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Pesquisa revela que apenas 43% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suas campanhas
A Godiva Propaganda, agência full service, acaba de lançar uma pesquisa inédita sobre “O profissional de marketing do varejo brasileiro”. Uma parceria com o Instituto QualiBest e o portal Mundo Marketing, ela ouviu especialistas da área, que ocupam posições de gerência (27%), direção (15%) e coordenação (16%), possuem 36 a 45 anos (42%), e são de microempresas (23%) a grandes companhias com mais de 1.000 colaboradores (23%).
Entre os dados que se destacam, o estudo revela que apenas 43% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suas campanhas.
Ainda segundo o levantamento, para avaliar a efetividade dessas ações, eles utilizam o faturamento (70%), volume de vendas (69%) e ticket médio (68%) como indicadores de sucesso. Além disso, 43% das empresas afirmam possuir programas de descontos ou fidelidade, sendo que 85% acreditam que esses programas contribuem significativamente para o aumento dos negócios.
Por outro lado, a análise de métricas e campanhas que não geram os resultados esperados figuram como as principais dificuldades enfrentadas pelos entrevistados, bem como, a integração de canais de vendas e a implementação de inovações e tendências no mercado.
“A chave para alcançar os resultados esperados em campanhas, especialmente em um cenário dinâmico como o atual, está na integração eficaz entre métricas precisas e a capacidade de inovar constantemente”, afirma Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda.
O executivo explica ainda que inovações como inteligência artificial, automação de marketing e análise avançada de dados são essenciais para desenvolver estratégias mais eficientes, sempre conectadas ao comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível potencializar o impacto, maximizar o retorno sobre o investimento e assegurar que as iniciativas acompanhem a evolução do mercado.
E para garantir resultados significativos, o calendário promocional anual é uma das ferramentas indispensáveis para o profissional de marketing. De acordo com a pesquisa, 72% das empresas ouvidas possuem um calendário promocional anual para orientar seus projetos, mas a qualidade desse planejamento divide opiniões: apenas 11% o consideram “muito bem planejado”, contra 45% que o avaliam como razoável.
Isso se evidencia quando perguntados sobre o tempo de ativação das campanhas. Para os respondentes, elas levam em média 25 dias, enquanto 47% conseguem executar em até 15 dias, demonstrando agilidade na resposta ao mercado.
Entre os critérios mais relevantes para a escolha de fornecedores estão o custo, experiência e portfólio. Assim, destacam-se as parcerias com agências digitais (50%) seguidas de agências internas (42%) e agências de publicidade 360º (31%).
“Esses insights tão valiosos ressaltam a importância crescente da análise de dados e métricas como ferramentas essenciais para a eficiência no marketing de varejo, a necessidade de maior planejamento estratégico e a busca por parcerias mais eficazes para otimizar os resultados no setor”, conclui Rampazzo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.
Agências
EAÍ?! Content Experience leva vencedores do Prêmio Deca à Cidade do Cabo, na África do Sul
O tradicional Prêmio Deca para Arquitetos e Designers de Interiores chegou à sua 27ª edição, reconhecendo o talento dos profissionais e estudantes da área no Brasil inteiro. A iniciativa teve como parceiro a EAÍ?! Content Experience, agência de content experience para live marketing, que participou das três etapas do projeto: planejamento e divulgação prévia da premiação (considerando o engajamento para as inscrições), anúncio dos vencedores em um evento em agosto, no Hotel Faena, em São Paulo, e a viagem de reconhecimento, responsável por conectar a Deca, os premiados e o destino por meio das experiências.
A EAÍ?! já tinha sido responsável pela viagem de premiação do último ano para Oslo, na Noruega. E já está confirmada para a 28ª edição do evento e para o próximo destino, Bilbao, na Espanha. A parceria se iniciou por meio da criação do DEXperience, programa de relacionamento com especificadores, do qual a Deca faz parte, que oferece suporte técnico, visibilidade e reconhecimento para o seu público. E neste ano se expandiu para um projeto 360°, com o Prêmio Deca.
O concurso teve um aumento no número de adesões este ano e contou com divulgações estruturadas para cada um de seus públicos, incluindo peças de comunicação, eventos e feiras de arquitetura, websérie com antigos premiados e jurados, ativação em universidades, e-mail marketing e imprensa. Foram dez vencedores com projetos que contam histórias por meio dos produtos Deca, sendo sete profissionais e três estudantes. A categoria profissional foi premiada com uma viagem de cinco dias para a Cidade do Cabo, na África do Sul.
A cidade de premiação deste ano foi escolhida por conta da fusão entre história e inovação, que transforma as ruas de Cidade do Cabo em um ambiente inspirador e surpreendente, com visão moderna para os arquitetos. “Todo o roteiro foi planejado para proporcionar uma imersão cultural aos convidados, em parceria com um escritório de arquitetura local, que ajudou a escolher os melhores pontos da cidade. Todas as visitas, locais e painéis que visitaram são repletos de conteúdo ligado à sua área de atuação. Foi uma vivência riquíssima, que certamente irá inspirar não só os viajantes, como também os concorrentes do próximo ano a se esforçarem para viver uma viagem tão exclusiva e inusitada com a Deca”, comenta Paulo Farnese, sócio-fundador da EAÍ?!.
O hotel 5 estrelas escolhido foi o Belmond Mount Nelson, que equilibra uma arquitetura clássica com a modernidade. E toda a gastronomia foi pensada de forma a marcar as memórias dos viajantes, através da experiência sensorial que os restaurantes proporcionam, unindo técnica e emoção.
“No Prêmio Deca, temos um desafio bem específico que é levar os vencedores de um prêmio muito tradicional em arquitetura e design para uma viagem em que eles tenham um envolvimento diferente, não só no roteiro, mas com experiências que realmente agreguem para o seu repertório”, conta Marina Crocomo, Diretora de Marketing e Design da Dexco, casa de marcas da qual a Deca faz parte.
O Prêmio Deca já se consolidou como uma tradição no universo da arquitetura e interiores, e, a cada ano, se renova e aprimora sua execução, se tornando um marco na carreira de cada um dos participantes. Para a próxima edição, podemos esperar ainda mais experiências repletas de conteúdo, em conjunto com a EAÍ?! Content Experience.