Eventos
6º Congresso MICE Brasil define programação

A 6ª edição do Congresso MICE Brasil, o maior evento de conteúdo voltado ao segmento MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions) realizado no país, já está com a programação definida para os próximos dias 27 e 28 de outubro. O evento, que neste ano será híbrido, acontece durante a 19ª Feira EBS | Evento Business Show, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e terá como tema “Reunir para Retomar: perspectivas para 2022”.
Serão dois dias intensos de conteúdo, discussão, networking, internacionalidade, enriquecimento profissional e negócios para profissionais gestores de eventos, marketing, treinamento, incentivo e compras das principais empresas, gestores de eventos associativos, organizadores de eventos técnicos e científicos, DMCs, agências de live marketing, eventos, viagens corporativas e incentivo. Os painéis serão distribuídos entre o palco principal e outros dois simultâneos, com transmissão de imagens por um painel de LED e som via headset individual.
Programação
O Congresso começa às 14h10 do dia 27, com abertura oficial do CEO Grupo EBS, organizadora da Feira EBS e Congresso MICE Brasil, Marcello Baranowsky, no palco principal, seguida pelo primeiro painel do dia, Criativismo ESG – sigla para Environmental/Meio ambiente; Social/Responsabilidade Social; Governance/Governança -, dirigido pelo presidente executivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, Alexis Pagliarini, com a participação de Dilma Campos e Ronaldo Ferreira Jr, ambos conselheiros da AMPRO e ativistas por maior inclusão e menos preconceito nas empresas.
Às 16h, ainda no palco principal, um painel liderado pela MPI Brasil – Meeting Professional International vai falar sobre a perspectiva MICE para 2022, com Rodrigo Machado, VP de Comunicação da MPI.
Já no Palco 1, a partir das 17h10, Elaine Tenerello, Diretora Executiva do Visit Iguassu, falará sobre a experiência de Foz do Iguaçu no painel Destinos que lideram a recuperação. No mesmo horário, no Palco 2, o público poderá conhecer sobre Engajamento em Eventos Híbridos, sob o comando de Sandra Veloso, Community Manager & Events na ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas, com a participação de Rafael Leonildo, Gerente Comercial de Eventos e Incentivos na Copastur; Luís Gustavo, Gerente de Branding e Relacionamento da ArcelorMittal; e Juliana Patti, Regional Event & Disclosure Management na Bayer. Simultaneamente, no Palco 3, o Ecossistema de Negócios no segmento do Live Marketing será abordado por Marcelo Checon, Fundador da M&Co.
Às 17h50, os palcos 1 e 3 também estarão com conteúdo simultâneo: Storytelling e tecnologia a serviço das experiências imersivas (palco 1), com Ricardo Bruno, presidente da Avantgarde Brasil; e Fazer o certo é o único jeito de dar certo (palco 3), com o Palestrante, Escritor e Pensador Luiz Fernando Lucas.
Já no dia 28, as atividades do Congresso começam no palco principal com o painel Arte, Cultura e Conhecimento: As comunidades pós-festivais, às 14h30, com Ralph Peticov, Co-fundador e Experience Designer no Hack Town; Rodrigo Cordeiro, Criador e Diretor na Graffiti Pela Água; e André Palhano, Fundador e Organizador da Virada Sustentável, seguido do painel Metaverso no Mundo dos Eventos, às 15h30, com a participação de Hermano Pinto, diretor do Portifólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, com o case Futurecom; Theresa Oiticica Braconnot, Head of Planning na MCI Brasil; e Karine Guimarães, Diretora de criação na MCI Brasil.
Às 16h40, no palco 1, o painel Aperta O Play, Stop Ou Pause – Gamificação Digital e/ou Presencial Para Esse Tal “Novo Normal” será com os diretores da Triunica Gamification, João Zaggia e Andressa Pinheiro. Simultaneamente, no palco 2, o público acompanha o tema Segurança em Eventos: os protocolos e mais e, no palco 3, o tema O híbrido é mais do que isso será com Vanessa Martin, Diretora na VM Consultoria, e Silvana Torres, Presidente da MarkUp.
Às 17h20 iniciam-se os painéis De zero a 50 até que foi fácil. Quero ver dos 50 aos 100, com Dimas Moura, Fundador do Canal SOU MAIS 50, no palco 1; Estratégia para otimização do tempo em tempos bicudos, no palco 2; e Brainstorm, Prazos… como lidar com uma lista de tarefas que nunca termina?, com Michelle Rodrigues, da GTD (Getting Things Done), no palco 3. O encerramento está previsto para as 18h do dia 28.
