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Criteo revela as principais tendências que devem impactar o varejo e o marketing digital em 2019
Regulamentação Geral de Proteção de Dados, novas políticas para os gigantes da tecnologia, crescimento dos anúncios em vídeo, ampla adoção de IA no marketing digital, mudanças na compra de mídia e avanço no uso de tecnologias de voz e visual devem marcar o ano
A Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO), plataforma de anúncios para a Internet aberta, levantou quais serão as sete principais tendências e expectativas para o mercado de marketing digital no ano que começa. As previsões fazem parte do estudo Commerce & Digital Marketing Outlook 2019 e apontam as mudanças tecnológicas para os varejistas e profissionais de marketing se prepararem diante das oportunidades e desafios que surgirão.
Entre alguns dos destaques a empresa orienta que as marcas busquem oportunidades para crescer fora dos “gigantes da tecnologia”, tendo um maior controle sobre os dados de seus clientes; entregar experiências de compra personalizadas e relevantes em todos os dispositivos e canais em que os clientes estão; e fornecer experiências para inspirar os compradores com a otimização da estratégia de dados.
“O marketing digital e o varejo continuaram com sua forte trajetória de crescimento em 2018, apesar de passar por um período de nova regulamentação de dados e preferências de consumo em constante evolução em diferentes canais de compras. Este ano, esperamos por grandes mudanças e o surgimento de tendências, incluindo importantes transformações tecnológicas e operacionais, que acreditamos trazer não apenas um grande impacto no cenário digital e comercial, mas também farão de 2019 um ano empolgante e cheio de oportunidades para marcas e varejistas”, afirma Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para a América Latina e o Brasil.
Para determinar as principais tendências e expectativas de marketing para o varejo em 2019, a Criteo analisou suas relações diretas com mais de 17 mil anunciantes, além de milhares de publishers em todo o mundo. Confira abaixo:
1 – O GDPR conduzirá a legislação de proteção de dados globalmente
O GDPR, ou Regulamentação Geral de Proteção de Dados (em português), ganhou um bom apoio global desde a sua introdução na Europa em maio de 2018. Muitos líderes da indústria, órgãos comerciais e legisladores são agora a favor de estabelecer leis de privacidade semelhantes nos EUA e em outras regiões, dando aos usuários mais controle sobre seus dados.
Dessa maneira, os profissionais de marketing precisam gerenciar os dados de seu público com mais cuidado e oferecer aos usuários mais opções sobre o que acontece com essas informações que obtêm.
O uso de práticas de gerenciamento de dados padrão irá reinstalar globalmente a confiança do consumidor e no marketing digital em 2019 – isso, por sua vez, beneficiará as empresas que oferecem maior transparência e escolha aos consumidores.
2 – Gigantes da tecnologia sob vigilância
Com uma série de incidentes de violações de dados, os gigantes da tecnologia passaram por uma análise mais profunda sobre como eles compartilham e protegem os dados dos usuários, suas pegadas corporativas e os impostos que estão pagando.
Em 2019, espera-se que o Facebook, o Google e a Amazon apresentem novas políticas sobre compartilhamento de dados e privacidade do usuário. Isso provavelmente levará essas empresas a estabelecerem controles ainda mais rígidos sobre os dados de usuários e as informações que eles compartilharão com os anunciantes. E eles terão de encontrar maneiras melhores e mais claras de obter o consentimento do usuário sobre como e para quais propósitos seus dados serão compartilhados ou usados.
3 – O gasto com anúncios em vídeo aumentará devido a mercados privados
E os aplicativos terão uma grande parcela dos orçamentos de publicidade em vídeo. Os marketplaces privados (PMPs ou Programmatic Direct, em inglês) ganharão uma parcela crescente dos gastos com anúncios desse formato, já que os profissionais de marketing miram no inventário premium e no melhor desempenho exibindo anúncios com filme em sites de alta qualidade. Nos smartphones, o conteúdo de vídeo é visto pelos usuários principalmente por meio de seus aplicativos populares. Por isso, os apps geram uma parcela cada vez maior de gastos com anúncios em vídeo.
Em 2019 os PMPs impulsionarão mais gastos com anúncios em vídeo por meio de canais de publicidade programáticos. O inventário de vídeo da TV conectada (CTV) e Over-the-Top (OTT) está vendo uma demanda crescente e a tendência provavelmente se tornará superaquecida em 2019.
4 – Marcas e varejistas se juntarão para capitalizar os dados omnichannel
Marcas e varejistas estão procurando oportunidades fora dos conhecidos gigantes. Muitos começarão a fazê-lo desenvolvendo seus recursos omnichannel por meio da colaboração e do compartilhamento de dados. Os varejistas podem, por exemplo, compartilhar dados de POS e inventário em tempo real com marcas e ambos podem acessar as análises e insights para planejar promoções e eficiência operacional.
Para as marcas, os insights do consumidor são fundamentais para tomar as decisões corretas de investimento quando se trata de produtos. Os gigantes da tecnologia oferecem muito pouco para as marcas a esse respeito – e a colaboração com outros varejistas pode ajudá-los a acessar informações do consumidor em grande escala.
