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Expertise Group e Gilmar Caldeira se unem para revolucionar o mercado de incentivo

Vivemos um momento em que profissionais estão desmotivados e as companhias precisam retomar seus negócios e ampliar as vendas. O antídoto para resolver esse impasse são as campanhas de motivação e incentivo – que atrelam o desempenho à premiação. O mercado de Incentivo fatura mais de R$ 10 bilhões no Brasil e movimenta mais de U$134 bilhões nos Estados Unidos. No entanto, o foco nos prêmios em detrimento da motivação, do conhecimento do público e da comunicação com metas adequadas fizeram com que as campanhas de incentivo se tornassem commodities no Brasil. Com o objetivo de resgatar a importância das pessoas e revolucionar o mercado de incentivo com um modelo 100% digital, nasce a IGNIX – uma divisão autônoma do Expertise Group.
A IGNIX traz inovação na gestão das campanhas, nas métricas, na premiação, no formato de remuneração diferente do praticado hoje pelas agências e ainda conta com um banco de projetos prontos para serem implementados (campanhas O2O ).
O foco extremo em premiação, e a forma menos criativa das campanhas que hoje são lançadas não engajam. Além disso, as campanhas passaram a ser pautadas exclusivamente por métricas e metas, quando no incentivo o pilar principal tem que ser o indivíduo, que produz, reverte resultados, retém os clientes, enfrenta crises e as supera.
Para comandar esse desafio, o grupo se uniu ao precursor do incentivo e marketing de relacionamento no país, Gilmar Pinto Caldeira e que revolucionou o mercado quando lançou campanhas inovadoras com storytellings, o primeiro voucher de premiação e viagens inesquecíveis de Incentivo. Na visão de Gilmar, a forma menos elaborada e criativa das campanhas em conjunto com ações pautadas exclusivamente por métricas e metas são responsáveis pela falta de engajamento dos participantes desvalorização desse mercado.
“No incentivo o pilar principal tem que ser o indivíduo, que produz, atinge metas, reverte resultados, retém os clientes, enfrenta crises e as supera. E as pessoas são movidas por motivação e não por comunicados frios. Defendemos que as pessoas devem ser o eixo central das campanhas de incentivo, por isso o lema que traduz a essência da IGNIX é “People comes first”. Essa assinatura está em todas as etapas e ações desenvolvidas – desde a criação de campanhas e experiências para todas as gerações que atuam hoje no mercado de trabalho até a utilização dos recursos de inovação e tecnologia”, ressalta Gilmar, CEO da unidade.
Pesquisas indicam que campanhas de relacionamento e incentivo bem estruturadas aumentam o interesse no trabalho, atraem e retém pessoas mais qualificadas, e incrementam performance de 25% a 44%. Com o intuito de atingir uma comunicação eficiente com o público interno, a nova divisão do Expertise Group adota novas plataformas e canais de comunicação, bem como um planejamento e peças criativas que contemplem as particularidades e diferenças das diferentes gerações que atuam numa mesma companhia.
Para ampliar o engajamento dos profissionais às campanhas – que hoje é de no máximo 60% de adesão – a IGNIX ainda apresenta a P:8 – plataforma que possibilita a customização rápida das campanhas e a gestão de maneira muito mais eficiente, segmentada, bem como estratégias de Power BI, e “People Analytics”, e demais ferramentas que possibilitem a geração de mais resultados para as empresas – ampliando o percentual de metas atingidas.
A IGNIX traz um sistema de cobrança totalmente disruptivo, que descontrói a cobrança por fee, substituindo-a pelo sistema de assinatura com cash back, além de um verdadeiro banco de campanhas de sucesso: o sistema O2O. Campanhas que podem ser implementadas imediatamente, com temas, logotipos, combo de peças e de ativações, acopladas a um catálogo on-line Gift Premium Collection com milhões de opções de prêmios – além de um plano de comunicação on-line, off-line e interativo, reforçando o conceito de proximidade e mantendo os vínculos fortalecidos.
Outra inovação é uso de tecnologia digital para dar às empresas muito mais que resultado de campanha de incentivos: o conhecimento do seu público com inteligência e análises. E para premiar as equipes traz um catálogo on-line de premiação Gift Premium Collection totalmente renovada e na versão 4.o e roteiros de viagens de incentivo com experiências inéditas.
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Ação da OLX ganha vida com produção da Blood nas avenidas da capital paulista

A OLX, marketplace de classificados para autos, promove iniciativa em parceria com a Blood, agência referência em non-stop experience, para celebrar o Mês do Automóvel e reforçar a paixão nacional por carros. A ação levará a cor da marca para avenidas e estabelecimentos de São Paulo durante o mês de maio, com ativações programadas para os dias 24 e 31.
Reconhecido como o mês do automóvel no Brasil, maio foi escolhido pela OLX para se conectar com o público interessado em veículos, e levar para as ruas ativação que integra a campanha “Carrão é na OLX!”. A ação levará a marca para locais de concentração de lojas de veículos usados e seminovos, com o intuito de conectar os anunciantes profissionais às pessoas que buscam por um carro, reforçando o posicionamento da plataforma como facilitadora de conquistas.
A ativação inclui promotores nas ruas, QR codes ambulantes em torno das avenidas com acesso a ofertas de veículos das lojas locais anunciadas por meio da OLX, além de carrinhos de pipoca e algodão doce. Haverá também estações do Plink OLX, um jogo interativo com distribuição de brindes instantâneos para o público.
“A iniciativa leva às ruas de São Paulo a continuidade da campanha Carrão é na OLX!, totalmente focada no segmento automotivo e que reforça a grandiosidade do nosso inventário. Oferecemos variedade e praticidade aos compradores e soluções que alavanquem negócios para os anunciantes. Com o propósito de ser uma ação 360, a ativação leva audiência para o vendedor profissional e conveniência e segurança para o comprador”, Sanny Manhães, gerente de marca e comunicação do Grupo OLX.
Segundo o sócio e diretor criativo da Blood, Ale Tcholla, a ideia da ativação é transformar a experiência de busca por um carro em algo divertido e memorável, levando a marca OLX para o cotidiano das pessoas de forma inesperada. “Queremos que essa iniciativa seja um ponto de contato positivo, gerando interação e lembrança da plataforma no momento de decisão de compra ou upgrade do veículo”, conclui.
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APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais.
“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.
Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.
A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação.
A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.
“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.
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