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5 dicas para manter a equipe motivada no final do ano

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É muito comum as pessoas aproveitarem o mês de dezembro para fazerem um balanço anual e planejarem os próximos 12 meses. Assim acontece também dentro das empresas, e nessa hora é importante agir para manter os colaboradores motivados, já que muitas vezes a tendência é relaxar, o que pode acarr etar na queda de rendimento e no comprometimento das metas.

Não existe época do ano para motivar a equipe, mas dezembro é o momento em que os colaboradores tendem a performar menos. E nessa hora é importante recompensar o time, não apenas com a tradicional cesta de Natal, mas com ações para integrar a equipe e fechar o ano com o ânimo elevado. Isso levará a um melhor desempenho já no próximo trimestre.

Não importa o segmento de atuação da sua empresa, nessa época do ano a tendência é que a tensão esteja mais evidente. Pesquisas recentes indicam que mais de 70% dos trabalhadores brasileiros tendem a ficar mais estressados no final do ano, e a principal causa são as metas a cumprir e os balanços que são feitos pelas empresas para fechar o ciclo.

Por isso, vejam as cinco dicas para contornar esse cenário e ajudar os líderes a manterem o pique dos colaboradores em alta, não somente nessa época do ano

1. Promova ações voltadas para o bem-estar

Crie campanhas internas focadas na saúde laboral e no combate ao estresse. Os resultados são importantes, mas a qualidade de vida dos funcionários precisam ser prioridade também. “Crie condições para que o estresse não tome conta da vida da equipe, seja organizando happy hours, sessões de exercícios de relaxamento no início ou no final do expediente, um dia de beleza para as mulheres ou um dia de massagem para os homens”, sugere Lacava.

“As possibilidades são infinitas para fazer com que os colaboradores se desliguem um pouco da pressão diária por performance e recarreguem as energias para retomar as atividades com mais ânimo e dedicação, além de integrarem toda a equipe”, explica o especialista.

2. Avalie a performance de forma coerent

Um mês do ano pode ter sido mais produtivo que o outro, por diversos fatores, mas as metas alcançadas precisam ser apontadas de forma clara e objetiva, principalmente se as causas dos baixos resultados não forem o desempenho da equipe. “Enfatize isso na hora de apresentar sua avaliação, não se atenha somente aos pontos negativos. Tudo que um gestor mais quer é uma equipe que ainda tenha fôlego para fechar o ano correndo atrás de bons negócios para a empresa”, explica.

3. Reconheça os méritos da equipe

Celebre as conquistas alcançadas pelos colaboradores. Saber reconhecê-las é o que manterá sua equipe motivada, mesmo em meio a pressões e metas a serem batidas. “O ideal é que o reconhecimento seja proporcional ao retorno que aquele resultado proporciona para a empresa. Busque entender o significado do reconhecimento para o desenvolvimento do colaborador, e o recompense por meio de prêmios físicos, bonificações, ou até mesmo um almoço pago pela empresa para comemorar. Pequenos atos de reconhecimento são sempre motivadores”, ensina.

4. Seja um líder democrático

A participação dos integrantes da equipe não é só no momento de conquistar resultados e atingir metas. Mesmo que a atuação deles não esteja atrelada às decisões estratégicas da empresa, é importante que os líderes ouçam o que o time tem a dizer. “Desta forma, cria-se um laço maior de confiança que gera motivação, fazendo com que a equipe se sinta mais à vontade para dialogar quando sentir necessidade, e não somente em m omentos de alta tensão. “As pessoas gostam de se sentir uma peça essencial para o grande quebra-cabeça. Uma vez que começam a pensar na empresa como um todo, conseguem também ajudar na tomada das decisões mais assertivas do negócio, ou daquele departamento”, avalia Lacava.

5. Crie premiações coletivas originais

Lembre-se: seus colaboradores gostam de mimos – ainda mais nessa época do ano. Além do 13º salário, participação de lucros e bonificações, um presente de final de ano da empresa é sempre bem-vindo. O legal nessa hora é inovar, criar ações que fogem da convencional cesta de Natal. Presentear com ingressos de shows, peças de teatro ou exposições pode ser uma opção original e divertida, proporcionando um momento de lazer para o colaborado r com a família ou amigos.

Na festa de confraternização, que também é um evento muito esperado, também é bom buscar originalidade, em um ambiente inusitado que fuja do senso do comum. “Um happy hour em um local rooftop no final da tarde, onde os colaboradores possam apreciar uma vista da cidade, é uma opção diferente e que certamente agradará.

O fundamental para motivar a equipe é que os colaboradores sintam-se próximos de seu líder, sabendo que ele acompanha os processos e reconhece os esforços e os méritos de cada um. Há gestores que não sabem avaliar de forma correta o que está sendo feito por cada um dentro da empresa. Reconhecer sua equipe durante todo o ano faz toda a diferença para mantê-los empenhados em suas tarefas e alinhados aos objetivos da empresa.

Alexandre Lacava: Especialista em vendas, negociação e liderança, atua como palestrante, coach, e autor do livro 7 Passos Para Ser Um Líder de Vendas.

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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