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Renan Mota – Como o omnichannel aproxima o cliente da marca

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Por Renan Mota

O varejo e o comércio em geral sabem que não é mais suficiente ter um site para vender e se comunicar com o cliente. Embora as compras pela internet tendam a aumentar, a verdade é que o consumidor hoje adquire produtos e serviços em ambientes diversificados, nos meios físico e virtual. Nesse sentido, o omnichannel é uma estratégia cada vez mais necessária e utilizada pelas empresas a fim de estreitar a relação entre on-line e off-line e aprimorar a experiência do cliente, já que busca a excelência em todos os pontos de contato entre empresa e consumidor.

Trata-se, portanto, de uma estratégia que adota vários meios de compra para proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Une diversos canais de consumo como catálogos, lojas físicas, e-commerce, venda porta a porta, televendas etc. Há grande integração entre os canais: o cliente pode, por exemplo, ver o produto em um canal e comprar em outro. O omnichannel é, também, resposta à exigência do consumidor por uma experiência de compra mais proveitosa e confortável, com menos barreiras.

É bom lembrar que, atualmente, os clientes não são mais leais a uma marca, mas sim a uma boa experiência. E o omnichannel é uma ferramenta para atender e superar as expectativas nesse sentido. Esse resultado é possível porque ele ajuda a melhorar vários processos. É capaz de proporcionar visibilidade única de todas as encomendas, em toda a rede de distribuição, de fornecedores a lojas, passando por centros de distribuição. Assim, é possível reduzir os custos de entrega e melhorar o controle de estoque, fornecendo excelência a esse processo. Com isso, garante-se pontualidade nas entregas e boa experiência ao cliente.

Com uma única plataforma, é possível administrar cada pedido, em cada canal, além de se ter controle de todo o estoque em tempo real, o que proporciona informações confiáveis para o abastecimento das lojas, evitando desperdícios e trazendo ganhos para a empresa. Como foi dito, tudo é feito para que os pontos de contato com o cliente sejam ágeis, eficientes e confortáveis para superar as expectativas do consumidor. Com o cliente satisfeito, é possível oferecer mais produtos e serviços, aumentar as vendas e fidelizar o comprador.

O sucesso do omnichannel, no entanto, depende de a empresa ter, ou implantar, uma cultura organizacional de comprometimento com o cliente, em que todos os serviços e canais tenham o mesmo tipo de conteúdo, preços, promoções, descrição de produto, informação sobre entregas e pagamentos. Todos os canais precisam divulgar os mesmos conceitos, valores e informações. E é importantíssimo integrar a logística de entregas, devoluções e trocas.

Mesmo sendo uma estratégia cada vez mais comentada, sua adoção ainda é relativamente pouco utilizada, o que abre espaço para que se torne um diferencial de mercado para as empresas que a implantarem.

*Renan Mota é Founder da CoreBiz, agência especializada em omnichannel, que atua em três vertentes: tecnologia, experiência e marketing de performance.

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Agências

Agência de live marketing encara tendências e desafios para 2026 com investimento em pessoas, processos e inovação

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A Estalo, agência de marketing 360º, encerra 2025 consolidada como uma das principais referências em live marketing do país – principalmente quando o assunto são as festas de Carnaval e São João. Impulsionada por um ano de crescimento, projetos proprietários de alto impacto e ações que reforçaram sua proposta de criar experiências imersivas para grandes marcas e públicos diversos, a agência já colhe os resultados deste ano, que se consagraram com dois ouro e duas prata no AMPRO Awards e dois bronze no POPAI Brasil. De acordo com os sócios, esses prêmios são frutos do investimento em pessoas, processos e inovação já de olho nas tendências do mercado para os próximos anos.

“2026 será o nosso ano”. É o que prevê o head de planejamento da Estalo, Beto Marques, o Betão. “A agência tem um potencial de crescimento gigante por conta do que já construiu em 18 anos. Então, nós temos tudo o que é necessário para dar o próximo passo: projetos, briefings, pessoas qualificadas, parcerias com marcas renomadas… 2026 será o ano”.

“Contratamos o André Vianna, o Deco, para cuidar da área de produção, e o Fábio Pérez, que assumiu como head do Núcleo de Inovação. Esse hub é uma iniciativa para implementar inteligência artificial no dia-a-dia da Estalo para além das entregas”, explica a sócia-diretora, Maíra Holtz. A dupla chega para tornar a agência ainda mais competitiva de olho nas novas demandas do mercado.

Em meio ao crescimento e ao reconhecimento da Estalo, estão os desafios que, cada vez mais, as marcas propõem às agências. “O mercado já espera entregas criativas e de qualidade com agilidade e baixo custo. Em 2026, esses desejos só aumentarão”, aponta Deco. Por isso, é fundamental qualificar ainda mais os colaboradores e estruturar as operações.

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Agências

Netza&Co lança Shift the Future

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Em um momento de crescente protagonismo dos temas ligados à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa, a Netza&CO — ecossistema de soluções de marketing com forte atuação em inovação, conexão de negócios e impacto social — lança oficialmente a Shift the Future, sua nova unidade de negócios voltada exclusivamente a estratégias e soluções em ESG.

A nova operação nasce para preencher uma importante lacuna no mercado de comunicação, gerando não apenas uma compreensão mais real e profunda das questões dos pilares ambientais, de sustentabilidade e governança, mas também soluções práticas de estratégia, criatividade, execução, geração de resultados de negócios e mensuração de impacto.

Liderada por dois dos principais profissionais de comunicação especializados em ESG no Brasil, a Shift the Future terá em seu comando Fabiana Schaeffer e Otavio Toledo. “Acreditamos que integrar o ESG em uma instituição é uma evolução contínua, não uma iniciativa pontual. Nossa singularidade reside na capacidade de traduzir a complexidade das questões sociais, ambientais e de governança em estratégias claras, impactantes e relevantes”, destaca Fabiana. “O diferencial da Shift está em conseguir fazer um diagnóstico aprofundado, desenhar uma estratégia alinhada aos valores das empresas e, principalmente, ser capaz de implementar todas as sugestões. A Shift chega com essa capacidade de atendimento de ponta a ponta”, completa Otavio.

A criação da Shift the Future dialoga com um mercado em plena ebulição: segundo dados da Bloomberg, os ativos sob gestão com critérios ESG devem ultrapassar US$ 50 trilhões até o final de 2025. Ao mesmo tempo, cresce a exigência por parte de consumidores, investidores e reguladores para que empresas adotem práticas transparentes e responsáveis.

A atuação da nova empresa será fortalecida por todo o ecossistema da Netza&CO, formado por outras seis empresas – o que permite oferecer uma experiência 360º aos clientes, com total integração entre áreas de marketing, conteúdo, dados, BI, cenografia, movimentos e métricas ESG. A proposta é aproveitar esse ambiente colaborativo para atender desde necessidades já existentes até criação de novas oportunidades de engajamento, com uma abordagem prática, estratégica e de alto impacto.

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