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Renan Mota – Como o omnichannel aproxima o cliente da marca

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Por Renan Mota

O varejo e o comércio em geral sabem que não é mais suficiente ter um site para vender e se comunicar com o cliente. Embora as compras pela internet tendam a aumentar, a verdade é que o consumidor hoje adquire produtos e serviços em ambientes diversificados, nos meios físico e virtual. Nesse sentido, o omnichannel é uma estratégia cada vez mais necessária e utilizada pelas empresas a fim de estreitar a relação entre on-line e off-line e aprimorar a experiência do cliente, já que busca a excelência em todos os pontos de contato entre empresa e consumidor.

Trata-se, portanto, de uma estratégia que adota vários meios de compra para proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Une diversos canais de consumo como catálogos, lojas físicas, e-commerce, venda porta a porta, televendas etc. Há grande integração entre os canais: o cliente pode, por exemplo, ver o produto em um canal e comprar em outro. O omnichannel é, também, resposta à exigência do consumidor por uma experiência de compra mais proveitosa e confortável, com menos barreiras.

É bom lembrar que, atualmente, os clientes não são mais leais a uma marca, mas sim a uma boa experiência. E o omnichannel é uma ferramenta para atender e superar as expectativas nesse sentido. Esse resultado é possível porque ele ajuda a melhorar vários processos. É capaz de proporcionar visibilidade única de todas as encomendas, em toda a rede de distribuição, de fornecedores a lojas, passando por centros de distribuição. Assim, é possível reduzir os custos de entrega e melhorar o controle de estoque, fornecendo excelência a esse processo. Com isso, garante-se pontualidade nas entregas e boa experiência ao cliente.

Com uma única plataforma, é possível administrar cada pedido, em cada canal, além de se ter controle de todo o estoque em tempo real, o que proporciona informações confiáveis para o abastecimento das lojas, evitando desperdícios e trazendo ganhos para a empresa. Como foi dito, tudo é feito para que os pontos de contato com o cliente sejam ágeis, eficientes e confortáveis para superar as expectativas do consumidor. Com o cliente satisfeito, é possível oferecer mais produtos e serviços, aumentar as vendas e fidelizar o comprador.

O sucesso do omnichannel, no entanto, depende de a empresa ter, ou implantar, uma cultura organizacional de comprometimento com o cliente, em que todos os serviços e canais tenham o mesmo tipo de conteúdo, preços, promoções, descrição de produto, informação sobre entregas e pagamentos. Todos os canais precisam divulgar os mesmos conceitos, valores e informações. E é importantíssimo integrar a logística de entregas, devoluções e trocas.

Mesmo sendo uma estratégia cada vez mais comentada, sua adoção ainda é relativamente pouco utilizada, o que abre espaço para que se torne um diferencial de mercado para as empresas que a implantarem.

*Renan Mota é Founder da CoreBiz, agência especializada em omnichannel, que atua em três vertentes: tecnologia, experiência e marketing de performance.

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gen_c é a nova agência de marketing de influência da Samsung no Brasil

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A Samsung escolheu a gen_c, agência de marketing de influência do Grupo Dreamers, para liderar sua frente de influenciadores para a área de Mobile Experience no Brasil. A parceria já se inicia com a estreia das campanhas de lançamento do Galaxy Z Fold7 e Z Flip7, smartphones dobráveis da marca.

O escopo da operação contempla o apoio a todas as iniciativas da Samsung na área de influenciadores de Mobile Experience, cobrindo as divisões de celular, tablet, wearables e notebooks, do planejamento à execução. A gen_c será responsável por gerenciar um ecossistema diverso de criadores, em uma abordagem Always-On, que une relacionamento contínuo e estratégias sob medida, com foco em performance e resultados.

A agência também ficará à frente da curadoria criativa, roteirização, cocriação de conteúdos e relatórios analíticos, apoiando a identificação e o desenvolvimento de comunidades engajadas e de criadores que tenham sinergia com a marca em todo o país.

Um dos diferenciais da atuação é o uso da gen_IA, plataforma proprietária de inteligência artificial da agência, que fortalece todo o processo de análise e seleção dos criadores de conteúdo. “Essa ferramenta nos permite identificar, comparar e medir de forma precisa o real efeito da influência, indo além das métricas convencionais. Ela traz eficiência, assertividade e transparência para o cliente. Além disso, é importante destacar que o marketing de influência não deve ser entendido apenas como um desdobramento de campanha: o ponto de partida é o próprio influenciador e sua relevância. É a partir dele que conseguimos construir vínculos mais genuínos e efetivos entre marca e consumidor”, afirma Eder Redder, CEO da gen_c.

 

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Lean Agency conquista a conta nacional da rede de restaurantes Camarada Camarão

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A Lean Agency adiciona ao seu portfólio um novo cliente de peso: a rede de restaurantes Camarada Camarão, que vem ganhando destaque no setor gastronômico por sua “Experiência Camarada” — que envolve a criação de memórias muito além da qualidade e do sabor. A agência será responsável por desenvolver estratégias de comunicação para a marca, que possui forte presença em espaços gourmet de grandes shoppings em todas as regiões. “Estamos em forte expansão no país, com o objetivo de abrirmos 80 operações nos próximos anos. Um crescimento acelerado, que exigirá ainda mais velocidade e entendimento das transformações do mercado e do perfil dos nossos consumidores em cada canto desse país. Acreditamos que os ativos da Lean serão importantes para nos auxiliar a consolidar a Experiência Camarada no coração dos brasileiros”, diz Sylvio Drummond, CEO do Grupo Drumattos.

Fundada em 2005, em Recife, e pertencente ao Grupo Drumattos, a rede consolidou-se ao proporcionar uma ambientação moderna e rústica, evocando memórias do mar e do Nordeste brasileiro. “Escolhemos a Lean pela sua abordagem criativa e inovadora, combinada com uma forte expertise em dados, inteligência de mercado e ampla presença nacional. A agência se destacou pela capacidade de entender nosso momento de negócio e pela proposta de estratégias integradas, que vão além do tradicional”, explica Adriana Sampaio, head de marketing & trade.

Com o novo cliente, a Lean Agency fortalece seu conhecimento em campanhas de âmbito nacional. “Estamos entusiasmados em trabalhar com uma rede tão autêntica e cheia de identidade como o Camarada Camarão”, comenta Danilo França, VP de estratégia e dados da Lean. “Nosso objetivo é criar estratégias que não apenas ampliem a visibilidade do restaurante, mas que reforcem a conexão do público com a experiência única que eles oferecem”, completa. A parceria reforça a expertise da agência em branding e construção de experiências de marca, um diferencial importante para impulsionar a presença e a identidade de seus clientes de forma nacional.

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