Agências
Volta das viagens de incentivo marca forte presença nas ações de live marketing das empresas

Segundo a Incentive Research Foundation, programas de viagens de incentivo adequadamente projetados e executados podem aumentar a produtividade de vendas em 18% e gerar um ROI de 112%. Além disso, dados da Aberdeen Research mostram que 100% das empresas Best-in-Class (aquelas com maior retenção de clientes e crescimento de vendas) oferecem esse tipo de premiação para reconhecer o sucesso do trabalho no final do ano. Ou seja, é perceptível que ações como essa são importantes para o live marketing, especialmente considerando que foram retomadas totalmente após as restrições causadas pela Covid-19.
Para Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, uma das maiores referências em live marketing no Brasil, as viagens de incentivo voltaram com muita força no período pós-pandemia. “Nas experiências que organizamos, observamos que as pessoas sentiram falta de sair, estar juntas e viver momentos especiais”, afirma. “Com isso, comprovamos ainda mais a importância desse formato para promover um grande engajamento entre os colaboradores, fazendo com que eles se sintam valorizados, reconhecidos e integrados”, completa.
Basicamente, esse benefício é uma forma de premiar os funcionários de uma empresa pelo bom desempenho ou metas alcançadas por meio de campanhas e desafios pontuais. “É um prêmio que traz uma experiência marcante, contemplando mais do que passagens e hospedagens gratuitas”, explica Torres. “A aposta das organizações no recurso torna possível a aproximação com o time e gera uma oportunidade de realizar entregas personalizadas. Já tivemos ganhadores que estavam conhecendo pela primeira vez o mar, por exemplo. Isso é um verdadeiro acontecimento para os participantes, clientes e a companhia como um todo”, complementa.
Apesar disso, a pandemia trouxe novas percepções às viagens de incentivo, o que ocasionou algumas mudanças nesse tipo de ação. “Em um primeiro momento surgiu a chamada revenge travel, que são as viagens curtas e intensas em que se aproveita tudo o que estava represado devido ao isolamento”, pontua a fundadora da Mark Up. “Agora, as tendências apontam para um estilo de viagem com mais significado, que prioriza o bem-estar e celebra momentos importantes que não puderam ser comemorados, as reconnection travels”, reforça.
Cases da Mark Up
Segundo Silvana, a Mark Up já teve resultados extremamente positivos ao planejar viagens de incentivo para os seus colaboradores. “Os momentos vividos pelos participantes culminaram em um maior engajamento e uma relação mais profunda com a marca, estimulando-os no dia a dia a correr atrás das suas metas e objetivos”, ressalta.
Um dos cases da empresa que alcançou esse efeito foi o da Electrolux, companhia de eletrodomésticos que oferece soluções completas para consumidores e profissionais. A empresa de live marketing criou e executou uma viagem para reconhecer os melhores participantes na campanha Elite Promo 2021. Os premiados viajaram para Natal, no Rio Grande do Norte, no fim de maio de 2022, e vivenciaram uma programação diversa na capital do estado nordestino. A agenda incluiu alguns passeios na natureza de Jenipabu, atividades relaxantes e gifts personalizados.
Outro case de sucesso da Mark Up foi o trabalho realizado junto ao Grupo O Boticário, uma das principais empresas de cosméticos e perfumes do Brasil. Os melhores distribuidores da companhia foram reconhecidos em um destino apaixonante: Cancún, no México. A viagem reuniu praias, monumentos históricos, comemorações especiais e presentes.
“Ambas as viagens geraram uma conexão emocional com os participantes, que foram impactados, desde a elaboração do conceito até o planejamento das ações realizadas durante o período”, finaliza Silvana.
Agências
ATENAS.ag comemora 18 anos com reposicionamento estratégico

