Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Visa e MetrôRio convidam artistas e mudam sinalização dos carros das mulheres

Publicado

em

Em uma ação especial, para reforçar a importância de apoiar iniciativas de combate à violência contra a mulher, a partir desta semana, a Visa e o MetrôRio, empresas signatárias da ONU Mulheres, vão adesivar 20 carros destinados ao público feminino. Três artistas, que se destacam por atuar em questões relacionadas a gênero, foram convidados para desenvolver ilustrações que estampam o cotidiano daquelas que usam o transporte público e que dão visibilidade a um problema sério, o crime de importunação sexual.


Ao todo, foram desenvolvidos nove painéis artísticos com assinaturas da Linoca Souza, Lune Carvalho Jana Glatt . Usando muitas cores e elementos que remetem ao dia a dia das cariocas e das turistas que circulam pela cidade, o trio lembra nos seus traçados a pluralidade e a força feminina. O objetivo é tão nobre quanto a homenagem: chamar a atenção para a existência do vagão das mulheres (nos dias úteis das 6h às 9h e das 17h às 20h) e do crime de importunação sexual.

Quando um homem embarca no carro feminino, ele é informado sobre a legislação e convidado a sair imediatamente por funcionários do metrô. Em caso de desobediência, os agentes podem acionar a Polícia Militar e registrar a ocorrência na delegacia. “Estamos animados pois esse projeto permite, ao mesmo tempo, uma melhor sinalização do carro das mulheres, um aumento da conscientização sobre diversidade e questões de gênero, e abre espaço para artistas de muito talento mostrarem seu trabalho a muitas pessoas”, explica o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.


“Quando o MetrôRio dividiu conosco o desafio, entendemos a importância de trabalhar nessa sinalização, mas também a oportunidade de levar uma mensagem de inspiração sobre a pluralidade da mulher brasileira. Por isso, escolhemos artistas que simbolizam isso. Aqui na Visa, esse é um assunto que levamos a sério, trabalhamos questões que envolvem desde a conscientização até a equidade”, completa Camila Novaes, gerente de Marketing da Visa do Brasil e líder do Comitê de Inclusão & Diversidade da empresa.


Artistas e suas inspirações
A campanha, assinada pela AlmapBBDO, traz três artistas. A primeira, Linoca Souza, é ilustradora e artista visual. Em suas produções, investiga temáticas que cruzam a cultura brasileira, gênero, sincretismos e etnia – também desenvolvendo esses temas em oficinas e cursos diversos. Em sua interdisciplinaridade, desenvolve trabalhos em ilustrações, pinturas, gravuras e, mais recentemente, fotografia e performance. Faz parte do time de artistas com obras expostas no IMS (Instituto Moreira Salles) e na Adelina – Instituto Cultural. É também criadora do projeto ‘Museu nas Férias’ e faz parte do time de consultoria para ilustradoras do Instituto Ibirapitanga, pela equidade racial.


“Quando desenvolvi as ilustrações, pensei na força feminina brasileira. Na mulher que ocupa os espaços urbanos, por onde o metrô passa. Nas mulheres que diariamente estão no transporte público com sonhos e ideias, pensando em suas vidas e em caminhos possíveis. Acredito que minha maior contribuição esteja nessa busca pela diversidade. Em nossas formas e cores somos muito especiais e fortes. Ações como essa evidenciam a luta contra a violência da mulher no transporte público, e ajudam na conscientização de todos, de que o corpo feminino deve ser respeitado. Penso que é importante falar sobre abusos, sobre como combatê-los, e ressaltar que o corpo do outro, independente de sua vestimenta, de sua forma física, e de como estiver disposto em qualquer ambiente, deva ser respeitado”, explica Linoca.


Já Lune Carvalho é ilustrador e designer. Trabalha com a proposta de trazer um olhar sensível sobre a diversidade de corpos e identidades, já que é trans não binário e bissexual. “Me inspirei nas mulheres trans, negras e aquelas que lutam todo dia na cidade. Que mesmo com medo, seguem suas vidas e ajudam dando força para aquelas que não tem. Tentei representar como elas não são iguais, e que cada mulher ilustrada tem algo de especial na sua história, que a fez ser a grande mulher que é”.


A terceira artista escolhida é a designer gráfica carioca Jana Glatt, que estudou Desenho e Ilustração em Barcelona, e tem verdadeira fascinação pela criação de personagens, cenários e figurinos desde suas aulas de teatro quando criança. A artista se destaca com vários prêmios desde quando seu trabalho foi selecionado para o VI Catálogo Ibero-americano de Ilustração, com exposição em Guadalajara (México) e Bolonha (Itália). Também tem grande paixão pela ilustração de livros infantis, já tendo participado ativamente de inúmeras publicações.


Sobre os vagões femininos
Criados a partir das leis estaduais 4.733/2006 e 7250/2016, os vagões podem ser usados somente por mulheres ou por quem se identifica com o gênero feminino, como pessoas trans, em horários pré-determinados: das 6h às 9h e entre 17h e 20h.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Sanfarma lança linha licenciada de cuidados pessoais com os principais clubes de futebol do país

Publicado

em

A Sanfarma, uma das indústrias líderes no mercado de primeiros socorros e bem-estar no Brasil, acaba de anunciar uma movimentação estratégica para unir a rotina de saúde à paixão clubística. A fabricante apresenta uma linha inédita de produtos de cuidados diários totalmente personalizada e licenciada por grandes potências do futebol nacional, transformando itens funcionais em símbolos de identidade e conexão afetiva com o torcedor.

