Eventos
Rio2C anuncia sua programação completa
Voltado a profissionais e entusiastas de audiovisual, música, mídia, ciência e tecnologia, o Rio Creative Conference terá como principais convidados os criadores da aclamada série Black Mirror, Charlie Brooker e Annabel Jones, e será aberto pelo Netflix Chief Content Officer, Ted Sarandos
A segunda edição do Rio2C, sucessor do RioContentMarket – o mais importante encontro de negócios do setor audiovisual no Hemisfério Sul ao longo de sete edições –, anuncia sua programação, com a participação de mais de mil convidados, entre palestrantes, executivos e artistas. Os destaques da conferência incluem Charlie Brooker e Annabel Jones, criador e produtora da premiada série britânica Black Mirror, ganhadora de 7 Emmys (2012, 2017 e 2018); o guitarrista, compositor e arranjador Heitor TP, ganhador do Emmy e do Grammy, e autor de diversas trilhas sonoras de sucessos; Louis Black, co-fundador do jornal “The Austin Chronicle” e co-idealizador e diretor do SXSW, maior festival de inovação e criatividade do mundo; além de apresentações de startups como Memphis Meats, BrainQ e Hyperloop TT, que prometem revolucionar os setores de alimentação, saúde e transporte.
Nesta edição, o evento se divide em três campos – Mercado, Conferência e Festival. Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para profissionais da indústria criativa, o último oferece uma série de experiências destinadas a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento.
“A repercussão da primeira edição foi tão positiva que nos motivou a fazer em 2019 um evento ainda maior e cheio de novidades, com a criação novos espaços: a Casa das Marcas, dedicada a discussões na área de conteúdo para marcas, o BrainSpace, voltado à neurociência e a sua interseção com a criatividade. E para fechar cada dia, quando o sol se pôr, teremos uma programação especial com o Rio2Night, que permitirá uma troca ainda maior entre os participantes. Sem sombra de dúvidas, o Rio2C 2019 será imperdível”, aposta Rafael Lazarini, criador e CEO do evento.
“Depois do enorme salto que demos entre o RioContentMarket e o Rio2C, ampliando o escopo do evento, neste ano a divisão entre Conferência, Mercado e Festival oferece conteúdos para diferentes públicos e seus interesses no evento, além de conectar todos num mesmo espaço para convivências criativas e de negócios”, conta Carla Esmeralda, responsável pela curadoria do audiovisual e a direção geral de conteúdo do projeto.
AUDIOVISUAL
Um dos pilares do Rio2C, o audiovisual reunirá alguns dos maiores nomes do setor no Brasil e no mundo. Além de Charlie Brooker e Annabel Jones, da série Black Mirror – que serão entrevistados no PrimeTime da primeira noite do evento por Peter Friedlander, VP Original Series da Netflix –, Ted Sarandos, Chief Content Officer (CCO) da Netflix, e responsável pelas produções originais da plataforma, fará o Rio2C Opening Keynote. Também confirmaram presença o vencedor do Oscar® Aron Warner, produtor e produtor executivo dos 4 filmes que compõem a franquia Shrek; a diretora e produtora Betsy West, vencedora de 21 Emmys e nomeada esse ano ao Oscar® de melhor documentário com RBG; Roberto Rios, Vice-Presidente Corporativo, Produções Originais da HBO Latin America; Nina Hahn, SVP Production & Development, da Nickelodeon International; Glória Perez, Fernando Coimbra e Bráulio Mantovani, no painel “O Cérebro no Centro da Narrativa”, e João Mesquita, CEO da Globoplay, para citar alguns dos nomes que participam dos 61 painéis.
Em pauta, assuntos como narrativas para diversos tipos de plataforma, criação e desenvolvimento, direção, fotografia, o gênero comédia, VOD, inteligência artificial, big data, blockchain, políticas públicas para o audiovisual, leis de incentivo e comercialização do audiovisual para o mercado internacional. Uma novidade do Rio2C 2019 é o Business Hall, espaço exclusivo profissionais do audiovisual, em uma área privilegiada da Cidade das Artes. Com acesso apenas para credenciais Industry e Industry+, a nova área oferece amplos lounges para networking, com objetivo de promover a maior interação entre produtores de conteúdo e os executivos da indústria. No Business Hall também serão realizadas as Rodadas de Negócios, o Pitching do Audiovisual e completam o espaço salas privativas para patrocinadores e expositores.
