Conecte-se com a LIVE MARKETING

Padrão

Amor ou ódio. Como bate seu coração quando o assunto é Inteligência Artificial?

Publicado

em

Neste exato instante existem milhões de pessoas em todo o mundo produzindo textos utilizando IA (Inteligência Artificial) ou se dedicando a analisar e discutir o uso de sua ferramenta mais recente: o ChatGPT. Ele faz parte de uma nova onda tecnológica conhecida como Inteligência Artificial Criadora (em livre tradução) e foi lançado em novembro pelo laboratório OpenAI. Como resposta a solicitações curtas, ele gera um texto articulado e com nuances por isso está sendo usado para escrever cartas, ficção e até trabalhos escolares.

No TikTok, a #chatgpt conta com mais de 578 milhões de visualizações*. Em um vídeo, um aluno aparece copiando e colando as questões de seu exame na ferramenta enquanto uma legenda diz: “Não sei quanto a vocês, mas vou pedir ao ChatGPT para fazer minhas provas finais. Divirtam-se estudando.”

Nem só de defensores é feita esta multidão. Um volume enorme de pessoas critica muito as limitações da ferramenta de IA e desdenha fortemente da sua capacidade na hora de produzir um texto. Só que na prática, nem sempre o resultado parece tão ruim como comprovou o professor de filosofia da Northern Michigan University, Antony Aumann. Enquanto corrigia as redações do seu curso de religiões mundiais ele leu o que disse ser facilmente “o melhor trabalho da classe”. Um texto bem estruturado com parágrafos claros, exemplos adequados e argumentos rigorosos. Na hora, um sinal de alerta disparou e ele questionou seu aluno que confessou ter usado o ChatGPT.

Nesse momento, consenso somente na indústria. Espera-se que a OpenAI lance em breve o GPT-4 que pode ser ainda melhor na geração de texto do que as versões anteriores. O Google construiu o LaMDA, um chatbot rival, e a Microsoft está discutindo um investimento de US$ 10 bilhões na OpenAI.*

Para entender um pouco mais e formar minha opinião, fiz um pequeno teste do ChatGPT que compartilho aqui. Acessei a ferramenta e pedi uma mensagem de venda para um produto fictício, a água Beta. Informei somente que ela é mineral, muito pura e tem baixo nível de sódio porque vem das montanhas de Minas Gerais.

A resposta veio em segundos. Depois de ler, achei que poderia contribuir inserindo uma informação criativa além das características do produto, então indiquei que o slogan da água era Leveza Saudável. Pisquei os olhos e o texto surgiu alterado. Cortei algumas repetições de palavras, utilizei a frase do primeiro texto para abrir a versão final e retirei a última sentença. Em menos de 4 minutos, o resultado foi o seguinte:

A água Beta é a escolha perfeita para quem busca qualidade, pureza e saúde. Com origem nas montanhas de Minas Gerais, a Beta é uma água mineral 100% natural, sem adição de cloro ou outros componentes químicos. Ela possui minerais essenciais para o corpo como cálcio e magnésio além de ter baixo nível de sódio, o que a torna uma ótima opção para pessoas que precisam controlar sua ingestão e manter uma dieta saudável. Com Beta, você não precisa escolher entre hidratação e saúde. Escolha Beta e experimente sua leveza saudável em cada gole. 

Minha conclusão confirmou uma premissa de vida: usualmente o caminho correto é o do meio. O texto não é digno de prêmio mas, também, não é um lixo. Quando acrescentei um elemento criativo, o texto melhorou e fez ainda mais sentido. A meu ver, estamos no começo de uma longa jornada colaborativa onde sempre teremos espaço para que nossa imaginação e criatividade façam a diferença em trabalhos co-criados com o auxílio de ferramentas IA.

Continue lendo

Padrão

Kavak faz sorteio de carro seminovo

Publicado

em

A Kavak, plataforma de compra e venda de veículos seminovos, aposta em uma ação promocional gamificada para marcar a inauguração de sua nova loja em Santo André, no ABC Paulista. A iniciativa integra a estratégia da empresa de fortalecer sua presença física e aproximar o público da experiência da marca.

Para marcar a inauguração da unidade, a Kavak realizará a ação promocional “Visita Premiada Kavak Santo André”, que inclui o sorteio de um Volkswagen Polo Track 2025. A participação é válida entre 23 de janeiro e 28 de fevereiro de 2026, período em que os consumidores podem comparecer à nova loja e participar da dinâmica, na qual cada interação realizada com a Kavak gera números da sorte, incluindo a visita à loja (um número), a inspeção de um veículo para venda à Kavak (três números), a reserva de um carro disponível na unidade (cinco números), a compra de um veículo no local (dez números) e a contratação de serviços da empresa, como o Kavak Docs (cinco números). O sorteio do prêmio ocorre no dia 11 de março de 2026.

“O lançamento da loja de Santo André representa um passo importante na estratégia de expansão física da Kavak, usando o espaço como ponto de contato com o consumidor e como ferramenta de construção de marca. A dinâmica da campanha reforça essa proposta ao incentivar diferentes produtos e etapas da jornada do cliente, além de toda segurança nas transações e de nossos veículos seminovos”, afirma Guilherme Spinace, diretor de pós-venda e experiência do cliente da Kavak Brasil.

Continue lendo

Empresa

Heineken recria o brinde icônico de “O Agente Secreto” em parceria com a atriz Tânia Maria

Publicado

em

O cinema brasileiro nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos com a conquista de sua primeira estatueta no ano passado que parou o País em uma comemoração digna de Copa do Mundo. E neste clima de celebração, a Heineken reforça sua conexão com a cultura e a socialização. Com a temporada de premiações de cinema, a marca convidou Tânia Maria – que deu vida à carismática Dona Sebastiana no longa “O Agente Secreto” – para recriar o brinde icônico do filme. Desta vez, o gesto celebra, não apenas uma cena memorável, mas também a força do cinema nacional, que conta nossas histórias e une os brasileiros em torno delas.

“A Heineken sempre esteve ligada a momentos de celebração e cultura. Trazer a Dona Tânia para recriar um brinde tão marcante é uma forma de homenagear o cinema nacional e reforçar nosso compromisso com a socialização e em reunir as pessoas em momentos de celebração”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.

Para Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo, “o cinema brasileiro tem o poder de reunir pessoas e criar conexões verdadeiras. Recriar o brinde icônico da Dona Tânia em ‘O Agente Secreto’ é uma forma de celebrar nosso cinema, com todo o Brasil unido em um brinde com Heineken”.

“Refazer esse brinde é muito especial para mim. É uma cena que marcou a minha carreira e agora ganha um novo significado: celebrar o talento brasileiro e brindar à cultura com uma verdinha”, comenta Tânia Maria.

Continue lendo