Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Bradesco aborda assédio contra mulheres em campanha

Publicado

em

Em 2020, a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma realidade que as mulheres enfrentam. Em campanha que estreou ontem (05/04), no intervalo do Jornal Nacional, o Bradesco mostra agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas. As interações são representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostra a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. 

Anteriormente, quando a inteligência artificial do banco recebia algum xingamento, a resposta era passiva: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. A partir de agora, o posicionamento torna-se mais direto, forte, sem subserviência ou passividade. “Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém” e “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento” são algumas das novas devolutivas da inteligência artificial do banco. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO. 

Apesar das interações acontecerem de forma online com a BIA, a campanha traz mulheres de verdade no filme, representando todas aquelas que sofrem assédio no dia a dia. No começo, elas estão tristes e indignadas com as ofensas. Depois, conforme as novas respostas aparecem, as mulheres sentem-se respeitadas e fortalecidas. 

A campanha ilustra o trabalho de meses, envolvendo os times de RH, Marketing e Tecnologia do Bradesco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com ações e posicionamentos que provocam  reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTI+. 

“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.  

A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema.  

Ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio. 

No dia 8, no YouTube do Bradesco, haverá uma live com Rita Batista como host e convidadas como a atriz Glamour Garcia e a psicanalista Vera Laconelli, debatendo seus pontos de vista e dando dicas de comportamento contra o assédio. 

Além disso, influenciadoras foram convidadas para gravar uma temporada de podcasts, que terá Mariana Torquato como host. O objetivo é promover conversas a respeito do tema e mostrar como as IAs estão mudando para combater essa violência, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo. Os podcasts vão ao ar a partir de 26 de abril no Spotify.  

De acordo com a diretor de Recursos Humanos do Bradesco, Juliano Marcílio, a campanha com a BIA faz parte de uma iniciativa muito maior do banco, que já acontece há alguns anos, no combate à violência contra a mulher. “São diversas ações, como a adesão aos Princípios de Empoderamento Feminino, ao movimento He for She da ONU Mulheres, à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, à Unstereotype Alliance, a assinatura da Convenção Coletiva Aditiva sobre Violência Doméstica e Familiar com a Mulher e a parceria com o Instituto Maria da Penha. Ampliamos a cada dia nossas ações educacionais com atitudes e o compromisso genuíno para a construção de uma sociedade madura e respeitosa”, comenta.  

Dentro de casa, as iniciativas ganharam até um lema: “Violência contra a Mulher. É da nossa conta” e marcam o compromisso do Bradesco em desenvolver e implementar políticas e procedimentos e garantir um ambiente de trabalho seguro. São promovidos diversos eventos internos e externos, debates com profissionais qualificados no tema e participação dos departamentos de RH e Marketing. As campanhas de comunicação e conscientização também fazem parte do projeto.  

Acessibilidade 

A campanha de BIA também é acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Em linha com o propósito do Bradesco de promover a inclusão, desde junho do ano passado todos os filmes publicitários têm versões com tradução em libras e legenda, além de audiodescrição, em uma playlist exclusiva no canal do Bradesco no YouTube. Dessa forma, o banco democratiza o acesso desse público ao conteúdo da marca.   

Parceria com UNESCO 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou em 2019 o estudo ‘I’d Blush If I Could’ (‘Eu ficaria corada, se pudesse) mostrando evidências do assédio sexual sofrido pelas assistentes virtuais, que reflete a violência e o assédio virtual ou real sofridos por mulheres em todo o mundo. Foi baseado neste estudo que a UNESCO no Brasil iniciou a campanha ‘Hey Update My Voice’ (‘Ei, Atualize minha Voz’) e sugeriu às empresas um conjunto de recomendações para atualizarem as respostas de suas assistentes, com o objetivo de combater situações de violência e preconceito e ajudar a educar, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, com mais respeito e melhoria das condições de vida e trabalho das mulheres. 

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo

Empresa

Spaten lança collab com Singa Store

Publicado

em

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no segmento das artes marciais, anuncia o lançamento de uma coleção especial em parceria com a Singa, marca referência no streetwear brasileiro. A colaboração é inspirada no universo do boxe e exalta um ângulo mais profundo e menos conhecido da modalidade: “CHAMPIONS ARE MADE IN SILENCE” – Campeões são formados em silêncio.