“O Congresso MICE Brasil deste ano tem duas vertentes de valor muito importantes: a primeira é o fatio de ser presencial, o mercado MICE precisa retomar com força o presencial; a segunda é o conteúdo, que tem sido muito bem-organizado, com temas muito interessantes. No painel da AMPRO, por exemplo, vamos falar de ESG, três letrinhas que se tornaram ‘mágicas’ para falar de meio ambiente, responsabilidade social e governança transparente. Então, sem dúvida, o Congresso traz temas com bastante profundidade, com convidados com total domínio do que está sendo apresentado, por isso acaba sendo um evento anual de muita importância para o nosso setor”, afirma o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.
“Neste ano, o Congresso terá um sabor todo especial, a retomada presencial de grandes feiras e congressos e o MICE, que é esse importante Congresso que reúne os profissionais da nossa atividade, vai conseguir reunir todo esse time que não se vê pessoalmente há quase dois anos. Vai ser muito importante essa retomada, com o conteúdo que já conhecemos, organização e curadoria impecáveis. Sou fã, em todas as edições sempre estou presente de alguma forma, faço votos que nosso mercado esteja em peso prestigiando essa coragem que a EBS tem de ter essa energia, essa vontade de organizar um evento desse porte, ainda no meio na pandemia, embora mais branda”, acrescenta a presidente da MarkUp, Silvana Torres.
Inscrições e participação
As inscrições para o 6º Congresso MICE Brasil estão abertas pelo site www.feiraebs.com.br. O conteúdo poderá ser acompanhado tanto presencialmente, pelos participantes da Feira EBS credenciados, quanto online. Todos os participantes da Feira terão acesso total a todas as sessões do congresso MICE Brasil, porém, para o público sentado, haverá limitação de lugares devido ao distanciamento social necessário como medida de biossegurança. O Congresso MICE terá limite de 150 participantes presenciais e a Feira EBS acesso de 1.000 participantes simultâneos, por dia.
A Feira EBS é o principal acontecimento da Indústria dos Eventos Corporativos, Incentivos, Congressos, Feiras e Treinamentos & Desenvolvimento no país. Além do 6º Congresso MICE Brasil, a 19ª edição da Feira terá 40 empresas expositoras fornecedoras de soluções para os segmentos MICE e T&D, além da mais nova edição do Speed Meeting EBS, a maior rodada de negócios do segmento no país. Com expectativa de participação de 240 profissionais de 120 empresas compradoras e pelo menos 60 empresas fornecedoras, as rodadas começam às 10h dos dias 27 e 28 de outubro.
O evento está estruturado para cumprir todos os protocolos de biossegurança. A planta foi elaborada para respeitar o distanciamento durante a circulação das pessoas, durante o Speed Meeting, nas áreas reservadas para alimentação e na plateia do Congresso MICE Brasil. Para os que chegarem ao evento, haverá ainda a exigência do comprovante vacinal, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscaras.
O Grupo EBS é um grupo de comunicação que realiza eventos próprios dirigidos aos segmentos MICE e T&D (treinamento & desenvolvimento), possui um portfólio de produtos que incluem a Feira EBS, o Congresso, o Speed Meeting (rodada de negócios), a Revista EBS, Portal EBS. É também criador do primeiro clube de negócios exclusivo aos profissionais deste mercado – o EBS Buyers Club. O Grupo trabalha para gerar conteúdo, networking qualificado e negócios para toda a cadeira produtiva deste mercado, reunindo clientes finais, agências e fornecedores de produtos e serviços para eventos corporativos e incentivos.
Serviço – 6º Congresso MICE Brasil
Data: 27 e 28 de outubro de 2021
Horário: das 13h30 às 19h
Vagas limitadas
Feira EBS:
Data: 27 e 28 de outubro de 2021
Horário: das 13h30 às 19h
Speed Meeting EBS:
Data: 27 e 28 de outubro de 2021
Horário: 10h às 12h
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Avenida Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo-SP
Mais informações e inscrições: www.feiraebs.com.
Eventos
Rock in Rio lança hub oficial de benefícios

A partir de hoje, aqueles que compraram o Rock in Rio Card já podem aproveitar o melhor do estado do Rio de Janeiro! Nesta sexta-feira, entra oficialmente ao ar o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’, hub oficial de benefícios que transforma o ingresso do festival em um passaporte para vivenciar o melhor do Estado.
