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Campanha da Ambev prioriza facilidade no cadastro e participação do consumidor

Segundo ano sem Carnaval e não é só a alegria dos foliões que sofreu com o cancelamento da maior festa popular brasileira. Toda a cadeia de produtos e serviços em torno do evento foi impactada. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que, neste ano, cerca de R$ 3 bilhões deixarão de ser arrecadados. Em sua segunda edição, a campanha Parceiros de Outros Carnavais da Ambev, operacionalizada pela Estalo, agência de marketing 360º, tem como meta gerar renda extra para 20 mil ambulantes e três mil catadores de latinhas, com doações estimadas em mais de R$ 5 milhões.
“Toda a operação foi desenvolvida com dois objetivos principais: de um lado, garantir a facilidade de acesso ao cadastro, com passo a passo simples e intuitivo no site, e de outro, que o consumidor pudesse colaborar com essa iniciativa, utilizando um aplicativo conhecido e seguro para fazer suas compras”, conta Maíra Holtz, diretora da Estalo, agência de marketing 360º que implementou a campanha.
“Como empresa que nasceu em Salvador e especializada em Carnaval há 15 anos, sabemos como a pandemia afetou a parcela da população que depende desses rendimentos. É muito bacana trabalhar com a Ambev, nosso cliente de longa data, nessa ação social para apoiar seus parceiros”, ressalta Maíra.
A dinâmica adotada é simples, mas faz a diferença. Para participar da campanha, os interessados se cadastraram pelo site, comprovando a atuação como ambulante nos anos anteriores ou a participação na Associação Nacional de Catadores (ANCAT). Ao finalizar o registro, a Ambev já disponibiliza uma ajuda de custo de R$ 150,00.
Em complemento, a cada compra de produtos Ambev que os consumidores efetuaram no aplicativo Zé Delivery durante o Carnaval, a empresa fez uma doação de 5 reais para um fundo de apoio, cuja arrecadação total também será distribuída entre os cadastrados.
Nesta edição, quem se cadastrou ainda teve a opção de concorrer a vagas para cursos profissionalizantes gratuitos.
Em sua maioria, a campanha envolve ambulantes e catadores de latinhas das cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Olinda (PE), Florianópolis (SC) e Brasília (DF). Em 2021 cerca de 12 mil ambulantes foram beneficiados.
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Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.
Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.
“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.
“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.
Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.