AATENAS.ag começou sua jornada há 18 anos e celebra a maioridade atualizando sua identidade visual. Fundada em Salvador e hoje com sede principal em São Paulo, a agência expandiu-se no mercado nacional e internacional nacionalmente, carregando no portfólio marcas globais e entregas cada vez mais inovadoras e criativas. Além de projetos fora do Brasil, a agência apresenta sua nova identidade visual e posicionamento — reflexo da essência de quem cria experiências com impacto duradouro.
Com inteligência cultural acumulada ao longo dos anos, a agência se destaca por decodificar comportamentos e transformá-los em estratégias e ideias que geram valor para as marcas. O resultado vai além do brand experience: o que a agência se propõe a construir é branding experience.
A nova identidade visual busca traduzir estratégia, representatividade, inovação criativa, seriedade com calor humano e sua raiz contemporânea, que nasceu da vontade das fundadoras Denise Garrido (CEO) e Quércia Andrade (co-CEO) de fazer diferente, de planejar ações criativas e inovadoras com foco em resultados, sempre almejando conquistar novos espaços no mercado.
A partir de agora, o logo passa a ter cores que representam os quatro pilares da ATENAS.ag: o laranja dendê simboliza a criação com identidade, o verde mata remete à cultura brasileira e representatividade. Já o azul horizonte faz alusão a planejamento e estratégia e, por fim, o creme praia equivale ao relacionamento e presença contínua. Além disso, o novo logo inclui o .AG com traço inferior como parte oficial, que funciona como alicerce gráfico e assinatura elegante. E o A, de ATENAS, se torna um espaço simbólico, uma moldura para ideias, estratégias e cultura.
“A intenção foi criar um sistema visual que refletisse sofisticação sem cair na pasteurização, algo elegante, mas nada genérico. Buscamos uma identidade que honrasse as raízes da agência enquanto projetasse nosso futuro, traduzindo nossa versatilidade e consistência em todas as frentes: digital, experiência de marca, trade, arquitetura promocional e presença institucional”, explica Denise Garrido, CEO da ATENAS.ag.
“A ideia é deixar ainda mais claro quem somos, a confiança no que entregamos e a essência que nos diferencia em um mercado cada vez mais genérico. É um novo cartão de visitas: mais maduro, bem posicionado e que transmite ainda mais credibilidade aos nossos clientes”, afirma Denise Garrido. “Nosso reposicionamento reforça que não entregamos apenas ativações, mas sim estratégias e experiências culturais com estética apurada, método e propósito — e que geram resultados concretos e impacto positivo para nossos clientes. É a identidade visual de quem cria experiências com significado”, completa Quércia Andrade, co-CEO da ATENAS.ag.
A mudança no design de marca acompanha o movimento da agência que, além de estar preparada para afirmar seu protagonismo no mercado brasileiro, também iniciou sua trajetória internacional neste ano. No primeiro semestre, realizou seu primeiro evento internacional levando Marcelo D2 para o King’s Day da Amstel, em Amsterdam. A par disso, as sócias participaram do Summit Women in Tech 2025 em Portugal, onde apresentaram cases de sucesso que aliam tecnologia e experiências presenciais. Além disso, a agência está chegando também no mercado europeu – apresentando portfólio para clientes com o intuito de captar e realizar ativações para marcas na Europa, iniciando essa expansão por Portugal.
Agências
Live Team muda sua marca para Glint e aposta em total brand experience

A Live Team, integrante do grupo multinacional francês Team Créatif, agora é Glint. Mais do que uma mudança de nome, o reposicionamento representa uma nova fase da agência, que passa a atuar de forma ainda mais integrada no universo do Total Brand Experience, com foco estratégico em ativação, promoções, trade marketing, eventos e experiências de marca, dentro e fora do Brasil. A nova identidade vem acompanhada de um time de líderes renovado, processos mais ágeis e a chegada de importantes contas como AkzoNobel e Natura.
O termo Glint, do inglês, significa “brilhar, cintilar” – conceito que se traduz na assinatura da marca: Shining eyes for Brilliant KPIs (“Brilho nos olhos por resultados impressionantes”). O propósito da Glint é claro: Conectar marcas e pessoas por meio de experiências autênticas que provocam transformações e brilho no olhar.
“Essa mudança vai dar mais visibilidade à capacidade multidisciplinar da agência, do design criativo e o olhar estratégico para o ponto de venda a ativações e eventos inovadores. Todos com um ponto em comum: a busca por ações empolgantes, emoções positivas, experiências surpreendentes e assim resultados marcantes”, afirma Fernando Melo, CEO e sócio da Glint.
A nova fase também é marcada pela chegada de nomes estratégicos ao time de liderança. Ana Peixoto, à frente da diretoria de negócios, chega com passagens por agências como Repense, Mandarin, Score e Grupo Rái e projetos para marcas como Panasonic, Carrefour, Havaianas, Liberty Seguros, Sanofi, entre outras.
Já Erico Adachi lidera a nova diretoria integrada de criação e estratégia. Com 30 anos de mercado, o profissional atuou em agências como Bullet, B/Ferraz, Score e Momentum, liderando projetos para Ambev, Mercado Livre, Seara, Bauducco etc.
Completando o time de líderes, Moara Barreira chega como head de estratégia. Com passagem por agências como Leo Burnett, Momentum, Bullet e Geometry/VML, já atendeu marcas globais como Oracle, BAT (British American Tobacco), Spotify, Unilever e Coca-Cola.
A Glint também adotou novas ferramentas de gestão, estratégia e criação, que permitem uma gestão de projetos mais fluida, com processos mais ágeis, conectadas com os padrões globais do grupo.