Produtores, realizadores e criadores do audiovisual defendem projetos de séries, programas ou filmes – documentais, factuais, ficcionais ou infantis – em pitchings perante uma banca composta por importantes nomes do mercado, bem como uma plateia de compradores do mundo inteiro, ou em rodadas de negócios individuais previamente agendadas pela organização do Rio2C.
Este ano, são mais de 400 players confirmados, dentre eles 34 empresas internacionais que estarão pela primeira vez no evento, como os executivos da BBC, Blue Spirit, Canal+/Studio Canal, Caracol Television, Channel 4, RAI – Fiction, Sony Music Entertainment, Televisa, UR, TOEI Company.
INOVAÇÃO
Serão ao todo 24 painéis com 86 participantes para falar sobre as inovações revolucionárias nas áreas de transporte, alimentação, saúde, agricultura, mobilidade, comércio, educação, finanças, bem-estar e entretenimento. Eletrodomésticos inteligentes, digitalização do dinheiro, carne produzida diretamente das células animais (dispensando a criação e abate de rebanhos) e inteligência artificial serão alguns dos temas abordados. Já estão confirmados na grade de palestras Ricardo Penzin, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa que está desenvolvendo um sistema de transporte de carga e passageiros de alta velocidade, em cápsulas dentro de tubos a vácuo; Maria Occarina, Diretora de Marca e Criação da Memphis Meat, que recebe investimentos de Bill Gates, Richard Branson e Cargill para lançar em breve no mercado a carne produzida a partir de células animais; e Yael Djemal, Diretora de Produto da BrainQ, que está desenvolvendo um software para tratar desordens neurológicas de forma inovadora e não-invasiva.
Haverá um debate aberto sobre as macrotendências de inovação, seus principais temas e seus possíveis impactos em diferentes setores. No futuro, quais tecnologias serão parte de nosso dia-a-dia de tal forma que não seremos capazes de imaginar a vida sem elas? Misture inteligência artificial, nanotech, biotech, blockchain, big data, internet das coisas, e mídias imersivas numa previsão de cinco anos no futuro. Vamos conversar sobre como poderemos e deveremos nos moldar às transformações que virão e como grandes empresas poderão colaborar de forma positiva com esse futuro que está emergindo.
“Nossa curadoria quer provar a tese de que no futuro todas as empresas serão empresas de tecnologia”, resume Bernardo Zamijovsky, curador da área de inovação. “Tudo estará cada vez mais interligado. O coração dessa mudança é a conectividade, os produtos virando serviço, como os eletrodomésticos inteligentes, as empresas se tornando digitais, com as facilidades de armazenamento na nuvem. São mudanças muito grandes, como a computação quântica e o 5G, que irão gerar transformações drásticas e impactar a todos de alguma forma, afetando inclusive a geração de empregos. É um assunto que, havendo ou não essa consciência, interessa rigorosamente todo mundo”.
MÚSICA
O guitarrista, compositor e arranjador brasileiro Heitor TP ficou conhecido internacionalmente quando integrou a banda inglesa Simply Red de 1988 a 1996. De lá para cá, o músico se tornou um respeitado compositor de trilhas sonoras em Hollywood, assinando trabalhos como Meu malvado favorito, Minions 1 e 2, Os Smurfs, Os Garotos da minha vida, Simplesmente Complicado, entre muitos outros. Vencedor de um Grammy, como arranjador em um trabalho do astro inglês Sting, Heitor falará sobre suas trilhas pela primeira vez no Brasil.
O produtor e diretor KondZilla é outro nome de destaque no evento. Fundador do maior canal brasileiro do YouTube e o terceiro do mundo, com 22 bilhões de views e 45 milhões de inscritos, Konrad Dantas nasceu em uma favela no litoral paulista e hoje coordena uma holding de comunicação que inclui o selo KondZilla Records – responsável pelas carreiras de músicos famosos como Kevinho, MC Kekel, Dani Russo e MC Guimê –, a KondZilla Filmes, KondZilla Wear, e ainda criou, ao lado de Guilherme Quintella e Felipe Braga, Sintonia, série original da Netflix, que tem previsão de estreia para este ano. Ele fala sobre sua trajetória, sua visão de negócios e a música na internet.
Nos painéis sobre o assunto serão abordados temas que vão do Rock in Rio, ao negócio dos musicais no Brasil, passando por aspectos jurídicos do entretenimento ao vivo no país, a importância das rádios no desenvolvimento das carreiras dos novos artistas e a potência da música urbana, através das favelas e periferias.
Na parte dedicada a profissionais da música, artistas e bandas selecionados previamente pela curadoria do Rio2C se apresentarão ao vivo diante de uma comissão formada por 20 nomes – entre especialistas, produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business. Os projetos escolhidos ainda serão contemplados com a exibição de videoclipes e inclusão de músicas na playlist do evento.
