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Bradesco aborda assédio contra mulheres em campanha

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Em 2020, a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma realidade que as mulheres enfrentam. Em campanha que estreou ontem (05/04), no intervalo do Jornal Nacional, o Bradesco mostra agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas. As interações são representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostra a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. 

Anteriormente, quando a inteligência artificial do banco recebia algum xingamento, a resposta era passiva: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. A partir de agora, o posicionamento torna-se mais direto, forte, sem subserviência ou passividade. “Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém” e “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento” são algumas das novas devolutivas da inteligência artificial do banco. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO. 

Apesar das interações acontecerem de forma online com a BIA, a campanha traz mulheres de verdade no filme, representando todas aquelas que sofrem assédio no dia a dia. No começo, elas estão tristes e indignadas com as ofensas. Depois, conforme as novas respostas aparecem, as mulheres sentem-se respeitadas e fortalecidas. 

A campanha ilustra o trabalho de meses, envolvendo os times de RH, Marketing e Tecnologia do Bradesco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com ações e posicionamentos que provocam  reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTI+. 

“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.  

A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema.  

Ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio. 

No dia 8, no YouTube do Bradesco, haverá uma live com Rita Batista como host e convidadas como a atriz Glamour Garcia e a psicanalista Vera Laconelli, debatendo seus pontos de vista e dando dicas de comportamento contra o assédio. 

Além disso, influenciadoras foram convidadas para gravar uma temporada de podcasts, que terá Mariana Torquato como host. O objetivo é promover conversas a respeito do tema e mostrar como as IAs estão mudando para combater essa violência, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo. Os podcasts vão ao ar a partir de 26 de abril no Spotify.  

De acordo com a diretor de Recursos Humanos do Bradesco, Juliano Marcílio, a campanha com a BIA faz parte de uma iniciativa muito maior do banco, que já acontece há alguns anos, no combate à violência contra a mulher. “São diversas ações, como a adesão aos Princípios de Empoderamento Feminino, ao movimento He for She da ONU Mulheres, à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, à Unstereotype Alliance, a assinatura da Convenção Coletiva Aditiva sobre Violência Doméstica e Familiar com a Mulher e a parceria com o Instituto Maria da Penha. Ampliamos a cada dia nossas ações educacionais com atitudes e o compromisso genuíno para a construção de uma sociedade madura e respeitosa”, comenta.  

Dentro de casa, as iniciativas ganharam até um lema: “Violência contra a Mulher. É da nossa conta” e marcam o compromisso do Bradesco em desenvolver e implementar políticas e procedimentos e garantir um ambiente de trabalho seguro. São promovidos diversos eventos internos e externos, debates com profissionais qualificados no tema e participação dos departamentos de RH e Marketing. As campanhas de comunicação e conscientização também fazem parte do projeto.  

Acessibilidade 

A campanha de BIA também é acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Em linha com o propósito do Bradesco de promover a inclusão, desde junho do ano passado todos os filmes publicitários têm versões com tradução em libras e legenda, além de audiodescrição, em uma playlist exclusiva no canal do Bradesco no YouTube. Dessa forma, o banco democratiza o acesso desse público ao conteúdo da marca.   

Parceria com UNESCO 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou em 2019 o estudo ‘I’d Blush If I Could’ (‘Eu ficaria corada, se pudesse) mostrando evidências do assédio sexual sofrido pelas assistentes virtuais, que reflete a violência e o assédio virtual ou real sofridos por mulheres em todo o mundo. Foi baseado neste estudo que a UNESCO no Brasil iniciou a campanha ‘Hey Update My Voice’ (‘Ei, Atualize minha Voz’) e sugeriu às empresas um conjunto de recomendações para atualizarem as respostas de suas assistentes, com o objetivo de combater situações de violência e preconceito e ajudar a educar, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, com mais respeito e melhoria das condições de vida e trabalho das mulheres. 

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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Aviator e o novo território do marketing digital: como estratégias de engajamento moldam o futuro das apostas online

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Nos últimos anos, o setor de apostas online tornou-se um dos ambientes digitais mais dinâmicos e competitivos, impulsionado por transformações tecnológicas, novos hábitos de consumo e o crescimento contínuo da economia digital em diversos mercados emergentes. Entre os formatos que mais chamam a atenção nesse cenário, os crash games se consolidaram como uma tendência global – e dentro deles, o Aviator destaca-se como um fenômeno cultural, social e mercadológico.

