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AMPRO quer fazer DR entre clientes e agências

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional iniciou um movimento nacional pela mudança definitiva nas condições de contratação das agências de Live Marketing por parte dos clientes. Motivada pela crise do coronavírus, que prejudicou diretamente mais de 70% do mercado, segundo o último levantamento feito pela Entidade, a AMPRO assina campanha que convida clientes a discutirem a relação com as agências, com a repercussão da #jobEntreguejobPago. O movimento conta com adesão e apoio da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, da Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda e do GAN – Grupo de Atendimento e Negócios.

O texto, que começou a circular na última segunda-feira (27), diz que “concorrências não remuneradas, contratos sem garantias, sem compromisso de faturamento anual e com prazos de pagamento de 60, 90, 120 dias tornam a manutenção das estruturas necessárias para a viabilização das estruturas de Live Marketing insustentável”.

“Mudar esse cenário das relações entre clientes e agências tornou-se vital para o mercado. Depois do covid-19 as agências ficaram descapitalizadas para bancar prazos mais elásticos ou concorrências não remuneradas com mais de quatro agências. A boa notícia é que as maiores empresas do Brasil já estão sensíveis e dispostas a estabelecer práticas mais sustentáveis na retomada das ações”, afirma o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.

Nas últimas semanas, a Entidade já tem promovido aproximação amigável com grandes marcas para expor a situação, com retornos positivos. “As empresas estão entendendo que, se não houver mudanças agora, as agências podem concluir que não conseguirão se manter sustentáveis e começar a expor as marcas que não adotam boas práticas, trazendo consequências negativas”, informa.

As ações da AMPRO por relações mais sustentáveis clientes e agências no Live Marketing não são novas. Para inibir os modelos de concorrências consideradas predatórias, há 8 anos a AMPRO lançou a campanha “4 or Pay”, com orientação para que os clientes convidem até quatro participantes para a disputa ou remunerem a participação do grupo. Como extensão, surgiu, na sequência, o canal Fala Mais, para a troca sigilosa de experiências com práticas predatórias ou sustentáveis do mercado, com intervenções da AMPRO por meio do envio de recomendações nos casos mais críticos.

Milhares de profissionais e centenas de empresas foram também impactados em todo o país com iniciativas como o Dia AMPRO, que disseminou as boas práticas dos Dez Princípios de Valor sugeridas pelo seu Comitê de Sustentabilidade durante os Workshops de Valor, além de outras iniciativas, como Guia de Melhor Prática de Seleção de Agências e Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento, em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes.

“Desta vez, a DR precisa ser pra valer”, alerta Pagliarini.

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Ronaldo fenômeno se torna motorista de aplicativo por um dia

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Você tem o hábito de conversar com o seu motorista de aplicativo? Muitas vezes, entramos no carro, colocamos nossos fones de ouvido e nem reparamos quem está atrás do volante. Quando Eli Zamboni, diretor técnico, decidiu ter um bate-papo com seu motorista, não esperava que ele seria ninguém menos que Ronaldo fenômeno, ex-camisa 9 da seleção brasileira e vencedor do penta.

Ronaldo foi convidado pela Betfair para substituir André Ferreira, motorista que levaria Eli para uma gravação, e com seu jeito divertido e destemido, o embaixador da marca aceitou a brincadeira. Sutilmente disfarçado, o pentacampeão mundial buscou Zamboni e logo emendou uma conversa descontraída, deixando pistas de quem realmente era, como todos os diferentes países nos quais ele já “jogou bola”.

No vídeo compartilhado nas redes sociais da Betfair, é possível ver claramente o momento em que a “ficha cai”, e o diretor técnico percebe que está em uma corrida realmente fenomenal. A surpresa tem o propósito de ilustrar o poder de uma substituição, que pode parecer simples, como trocar quem está atrás do volante, mas que por fim traz muito mais emoção a uma situação mundana.

A ação traz as vantagens da “Substituição Segura”, uma funcionalidade que mantém a aposta viva mesmo quando o jogador é substituído durante uma partida. A campanha continua mostrando o DNA inovador da marca e sua conexão com o futebol, oferecendo aos apostadores mais diversão e emoção na hora de jogar.

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BrandLovers surpreende marcas e agências com ação para expor desperdício bilionário no marketing de influência

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Na última semana, os principais anunciantes e agências brasileiras, incluindo CMOs, equipes de marketing e publicidade, receberam uma entrega inusitada: pizzas incompletas. Mais precisamente, com apenas ⅓ das fatias. Longe de ser um erro do delivery, a entrega incompleta faz parte de uma ação da BrandLovers, que enviou mais de 800 caixas com a mensagem “Pague 1, Leve ⅓”.

“Através de uma análise de dados, descobrimos que ⅔ do orçamento destinado a mídia de creators pode estar sendo desperdiçado. É como se você comprasse uma pizza e, na hora da entrega, chegassem apenas ⅓ da pizza que você comprou, com a diferença de que, no caso do dinheiro perdido nas campanhas, estamos falando de uma frustração bem maior”, explica Rapha Avellar, CEO da plataforma que conecta creators e grandes anunciantes.

A ação serviu como uma analogia para o estudo mais recente da BrandLovers que provou que essas frações desperdiçadas representam um rombo significativo — até R$ 1,57 bilhão pode estar sendo jogado fora anualmente em mídia de influência sem a tecnologia certa para otimizar decisões.  A fim de chamar a atenção para esse problema invisível, a plataforma realizou a ação inusitada, deixando um alerta para os profissionais da área: marcas estão pagando por uma campanha de influência completa, mas recebendo apenas uma fração do impacto esperado.

A analogia da pizza foi escolhida para ilustrar de forma simples e direta o que os dados mostram, mas a BrandLovers não parou por aí. “Além de apontar a perda, nosso objetivo com a ação era apresentar as causas do desperdício. No fim das contas, queremos ajudar as marcas a desvendarem o ‘mistério’ de quem ‘comeu’ as demais fatias do orçamento”, diz Avellar.

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