A collab celebra a disciplina, o foco e a dedicação silenciosa necessários para a construção de um campeão, valores que Spaten compartilha em sua plataforma de lutas. A parceria conecta a força do boxe com a atitude autêntica do streetwear e traz um olhar sofisticado e contemporâneo para a moda no esporte.

A coleção-cápsula conta com: conjunto de moletom, camisetas em dois modelos, boné e shorts, em edição limitada de peças que estão sendo vendidas exclusivamente no site da Singa. A campanha está conectada ao ringue e conta com o protagonismo dos pugilistas Luiz “Bolinha” Oliveira e Jucielen Romeu, participantes dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Bolinha foi Medalha de Prata no Campeonato Mundial de Boxe (até 60 kg) em 2025 e Ouro no Continental de Boxe (até 57 kg) em Guaiaquil 2022, além de ser neto do ex-pugilista Servílio de Oliveira, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no boxe em 1968. Já Jucielen foi Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos (até 57 kg), em Santiago 2023, e é Tetracampeã Brasileira de Boxe.
“Esta coleção com a Singa nos permite levar a mensagem de força e disciplina, tão presente no boxe, para um novo território: o streetwear. A moda é uma forma poderosa de expressar atitude, e as peças refletem exatamente o que o nosso tagline diz: ‘CHAMPIONS ARE MADE IN SILENCE’. É sobre a garra invisível do treino, o foco e a autenticidade que celebramos tanto em uma cerveja tradicional como Spaten quanto nos esportes de combate”, destaca Cinthia Klumpp, diretora de marketing de Spaten.
A coleção foi concebida criativamente pela Singa, contemplando os valores de sustentabilidade da marca de vestuário. A marca segue práticas agroecológicas, como o cultivo de algodão orgânico no semiárido brasileiro, e tem um compromisso com a redução do impacto ambiental em suas ações e escolhas, buscando simplicidade, atemporalidade, bem-estar e longevidade de suas peças.
“Esta coleção nasce do encontro entre o silêncio contemplativo da Singa e a força de Spaten. Buscamos nas expressões do boxe dos anos 70 e em sua ligação com movimentos contraculturais o recorte estético que nos guiou. O boxe, tão expressivo quanto uma dança, moldou o mood da coleção. Mas esta colaboração vai além: fala sobre algo universal, o momento em que um campeão é realmente forjado, longe dos holofotes, no seu instante mais humano: o treino.”, destaca Lucas Verissimo, fundador e diretor criativo da Singa.

Continue lendo

Empresa

V3A assina a campanha de Natal da Petrobras

Publicado

em

A Petrobras inaugura sua campanha de Natal 2025 com uma ação concebida e realizada pela V3A, que apresenta o conceito “Boas energias que aproximam” em duas grandes ativações: uma no Lagoon e outra no Boulevard do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. Juntas, elas formam uma jornada que reforça laços afetivos, valoriza símbolos tradicionais da data e convida o público a viver o clima natalino em ambientes especialmente criados para o período.
A iniciativa reúne a Petrobras, responsável pela campanha institucional, e a V3A, empresa que assina a criação, a direção e a execução de toda a experiência. As ativações ocorrem entre 06 e 28 de dezembro, com equipes especializadas, tecnologia aplicada e cenografias exclusivas. A abertura coincide com o acendimento da Árvore de Natal do Rio, um dos eventos mais emblemáticos da cidade.
No Lagoon, que simboliza o ponto de partida da campanha, a V3A criou a Estação Boas Energias. O espaço conduz o visitante da rampa de acesso até uma guirlanda monumental posicionada no topo da estrutura, onde é possível registrar fotos e receber uma bola de Natal personalizada.
A segunda ativação ocorre no Boulevard do Theatro Municipal, até o dia 28 de dezembro, período de maior circulação de público. A Vila Petrobras reúne uma guirlanda monumental de entrada, uma árvore estilizada nas cores da Petrobras, uma caixa de presente gigante como ponto para ação de foto e o Baú dos Desejos.
A V3A estruturou toda a jornada com o objetivo de conectar pessoas, cidade e marca, reforçando o espírito de celebração coletiva que caracteriza o Natal no Rio. Ao unir afeto, tecnologia e uma estética contemporânea, a campanha traduz o propósito da Petrobras para o período: despertar memórias, incentivar encontros e compartilhar as boas energias que tornam dezembro ainda mais especial.
Continue lendo