“O Pitching Show do Rio2C pretende ser uma grande porta para novos artistas. Na Comissão da Música temos grandes profissionais do meio musical com cargos hoje capazes de mudar a vida de um artista”, explica o músico e compositor Zé Ricardo, responsável pela curadoria musical do evento. “Acho que esse é o grande destaque da parte de música do Rio2C, porque não há no Brasil um lugar onde o artista possa fazer um pocket show em ótimas condições de som e palco para os profissionais do setor que precisam saber que ele existe”, continua.
NEUROCIÊNCIA
Uma das grandes novidades desta edição fica por conta do BrainSpace, área dedicada a novas percepções sobre o funcionamento do cérebro humano e novas oportunidades de se entender um grande conjunto de funções mentais – da tomada de decisões à criatividade expressa nas artes, ciências e tecnologia.
“A expectativa do BrainSpace é proporcionar ao público uma imersão no que há de mais fascinante nas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro humano e como as tecnologias vigentes são capazes de potencializar a percepção e interação entre os indivíduos e entre humanos e máquinas”, explica o neurocientista Stevens Rehen, curador do espaço e uma das maiores autoridades do país em pesquisas com células-tronco.
Entre os confirmados, estão o designer biomédico e artista Alan Macy, fundador da Biopac Systems; Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Fernanda Moll, presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino; e Ronald Fischer, diretor do Laboratório de Evolução da Mente, Corpo e Cultura da Universidade de Victoria, na Nova Zelândia, entre outros.
MARCAS
As marcas por sua vez terão uma participação ampliada na edição de 2019 do Rio2C. Além do Summit, realizado no primeiro dia da Conferência em parceria e co-curadoria com o Meio & Mensagem, o evento passará a contar, durante toda a sua extensão, como uma nova área de conteúdo dedicada exclusivamente as temáticas e tendências relacionadas as marcas e ao mercado publicitário, a Casa das Marcas.
A definição dos temas do Summit leva em conta também todo o espírito do tempo em que vivemos, uma vez que as marcas, como influenciadoras e difusoras culturais, precisam saber a hora e, principalmente, o tom adequado para entrar nas conversas que sejam pertinentes ao seu posicionamento e à expectativa da sociedade. Na lista de convidados, estão líderes da indústria da comunicação, executivos-chefes de marketing das principais empresas do país e, principalmente, os profissionais que estão fazendo a diferença colocando a mão na massa para valer no dia a dia de suas empresas.
“Não nos interessa divagar em torno de buzzwords, palavras e tendências da moda. Queremos levar para os palcos do Summit o que realmente está acontecendo no dia a dia das agências, veículos, marcas e empresas inovadoras, com soluções. Mais verdade, menos bullshit”, comenta Jonas Furtado, Diretor de Conteúdo do Meio & Mensagem.
A Casa das Marcas aprofunda e explora a intersecção entre a publicidade, o marketing e o entretenimento, explora o futuro do marketing e da comunicação, trazendo para o Rio2C os maiores especialistas, criativos e executivos do mercado. Keynotes e palestras fazem um mergulho no promissor universo de conteúdo para marcas, num ambiente propício para negócios, conhecimento e relacionamento. E inicia a programação de cada dia com sessões sobre o Futuro, onde especialistas falam sobre internet das coisas, hiperconexão, big data, realidade estendida, inteligência artificial, blockchain e muito mais. Nesses slots, os participantes descobrem por que a inovação se tornou vital e são levados por uma jornada que mostra os impactos da tecnologia nos modelos de negócios, sociedades e pessoas. Entre os grandes nomes confirmados para a Casa das Marcas destacam-se Pj Pereira, top CCO na Adweek’s Creative 100, reconhecido pelo “Creativity 50,” e nos 4A’s 100 Pessoas que Tornam a Publicidade Incrível; Joanna Monteiro, ganhadora de 40 Leões no Festival de Cannes, incluindo um Grand Prix na categoria Mobile. Integra o seleto grupo dos 10 diretores de criação mais premiados do mundo, e foi considerada a mulher mais criativa na publicidade mundial pela Business Insider; Louis Black, co-idealizador e diretor do SXSW – maior festival de inovação e criatividade do mundo, e cofundador do jornal The Austin Chronicle, e Magoz, designer e ilustrador de marcas como Apple, The New York Times, We Transfer, Vodafone, SEAT, El País, El Mundo, Billboard, entre outros. Recebeu prêmios em todo o mundo, incluindo o Society of Illustrators of NY e o American Illustration Awards.
