Artigos
Rodrigo Bonissato – Como fazer endomarketing em tempos de home office
Por Rodrigo Bonissato
Um dos principais segredos para o sucesso de uma empresa é investir em seu capital humano. Afinal, são as pessoas que conseguem bater metas e alcançar resultados positivos para fazer a empresa crescer. Dessa forma, tanto é importante atrair, como reter talentos e uma das principais ferramentas para trabalhar a valorização e bem-estar do funcionário é investir no marketing interno, alinhando estas ações com a cultura da empresa.
Por isso, todas as grandes empresas investem em endomarketing. Um exemplo disso é Oracle, um dos nossos principais clientes, na Intramark, agência de endomarketing e eventos, que faz parte do Grupo ECI. Tradicionalmente, a Oracle investe em programas de valorização e reconhecimento de seus funcionários, seja com treinamentos, ações de engajamento ou premiações. Não é à toa que, em 2019, pelo 13º ano consecutivo, a Oracle figurou entre os vencedores do prêmio “As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil” (GPTW).
Mas em tempos de quarentena, todo mundo precisou se reinventar para continuar investindo em ações de endomarketing com seus funcionários. Com o home office, as reuniões por videoconferência tomaram conta das empresas. Além disso, nunca antes na história desse país se fez tantas lives. A tecnologia, nesse ponto, tem sido a grande aliada para manter pessoas conectadas, mesmo que fisicamente distantes.
No entanto, é preciso ir além e pensar também em ações físicas, para chegar até o funcionário. Desta forma, premiações, mimos e presentes de aniversário que, anteriormente, eram entregues no escritório, precisam encontrar outros caminhos. É como diz o ditado, se Maomé não vai à montanha… Ou seja, se a residência do funcionário se tornou uma extensão do escritório, precisa ser natural que as ações de marketing interno também sejam incluídas neste pacote.
O desafio é encontrar caminhos alternativos também para os eventos que promoviam o encontro físico de funcionários em ações como provas de corrida, datas comemorativas como dia das mães, dos pais e das crianças. Em parte, utilizamos a tecnologia e em parte a presença física para que as ações continuem.
O endomarketing nos mostra que é possível continuar a transformar os valores e a maneira com que as pessoas se relacionam dentro e fora da empresa. Esse posicionamento também melhora não só o bem-estar do colaborador, mas também o impacto que a organização gera na sociedade.
Sobre Rodrigo Bonissato
Rodrigo Bonissato é formado em publicidade, com MBA em marketing pela FVG. É diretor executivo da Intramark, agência do Grupo ECI (Empresas de Comunicação Integrada)
Artigos
Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
Artigos
Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
You must be logged in to post a comment Login