Agências
Sherpa 42 adota inteligência artificial para projetos e experiências

A Sherpa42, agência de experiential marketing, adotou inteligência artificial (IA) para otimizar processos e oferecer experiências mais personalizadas e envolventes para seus clientes. Baseado na tagline da agência “EXPLORE. DISCOVER. CONNECT”, a Sherpa42 fechou parceria com a N A V E AI, uma consultoria especializada em IA liderada por Renato Gil e Henrique Gonçalves, e agora passa, assim, a contar com profissionais treinados e atualizados nas últimas tendências e práticas destes recursos auxiliando na compreensão aprofundada de como essa tecnologia pode funcionar e ser aplicada de forma eficaz.
Na visão de Edinho Potsch, Fundador e Co-CEO, ele explica: “A IA é o futuro e já está presente no nosso dia a dia. Desde que fomos para o SxSw 2023, estamos estudando e entendendo ainda melhor sobre o tema. Mas não podemos deixar de mencionar que a AI é uma ferramenta, não uma solução completa. Ela será usada para melhorar os processos existentes, não para substituí-los. Nosso intuito com a parceria é trazer ao time interno todo o know-how de como utilizar ferramentas de IA para otimizar os processos de trabalho da Sherpa42 e garantir assertividade, agilidade e aumento na produtividade, e consequentemente, garantir que todos os colaboradores conheçam as principais ferramentas e saibam qual usar em cada situação. Queremos preparar o time para o futuro, para que saiam na frente dos demais profissionais que não se adaptarem a esta solução. Sabemos ainda que para que a implementação da ferramenta seja bem-sucedida, requer uma mudança cultural. A Inteligência Artificial sempre será usada por nós de forma ética e responsável, respeitando a privacidade e os direitos dos indivíduos, clientes e informações sensíveis.”
Para João Ribeiro, CEO da agência e responsável pelas ativações das marcas Trident (Mondelez) e Red Bull no The Town, o objetivo é incorporar ainda mais tecnologia de ponta nos processos da Sherpa42: “Com uma equipe de colaboradores experientes e qualificados em trabalhar em estreita frequência entre clientes e parceiros e tendo como foco o desenvolvimento de experiências marcantes, a Sherpa42 já se destaca no mercado por sua abordagem estratégica, exploratória e criativa. Com isso, damos mais um passo importante na implementação dessa cultura organizacional voltada para o uso de tecnologias, que podem trazer ainda mais benefícios e vantagens competitivas para o negócio” celebra João Ribeiro, CEO da agência e responsável pelas ativações das marcas Trident (Mondelez) e Red Bull no The Town.
Agências
Sherpa42 transforma Beco do Batman em Beco do Wolverine para lançamento de novo jogo de PlayStation 5

A agência Sherpa42 assina a execução da estratégia de ativação nacional para o lançamento de Marvel’s Wolverine, título desenvolvido pela Insomniac Games e Marvel em parceria com a Sony Interactive Entertainment para o console PlayStation 5. Para o projeto, a empresa ocupou a Galeria ZIV e áreas do Beco do Batman, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, com um painel de arte urbana de 90 metros quadrados, eventos e cenografias imersivas abertas a criadores de conteúdo e ao público.
A conceituação da ação partiu do fluxo contínuo de visitantes e da relevância cultural do local como ponto de arte de rua da capital paulista. Como proposta para expandir o alcance da campanha além do público consumidor de jogos eletrônicos, a agência estabeleceu uma intervenção temporária que rebatizou o espaço como Beco do Wolverine durante o período da ação. “Para furar a bolha neste lançamento, fomos atrás de atenção onde ela já existe. O Beco do Batman recebe milhares de visitantes com o celular na mão todo fim de semana, e fãs de cultura pop chegam lá sem precisar de convite. Então, pedimos licença ao Batman por alguns dias, criamos um mural inspirado no jogo e recriamos, dentro da galeria, cenários que qualquer grande fã vai reconhecer”, explica Bruno Vaz, criativo sênior da Sherpa42.
O painel externo foi assinado pelo artista plástico e designer Diego Alcenso Lemos, cobrindo a fachada da Galeria ZIV com ilustrações alusivas ao personagem e ranhuras que simulam marcas de garras na parede. Na parte interna do imóvel, a agência estruturou um circuito dividido em quatro ambientes temáticos: o Princess Bar, decorado com iluminação em neon; a área Tokyo, que abriga estações de experimentação do jogo em consoles PlayStation 5; a reprodução da cabana do personagem Logan; e o corredor Telebang Jungle, ambientado com vegetação e recursos de iluminação.
A programação da iniciativa incluiu sessões de testes do título, exibição de trailers e painéis com a equipe de desenvolvimento e dubladores do jogo, com acesso mediante reserva via plataforma Sympla. Enquanto as atividades na galeria se encerraram nesta semana, o mural artístico permanecerá em exibição no local ao longo de um mês. O jogo Marvel’s Wolverine já está sendo comercializado exclusivamente para PlayStation 5.
Agências
Outpromo assume estratégia de inovações em trade e shopper marketing para Sadia e Perdigão

A Outpromo, agência especializada em shopper marketing e brand experience vinculada à Omnicom Media, oficializou sua parceria com a MBRF para liderar as estratégias de inovações em trade da companhia. A agência passa a responder pelo planejamento direcionado ao ponto de venda (PDV) para os lançamentos de marcas como Sadia e Perdigão, focando no aumento de visibilidade e na conversão no varejo.
A proposta desenvolvida pela agência introduz uma reformulação na abordagem de comunicação do setor alimentar, deslocando o foco do perfil demográfico de quem consome para os momentos e motivações de consumo. A partir da análise de comportamento dos compradores das marcas do grupo, a operação mapeou ocasiões diárias — denominadas “micro-momentos” — nas quais a alimentação atua como fator de conexão no cotidiano. “Nossa abordagem coloca a inovação e o lançamento de produtos no centro da jornada do shopper dentro do trade. Para marcas tão presentes no dia a dia como as da MBRF, entender esses micro-momentos é fundamental para garantir uma segmentação de comunicação precisa e materiais de ponto de venda que dialoguem com a real motivação de compra no momento de decisão”, afirma Marilisa Ferreira, insights manager da Outpromo.
Com cronograma de ações estruturado por trimestres, a execução prevê a introdução de novos formatos e materiais no ambiente físico das lojas de autosserviço alimentar. A inteligência de criação da conta é comandada pelo executive creative director (ECD) Daniel Negretti e pelo diretor de criação Cristiano Canguçu, com foco na entrega de retorno sobre o investimento (ROI) e eficiência na exposição dos itens nas gôndolas. “O varejo hoje exige mais do que presença, exige relevância contextual. Ao aliarmos dados de comportamento no PDV com uma criação focada em inovação de materiais, garantimos que a MBRF entregue a mensagem certa, no formato mais eficiente, durante a jornada de abastecimento do consumidor”, destaca Cristiano Canguçu, diretor de criação da Outpromo.








