Universo Live
Apenas 9% dos brasileiros nunca usaram assistentes virtuais por voz

Assistentes virtuais por voz em smartphones existem desde 2011, mas aparelhos voltados especificamente ao uso dessa tecnologia chegaram ao Brasil apenas em 2019. Poucos meses depois do Google e da Amazon lançarem seus assistentes, a ILUMEO Data Science Company, consultoria de análise de dados, apresentou estudo realizado no período entre março e julho de 2020, que indicou que 87% dos brasileiros já haviam usado assistentes de voz.
A pesquisa foi renovada, e mostra que o uso da tecnologia foi consolidado entre os brasileiros e continua em ascensão. AILUMEO entrevistou 1.361 pessoas em todo o país em setembro de 2022, e identificou que 91% dos consumidores já usaram assistente virtual por voz. O uso cotidiano também é um grande destaque: em 2020, 18% dos usuários usavam o recurso todos os dias, e esse número subiu para 25% em dois anos.
Oportunidades para as marcas
A comodidade e a facilidade no uso dos assistentes virtuais por voz instiga os consumidores a recorrerem à tecnologia quando precisam de ajuda. 67% dos entrevistados indicaram que já pediram dicas para assistentes, e o tema mais pesquisado por eles é “clima e temperatura” (49% perguntam como está o clima aos seus aparelhos).
Há uma clara popularização dos dispositivos voltados exclusivamente para os recursos de assistência por voz: Alexa, da Amazon, teve um exponencial crescimento de awareness entre 2020 e 2022: na primeira pesquisa realizada, apenas 9% dos entrevistados a conheciam. Já em 2022, 33% das pessoas relacionam Alexa aos assistentes virtuais. Siri, da Apple, e Google, tiveram crescimento de awareness de 1% cada durante o período: Google, marca mais reconhecida, passou de 48% para 49%, e Siri foi de 19% para 20% quando se fala em Top of Mind.
“Os usuários mostraram ter interesse em usar ainda mais assistentes virtuais por voz, sendo que, dentre os entrevistados, 51% pretendem usufruir mais da tecnologia no dia a dia”, afirma Diego Senise, diretor da ILUMEO e professor de comportamento do consumidor na ECA-USP.
Facilitar o dia a dia doméstico é o maior objeto de desejo dentre os usuários de assistentes virtuais por voz. A pesquisa indica que dentre as cinco categorias pelas quais os entrevistados mais almejam o uso da tecnologia, quatro são voltadas às comodidades para o lar: 84% dos entrevistados gostariam de ter TVs com a tecnologia, 81% iluminação doméstica, 77% aparelhos de ar condicionado ou ventiladores, 73% máquinas de lavar e 72% gostariam de usar o recurso em aplicativos de transporte.
O que dificulta a concretização desse consumo é o preço: 56% afirmam que os aparelhos com recurso de assistente virtual por voz são muito caros. Esse também foi o principal argumento alegado como impeditivo para uma maior utilização da ferramenta na pesquisa anterior.
Universo Live
Mercado Pago aposta em experiências imersivas nos “Ensaios da Anitta” e aproxima marca da jornada do fã