O portfólio da nova linha abrange produtos essenciais para o cotidiano e para a prática de atividades físicas, incluindo ataduras de crepe, ataduras elásticas, hastes flexíveis, toalhas umedecidas e dilatadores nasais. Todos os itens chegam às gôndolas com embalagens exclusivas que trazem as cores, escudos e a identidade visual dos clubes parceiros.

A capilaridade da campanha é nacional e contempla agremiações de diversas regiões do país, englobando as torcidas de: Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Vasco da Gama, Grêmio, Internacional, Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza, Sport Club do Recife, Náutico, Santa Cruz, Paysandu e Remo.

Além do forte apelo estético no ponto de venda, a iniciativa possui um pilar econômico de apoio ao esporte. Por se tratar de uma linha oficial e chancelada, todos os produtos carregam um selo de originalidade, garantindo o repasse de royalties diretamente para os cofres de cada equipe. Dessa forma, o consumidor final contribui para a saúde financeira do seu time do coração no ato da compra.

“Buscamos constantemente formas de inovar e nos conectar com o consumidor de maneira mais próxima e relevante. O futebol é uma paixão nacional e faz parte do dia a dia dos brasileiros, assim como os nossos produtos. Ao unir esses dois universos, conseguimos levar mais identificação e valor para itens essenciais, tornando a experiência de cuidado ainda mais próxima do público”, destaca Luciano Biagi, CEO da Sanfarma.

A estratégia reflete o investimento da marca em branding emocional, expandindo sua presença de mercado para além da necessidade médica e inserindo-se nos rituais culturais do consumidor brasileiro. O mix de produtos licenciados já iniciou sua distribuição oficial e está disponível nas principais redes de farmácias, drogarias e supermercados de todo o território nacional.

Continue lendo

Empresa

Philips Walita celebra 70 anos de inovação na categoria de café com dados sobre a evolução do consumo doméstico

Publicado

em

Para o brasileiro, o café ultrapassa a barreira de uma simples bebida matinal: trata-se de um patrimônio cultural e o maior símbolo de hospitalidade do país. No mês em que se comemora o Dia Nacional do Café (24 de maio), a Philips Walita celebra a data destacando um marco histórico corporativo: os 70 anos de expertise global da Philips na categoria de café.

Para analisar as transformações desse mercado, a Versuni (detentora da marca Philips Walita para eletrodomésticos) apresentou dados de um relatório global conduzido pela Truth Consulting em março de 2026. O estudo mapeia o papel do grão na rotina contemporânea e o impacto da tecnologia no comportamento dos consumidores, que buscam cada vez mais sofisticação para reproduzir em suas próprias cozinhas a experiência sensorial antes restrita às cafeterias especializadas.

A trajetória da Philips na categoria teve início em 1956 com o lançamento de seu primeiro moedor elétrico. Ao longo das décadas, a companhia desenvolveu sistemas de extração, tecnologias patenteadas de bombeamento e soluções automatizadas de texturização de leite para simplificar o manuseio das máquinas domésticas.

No cenário nacional, a Philips Walita incorpora esse legado amparada por um ecossistema global que soma 944 patentes na categoria. O portfólio local aplica essa engenharia para democratizar o preparo premium, unindo automação e praticidade.

‘’O café faz parte da identidade do brasileiro: está na nossa memória afetiva, no acolhimento da nossa casa e nos nossos rituais diários. Celebrar o Dia Nacional do Café junto aos 70 anos de história da Philips na categoria é muito simbólico para nós’’, afirma Thais Nascimento, diretora de marketing para a América Latina.

O relatório da Truth Consulting revela dados profundos sobre a conexão psicológica do consumidor com a bebida: 72% das pessoas no mundo possuem uma ligação afetiva com o ritual do café. Entre os sentimentos despertados, 31% destacam conforto e aconchego, enquanto 28% buscam um momento necessário de calma na rotina; 72% dos entrevistados afirmam que o aroma da bebida tem o poder imediato de fazer uma residência parecer um verdadeiro lar; 72% dos apreciadores guardam memórias de infância ligadas ao café, e 30% têm como lembrança mais forte o hábito de observar pais ou avós preparando uma xícara pela manhã; Metade dos participantes (50%) associa o consumo a momentos marcantes, como o dia da mudança para um novo imóvel (9%) ou o retorno de uma longa viagem (12%).

O hábito de consumo mudou drasticamente nos últimos anos. O consumidor atual exige qualidade máxima sem abrir mão da conveniência. De acordo com a pesquisa, 61% das pessoas buscam ativamente recriar a experiência das cafeterias gourmet dentro de casa, e 59% afirmam preparar mais café no ambiente doméstico hoje do que há dois ou três anos. ‘’O Brasil lidera essa busca por cafés de maior qualidade e grãos especiais. Mais do que democratizar o consumo premium, queremos transformar a experiência do café em algo simples e extraordinário no dia a dia, com máquinas que entregam qualidade, personalização e praticidade ao toque de um botão’’, conclui Thais Nascimento.

Continue lendo