Até outubro de 2026, os titulares dos ingressos poderão acessar o site do Rock in Rio para encontrar todos os benefícios disponíveis e, ao escolher aquele que deseja, será redirecionado para o canal oficial do parceiro responsável para efetuar o resgate. Por meio do hub, o público poderá aproveitar o Rio em diferentes épocas do ano e em um período especialmente favorável para viajar, já que nove dos dez feriados nacionais de 2026 cairão em dias úteis, incluindo Réveillon de 2025, Carnaval, Semana Santa e o feriadão de 7 de setembro, quando o festival estará acontecendo. A plataforma conta com a parceria do Visit Rio, HotéisRIO, ABIH-RJ, Setur-RJ e TurisRio, disponibilizando diversos benefícios para os fãs, como descontos em atrativos turísticos do Rio e vantagens exclusivas em hotéis no estado do Rio, oferecendo promoções tanto em diárias, quanto nos restaurantes. Dessa forma, mais uma vez, o Rock in Rio reforça o seu compromisso em exaltar, movimentar e valorizar o Rio de Janeiro ao longo de todo o ano, gerando impacto positivo para o turismo, fortalecendo parceiros estratégicos e ampliando a experiência do fã para além da Cidade do Rock.
“Ao transformar o Rock in Rio Card em um passaporte de benefícios distribuídos ao longo do ano, convidamos os fãs a começarem sua jornada muito antes da abertura dos portões da Cidade do Rock, explorando o estado e a cidade, circulando pelos atrativos e fortalecendo esse vínculo afetivo que sempre existiu entre o festival e o Rio. Já observamos, inclusive, o reflexo desse movimento na própria venda do Card: tivemos um aumento de 20% no número de compradores de fora do estado em relação à edição anterior, alcançando 55% do público total. Esse dado reforça o quanto o festival segue expandindo fronteiras, atraindo visitantes e impulsionando a economia criativa e o turismo local. Para nós, é muito potente ver como essa conexão se renova e ganha novas camadas a cada edição.”, afirma Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio.
Em 2026, o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ ampliou a variedade de benefícios para o festival após resultados potentes com a parceria realizada com a Visit Rio em 2024. A campanha desenvolvida em conjunto na época alcançou 20 milhões de pessoas, impulsionou a produção de mais de mil conteúdos por creators e levou mais de 8 mil visitantes a utilizarem benefícios em atrativos icônicos como o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Corcovado e o Museu do Amanhã apenas no mês de setembro, demonstrando o potencial de impacto e alcance da iniciativa.
Agora, a plataforma oficial de benefícios do festival chega ainda mais potente, reunindo informações, ofertas e vantagens disponibilizadas por parceiros turísticos e hoteleiros do estado. O hub integra pilares essenciais do ecossistema turístico e amplia o alcance do Rock in Rio para além da Cidade do Rock, estimulando hospedagens, visitas e circulação pelo estado ao longo de todo o ano. Esse movimento se fortalece em um cenário de crescente interesse do público de fora do Rio, evidenciado já na venda do Rock in Rio Card realizada na última terça-feira, quando os ingressos se esgotaram em 56 minutos. Benefícios em atrações turísticas, hotéis e experiências, somados aos shows exclusivos e ao feriadão em meio ao festival, foram alguns dos fatores determinantes para o aumento de 20% no número de compradores de outros estados em relação a 2024, totalizando 55% do público total que adquiriu o ingresso para 2026.
Para obter os benefícios dos atrativos turísticos, o processo é feito diretamente na loja online do Visit Rio: basta que o comprador utilize o Número do Pedido do ingresso do Rock in Rio 2026 – que pode ser encontrado no e-mail de confirmação de compra de ingresso enviado pela Ticketmaster ou na área “Meus Pedidos” do site –, para que os descontos sejam aplicados no momento da compra. Nesta etapa inicial, já é possível aproveitar 10% de desconto em experiências nos atrativos Parque Bondinho Pão de Açúcar® ️, Trem do Corcovado, Carnaval Experience, Roxy Dinner Show e Rio Boat Tour, e passeios completos guiados pela C2Rio com novos atrativos sendo adicionados progressivamente ao longo das próximas semanas.
Já para os hotéis parceiros, o comprador do ingresso recebe um cupom exclusivo, enviado diretamente ao e-mail usado na compra do ingresso. O cupom, pessoal e intransferível, garante condições especiais nos hotéis parceiros do HotéisRIO e ABIH-RJ e poderá ser utilizado diretamente no site de cada hotel. Já estão disponíveis para compra hospedagens em hotéis da cidade do Rio de Janeiro como o Hotel Nacional, em São Conrado, que disponibiliza 20% de desconto para reservas feitas para dezembro de 2025 e 10% nas reservas realizadas de janeiro a 19 de setembro de 2026; o Arena Ipanema Hotel, o Arena Copacabana Hotel e o Arena Leme Hotel, no Leme, que disponibilizam 15% de desconto sobre as tarifas públicas do site oficial durante o Rock in Rio e também em outras datas ao longo de 2026; o Radisson Rio de Janeiro Barra que oferece 15% de desconto em reservas realizadas entre março e agosto de 2026 diretamente pelo site; entre diversas outras ofertas espalhadas pela capital. Já em hospedagens em outras cidades algumas das opções são o Hotel Pousada Brava Club e o Costa do Sol Boutique Hotel, ambos em Búzios, que oferecem 10% de desconto na tarifa e drink de boas-vindas aos hóspedes.
