Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Corona leva ações sobre sustentabilidade para etapa brasileira da WSL

Publicado

em

O último fim de semana marcou a etapa brasileira da World Surf League (WSL), em Saquarema, no Rio de Janeiro. E, a cerveja Corona, patrocinadora oficial do campeonato, levou para Layback Pro House experiências de bem-estar e conexão com a natureza. Entre os dias 23 e 25, o espaço recebeu atletas de várias gerações, formadores de opinião e instituições que trocaram ideias com o público sobre cultura surfe e sustentabilidade.

A abertura do evento reuniu representantes das ONGs Ecosurf e Esmeralda para debaterem a economia circular como estratégia de prevenção e combate do lixo no oceano. Após o bate-papo, o público acompanhou o plantio de mudas de espécies nativas na Restinga de Itaúna e fechou o dia com boa música, ao pôr-do-sol, no Corona Sunset.

No sábado, a casa recebeu a visita do campeão de ondas gigantes, Carlos Burle, e foi dia de colaborar com a limpeza da Praia de Itaúna – palco da etapa brasileira do campeonato – coletando microlixo e apoiando na conscientização do público presente. Participaram da iniciativa os embaixadores da marca, os surfistas Chloé Calmon e Pedro Scooby, além de nomes do esporte, como Érica Prado, Wiggolly Dantas e Paola Santerini; as atrizes Danni Suzuki e Isabella Santoni; a apresentadora Claudinha Gonçalves; a cantora Mar. iana e os influenciadores Mari Lobo, Rachel Apollonio e Raul Aragão.

Já o domingo foi marcado pelas presenças dos surfistas Boquinha Daniel, Gabriel Pastori, Ian Consenza, Michelle Des Bouillons, Pedro Calado e Yanca Costa, que participaram de uma competição descontraída sobre sustentabilidade. O dia contou ainda com uma sessão do Cine Corona, com a projeção do Corona Lay Days da surfista Tatiana Weston-Webb, que esteve presente acompanhando a transmissão, e foi encerrado em clima de celebração do pôr do sol, com mais uma edição especial do Corona Sunset.

“Corona é uma cerveja que nasceu na praia e tem uma conexão profunda com a natureza. E a cultura surfe combina muito com a relação de respeito e harmonia com o meio ambiente que defendemos e apoiamos. Nossa proposta aqui é conectar nosso consumidor a momentos de relaxamento e a questões de sustentabilidade”, comenta o head de marketing de Corona, Rodolfo Carvalho.

Continue lendo

Empresa

Minuano investe em mídia exterior em São Paulo, Goiás e Distrito Federal para celebrar 40 anos de marca

Publicado

em

Para marcar as celebrações de quatro décadas de atuação no mercado, a Minuano expandiu sua estratégia de comunicação com uma nova frente de mídia out-of-home (OOH). A cobertura abrange os estados de São Paulo, Goiás e o Distrito Federal, visando reforçar o conhecimento de marca e incentivar a conversão de vendas em regiões próximas a estabelecimentos varejistas e atacadistas parceiros.

A veiculação é operada em parceria com a Eletromidia e reúne diferentes formatos de exibição, incluindo mobiliário urbano, telas em elevadores de edifícios residenciais e corporativos, além de circuitos no transporte metroviário. As peças trazem a identidade visual comemorativa de aniversário com a participação da jornalista e apresentadora Fernanda Gentil, embaixadora da marca.

A estratégia busca intensificar a presença nos mercados de maior volume comercial, conectando a mensagem de comunicação ao momento que antecede a decisão de compra nos supermercados e atacarejos. “Celebrar 40 anos é também olhar para o futuro e encontrar novas formas de estar presente na vida dos consumidores. A campanha amplia a presença de Minuano em mercados estratégicos e leva para as ruas a nossa comunicação de aniversário, com a Fernanda Gentil como parte importante dessa construção. Ao combinar a força da marca, a proximidade com o consumidor e uma presença relevante nos territórios onde temos grande amplitude comercial, somada a ações diferenciadas de execução, estimulamos a conexão de Minuano com variadas gerações e seguimos construindo os próximos capítulos dessa história”, afirma Nicole Mandil, diretora de marketing da Flora, indústria detentora da marca.

