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Adriana Ribeiro – O empoderamento feminino no mercado de comunicação
*Por Adriana Ribeiro, CFO da Bullet
Estamos no mês da mulher e, nesta época, me lembro, principalmente, como é fazer uma sessão de fotos ao lado dos meus sócios na agência em que trabalho atualmente – sou a única mulher do grupo de cinco pessoas – admito, que para mim, é uma sensação de vitória muito grande e que me enche de orgulho.
Nasci na periferia de São Paulo, no Jardim Planalto na Zona Leste. Sempre estudei em escolas do governo e só tive contato com o ensino particular na faculdade. Onde cheguei e a conquista deste espaço é realmente de encher mãe e pai de orgulho e, claro, a mim mesma.
Estou na área de comunicação desde 1998, quando entrei em minha primeira agência de publicidade como contadora. Antes disso, trabalhei em um escritório de contabilidade e em uma empresa de entretenimento. Foi uma grande mudança na minha carreira e a pergunta mais emblemática que fizeram para mim no início foi: “Você nunca trabalhou em agência de publicidade? É muito diferente a parte financeira e você, provavelmente, terá muitas dificuldades”. Mesmo com essas provocações, sempre fui uma jovem inquieta e isso não me abalou, na verdade só impulsionou minha carreira. Não por isso, há 9 anos sou sócia.
A Bullet sempre foi uma agência inovadora e à frente no mercado. Aqui, valorizamos o nosso profissional e temos um número considerável de mulheres no comando e não é de hoje, quando entrei em em 2002, a diretora de criação era uma mulher e o planejamento da agência era 100% composto de mulheres.
Neste momento, estou olhando da minha sala para a primeira bancada a frente: são quatro homens e dez mulheres. Tenho muito orgulho dessas garotas que têm histórias incríveis e que estão todas aqui, concentradas em seu trabalho e fazendo nossa agência prosperar.
Nossas estatísticas mostram que estamos no caminho certo. Temos mais da metade de nossos profissionais do gênero feminino e muitas delas no comando de departamentos. Desde 2017, estamos trabalhando para que tenhamos um departamento de criação com mais presença feminina, o que hoje no mercado é difícil. Queremos entender onde estão as mulheres criativas e porque é tão difícil a presença delas em nossos recrutamentos.
Se antes o mês da mulher era uma época comemorativa no calendário de RH, hoje entendemos melhor o que ela realmente representa. Todo ano buscamos trazer conhecimento e conteúdo para a equipe e nos preocupamos genuinamente com o bem-estar de cada uma das nossas profissionais no dia a dia. É algo que vai além de uma data.
Queremos ser agentes do empoderamento de cada uma de nós, apresentando, inclusive o papel da mulher no combate ao machismo. Não somos responsáveis por ele, claro, mas muitas vezes o reproduzimos sem nem sabermos.
Esse nosso posicionamento me lembra uma frase que ouvi de uma advogada da agência que me marcou muito. “Se estamos vivos em 2019, temos que nos adaptar à nova realidade e não achar que a luta das mulheres por um lugar de destaque seja um mimimi qualquer.” E, para mim, as mulheres que conseguiram chegar lá, precisam e devem exercer um papel de influência positiva.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
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