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Rodrigo Darzi: Como lidar com reclamações de clientes na internet

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Com a internet, tornou-se mais fácil para qualquer pessoa fazer uma reclamação sobre uma empresa, marca ou produto. O problema é que, se uma reclamação não for respondida, a empresa pode adquirir uma péssima reputação, muitas vezes injusta. Então, como lidar com a reclamação de clientes na internet?

O problema é que, muitas vezes, a empresa nem tem acesso a essa reclamação, porque ela pode ser feita numa imensidão de plataformas diferentes. Por isso, o primeiro passo para lidar com uma reclamação na internet é conhecê-la. Configure algum sistema de alertas e fique sempre de olho em suas páginas sociais e contas de e-mail.

Assim que tomar conhecimento da reclamação, responda-a. Lembre-se que na internet o tempo é seu inimigo e uma reclamação pode ser compartilhada exponencialmente em questão de minutos. Quanto mais você demora a responder, mais o cliente fica irritado e a possibilidade de ele não manter relações com sua empresa aumenta.

Além disso, não use respostas prontas. Isso irrita ainda mais as pessoas, pois elas não sentem que estão sendo bem atendidas. Leia a reclamação e responda de forma educada e personalizada. E não se esqueça que depois você ainda deve dar alguma satisfação ao cliente, para que ele saiba que você realmente averiguou o acontecido e está tomando providencias para melhorar.

Ao responder as reclamações de clientes na internet, lembre-se que nem tudo é culpa da empresa. Produtos quebram e podem apresentar problemas devido a vários fatores, assim como falhas humanas. Demonstre empatia com a situação pela qual o cliente está passando e tenha uma postura compreensiva, mas não assuma uma culpa que você não sabe se é sua.

Se o erro for realmente da empresa, peça desculpas e ofereça formas de sanar o problema do seu cliente. Se não, ofereça ao cliente formas dele mesmo resolver o problema. Não entre numa discussão desnecessária, pois isso pode afetar ainda mais a imagem da empresa. Isso não significa que você não deva buscar um diálogo, mas uma postura combativa quase nunca é uma boa saída.

Lidar com reclamações de clientes na internet pode parecer um pouco difícil, mas averiguar a situação e apresentar bons argumentos pode mudar o jogo e transformar algo negativo em positivo. Quando a empresas ou marcas se mostram mais humanas e preocupadas com o cliente, elas têm boas chances de superar o problema e sair dele com uma imagem ainda melhor.

Rodrigo Darzi
Diretor da Agência Digital IMMA

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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