Artigos
Cristian Townsend: 3 erros em marketing e vendas que podem levar uma empresa à falência
Por Cristian Townsend
Para alavancar os números de qualquer empresa, estratégias de marketing e vendas são essenciais. Quando os profissionais de ambas as equipes atuam de forma alinhada e planejada, é possível prever bons resultados. Mas, infelizmente, o contrário também é válido. Se não há embasamento por trás das ações dessas equipes ou a falta de comunicação resulta em metas que se perdem pelo caminho, a empresa pode acabar pagando um preço alto.
Para não correr esse risco, avalie 3 falhas em estratégias de marketing e vendas que você não pode cometer:
1- Não entender seus clientes
Abordagens erradas, tanto na hora da divulgação quanto na venda, podem afastar ou causar uma má impressão nas prospecções. Por isso, é imprescindível coletar o maior número possível de dados sobre clientes, como metas, comportamentos, preferências, objeções e renda. Com tais informações, os gestores podem traçar um tom de comunicação ideal, aproximando-se do universo do seu público-alvo.
2- Agir na hora errada
Para ter um plano de ações assertivo, é preciso entender os hábitos de seus clientes e como eles mudam de acordo com os dias, semanas e meses. Por exemplo, é possível que uma campanha de utensílios domésticos tenha um resultado melhor na primeira semana de junho, pois se entende que é quando determinada segmentação compra produtos para casa.
Atualmente, existem ferramentas tecnológicas que utilizam o conceito de Big Data, a interceptação de um grande número de dados. Isso porque, com a internet e outros dispositivos, temos acesso a uma quantidade humanamente imensurável de informações.
Com sistemas automatizados, é possível verificar todos esses dados de maneira organizada, através de painéis. Assim, gestores de equipes poderão obter muito mais conhecimento acerca de seu público, gerando ações mais objetivas e planejadas. Conteúdos que instiguem o cliente no tempo certo devem ser parte das estratégias de marketing e vendas.
3- Não dispor dos instrumentos certos
Outro erro comum é não dispor das ferramentas certas. Se a empresa quiser manter a competitividade de mercado, deve procurar por inovações que otimizem processos e ofereçam insights assertivos. Um bom exemplo são sistemas que usam Inteligência Artificial. A IA já está em diversos aplicativos e serviços que utilizamos, e a tendência é que essa presença ganhe ainda mais força em um futuro próximo.
Nos dias de hoje, é possível combinar ferramentas que utilizem esse conceito aliado à Big Data, com cruzamento entre dados de clientes e dados do mercado. Tais sistemas são capazes de entender padrões de comportamento e oferecer previsões sólidas do futuro. Ou seja, será possível obter análises profundas e insights inovadores – tudo muito bem embasado. Um planejamento eficiente serve não só para manter a posição de sua empresa no mercado, mas para ganhar autoridade.
Cristian Townsend, fundador e CMO (Chief Marriage Officer) da Osorno Analytics, startup de Account-Based Marketing, Big Data e Inteligência Artificial, com foco em Marketing e Vendas
Artigos
Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
Artigos
Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
You must be logged in to post a comment Login