Logo no início dessa discussão, é impossível ignorar a crescente procura por aviator apostas online, acessível em plataformas internacionais. O jogo, que combina decisões em tempo real, simplicidade de interface e um forte apelo visual, tornou-se um case interessante para profissionais de marketing, justamente por sua capacidade de construir comunidades, gerar engajamento e criar experiências digitais altamente compartilháveis.

Para um público especializado em marketing, comunicação e inovação, compreender o impacto cultural e estratégico do Aviator é essencial para entender o comportamento do consumidor contemporâneo, especialmente em setores altamente competitivos como o de jogos online, casino digital e entretenimento interativo.

O fenômeno Aviator: por que esse formato conquistou o público?

O Aviator surgiu como uma proposta simples: um gráfico que sobe continuamente enquanto o jogador decide o melhor momento para “sacar”. Se esperar demais, corre o risco de perder. Se sair cedo, perde a chance de multiplicadores maiores. Essa dinâmica cria um cenário de engajamento constante, típico de modelos gamificados de alta intensidade.

O que chama a atenção dos analistas de marketing é como essa estrutura favorece:

1. Microdecisões rápidas

O jogador interage constantemente, o que aumenta o tempo de permanência e a sensação de “protagonismo digital” – elementos valiosos em qualquer produto online.

2. Acessibilidade visual

A interface minimalista é um exemplo de UX eficaz: poucos elementos, leitura clara e ação objetiva. Isso facilita retenção e reduz barreiras para novos usuários.

3. Viralização orgânica

A estrutura de risco e recompensa gera momentos dramáticos que são altamente compartilháveis, especialmente em redes sociais e streams de entretenimento.

4. Construção de comunidade

A chat box ao vivo e a visualização das apostas de outros usuários criam um ambiente social, algo especialmente valorizado em plataformas digitais atuais.

Para o marketing, esses fatores mostram como uma jornada simples pode gerar profundidade emocional e altos níveis de engajamento, algo que marcas de todos os segmentos buscam replicar.

O impacto no marketing digital: o que o Aviator ensina?

O crescimento dos crash games como o Aviator não acontece por acaso. Ele é sintomático de uma mudança mais ampla nas preferências do consumidor digital, especialmente entre adultos jovens que valorizam experiências rápidas, interativas e flexíveis.

A partir desse contexto, alguns aprendizados tornam-se especialmente relevantes.

1. Experiências interativas superam conteúdos passivos

A lógica do Aviator mostra que o usuário quer participar, decidir, sentir que a ação depende dele. Isso abre portas para:

  • marketing interativo,
  • campanhas baseadas em decisões,
  • ativações gamificadas,
  • experiências imersivas.

Cada vez mais, o consumidor espera esse tipo de envolvimento.

2. A simplicidade continua sendo poderosa

Mesmo com tecnologias avançadas, o público responde bem a formatos simples, intuitivos e imediatos. Um excesso de informação ou complexidade pode afastar o usuário, o que é algo importante para campanhas digitais, anúncios e plataformas de serviços.

3. O fator social é essencial

A interação ao vivo, mesmo em contextos virtuais, desperta senso de comunidade e pertencimento. Para o marketing, isso reforça o papel das experiências compartilhadas, lives, transmissões colaborativas e campanhas coletivas.

4. Mobile-first não é tendência – é realidade consolidada

A maioria dos usuários acessa plataformas de apostas online via smartphone. Isso reflete um comportamento que abrange todo o ecossistema digital: quem não projeta para mobile perde relevância.

Marketing para plataformas de apostas: profissionalização e responsabilidade

O setor de apostas online, especialmente em mercados africanos como Moçambique, vem passando por um processo acelerado de profissionalização em termos de comunicação, experiência de usuário e posicionamento digital.

Isso significa que marcas e plataformas precisam adotar:

  • linguagem clara, responsável e informativa;
  • estratégias digitais que priorizem transparência;
  • segmentação bem construída;
  • ações de marketing que eduquem o usuário sobre funcionamento das plataformas.

Enquanto o Aviator cresce como produto, ele também abre discussões sobre como marcas desse setor podem comunicar valor sem recorrer a promessas ou tom excessivamente promocional. É justamente nesse equilíbrio, entre entretenimento, informação e clareza, que o marketing digital pode atuar de forma mais eficaz.