O Mercado Pago, banco digital e patrocinador oficial dos Ensaios da Anitta, leva ativações imersivas a uma série de datas do projeto pré-Carnaval da cantora. Em parceria com a agência de live marketing Estalo, a marca desenvolveu experiências que prometem entregar benefícios “em dobro” ao público, combinando conveniência, interatividade e a possibilidade de aproximação direta com a artista.
A estratégia tem como foco fortalecer a conexão emocional com os fãs e oferecer vantagens exclusivas aos clientes do banco digital, como Fast Pass para entrada nos eventos, estandes interativos e a oportunidade de conhecer Anitta pessoalmente. As primeiras ativações aconteceram em Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Os próximos shows com presença do Mercado Pago acontecem em 7 de fevereiro, em Belo Horizonte; e 8 de fevereiro, em São Paulo. As ações seguem o mesmo formato em todas as praças, reforçando a consistência da experiência ao longo da turnê.
Segundo Maíra Holtz, sócia-diretora da Estalo, o projeto traduz uma das principais tendências do marketing para 2026: a personalização da jornada do consumidor. “O público presente nos Ensaios da Anitta tem a oportunidade de participar das ativações desenvolvidas com foco em um ponto importantíssimo para o marketing em 2026: a personalização da jornada do fã, que é capaz de criar conexão emocional entre o consumidor e a marca, aumentando o valor da troca. Assim, a experiência única e, neste caso, ‘em dobro’, fica na memória de quem aderir aos serviços financeiros do Mercado Pago”, afirma.
Para alcançar esse objetivo, a Estalo criou um conceito criativo alinhado ao tema dos Ensaios da Anitta em 2026, batizado de “Cosmos”, integrando o universo visual do espetáculo aos benefícios e atributos da marca Mercado Pago.
Entre as principais experiências oferecidas ao público está o “Fast Pass – Entrada Facilitada”, que garante aos clientes do Mercado Pago acesso exclusivo e mais rápido ao evento. Para utilizar o benefício, basta apresentar o Cartão Mercado Pago ou comprovar o uso da Conta Digital da plataforma.
Outra atração é o “Estande Cósmico” com foto personalizada, totalmente integrado ao conceito visual do evento. A ativação permite que os fãs façam uma foto digital exclusiva que conecta o signo do zodíaco ao universo cósmico dos Ensaios, com a participação virtual de Anitta e sua personagem Larissa, criando um conteúdo compartilhável nas redes sociais.
A experiência mais aguardada é a ação “Conheça a Anitta”. Três fãs, selecionados entre os participantes do Estande Cósmico que realizarem a foto digital, serão sorteados para um encontro presencial com a cantora, incluindo um registro fotográfico exclusivo.
Além disso, o Mercado Pago distribui brindes temáticos para reforçar a estética do projeto, como bucket hats e tatuagens digitais com elementos dos signos do zodíaco, ampliando a imersão no conceito “Cosmos” e valorizando o visual dos fãs.
As ativações produzidas pela Estalo para o Mercado Pago serão replicadas nas edições dos Ensaios da Anitta no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, mantendo o mesmo padrão de experiência já apresentado em Recife.
Universo Live
Burger King e Serasa criam ação de fim de mês e distribuem sanduíches gratuitos na madrugada

O Burger King e a Serasa voltam a se unir em uma campanha que aproxima o universo das finanças do cotidiano dos brasileiros por meio de uma ativação criativa e carregada de humor. A parceria celebra o marco de 100 milhões de nomes cadastrados na base da Serasa ao transformar um dado estatístico em histórias reais, reforçando que, por trás de cada CPF, existe uma identidade e uma trajetória financeira única.
A ação acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, durante a madrugada, e inaugura uma nova fase de colaboração mensal entre as marcas. Das 23h59 às 4h, consumidores que passarem pelo BK Drive das lojas participantes e apresentarem o aplicativo da Serasa instalado no celular ganham um Cheddar Duplo gratuitamente, limitado a um resgate por CPF.
O conceito central da campanha parte da ideia de que números representam pessoas. A partir disso, a ativação foi desenhada especialmente para consumidores que carregam no próprio nome a palavra “rico” ou “rica”. Estão contemplados clientes chamados Frederico(a), Enrico(a), Américo(a), Larico(a) ou Erica(o), que recebem uma surpresa exclusiva por meio de um código promocional enviado por e-mail pela Serasa. A proposta brinca com o imaginário popular sobre riqueza e dinheiro, ressignificando o tema com leveza e irreverência.
A campanha também aposta na força da cultura digital e do entretenimento ao contar com a participação do criador de conteúdo Everton Miranda como garoto-propaganda da ação. Conhecido por seus vídeos bem-humorados sobre hábitos de consumo e percepções sociais ligadas ao que é ser “rico ou não”, o influenciador ajuda a amplificar o conceito nas redes sociais, conectando comportamento, humor e relevância cultural.
O timing da ativação não é aleatório. A iniciativa ocorre entre o penúltimo e o último dia do mês, período tradicionalmente mais sensível para o bolso dos brasileiros. “Ao ocupar esse momento de maior tensão com uma experiência positiva e inesperada, a campanha reforça o papel da Serasa de estar ao lado do consumidor nos momentos reais da sua vida financeira — inclusive nos mais desafiadores”, afirma Renan Maximiano, gerente de criação da Serasa.
Segundo Pedro Laguardia, gerente de marketing do Burger King, a estratégia também fortalece a proposta de valor da marca e impulsiona o canal de drive-thru. “O brasileiro valoriza benefícios reais, e o BK acredita que valor e entretenimento devem caminhar juntos. Após os resultados positivos do Bole-Thru no Halloween, decidimos escalar a iniciativa para fortalecer a proposta de valor do nosso portfólio e impulsionar o canal BK Drive. Mais uma vez, em parceria com a Serasa, ativamos uma ação estratégica focada no fim do mês — um período sensível para muitos consumidores — com o objetivo de gerar experimentação do Cheddar Duplo, um dos nossos sanduíches core, e surpreender clientes com nomes específicos por meio de um presente exclusivo via o canal de CRM da Serasa”, explica.







