Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Acordo entre Google e Facebook gera acusações de fraude

Publicado

em

As duas maiores empresas do mercado publicitário online, Google e Facebook, estão respondendo judicialmente por supostas violações em processos de leilão para a comercialização de anúncios.

Sites estrangeiros e nacionais já noticiaram a respeito do embate judicial, que ocorre devido a multinacional Google ter feito um “pacto secreto” com o Facebook, para manipular leilões de espaços de propaganda online, a fim de garantir mais lucro e afirmar a hegemonia das duas empresas nesse mercado lucrativo.

Diante dos fatos, o Estado do Texas abriu o processo sob a acusação de haver um acordo secreto entre as gigantes de tecnologia.

Segundo as acusações, que envolvem a tecnologia de anúncios automatizados, essa prática é contra as leis antitruste e o primado da concorrência.

A tecnologia encaminha a publicidade digital para um leilão que acontece em tempo real, com objetivo de aumentar os ganhos que editores da web, como sites de notícias, podem obter por seus anúncios. Assim, com mais lances vindos de uma variedade ainda maior de fontes, as taxas sobem, beneficiando os envolvidos.

Resumindo, o Google daria privilégios ao Facebook nos leilões de anúncios, chamados de header bidding, o que configuraria fraude. Para melhor compreensão, um leilão de anúncios é quando anunciantes disputam o espaço para publicar em um site, pagando ao distribuidor, e não ao site.

E por que tudo isso aconteceu?

Em 2016, 70% dos grandes editores do mercado utilizaram a tecnologia de header bidding de outros players do mercado de publicidade e isso soou como uma ameaça às plataformas de anúncios do Google, visto que o processo de leilão possibilitou a abertura para outras bolsas — o que poderia causar perda de receita para as empresas Google e Facebook.

Sendo assim, o Google teria criado um programa para “permitir secretamente que sua própria bolsa ganhasse” os leilões. Além disso, de acordo com as acusações, as ilegalidades estariam presentes porque o Google conseguiu um acordo ilegal, firmado no “nível mais alto” com o Facebook.

Quando uma empresa concorda em fixar preços, em não competir e em alocar um mercado, uma vez que constatado o acordo, é automaticamente ilegal.

O “pacto secreto” das multinacionais, alusão ao Star Wars, está sob investigação.

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Stone levará empreendedores para o intervalo do BBB

Publicado

em

A Stone apresenta o Break Stone, uma campanha que começa no digital e culmina no break mais cobiçado da televisão brasileira. A ação dará aos empreendedores a chance de apresentarem seus negócios e contarem suas histórias para milhões de espectadores, valorizando a essência do jeitinho brasileiro de empreender no
intervalo do Big Brother Brasil, na TV Globo.

Os clientes Stone de todo o Brasil poderão participar produzindo vídeos curtos, de até 20 segundos, apresentando seus negócios de maneira criativa. Os vídeos 1devem ser publicados no Instagram e no TikTok com a hashtag #BreakStone, e os negócios mais originais poderão ser exibidos no intervalo do BBB 25.

O apresentador Luciano Huck, embaixador da marca, será o responsável por apresentar os vídeos em intervalos do programa, em fevereiro, março e abril. “O melhor do Brasil é o brasileiro, e o nosso jeito de fazer marketing é sem igual. Para dar protagonismo a quem faz o país girar todos os dias, criamos o Break Stone”, destaca Rodolfo Luz, diretor de marketing da Stone.

Continue lendo

Empresa

Sem Parar entra em campo e paga pedágio de sócios-torcedores do Santos na estreia de Neymar

Publicado

em

O Sem Parar, ecossistema de mobilidade líder em pagamentos automáticos, acaba de se unir ao Clube Sócio-Torcedor do Santos para oferecer condições especiais aos torcedores de carteirinha do time alvinegro. E para marcar essa iniciativa com impacto, o Sem Parar criou o pack de benefícios do torcedor, que vai dar um voucher de R$ 50,00 para os sócios-torcedores usarem como quiserem: seja para pagar o pedágio na ida ao jogo de estreia do Neymar, nesta quarta (5), no drive-thru ou na hora de abastecer o carro para ver o time em campo. A promoção será válida para sócios-torcedores que já são clientes e para quem se tornar cliente Sem Parar até dia 5.

A oportunidade dessa ativação surgiu das interações nas redes entre Sem Parar e torcedores do Santos, que pediram uma ajudinha na hora de fazer o trajeto entre São Paulo e Santos, onde ocorrem muitos dos clássicos do time. Por meio da ação, Sem Parar se insere organicamente em uma das discussões mais quentes do momento e se fortalece como referência em mobilidade e conveniência. Além de beneficiar diretamente os torcedores, essa ação também reforça um posicionamento importante para a marca: o Sem Parar quer estar cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, criando experiências que vão além do funcional.

“O marketing é sobre estratégia a longo prazo, mas é também sobre timing e leitura de contexto. Nós ouvimos os pedidos dos torcedores que vivem pegando a estrada para ver o Santos e pensamos em uma interação totalmente conectada com a paixão deles. As marcas que sabem identificar e se inserir em momento culturais relevantes conseguem se aproximar de forma mais genuína com seus públicos”, comenta Gabriel Porto, CMO do Sem Parar. “No caso da estreia do novo camisa 10 do Santos, estamos falando de um evento histórico para o futebol brasileiro com a volta de um craque. Fazer parte dessa experiência é uma forma de reforçar o papel do Sem Parar como facilitador da mobilidade, mas também de gerar lembrança e engajamento emocional com a marca”, completa Porto.

Continue lendo