5 – Adoção ampla da IA no marketing digital
A inteligência artificial gerará mais gastos com anúncios por meio de canais on-line. Em 2018, várias empresas de marketing digital anunciaram seus investimentos utilizando-se dessa tecnologia para desenvolver soluções que oferecem personalização avançada e melhor engajamento do usuário utilizando o machine learning.
A IA permitirá que os profissionais de marketing compreendam melhor seu público e forneçam mensagens altamente relevantes e personalizadas. Veremos empresas com grandes conjuntos de dados e fortes capacidades de publicidade computacional começando a liderar o desenvolvimento e a oferta de soluções e sistemas de publicidade digital baseados nessa tecnologia para reduzir a fraude publicitária.
6 – As operações de anúncios digitais passarão mais das agências para a própria empresa
Soluções baseadas em nuvem e inteligência artificial permitirão que as marcas mudem cada vez mais suas operações de compra de mídia digital das agências para a própria empresa. O foco atual e os desenvolvimentos contínuos em torno da regulamentação dos dados do consumidor acelerarão essa tendência, pois as marcas e os varejistas desejarão ter maior propriedade e controle de seus dados de usuário. Além disso, trazer operações de anúncios internamente pode levar a uma economia significativa de custos e a um tempo de resposta mais rápido.
O controle sobre os dados do usuário será uma grande prioridade. Em um esforço para ter um controle maior sobre os dados do usuário e o posicionamento dos anúncios, mais empresas continuarão a movimentar suas operações de anúncios, incluindo compras pagas em redes sociais, exibição e programáticas em 2019.
7 – Uso crescente de tecnologias de voz e visual no marketing digital
Combine relevância com conveniência. O uso de tecnologia visual e de voz (agrupada em sensoriais) no marketing digital se tornará mais aparente em 2019. Poucos texto e imagem podem prejudicar quando os consumidores pesquisam produtos. Com a pesquisa por voz, o envolvimento se torna mais conveniente e mais significativo para os profissionais de marketing e os consumidores em cada etapa da jornada de compra.
De acordo com a consultoria Gartner, as marcas que irão redesenhar seus sites para apoiar a busca visual e por voz e fornecer experiências mais interativas e envolventes terão um aumento de até 30% nas receitas do comércio digital até 2021. Marcas e varejistas que lideram a otimização de seus sites para pesquisa com essas tecnologias conquistam compradores que procuram informações instantâneas em qualquer lugar. Eles poderão ter interações mais atraentes e eficazes com os consumidores.
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Conheça a lista de shortlist da 24ª edição do Ampro Awards
A Ampro, Associação de Marketing Promocional, acaba de divulgar a shortlist do Ampro Awards 2024, uma das mais tradicionais premiações de Live Marketing do Brasil.
Foram selecionadas 96 campanhas de 30 agências nas 20 categorias da premiação. Os vencedores serão revelados em uma cerimônia híbrida no dia 26 de novembro, a partir das 20h, no Hotel Rosewood, em São Paulo.
Os indicados, que representam 18% do total de cases inscritos, foram avaliados por um corpo de jurados composto por 186 especialistas do mercado da comunicação e marketing. A seleção reflete os princípios da Ampro de garantir ampla representatividade em critérios como gênero, idade, raça e distribuição geográfica.
Na disputa, os indicados concorrem aos troféus de ouro, prata e bronze em suas respectivas verticais, além dos prêmios especiais: Grand Prix de Criatividade, Grand Prix ESG, Agência do Ano além das novidades de 1 Grand Prix por vertical (business, content, consumer e trade).
“A pluralidade de agências, o empenho do corpo de jurados e o trabalho dedicado das presidentes de júri e da líder da diretoria setorial de ESG foram essenciais para que os resultados desta edição fossem alcançados. Agradecemos e parabenizamos todas as agências inscritas e finalistas. Os números desta edição demonstram a relevância e a crescente maturidade do Live Marketing no Brasil. O Ampro Awards tem se consolidado como uma plataforma fundamental para dar visibilidade a agências e profissionais, incentivando não só o reconhecimento, mas também o desenvolvimento de novas parcerias e negócios estratégicos no mercado”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da Ampro.
