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Revenge, uma força propulsora de experiências
Por Debora Tenca
Depois de um isolamento longo e forçado com a pandemia, a proximidade da morte e a vivência da perda de muitas pessoas queridas, cresce a busca por revenge experiences. Afinal, após este período convivendo com uma realidade brutal, uma onda de comportamento indulgente eleva a muitas potências a conhecida máxima do “eu mereço”. Isso resulta em experiências extravagantes e intensas em busca de algo mágico, surreal, bizarro ou de outro mundo, algo que possa despertar admiração ou até mesmo um pouco de medo.
Em tempos difíceis, as pessoas anseiam por uma sensação de encantamento, isso se comprova em um relatório de tendências da Wunderman Thompson Intelligence, onde dados mostram que: 61% das pessoas nos EUA e no Reino Unido concordam que “a vida parece menos emocionante do que costumava ser” e 73% dizem que “só querem sentir alguma coisa, se sentir vivos”.
Viagens, jantares, academias, ativações de marca e muitas outras experiências que estão em alta podem ser compreendidas como revenge experiences, veja o que acha dos exemplos abaixo:
– na academia de luxo, Les Cinq Gym, você se aproximar de cada aparelho para malhar e a pulseira eletrônica revela sua face, sua sequência personalizada de exercícios, seus avanços nas últimas semanas e os desafios a vencer. Quem trabalha na academia recebe você falando seu primeiro nome e sabendo previamente suas preferências, das frutas aos temas favoritos para conversar. Ao entrar no banheiro e olhar para cima, você vê pastilhas nas paredes que são de ouro 24 quilate e toma banho em duchas posicionadas e ambientadas para lhe oferecer “a sensação de se estar numa cachoeira”.
– por outro lado, o desejo de redescobrir o encantamento também pode levar as pessoas a explorar emoções mais sombrias. Isso se reflete, por exemplo, em uma onda de suspense distópico que está encantando os espectadores de The Last of Us da HBO e da co-produção alemã The Swarm. No extremo dessa tendência de experiências intensas, em suas férias você pode visitar a Ucrânia, tanto para conhecer Chernobyl como para visitar cidades atacadas pelos russos.
– Bacchanalia, um restaurante inaugurado em Londres em dezembro de 2022, foi descrito como “uma terra de fantasia de escapismo operístico”, com mármore do chão ao teto, mesas espelhadas e taças de vinho de Murano, lá os garçons vestidos com togas servem aos clientes sob estátuas gigantescas de leões alados, unicórnios e deuses gregos.
– atrás deste mesmo restaurante, um novo clube privado somente para sócios foi inaugurado em abril deste ano. No Apollo’s Muse, a estética luxuosa do espaço é o que se pode chamar de uma aula magistral em design “mais é mais”. O clube também abriga uma coleção de valor inestimável de antiguidades greco-romanas dos séculos I e II d.C. rivalizando com alguns dos melhores museus e galerias de arte do mundo.
– a Visit Sweden está aproveitando o crescente interesse pelo sobrenatural em sua campanha Spellbound by Sweden apresentando Kiln – uma arrepiante áudio-história criada pelo renomado escritor de terror John Ajvide Lindqvist. A aterrorizante áudio-aventura foi projetada para ser ouvida e vivida durante os passeios dos turistas pela natureza sueca, dando vida às criaturas mitológicas tradicionais da floresta.
– assim como no multiverso, uma nova estética onírica canaliza o escapismo e o absurdo para transportar os clientes a reinos imaginários também no varejo. Nessa linha, uma espetacular colaboração entre a Louis Vuitton e a genial Yayoi Kusama inundou as lojas da marca em todo o mundo com réplicas físicas, virtuais e até robóticas da própria artista e suas famosas obras com bolinhas, tudo em dimensões exageradamente maiores do que o tamanho real.
O que une todas essas tendências é a ânsia de fascínio, encantamento e experiências intensas que, talvez, nos ajudem a transcender a nós mesmos. Claro que aqui existem oportunidades para as marcas reencantarem o mundo com produtos, ambientes, espaços e campanhas que tiram as pessoas de um mal-estar antigo e elevam o seu sentido de ser, desenvolvendo espaços que nos transportam para longe e nos levam a uma aventura.
Estamos vendo um aumento nas revenge experiences impulsionadas por uma sede pelo incomum, por autenticidade e, enquanto escrevo isso, penso o quanto o comportamento humano nos faz retornar a antigos padrões e repetir a história. Veja as semelhanças entre este cenário de busca estridente de liberdade e novas vivências com os loucos anos 20, pós-primeira guerra e pós-pandemia de gripe espanhola. Talvez este seja um paralelo que ilumine o caminho que está sendo trilhado para se vingar da tristeza dos últimos anos enquanto se dança, ri e experimenta tudo o que é inusitado, tanto o possível como também o que parece impossível.
Links para conhecer um pouco mais
Viagens para a Ucrânia
https://www.cvc.com.br/dicas-de-viagem/inspiracoes/historia-e-cultura/chernobyl-como-visitar/
Bacchanalia e Apollo’s Muse
https://www.countryandtownhouse.com/culture/apollos-muse-new-members-club/
Visit Sweden
https://visitsweden.com/spellbound-by-sweden/
Louis Vuitton & Yayoi Kusama
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Luiz Eduardo Almeida é o novo gerente de produto da Nexaas
A Nexaas, retail tech especializada em omnichannel e inovação para o varejo, anuncia a chegada de Luiz Eduardo Lopes Telles de Almeida como seu novo gerente de produto. Com vasta experiência em empresas de tecnologia e consultoria, Luiz Eduardo traz consigo um profundo conhecimento em gestão de produtos digitais e uma visão estratégica voltada para o atendimento aos clientes.
Com mais de seis anos de experiência em gestão de produtos digitais, o novo colaborador destaca-se pela sua capacidade de conectar a estratégia de negócios à tecnologia, buscando agregar valor aos clientes. Sua atuação inclui a concepção de soluções analíticas e a aplicação de ciência de dados para automatizar processos complexos e gerar insights estratégicos.
“A primeira coisa que me chamou a atenção na Nexaas foi a visão das lideranças sobre o próximo ciclo da empresa. Essa visão se traduz em dois principais pontos: na consolidação das soluções de omnicanalidade, posicionando-as como verdadeiros diferenciais para varejistas que desejam oferecer serviços acima do padrão de mercado, e na oferta de mobilidade para o varejo físico a partir do nosso PDV móvel, impactando diretamente a experiência dos clientes in loco”, comenta.
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Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA ITALY
Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA Italy, líder global no segmento de eletrobeleza. A executiva, que acumula mais de 20 anos de carreira em empresas como Philips, Pernod Ricard e Vigor, chega à GA.MA Italy após passagem pelo Group SEB.
Ela conta que está sempre em busca de novos saberes, vivências e experiências. “Acredito que faz parte do jogo derrubar as barreiras e facilitar novos caminhos”, diz Thaiane, que é uma entusiasta do tema ESG e busca, cada vez mais, trazer maior conscientização sobre o assunto nos lugares por onde passa.