Agências
Pesquisa revela que apenas 43% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suas campanhas

A Godiva Propaganda, agência full service, acaba de lançar uma pesquisa inédita sobre “O profissional de marketing do varejo brasileiro”. Uma parceria com o Instituto QualiBest e o portal Mundo Marketing, ela ouviu especialistas da área, que ocupam posições de gerência (27%), direção (15%) e coordenação (16%), possuem 36 a 45 anos (42%), e são de microempresas (23%) a grandes companhias com mais de 1.000 colaboradores (23%).
Entre os dados que se destacam, o estudo revela que apenas 43% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suas campanhas.
Ainda segundo o levantamento, para avaliar a efetividade dessas ações, eles utilizam o faturamento (70%), volume de vendas (69%) e ticket médio (68%) como indicadores de sucesso. Além disso, 43% das empresas afirmam possuir programas de descontos ou fidelidade, sendo que 85% acreditam que esses programas contribuem significativamente para o aumento dos negócios.
Por outro lado, a análise de métricas e campanhas que não geram os resultados esperados figuram como as principais dificuldades enfrentadas pelos entrevistados, bem como, a integração de canais de vendas e a implementação de inovações e tendências no mercado.
“A chave para alcançar os resultados esperados em campanhas, especialmente em um cenário dinâmico como o atual, está na integração eficaz entre métricas precisas e a capacidade de inovar constantemente”, afirma Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda.
O executivo explica ainda que inovações como inteligência artificial, automação de marketing e análise avançada de dados são essenciais para desenvolver estratégias mais eficientes, sempre conectadas ao comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível potencializar o impacto, maximizar o retorno sobre o investimento e assegurar que as iniciativas acompanhem a evolução do mercado.
E para garantir resultados significativos, o calendário promocional anual é uma das ferramentas indispensáveis para o profissional de marketing. De acordo com a pesquisa, 72% das empresas ouvidas possuem um calendário promocional anual para orientar seus projetos, mas a qualidade desse planejamento divide opiniões: apenas 11% o consideram “muito bem planejado”, contra 45% que o avaliam como razoável.
Isso se evidencia quando perguntados sobre o tempo de ativação das campanhas. Para os respondentes, elas levam em média 25 dias, enquanto 47% conseguem executar em até 15 dias, demonstrando agilidade na resposta ao mercado.
Entre os critérios mais relevantes para a escolha de fornecedores estão o custo, experiência e portfólio. Assim, destacam-se as parcerias com agências digitais (50%) seguidas de agências internas (42%) e agências de publicidade 360º (31%).
“Esses insights tão valiosos ressaltam a importância crescente da análise de dados e métricas como ferramentas essenciais para a eficiência no marketing de varejo, a necessidade de maior planejamento estratégico e a busca por parcerias mais eficazes para otimizar os resultados no setor”, conclui Rampazzo.
Agências
EAÍ?! Content Experience conquista contas e novos jobs com as marcas Whirlpool e Heineken por meio de ferramenta inédita de incentivo conversacional