Aviator e o marketing de influência: um casamento inevitável

Influenciadores de nichos como entretenimento, esportes e lifestyle digital começaram a incorporar o Aviator em seus conteúdos, não apenas pelo jogo em si, mas pelo dinamismo visual, que rende bons vídeos, lives e interações.

O formato é ideal para:

  • demonstrações,
  • reacts,
  • desafios,
  • transmissões em tempo real,
  • conteúdo educativo sobre apostas online.

Essa combinação cria um terreno fértil para campanhas estruturadas, onde a narrativa é orgânica e o engajamento, alto.

Para o marketing, isso reforça o papel dos microinfluenciadores, que muitas vezes têm mais credibilidade e conexão com comunidades específicas.

O futuro: o que esperar da evolução desse tipo de jogo?

Crash games tendem a se expandir muito além do Aviator, incorporando elementos de:

  • realidade aumentada,
  • gráficos evoluídos,
  • interações sociais avançadas,
  • modos colaborativos,
  • novos sistemas de recompensas.

Quanto mais essas plataformas evoluem, mais oportunidades surgem para profissionais de marketing desenvolverem estratégias de engajamento inovadoras, orientadas por dados e sensíveis aos novos comportamentos digitais.

O Aviator como reflexo de um novo consumidor digital

O crescimento do Aviator e das apostas online é, acima de tudo, um reflexo de transformações profundas no comportamento do consumidor: preferência por experiências rápidas, envolventes, móveis e sociais.

No Brasil, o avanço da regulamentação das apostas online tem buscado estabelecer regras claras para operadores e consumidores, promovendo maior transparência e segurança no mercado.

Para profissionais de marketing, o jogo representa um laboratório vivo de tendências:

  • interatividade,
  • simplicidade,
  • viralização,
  • comunidade,
  • mobile-first.

Estudar esse fenômeno permite compreender melhor não apenas o setor de apostas, mas todo o ecossistema digital contemporâneo – onde atenção é um ativo disputado e engajamento, a métrica que define resultados.

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Ogilvy cria plataforma de comunicação para divulgação da parceria entre Nestlé e Netflix

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A Ogilvy assina uma plataforma de comunicação única e integrada para a Nestlé promover a temporada final de Stranger Things, da Netflix. Intitulada “O melhor dos dois mundos”, a iniciativa vai além do tradicional filme publicitário e traz formatos diferenciados que dialogam diretamente com os fãs da série em diversos canais.

A estratégia criativa explora a dualidade presente tanto nos produtos da linha Chocobakery, que combinam chocolate e biscoito quanto na narrativa da série – uma das mais populares de Netflix. O conceito central, desenvolvido pela agência, é: “Chocolate ou biscoito? É o melhor dos dois mundos”. O posicionamento estratégico destaca o portfólio composto por Choco Trio, Choco Cookie, Choco Biscuit e a novidade Choco Pretzel.

A plataforma se materializa em um conjunto de filmes com três durações, com produção da Pródigo Filmes, que poderão ser conferidas no Netflix Ads, além das versões de 15 segundos especialmente desenvolvidas para as redes sociais. Com estética cinematográfica e referências visuais que homenageiam o universo da série, o filme principal se passa em um cenário cotidiano de Stranger Things e traz os produtos de Nestlé como a solução para o embate das dualidades: “Não é chocolate. Não é biscoito. É o melhor dos dois mundos”.

“No momento em que Stranger Things entra em sua última temporada, criamos uma série de narrativas, tudo pensado para agradar aos fãs, a partir de conversas que poderiam ter saído dos encontros entre os protagonistas”, explica Valéria Desideri, head de conteúdo e influência da Ogilvy. “Cada uma das iniciativas parte de códigos do fandom e ganha vida em sketches rápidos feitos para as redes”, complementa.

Ainda com foco em engajamento dos fãs da séria, a campanha também inclui uma série de conteúdo out of home que ocupa os principais endereços da cidade, como Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Brigadeiro Luis Antônio, Praça da Luz, Praça Charles Miller, entre outros 200 locais. Os totens em pontos de ônibus iniciaram recentemente a exibição de imagens que remetem à dualidade entre o mundo real e o invertido.

 

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