Empresa
Facebook X Austrália: entenda essa ‘novela’ de uma vez por todas

Pagar para circular notícias?
Na última quinta-feira (18), o Facebook tomou a drástica medida de bloquear o compartilhamento de notícias entre os usuários da rede social na Austrália. Isso aconteceu como uma resposta ao Código da Negociação para a Comunicação Social, uma proposta de lei anunciada pela Austrália.
No Código da Negociação para a Comunicação Social, o país alega que as Gigantes da Tecnologia (Google e Facebook) se aproveitam da distribuição de notícias pelos portais, uma vez que seus usuários consomem notícias, mas eles mesmos não produzem matérias. A ideia é taxar essas empresas pelo uso das notícias em suas plataformas.
Google fecha acordo com a Austrália
Enquanto o Facebook resiste e ataca a Austrália bloqueando os australianos de verem notícias na sua plataforma, a Google cedeu e fechou acordo com a Austrália, mesmo que em um primeiro momento a Google, maior conglomerado de mídia do mundo, tenha ameaçado sair do país.
A gigante da tecnologia assinou um acordo com a Seven West Media que fornecerá conteúdos para o agregador de notícias News Showcase. De acordo com a agência britânica, Reuters, a Google também tentou acordos com as agências australianas News Corp e Nine Entertainment, mas as negociações não seguiram adiante.
Governo Australiano congela publicidade no Facebook
Se a Google parece está se resolvendo com a Austrália, o Facebook, por sua vez, ganha mais dores de cabeça. Nesta segunda-feira (22), o ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, decidiu parar de anunciar publicidades sobre vacinação no Facebook.
O país aplicava cerca de US$20 milhões em campanhas publicitárias sobre vacinação. De acordo com o ministro, a campanha continuará a ser realizada e vai usar todo o fundo destinado, mas não acontecerá mais no Facebook.
Novo acordo – Facebook volta atrás e restaura as páginas de notícias
Depois de todos esses capítulos, essa grande novela parece está chegando ao fim. O governo australiano ofereceu emendas a proposta de lei, e depois de uma série de conversas entre Frydenberg e o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, no fim de semana, um acordo de concessão foi fechado.
Com as quatro emendas concedidas, acontece mudanças no mecanismo de arbitragem obrigatório usado quando os gigantes da tecnologia não conseguem chegar a um acordo com as editoras sobre o pagamento justo pela exibição de conteúdo de notícias. Com isso, o Facebook decidiu restaurar o acesso em sua plataforma às páginas de notícias australianas.
“Estamos satisfeitos que o governo australiano concordou com uma série de mudanças e garantias que atendem às nossas principais preocupações sobre permitir acordos comerciais que reconheçam o valor que nossa plataforma oferece aos editores em relação ao valor que recebemos deles”, disse o Facebook em um comunicado postado online.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Empresa
Nômade.nu desenvolve campanha para a Mood unindo IA, linguagem contemporânea e participação da influenciadora Mila

A inteligência artificial deixou de ser ferramenta restrita ao universo da tecnologia para se tornar recurso estratégico capaz de traduzir propósito, visão e valor em diferentes segmentos, inclusive no de serviços e no mercado imobiliário. É a partir dessa lógica que a Nômade.nu desenvolveu a nova campanha para a Mood, empresa do grupo MDNE, materializada em vídeos, posts e OOH. As peças contam com a participação da influenciadora Mila (@nocasomila), que possui mais de 720 mil seguidores nas suas redes sociais, reforçando a conexão da marca com um público atento a escolhas práticas, inteligentes e alinhadas a diferentes momentos de vida.
Com abordagem que combina criatividade, tecnologia e linguagem audiovisual atual, o projeto aposta no uso da IA como aliada narrativa, não como protagonista técnica. A proposta foi criar peças que dialogassem com o público de forma fluida, sensível e alinhada aos novos códigos de comunicação, ampliando a percepção de inovação da marca sem perder a sua consistência institucional.
A Nômade.nu conduziu o desenvolvimento criativo e estratégico da ação, explorando recursos de IA para acelerar processos, ampliar possibilidades visuais e construir uma narrativa alinhada ao momento do mercado. A tecnologia foi utilizada como meio para potencializar ideias, testar caminhos estéticos e viabilizar um roteiro que de outra forma necessitaria de orçamento e prazo bem diferentes do cenário existente.
“O uso da IA neste projeto não é sobre criar espetáculo tecnológico, mas sobre ampliar possibilidades criativas e dar mais fluidez à narrativa. Ela nos permitiu construir uma comunicação mais próxima do jeito como as pessoas vivem, sentem e consomem conteúdo hoje, trazendo leveza, atualidade e bom-humor para um segmento historicamente mais institucional”, afirma Maurício Nunes, CEO da agência.
Mais do que uma peça institucional, o vídeo funciona como um gesto de posicionamento. “Estamos sempre buscando evoluir a maneira como nos comunicamos, acompanhando as transformações do comportamento e da tecnologia, sem perder de vista aquilo que realmente importa para as pessoas. Essa campanha reflete exatamente esse movimento: usar a inovação de forma estratégica para contar histórias mais leves, mais atuais e, claro, mais humanas”, complementa Eduarda Dubeux, diretora comercial, marketing e CX da MDNE.
Empresa
Queijos Scala celebra o “Dia Mundial do Queijo”

Para celebrar o “Dia Mundial do Queijo”, em 20 de janeiro, a Scala dá início ao seu calendário de ações de 2026 com uma campanha integrada que envolve ativações nas redes sociais, no e-commerce da marca, nos pontos de venda e no relacionamento com clientes do Food Service. A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença da marca nos lares brasileiros e em diferentes ocasiões de consumo, reforçando uma das datas mais importantes do calendário.
Entre os dias 19 e 23 de janeiro, a Scala promove ação especial em seu e-commerce, com frete grátis e brinde nas compras acima de R$ 179,00. Nas redes sociais, a marca realiza collab com o influenciador Gui Marques, que irá preparar uma receita prática utilizando os queijos Scala, destacando a facilidade de uso e a versatilidade do portfólio.
No varejo, a campanha conta com degustações em lojas estratégicas e a continuidade da promoção “Na compra de 2 produtos Scala, leve uma tábua”, ampliando a visibilidade da marca no ponto de venda e incentivando a experimentação.
Como parte da estratégia de fortalecimento no Food Service, a Scala promove um evento exclusivo em seu escritório em São Paulo para clientes do segmento de Pizzarias & Cantinas, com preparo de pizzas pelo chef Clóvis Malagolini. A ação visa estreitar o relacionamento com parceiros estratégicos e reforçar a relevância da marca neste canal.
“O Dia Mundial do Queijo é uma oportunidade estratégica para reforçarmos a presença da Scala no dia a dia dos brasileiros e mostrarmos como nosso portfólio é versátil e pode estar presente em todas as ocasiões, do consumo em casa à experiência fora do lar. Iniciar 2026 com uma ação integrada como essa reforça nosso compromisso com a marca, com nossos clientes e com o consumidor final”, afirma Maria Cerchi, diretora administrativa da Queijos Scala.









You must be logged in to post a comment Login