O mundo mudou e, consequentemente, hábitos e canais de comunicação também. Hoje, mais de 95% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp como canal de contato com suas equipes. E segundo a Opinion Box, 81% dos consumidores preferem trocar mensagens com marcas do que falar por telefone ou e-mail. A atenção migrou para as conversas, e isso vale também para a gestão de metas, desempenho e reconhecimento.
Foi exatamente seguindo o contexto de transformar metas em conversas, resultados em engajamento, que a EAÍ?!, referência em content experience, acaba de conquistar duas novas contas em incentivo: Whirlpool e Heineken. O diferencial que garantiu as vitórias foi o Incentizap, ferramenta proprietária da agência e pioneira que transforma a gestão de metas, desempenho, reconhecimento, comunicação e engajamento em uma experiência conversacional dentro do WhatsApp, com o apoio de inteligência artificial e dados.
A plataforma nasce da compreensão de que o incentivo precisa acompanhar a transformação no comportamento das pessoas e hoje, isso significa estar onde elas já estão: no aplicativo de mensagens mais popular do país. “A atenção migrou para as conversas há algum tempo e isso vale também para o incentivo. O Incentizap nasceu exatamente dessa compreensão: trazer as metas, o desempenho e o engajamento para o ambiente onde as pessoas já estão, com uma linguagem moderna, interativa e pautada em dados e IA”, afirma Paulo Farnese, CEO da EAÍ?!.
Inovação na forma de medir resultados
A ferramenta combina marketing conversacional, inteligência artificial e automação de dados para entregar uma jornada de incentivo fluida, personalizada e mensurável. As empresas conseguem acompanhar o desempenho em tempo real, enviar comunicações segmentadas e oferecer reconhecimento imediato, tudo dentro de um canal simples e acessível.
“O Incentizap é um novo jeito de pensar o incentivo, que coloca a conversa no centro da estratégia. Estamos transformando o modo como as marcas se relacionam com seus stakeholders”, completa Farnese que está sempre à frente com seu time da EAÍ?!, quando o assunto é tendência e inovação nas interações entre públicos e marcas.
Com a parceria ampliada na categoria com as marcas Whirlpool e Heineken, a agência consolida sua presença no mercado de incentivos inteligentes, reforçando seu papel como agência que une tecnologia, comportamento e conteúdo para gerar resultados de engajamento reais e mensuráveis. “Estamos praticamente estreando com as duas marcas um novo modo de utilizar o Incentizap como ferramenta de engajamento, comunicação e premiação. A iniciativa aplica, de forma inédita no setor de incentivos, toda a estratégia do marketing conversacional para oferecer informações precisas sobre campanhas e produtos diretamente na palma da mão dos usuários da plataforma”, pontua Farnese.
Agências
TV1 e GWM transformam espaço no Salão do Automóvel em jornada sensorial

O Grupo TV1 será o responsável pelo projeto de brand experience da GWM no Salão do Automóvel 2025, que acontece de 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com criação e execução da TV1 Live, empresa do grupo focada em live marketing, a proposta transforma o estande da marca em uma jornada sensorial que reflete o conceito global “Hello, Tomorrow”, conectando inovação, tecnologia e hospitalidade.
A experiência busca representar a diversidade do portfólio da GWM, que inclui veículos elétricos, híbridos, a combustão e a diesel, e reforça sua proposta de oferecer soluções para diferentes perfis e necessidades do consumidor brasileiro.
O projeto se insere no contexto da chamada “era da experiência”, em que marcas vão além da exposição de produtos e passam a criar ambientes que envolvem, informam e surpreendem o público. Logo na entrada, o visitante é recebido pela Immersive Wall, uma tela monumental com perspectiva forçada que simula profundidade e transforma os conteúdos audiovisuais da marca em espetáculo visual.
Para Lucas Coelho, diretor de marketing da GWM Brasil, o Salão do Automóvel é uma vitrine estratégica. “Podemos mostrar tudo o que a GWM tem construído. Nosso estande foi pensado para refletir a força do nosso portfólio e a conexão com o consumidor brasileiro, que busca tecnologia, design e versatilidade. Cada detalhe foi criado para entregar uma experiência marcante e reforçar o compromisso da GWM com o país”, explica o executivo.
Mais do que um espaço de exposição, segue Lucas, o estande da GWM foi pensado como uma plataforma de relacionamento e geração de negócios. “Acreditamos que a era da experiência também transforma a forma como marcas se conectam com o público e com o mercado, e é isso que estamos trazendo para o Salão”, complementa o diretor de marketing.
“A proposta foi traduzir, por meio do estande, a visão global da GWM sobre o futuro da mobilidade: inteligente, sustentável e centrada nas pessoas. Criamos uma jornada imersiva que conecta tecnologia de ponta, inovação e experiência sensorial, reforçando o papel da marca como protagonista dessa transformação”, afirma Patricia Gerard, chief business officer do Grupo TV1.








