Empresa
Dasa lança campanha nacional inovadora para Outubro Rosa e Novembro Azul com a “Loja das Desculpas”

A Dasa, que atua no mercado de medicina diagnóstica, lança “A sua saúde não aceita desculpas”, campanha integrada de Outubro Rosa e Novembro Azul que promete mudar a forma como a prevenção do câncer de mama e de próstata é encarada no país. Sob o conceito “Trocar Desculpas por Atitude”, a ação envolve todas as marcas da Dasa em diferentes regiões do Brasil e conta com o apoio da agência Glint. Com uma abordagem criativa e imersiva, a iniciativa se consolida como um movimento nacional que conecta as pessoas à mensagem central de que a saúde não aceita desculpas.
Apesar de a maioria das pessoas reconhecer a importância dos exames preventivos, o comportamento não acompanha a conscientização. Foi para enfrentar esse “abismo” entre “saber e fazer” que a campanha que se desdobra em diferentes iniciativas pelo Brasil. Entre elas, está a “Loja das Desculpas”, instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo, que funciona como o coração simbólico do projeto.
Na pop-up, o público é convidado a refletir sobre os motivos que costumam adiar os cuidados com a saúde. Ali, os visitantes podem “comprar” desculpas comuns, como “não tenho tempo” ou “prefiro não saber”, representadas por objetos simbólicos. Cada compra vem acompanhada de um voucher com desconto para agendamento de exames preventivos, incentivando a substituição da procrastinação por atitude. Além disso, displays com porta-livros espalhados em diversas unidades da Dasa reforçam a capilaridade da campanha em todo o país.
“Queremos mostrar que dar desculpas e deixar para depois não ajuda, pois o diagnóstico precoce é o que aumenta as chances de superar a doença. A campanha une emoção e conversão, criando um caminho acessível para que o cuidado vire realidade”, explica Flávia Drummond, diretora de marketing na Dasa.
A ação também inclui produtos temáticos em parceria com as marcas El Cabriton e Ocio, com parte da renda revertida para instituições de apoio a pacientes com câncer. Essa iniciativa amplia o alcance da campanha, fortalece o propósito social e se conecta diretamente com a agenda ESG, mostrando que publicidade e responsabilidade podem caminhar juntas.
A estratégia segue o modelo “Hero, Hub, Help”, bastante utilizado em campanhas digitais, mas adaptado para um impacto social mais amplo. O pilar Hero é liderado pela “Loja das Desculpas”, concebida para gerar repercussão e engajamento, enquanto outras ativações em unidades da Dasa reforçam a presença da campanha em diferentes regiões do país. No Hub, histórias reais de prevenção ganham voz por meio de influenciadores selecionados para representar diferentes públicos e perspectivas. A seleção reflete a estratégia da Dasa de humanizar a campanha, utilizando vozes autênticas e diversas que possuem confiança e engajamento com faixas etárias e temas específicos, garantindo impacto emocional e conversão nas redes sociais.
Já o Help oferece conteúdos educativos sobre mitos e verdades dos exames, disponíveis tanto em plataformas digitais quanto nas unidades da Dasa.
“A Loja das Desculpas chama atenção para a falta de atitude, transformando um conceito relevante em ação. Ao tornar as desculpas algo tangível e inseri-las no dia a dia de forma criativa, leve e inusitada, busca romper com a apatia habitual da vida moderna diante da prevenção” comenta Fernando Melo, sócio e CEO da agência Glint.
Empresa
Estudo da Creators revela que planejamento da Black Friday começa meses antes e reforça papel dos influenciadores

