Universo Live
AMPRO destaca importância do Marketing de Incentivo na retomada

Diversas agências do segmento de marketing de incentivo iniciaram uma campanha, por meio do Comitê de Marketing de Incentivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, para reforçar a importância da ferramenta como geradora de resultados para as marcas. As peças, para redes sociais e e-mail, destacam a força do Marketing de Incentivo no período de retomada dos mercados e fatores importantes que motivam a realização de campanhas, como a isenção de encargos trabalhistas, o estímulo ao engajamento das equipes, visibilidade e otimização de gestão e geração direta de resultados.
“O Incentivo sempre foi uma das mais eficazes ferramentas de marketing e vendas para inúmeras empresas no Brasil e no mundo. E não se mostrou diferente neste momento de enfrentamento da pandemia, que trouxe bastante adversidades para as empresas brasileiras e suas equipes de vendas. Por ser uma ferramenta que já estava totalmente preparada e estruturada para atuar de forma 100% virtual, o incentivo e suas campanhas motivacionais não sentiram tanto o impacto das mudanças quanto outras ferramentas como, por exemplo, os eventos e as promoções comerciais”, afirma o diretor do Comitê de Marketing de Incentivo da AMPRO, Ricardo Albregard.
De acordo com os especialistas do Comitê da AMPRO, a maioria das campanhas de Incentivo que já estavam em andamento antes da quarentena continuaram suas operações, o que foi fundamental para manter a motivação das equipes contra o impacto emocional da redução das vendas de alguns segmentos do mercado, bem como o isolamento social e a eventualidade do desemprego.
Além das campanhas de premiações internas, com catálogos de prêmios online, cartões de premiação e os vouchers virtuais, há ainda a força do Incentivo voltado para o consumidor final. Entre as tendências apontadas no painel sobre Marketing de Incentivo durante o último evento da AMPRO – Live Marketing Pronto para a Retomada – , especialmente após os efeitos da pandemia, estão as campanhas de cash back, acesso a benefícios, descontos e multiplicidade de recompensas, além de inteligência de dados para levar a ofertas cada vez mais customizadas.
“O Marketing de Incentivo é uma ferramenta 100% adaptada para momentos como este. A retomada dos negócios das empresas está começando e aquelas que mais rapidamente se estruturarem para montar suas campanhas, com uma boa estratégia e proporcionando envolvimento e engajamento de suas equipes, sairão na frente, podendo ganhar fatias interessantes de marketing share”, reforça Albregard.
Somente no Brasil, o Marketing de Incentivo tem movimentação estimada de mais de R$ 9 bilhões anuais. O último estudo sobre Marketing de Incentivo da AMPRO, que entrevistou 407 profissionais durante o Conarh 2019, apontou que 98% reconhece a eficácia dos prêmios na melhora do desempenho dos colaboradores. Pesquisas anteriores mostraram, ainda, que quase 60% dos clientes das agências de Live Marketing realizam habitualmente campanhas de Incentivo e 46% das agências promovem de 10 a 50 campanhas de Incentivo, todos os anos.
A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 27 anos em 2020 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação abrangente em todo o território nacional. www.ampro.com.br
Universo Live
AMPRO Awards revela vencedores e bate recorde de agências

A 25ª edição do AMPRO Awards, principal premiação de Live Marketing do Brasil, reuniu ontem, 24 de novembro, os principais nomes do setor na Estação Motiva Cultural, em São Paulo. Com 509 cases inscritos e participação recorde de 108 agências, a edição histórica de 25 anos reforçou a relevância crescente da premiação no mercado.
A cerimônia foi conduzida por Bruna Calmon e Vinicius Nascimento, que anunciaram os vencedores das campanhas inscritas em quatro verticais e distribuídas em 40 categorias, com troféus de Ouro, Prata e Bronze – patrocinados pelo 2º ano consecutivo pela Hub4Pay.
Os vencedores dos Grand Prix foram a AKM Agência, na categoria ESG, e a PROS, na categoria criatividade. A Score Agency foi eleita Agência do Ano. Nas verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business, os Grand Prix ficaram respectivamente para a FanClub Live & Digital Marketing, End To End, PROS e Score Agency, que lideraram seus segmentos com cases que combinaram estratégia, execução e inovação. A lista completa de vencedores de todas as categorias pode ser conferida neste link.
A noite também foi marcada pelas apresentações de Paula Lima e do Duo Divas, formado por uma violoncelista e uma violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, que levaram ao palco performances especiais em celebração aos projetos mais criativos e impactantes do live marketing no último ano.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.









You must be logged in to post a comment Login