O espaço recebe ainda executivos de algumas das empresas mais inovadoras do mercado para falar sobre temas como Marketing Experience, Real Time, Diversidade criativa, Comunidades Criativas, Dados, Influenciadores, eSports e muito mais, entre eles Ricardo Dias, VP de Marketing da Ambev; Bárbara Bono, Head de Conteúdo e Criação da FCA Fiat Chrysler Automobiles Latam; Beatriz Botessi, Diretora de Marketing e Comunicação da Coca-Cola; Anna Carolina Teixeira, Diretora de Marketing de Snacks da PepsiCo; Eduardo Picarelli, Marketing Director – Mainstream Brands, Brand experience and Sponsorship da Heineken e Sandra Jimenez, Head de Música da LATAM, YouTube e Google Play Music.
FESTIVAL
Nos fins de semana, o Rio2C abre suas portas para o público em geral com uma série de atrações. A programação, batizada de Festivalia, inclui shows de música, experiência de realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa e encontros nos bastidores dos fãs com seus ídolos. O Porta dos Fundos fará um Writer’s Room ao vivo, com Fábio Porchat, Antonio Tabet e Ian SBF; profissionais do audiovisual falam sobre a arte da fotografia, da edição e da trilha sonora. Amora Mautner e Maria Camargo estarão presentes para discutir a Arte da Narrativa – da escrita à construção da obra audiovisual.
No âmbito musical, o Rio2C abre suas portas para os novos talentos da cena musical com shows em três diferentes palcos.
A Orquestra Petrobras Sinfônica interpreta um repertório de bandas indies que participaram do Queremos! Festival: MGMT, Franz Ferdinand, Tame Impala, Belle and Sebastian, Wilco, Vampire Weekends, Phoenix, XX, Two Door, Jose Gonzales, Edward Sharpe e Vance Joy.
O Festivalia inclui ainda o XR Arcade, uma imersão no mundo da realidade virtual em que serão exibidos conteúdos produzidos pelos mais importantes estúdios do Brasil e do mundo.
EXPO
Mais nova área do Rio2C, a EXPO é um espaço de conteúdo e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das Artes com temas fundamentais sobre Audiovisual, Inovação e Música.
Nesta primeira edição, o espaço conta com uma programação exclusiva de XR e Games – com curadoria do XRBR e Ring – workshops, painéis e keynotes, que dissecam o mercado desde a concepção de um game design document até desafios de pós-produção e entretenimento imersivo. Nomes como Doede Holtkamp, head do VR Days, e Elbert Perez, Co-Founder e CTO da Doghead Simulations, marcam presença no espaço, assim como as empresas Unity e Unreal. Além de conteúdo, o espaço XRBR oferece quatro domos com experiências de realidade virtual e aumentada, sendo um deles com curadoria da VR Days, trazendo as melhores experiências em realidade virtual da empresa holandesa.
A EXPO recebe também o Grupo Globo – que reúne Globo, Globosat, Globo Esporte, GloboPlay e Som Livre – em um único espaço, para experiências e programação com roteiristas, diretores, cenógrafos, figurinistas, além de pocket shows com artistas da Som Livre. Destaque para A arte de… improviso com Fernando Caruso, Figurino com Marie Salles, Cenografia com May Martins e Narrativa e Música com Marcel Kein.
O Espaço Sebrae aproxima o mercado audiovisual dos players em encontros com os canais e traz importantes debates de inovação como Economia Criativa na Periferia, IP de Games e TI, Transformação Digital e o DNA Vuca. Entre os presentes, estão Lucas Foster, fundador e Diretor Executivo do Project Hub; Marcello Coltro, VP Sênior de Marketing, Digital e Criação da E! Entertainment Television; Zico Goes, VP, Conteúdo e Desenvolvimento da Fox Networks Group; e German Carmona, Marketing Manager da GOL Airlines.
O BNDES oferece painéis voltados a investidores e empresários com apresentação de case studies e modelos de sucesso e apresenta o projeto Garagem, programa de aceleração de startups do Banco, além de atendimento e demonstração de produtos e programas destinados ao setor de economia criativa.
Semp TCL, Firjan, SPCine, Grupo Band, SBT e Canal Like compõe o espaço com experiência e ativações.
Eventos
Fito organiza primeiro evento proprietário da agência
A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.
O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.
Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.
Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.
Eventos
Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos
Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.
Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.
Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna, apoiando o grande legado do piloto.
Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.
“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.
You must be logged in to post a comment Login