A disputa pela atenção do consumidor na Black Friday antecipou o calendário de planejamento das marcas no mercado brasileiro. É o que aponta o estudo Open Black – Report Black Friday 2026, desenvolvido pela Creators LLC, hub de inteligência, dados e creator marketing. O levantamento reuniu dados de comportamento, mercado e plataformas para mapear o impacto da estratégia de influência em todas as fases do funil de vendas.
Pesquisas da Gauge citadas no relatório revelam que 53% dos brasileiros iniciam o planejamento de compras para a data em julho — 4 meses antes do evento —, enquanto 48% afirmam decidir por impulso para aproveitar ofertas imediatas. O cenário aponta para um comportamento que mescla pesquisa prévia com gatilhos de conversão no momento do desconto.
A Creators defende uma atuação em duas fases: de agosto a outubro, com conteúdos de consideração (reviews, tutoriais e inserção do produto na rotina), e em novembro, com foco em conversão por meio de cupons rastreáveis, live commerce e programas de afiliados. “A Black Friday não começa quando o desconto entra no ar. Quando novembro chega, o consumidor já pesquisou, comparou, salvou conteúdos e criou referências sobre aquilo que pretende comprar. O desafio das marcas é construir essa relação antes da disputa mais intensa por atenção e usar os creators não apenas como mídia de conversão, mas como parte da jornada de decisão”, analisa Nohoa Arcanjo, CEO da Creators.
Dados da YOUPIX em parceria com a Nielsen Brasil destacam que 80% dos consumidores tomam a decisão de compra fora do clique imediato, realizando buscas ou salvando conteúdos para transações posteriores. Além disso, 58% das conversões ocorrem em até sete dias após a visualização de publicações com influenciadores.
O estudo aponta ainda que 81% dos brasileiros já adquiriram produtos recomendados por criadores de conteúdo e 64% utilizam cupons ou links patrocinados com frequência. Em relação aos critérios de escolha dos perfis, 62% declaram que o número de seguidores tem pouco ou nenhum impacto na confiança, enquanto 44% descobrem novas marcas por meio de creators — superarando indicações de amigos e familiares (33%). “Os dados mostram que influência não é uma equação de tamanho de audiência. Para converter, é preciso encontrar quem tem legitimidade para falar daquele assunto e construir recorrência. O consumidor precisa reconhecer aquela indicação como algo coerente com a pessoa que está falando, e não simplesmente como mais uma publicidade de Black Friday no feed“, ressalta a executiva.
Empresa
Qualy celebra 35 anos com coleção de embalagens ilustradas e estímulo ao reuso

A Qualy, marca de margarinas presente em oito de cada dez lares brasileiros, anunciou o lançamento da Coleção Raízes para comemorar seus 35 anos de mercado. A novidade consiste em quatro embalagens colecionáveis com ilustrações inéditas que retratam elementos de cultura, fauna, flora e relações humanas no país. Sob o conceito “O Brasil que passa adiante”, a ação busca incentivar a reutilização dos potes plásticos no cotidiano, associando a arte à economia circular.
“Mais do que uma comemoração de aniversário, a coleção nasce de uma reflexão sobre a trajetória e o legado de Qualy ao lado dos brasileiros. Ao longo de sua história, a marca esteve presente em momentos cotidianos de milhões de famílias, passando adiante sabor, afeto, cuidado e criatividade. Agora, convidamos consumidores a refletir sobre o impacto dos seus hábitos para o futuro do país, unindo arte, brasilidade e sustentabilidade”, explica Marina Secaf, gerente executiva de marketing de spreads da MBRF.
Para a concepção visual dos potes, a marca convidou a artista pernambucana Bel Andrade Lima. A coleção é dividida em quatro temas: “Calor Humano”, focado em cenas de convivência e laços afetivos; “Biodiversidade”, que homenageia a fauna e os biomas nacionais; “Criatividade”, com foco nas manifestações artísticas e trabalhos manuais; e “Futuro”, que reúne símbolos de transformação e crescimento sustentável.
O design das embalagens foi pensado para estimular o reuso doméstico dos recipientes, postergando o descarte do plástico. A iniciativa complementa as metas ambientais da empresa, que atua como a primeira marca do segmento de margarinas a compensar 100% da massa de suas embalagens plásticas.
Em parceria com a central de reciclagem eureciclo, iniciada em 2021, a marca já retirou do meio ambiente o equivalente a 36,5 mil toneladas de plástico — o correspondente a aproximadamente 1,8 bilhão de potes de margarina —, evitando a emissão de 64,8 mil toneladas de gases de efeito estufa. O projeto soma mais de R$ 4,2 milhões investidos em melhorias de infraestrutura e gestão operacional para 153 cooperativas em 21 estados, impactando cerca de 11 mil trabalhadores da cadeia de reciclagem.








