto, a marca criou o conceito “Clima Quente, Cabeça Fria” na nova campanha de incentivo a sua força de vendas. A estratégia e operacionalização dos fluxos e premiação são de responsabilidade da Batux, agência escolhida pela The Coca-Cola Company para idealização e condução das campanhas de incentivo de suas marcas.

A agência, também especializada em ações promocionais e inovação no live marketing, encontrou alguns desafios específicos nesse projeto. O principal deles foi criar a estratégia de campanha dentro do guarda-chuva de incentivo (mecânica + prêmios) de forma a tangibilizar o conceito macro da campanha. Nesse sentido, a Batux criou pílulas de comunicação que reforçam o conceito de Sprite e ganham relevância com a força de vendas, estimada em cerca de 21 mil profissionais.

“Procuramos entrar na onda do conceito macro da marca para estabelecer uma continuidade entre o que está no PDV e o que iremos reforçar na Plataforma Timaço (que envolve todas as marcas Coca-Cola). Dessa forma, chegou-se ao KV trabalhado em todas as frentes de venda”, conta Chris Bradley, CEO da Batux.

Segundo ela, as mecânicas desenvolvidas para a campanha de incentivo tiveram foco em cobertura e visibilidade, reforçando a presença Sprite durante o verão. A força de vendas trabalhada foi de diretores e gerentes (para esses, a Batux é responsável apenas pela comunicação e não da operação) a promotores e supervisores, para os quais a Batux trabalhou todo o fluxo da ação. “Exploramos os conceitos de criatividade e cobertura nos PDVs ativados com o desafio de criar pontos extras de Sprite, elevando a relevância do portfólio de produtos da marca.”

“Como a ação de venda é concentrada no público jovem, procuramos conversar com essa audiência e, para isso, foram escolhidas prioritariamente peças digitais, com envio via WhatsApp, tais como giftsstickers e card para o aplicativo de comunicação. Toda a comunicação trouxe linguagem associada ao verão, potencializando a positivação e conquista dos PDVs”, conclui Chris.

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