“O Rock in Rio é uma marca que carrega o Rio no nome e unir atrativos turísticos à experiência do festival só reforça sua alma carioca. Para o turismo, principalmente para as atrações fora do eixo principal, é um grande reforço na promoção”, comenta Ronaldo Porto, gerente de marketing do Visit Rio Convention Bureau.
Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio, destaca: “Eventos e turismo andam de mãos dadas. Os eventos são um convite para que o visitante conheça a infraestrutura turística da cidade e desfrute de seus atrativos. A iniciativa da organização do Rock in Rio amplia essa oportunidade ao oferecer vantagens e condições especiais para quem já possui o seu ingresso para o festival. A cidade, o Brasil e o mundo reconhecem o Rock in Rio como um dos maiores eventos musicais do planeta e ações como essa só consolidam essa parceria estratégica com o Rio de Janeiro.”
“O ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ resgata e atualiza o conceito da campanha TurisRock, lançada em 2019, transformando o festival em uma porta de entrada para todo o estado e fortalecendo o posicionamento do Rio de Janeiro como um destino único e diverso. Ao levar o espírito e a energia do Rock in Rio para além da capital, o projeto se alinha à vocação turística do interior do estado, que oferece experiências autênticas em gastronomia, cultura, natureza e hospitalidade. Dessa forma, o visitante é convidado a ampliar sua conexão com o Rio de Janeiro, conhecendo destinos que refletem a mesma diversidade e criatividade que fazem parte da identidade do festival.”, pontua Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio.
Eventos
Exposição “Cazuza Exagerado” estreia sua maior edição em São Paulo com novas experiências imersivas

Depois de conquistar o público carioca e atrair mais de 60 mil visitantes, a exposição “Cazuza Exagerado” desembarca em São Paulo em sua maior edição. A partir de 22 de dezembro, o Shopping Eldorado recebe uma montagem de 1.800 m², mais ampla e detalhada, que mantém o espírito irreverente do artista enquanto apresenta novas experiências imersivas criadas especialmente para a capital.
No Rio de Janeiro, a mostra emocionou personalidades como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marieta Severo, Frejat, Bebel Gilberto e Sandra de Sá, além de mobilizar fãs de todas as idades. A chegada a São Paulo atende a uma demanda que cresceu nas redes sociais e entre admiradores que aguardavam a oportunidade de viver a exposição de perto. Entre as novidades da temporada está o palco Cantos e Contos, espaço dedicado à música, poesia e encontros especiais que aproxima ainda mais o público do universo do artista.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, a exposição tem realização da Sorria!, com coprodução da Hit Makers, empresa do Grupo 4ZERO4, Caselúdico e Sociedade Viva Cazuza. Celebrando os 40 anos do álbum “Exagerado”, a mostra propõe uma imersão sensorial e afetiva na trajetória do artista. O público terá acesso a mais de 700 itens originais preservados por Lucinha Araujo ao longo de décadas, entre roupas emblemáticas, documentos, manuscritos, fotos raras, registros audiovisuais e objetos pessoais. Ambientes históricos também foram recriados, como a Pizzaria Guanabara, o palco do Chacrinha, a Galeria Alaska e o camarim do último show no Canecão.
Com curadoria de Ramon Nunes Mello, a edição paulistana apresenta onze salas imersivas que atravessam infância, Barão Vermelho, carreira solo e sua faceta de cronista de uma geração. A montagem inclui ainda conteúdos inéditos sobre a relação de Cazuza com São Paulo, como registros do primeiro show da turnê Ideologia no Aeroanta e lembranças do período em que parte de seu tratamento ocorreu na cidade.
“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte. Depois de tantos pedidos para levar a exposição a São Paulo, é muito especial atender esse desejo do público. Estamos chegando com uma versão extendida, mas com a mesma qualidade que emocionou tantas pessoas no Rio”, afirma Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4.
O uso de tecnologia, hologramas, inteligência artificial e projeções expande a força imersiva da mostra e reforça sua proposta de oferecer uma experiência sensorial completa ao visitante. A edição paulista leva essa abordagem ainda mais longe, ampliando a escala das instalações e aprofundando a relação entre memória afetiva, arte e inovação.








