Empresa
Toshiba apresenta a “Magia” de suas telas para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

A Toshiba apresenta sua nova campanha publicitária. Com o ex-jogador Cafu como protagonista, a comunicação destaca a chegada do pentacampeão como embaixador da marca e seu patrocínio como Tela Oficial da Copa do Mundo FIFA 2022, que acontece em novembro, no Qatar.
Intitulada “Magia Toshiba”, a comunicação tem como peça central um filme inspirado pelo insight do VAR (árbitro assistente de vídeo), telas que entraram em campo para revolucionar o futebol. No comercial, que tem criação da Ampfy e produção da Corazon Filmes, o ex-capitão da Seleção Brasileira aparece fazendo uma espécie de treinamento oriental no qual ele repete o movimento retangular com os dedos – e que quando executado com perfeição, junto aos dizeres TO-SHI-BA, faz a magia acontecer e uma tela Toshiba surgir. Ao final, com o domínio da técnica, Cafu aparece fazendo a mágica na casa de amigos, substituindo uma TV com imagem ruim por uma nova tela da Toshiba.
A campanha, que começa a ser veiculada neste mês de setembro, terá presença em meios de comunicação on e offline, com divulgação em canais de TV, YouTube e redes sociais. Além de Cafu, que passa a atuar como embaixador da marca, a comunicação contará com a participação da influenciadora Letícia Gomes, famosa por suas transformações através de maquiagem e que traz mais de 4 milhões de seguidores em sua base no Instagram. Letícia foi convidada a se transformar no próprio pentacampeão para reforçar o anúncio da parceria, mostrando um passo a passo do processo.
Ficha técnica:
Agência: Ampfy
Campanha: Magia Toshiba
Cliente: Toshiba
Produto: Telas
Diretora de Marketing: Flávia Drummond
Marketing: Guilherme Rufo, Clarissa Machado, Melissa Castro e Leonardo Saito
CEO: André Chueri
CCO: Fred Siqueira
ECD: Dogura Kozonoe
Criação: Ricardo Merhi, Mauro Villa-Boas, Daniel Ribeiro e Alexandre Pira
Lead de Conteúdo: Vanessa Britto
CBO: Guilherme Brum
Diretora de Atendimento: Barbara Gava
Atendimento: Henrique Pecego
COO: Douglas Bocalão
Diretor de Operações: Eduardo Sassá
Operações: Gabriel Kuhlmann
Head de Planejamento: Luciana Padovani
Diretor de Planejamento: Augusto Leme
Head de Mídia: Sérgio Brotto
Produtora do filme: Corazon Filmes
Direção de cena: Bruno Shintate
Diretor de fotografia: Vitor Bossa
Assistente de direção: Ariela Hertel e Fabiana Biancardi
Direção executiva: Renato Chabuh e Igor Ferreira
Atendimento (produtora): Luisa Ferreira, Taís Bastos e Carol Azambuja
Coordenação de produção: Dani Oliveira, Bruna Fernandes e Daniela Mazer
Direção de produção: Tim
Coordenação de pós-produção: Nayla Kols
Assistente de pós-produção: Miguel Lima
Montagem: Victor Cohen
Finalização: Tunay Canepari
Pós-produção: Tribbo Post
Color: Henrique Reganatti (Zumbi Post)
Produtora de áudio: Pingado
Empresa
Pedro Scooby surfa Onda de Cheddar no Méqui

Empresa
Pesquisa revela que 51% dos profissionais de Marketing veem a qualidade da produção de IA como equivalente à de humanos

Com aplicações que vão da otimização de estratégias à automação de tarefas e à personalização de experiências para clientes, a Inteligência Artificial tem transformado rapidamente o setor de marketing no Brasil. Apesar da adoção massiva, menos de 20% dos profissionais avaliam esses impactos como majoritariamente positivos, segundo estudo realizado pela agência Enlink com colaboradores da área, entre setembro e dezembro de 2025.
Levantamentos conduzidos pelo IAB Brasil em parceria com a Nielsen, divulgados em fevereiro deste ano, indicavam o uso de IA por 80% das agências brasileiras. Já o novo estudo da pesquisa Enlink aponta que a tecnologia está presente em 100% das iniciativas de marketing analisadas, sendo que 40% fazem uso frequente dessas ferramentas.
Entre as soluções mais utilizadas, o ChatGPT lidera com ampla vantagem, sendo apontado como ferramenta preferida por 97,7% dos entrevistados, seguido pelo Gemini, citado por 31%. Esse uso intensivo reflete-se na percepção sobre a qualidade do conteúdo gerado, que, segundo 51% dos profissionais, já alcança um nível equivalente ao humano.
Apesar do amplo uso, características das ferramentas preocupam os profissionais, sobretudo quanto à imprecisão de informações, fato que gera desconfiança em mais de 50% dos entrevistados, os quais ressaltam a importância de checar as informações antes de concluir a aplicação. Mesmo com o receio, mais de 43% das iniciativas pretendem ampliar o uso ao longo do próximo ano.
Conforme detalha Manu Sanches, fundadora da Enlink, a pesquisa realizada teve como principal finalidade compreender de que forma a IA pode impactar o tráfego orgânico, mas os profissionais entrevistados parecem não ter chegado a um consenso sobre isso. “Ouvimos pessoas de diversas agências das regiões Sul e Sudeste, mas o que mais nos chamou atenção foi o quanto os profissionais estão longe de um denominador comum quanto ao impacto da IA sobre o tráfego orgânico. Ouvimos desde que essa finalidade está em declínio e gera ‘migalhas’, até que ela será a maior fonte para aquisição desse tipo de ativo no próximo ano”, explica.
Os dados apontam, portanto, um cenário em que a Inteligência Artificial já está amplamente incorporada às rotinas do Marketing brasileiro, ao mesmo tempo em que desperta percepções distintas entre os profissionais do setor. Enquanto parte dos entrevistados destaca ganhos operacionais e reconhece avanços na qualidade dos conteúdos