Continue lendo

Empresa

Milano Beauty Week evidencia papel da inteligência artificial nas operações e resgata valor do presencial no mercado de beleza

Publicado

em

A realização da Milano Beauty Week, entre 16 e 20 de setembro em Milão, ofereceu um panorama das novas diretrizes estratégicas que orientam o setor internacional de beleza. Projetado como um festival cultural e sensorial urbano, o evento serviu de plataforma para analisar a aplicação da tecnologia nas operações industriais, a arquitetura de espaços físicos e as transformações na dinâmica de consumo presencial.

Os debates foram acompanhados por executivos da agência Brand&Stories, especializada em estratégia, neurociência e experiências de marca. Na avaliação da sócia cofundadora e head de estratégia e gestão corporativa, Luciana Andrade, e do sócio e cientista de comportamento humano, Natanael Sena, os movimentos observados na Itália revelam uma separação clara entre a eficiência operacional no ambiente digital e a construção de relacionamento no universo presencial.

O uso de inteligência artificial consolida-se com relevância na análise de dados, na personalização de ofertas, no gerenciamento de estoque e na automação de conteúdo. Em contrapartida, no ponto de contato direto com o público, as marcas priorizam o atendimento consultivo, espaços de convivência e dinâmicas que exigem presença física. “O que vi em Milão é uma escolha consciente sobre onde colocar a tecnologia. Ela entra para resolver escala, repetição e análise, e sai de cena quando o objetivo é criar vínculo. Isso muda a lógica do investimento: não é sobre estar em todos os canais, é sobre decidir quais momentos merecem o custo de uma experiência presencial bem feita”, afirma Luciana Andrade.

A integração entre marcas concorrentes em praça pública foi apontada como um dos diferenciais do modelo europeu em relação às feiras corporativas tradicionais promovidas no Brasil. “Hoje no Brasil, as marcas trabalham seus objetivos de divulgação de forma separada. Cada uma em um evento, ativação ou espaço. Aqui as marcas se unem em um evento a céu aberto o que possibilita proporcionar ao consumidor final uma experiência única sem burocracias, credenciais e ingressos como normalmente acontece nas grandes feiras realizadas no Brasil”, explica Natanael Sena.

A exibição de processos produtivos em formatos didáticos também integrou a programação. “Além disso, as marcas conseguem mostrar ao consumidor final suas novas tecnologias na linha de produção com experiências lúdicas que traduzem todo o processo de forma didática ao consumidor. Não se trata apenas de visitar um stand e sair com uma amostra grátis. Esse processo promove inclusão, conhecimento e envolvimento profundo do público. Quando as empresas se reúnem em prol de um evento de um determinado segmento, ele ganha mais força e movimenta ainda mais a economia do setor e da cidade que ganha o palco do evento”, completa a empresária.

A análise aponta ainda para a importância de curadoria e medição de retorno financeiro. Para os especialistas, concentrar investimentos em ativações focadas gera maior retenção de memória do que pulverizar orçamentos em múltiplos pontos de contato. “Fazer menos e melhor é uma decisão estratégica, não uma limitação. Quando você concentra o investimento em um momento que realmente importa para o público, consegue medir, ajustar e repetir. Quando espalha, você entrega presença e não entrega memória”, declara Luciana Andrade.

Em relação à tropicalização dessas tendências ao ecossistema brasileiro de live marketing, a adequação exige atenção aos custos logísticos, à extensão geográfica e ao perfil cultural do consumidor local. “Copiar formato é o caminho mais rápido para gastar dinheiro sem resultado. O que se transfere é o raciocínio por trás da decisão, não o cenário. A pergunta não é como fazer aquilo aqui, mas qual problema aquilo resolveu lá e qual é o nosso problema equivalente”, conclui Natanael Sena.

Continue lendo