Confira a shortlist:
Vertical: Business
TRANSFORMAÇÃO CRIATIVA DE NEGÓCIOS
Case
Cliente
Agência
#TikTokMeFezEmpreender
TikTok
Casa 96
Ateliê de Biojoias: Um Gás no Empoderamento Feminino em Parintins
Coca-Cola
Nossa Praia
Aussie Grill – Doideira de Sabor
Aussie Grill
BFERRAZ
Circuito Sertanejo
Circuito Sertanejo
Cooler DVT
PONTO BB
Banco do Brasil
Terruá
MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Autorretrato
Amstel
Atenas Comunicação
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
SIM, I AM
Amstel
VOE Publicidade e Eventos
MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO OU SERVIÇO
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Circuito Sertanejo
Circuito Sertanejo
Cooler DVT
Flip your Way
Samsung
Cheil Brasil
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
Netflix – One Piece
Netflix
TM1
MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
DESAFIO 99 MOTO
99
Voe Publicidade e Eventos
Hotel Bubbaloo – Tudo pode ser mais Bubba
Mondelez
SHERPA42
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
Petlove Não Vende
Petlove
PROS
MELHOR CAMPANHA PARA ONGs E ENTIDADES PÚBLICAS
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Expo Consciência Negra 2023
Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de SP
GAEL
FLIM (Festa Literária Internacional de Maricá 2023)
Prefeitura de Maricá
Santafé Ideias
Jogando Junto pela Reconstrução do RS
Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional
End to End
Unibrad – Inspirações Inesperadas
Bradesco
AKM
Vertical: Consumer
MELHOR IDEIA OU CONCEITO
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
Hotel Bubbaloo – Tudo pode ser mais Bubba
Mondelez
Sherpa42
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
Leilão aBISurdo
BIS
PROS
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA – EVENTOS OU ATIVAÇÕES
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Circuito Sertanejo
Circuito Sertanejo
Cooler DVT
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
SIM, I AM
Amstel
Voe Publicidade e Eventos
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
Ondas passam, legados ficam.
World Surf League
Effect Sport
Tudum Netflix
Netflix
TM1
MELHOR PROMOÇÃO COMERCIAL
Case
Cliente
Agência
#TikTokMeFezEmpreender
TikTok
Casa 96
Promoção OREO Viagem no Modo Wandinha
Mondelez
MKT House
Promoção Toma Esse Mion no Bolso Pepsi
Pepsi Black
BFERRAZ
Promoção Zérois do Role
Ambev
BFERRAZ
SaBIS tudo de MorumBIS
MorumBIS
End to End
MELHOR CAMPANHA COMERCIAL
Case
Cliente
Agência
Feat. Sertanejo
Brahma
Cooler DVT
IPA DAY 23
Lagunitas
Voe Publicidade e Eventos
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
MELHOR AÇÃO DE BAIXO CUSTO (inferior a 100K)
Case
Cliente
Agência
Camisa Zero
Grêmio Foot-ball Porto Alegrense
End to End
Goodyear no Encontro Estratégico Magalu
Debora da Cruz / Goodyear
TSBetc
Leilão aBISurdo
BIS
PROS
Livelo na 23ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBTQIAPN+
Livelo
Eagle
Warner Bros. Discovery em BSB convenção NEO
Warner Bros. Discovery
Eagle
Vertical: Content
MELHOR AÇÃO DE ENTRETENIMENTO
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
DESAFIO 99 MOTO
99
Voe Publicidade e Eventos
Feat. Sertanejo
Brahma
Cooler DVT
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
Hotel Bubbaloo – Tudo pode ser mais Bubba
Mondelez
Sherpa42
MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL, INFLUENCER E/OU PR
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
DESAFIO 99 MOTO
99
Voe Publicidade e Eventos
Leilão aBISurdo
BIS
PROS
SIM, I AM
Amstel
Voe Publicidade e Eventos
MELHOR ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
Brahma FM
Brahma
Cooler DVT
Carreta Mamografia
BB Seguros
Eagle
SADIA LOLLA 24
BRF SA
Hub Brasil
SIM, I AM
Amstel
Voe Publicidade e Eventos
Vertical: Trade
MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO
Case
Cliente
Agência
Em Movimento
Itaú
TODOS
Para todos, inclusive você
Coca-Cola FEMSA
Incentivar
RUMO AO EXTRAORDINÁRIO
KENVUE
MC2
TikTok Arena
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Com ação em túnel do metrô e relógio de rua, Comfort destaca o primeiro perfume de roupas em cristais no Brasil
Comfort, marca de amaciantes, destaca Comfort Boom, primeiro perfume para roupas em cristais no Brasil, em ação especial e criativa de mídia Out of Home (OOH). Desenvolvida pela Bizsys, produtora de tecnologia e cenografia com foco no mercado publicitário, em parceria com a JCDecaux, a iniciativa reforça a estratégia de lançamento do produto junto ao público, contemplando uma explosão de flores ao redor de uma embalagem 3D gigante do produto em São Paulo, e a ambientação e aromatização do túnel de acesso da Estação Paulista do metrô, da Linha 4-Amarela.
Comfort Boom chega para conferir 20x mais perfume para os tecidos por até 12 semanas, proporcionando uma nova e única experiência olfativa. A iniciativa em mídia OOH está alinhada com a campanha criada pela agência Dark Kitchen Creatives, com estratégia de mídia da Initiative.
O relógio da JCDecaux, transformado pela Bizsys em uma embalagem gigante em 3D de Comfort Boom, rodeado por flores e cristais, tem como objetivo transmitir o aspecto sensorial do produto, mostrando a explosão de perfumes e, também, seu formato.
Já a adesivação e aromatização do túnel de acesso a Estação Paulista do metrô proporciona que as pessoas participem de uma experiência de marca ao sentirem na prática a explosão de perfume do Comfort Boom.
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