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Universo Live

Edição Impressa: Caminhada repleta de amor e sinceridade

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Erico Theodorovitz,
diretor da Infoshade Brasil e Flux Brasil,
advogado, empresário, paraquedista e empreendedor

Então como descrever uma caminhada que, desde o início , o incógnito imperava, sem que isto causasse a menor preocupação, diante da certeza de que sempre, o melhor estava porvir?

Desde os 12 anos estou solto no mundo, meio largado, mas agarrado com todas as forças em algo que meu pai ensinou bem cedo: amor… amar… da forma dele, pitoresca, convertida em atos heróicos, sempre demonstrados e vividos pelos quatro ?lhos, sedentos de atenção e carinho, esperando sua vez para mamar da teta da atenção paterna.

O fato é que cedo, muito cedo, encontrei o mundo, belo, suave, bruto, seco, com suas cores próprias, e resistentes às minhas cores, que sempre ? z questão de pincelar, pois desde cedo uma certeza permeava minha mente: Erico, não se preocupe, apenas viva e faça seu melhor, sempre, de forma sincera e verdadeira contigo e com aqueles que te cercam, e são afetados pelos teus atos.

E neste pintar diário minha paleta de cores, a cada dia, foi aumentando. Cores que surgiram, que eu aprendi, que eu vi naqueles que amava. Cores do amor, da dor, do riso, das lagri-mas, do orgulho, da paixão. Todas lindas, pois, se bem usadas, todas tem seu valor para compor este quadro da vida que nunca seca, e nunca termina.

Comecei como militar da aeronáutica, fotografo aéreo, onde aprendi a vida da caserna, o respeitar às diferenças, pois na igualdade de uma marcha elas nos distinguem. Inconformado e desejando maiores desa?os pelo prazer de argumentar, vi-me na pro?ssão de advogado, contratado por um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil para dirigir um escritório na Bahia, meu Rei, e depois São Paulo.

E assim conheci esta cidade de veias abertas (parafraseando um escritor famoso), coração exposto, grande, acolhedor, tenro e teso, chamada São Paulo. Aqui, de advogado a empresário, e empreendedor, por não temer o desa? o, por não temer errar, por sempre estar aberto ao sorriso e lições que pessoas têm a dar, por querer sempre mudar.

Diretor de uma das maiores e melhores empresas de mate-riais e inovação para o Ponto de Venda conheci o lado empresa-rial, a visão do todo, a empresa voltada para o cliente. Viajei o mundo para viver culturas, sabores, cheiros, olhares e cores.

Após 2012, decidi que queria algo em que pudesse colocar minha digital, desde o objeto da empresa em si, como na forma de atender aos clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros. Dedicar-me a satisfazer, de forma completa, a necessidade do cliente, e assim ser uma ferramenta útil para que os mesmos pu-dessem atingir seus shoppers de forma única.

Surgiu assim a Infoshade, licenciada de uma patente americana presente em mais de 40 países, e hoje somos a empresa que fornece para todas América Latina esta tecnologia, que somada a desenvolvimentos em papel atendem as mais diversas e inusitadas necessidades de nossos clientes. Somos hoje a segunda maior operação do mundo desta empresa.

Logo após chegou a Flux, marca holandesa de móvel design, da mesma forma voltada para o mercado promocional e de live marketing, concebida para ativações de marcas e produtos. Hoje estamos desenvolvendo materiais com esta tecnologia no Brasil para atender demandas especí?cas de nossos clientes, incorporando inteligência e inovação na forma como campanhas e pro-dutos são levadas e apresentadas ao mercado.

Sempre em busca de novos desa?os, parcerias e projetos, posso a?rmar que ter pessoas maravilhosas ao seu redor faz a diferença. A?nal, que são números sem as pessoas?

As lições?
…o que merece ser feito merece ser bem feito, sempre… …divida para somar…
…cada erro é uma oportunidade de aprendizado…
…esteja cercado de pessoas melhores que você…
…deixe o medo te avisar, mas não te guiar…

VAMOS JUNTOS?

 

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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