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Nilson Filatieri – Como utilizar o funil de vendas ao seu favor

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Há certas coisas que as pessoas falam para gente e que não acreditamos. Dentre elas, está a expressão “é possível ganhar dinheiro dormindo”. A verdade é que, sim, é praticável ganhar dinheiro dormindo. Falando assim, pode soar um pouco pretensioso e difícil de acreditar, mas é plenamente alcançável. Mas para que isso comece a ser colocado em prática, é preciso entender o conceito de Funil de Vendas.

Antes de começar a introduzir esse conceito, eu consigo adiantar que ao final deste artigo, certamente a ideia de ganhar dinheiro dormindo ficará mais clara. Acredite se quiser, mas o funil de vendas é algo que rege nossas vidas. Seja online ou offline, estamos inseridos em diversos funis. Obviamente, uns são mais sutis do que outros. Explicando a questão de forma prática, o funil de vendas, também conhecido como Pipeline, é o caminho que um cliente percorre do momento que ele conhece a empresa até a finalização da compra.

Para que essa trajetória seja percorrida de forma organizada e eficiente, é dever da empresa criar um funil capaz de tirar o atrito lead/empresa. Exatamente por isso, esse funil deve ser dividido em etapas: topo, meio e fundo. Seja empresa ou fornecedor, deve-se produzir conteúdos adequados para cada etapa do funil. Um dos exemplos é oferecer materiais gratuitos para transformar visitantes em leads.

Para ajudar na compreensão do conceito de uma vez por todos, vou me utilizar de um exemplo prático e que faz parte de nosso cotidiano. Vamos supor que alguém está acometido por mau hálito, então, essa pessoa vai até o Blog do Sorriso Soluções. Lá no topo do funil, ele descobre que uma das causas do mau hálito é o tártaro. O problema foi identificado: o indivíduo tem tártaro.

Depois de identificar o problema que possui, a pessoa se cadastra na lista de e-mails desse consultório para começar a receber dicas de como eliminar o tártaro, ou seja, esse indivíduo já se tornou um lead. Nesse momento, estamos no meio de um funil. Paralelo a isso, esse mesmo lead começa a procurar no mesmo site do Sorriso Soluções métodos e técnicas para eliminar o tártaro de seu dente, afinal, ele quer acabar com o problema.

Após muitas pesquisas e tentativas de remover o problema dentário, a pessoa percebe finalmente que não conseguirá resolver a questão sozinho, ele vai precisar de uma limpeza dentária. Chegamos ao final do funil! Será preciso urgentemente marcar uma consulta com o dentista. De quem esse consumidor vai lembrar? Do consultório do Dentinho, que o auxiliou desde o começo na difícil jornada, claro.

A importância de um funil de vendas é entregar valor, independente se o cliente irá comprar o produto ou não. A partir do momento que o cliente estiver no estágio de compra, ele irá considerar quem já entregou valor para ele e demonstrou autoridade no assunto. O Funil de Vendas é algo escalável, porque o mesmo material pode atingir diferentes clientes e as ferramentas de automação de marketing fazem com que ele fique mais fácil.

O que conseguimos tirar de todas essas explicações ao final das contas? Enquanto o dentista do Sorriso Soluções dormia tranquilamente, conquistou mais um cliente sem que fosse preciso mover um dedo sequer. Criar um funil de vendas não é um bicho de sete cabeças, longe disso. Por outro lado, fazê-lo de forma eficiente pode ser uma tarefa um pouco mais complicada.

Nilson Filatieri – CEO da HeroSpark

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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