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Orçamento para comunicação deve chegar a R$ 36 bilhões em 2024

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O valor total dos orçamentos destinados às atividades de comunicação empresarial das empresas no Brasil deve chegar a R$ 36 bilhões em 2024, de acordo com o estudo realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV Comunicação Rio). O número representa um crescimento nominal de 1,5% ante os investimentos em 2023, que somaram R$ 35,5 bilhões.

O estudo “Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil” é feito anualmente pela Aberje e, neste ano, foi realizado em parceria com a FGV Comunicação Rio e apoio do Valor Pro. Participaram do estudo 102 empresas, cujos resultados foram apresentados durante o Warm Up do Aberje Trends, que aconteceu no último dia 28 de maio, no auditório da FGV, no Rio de Janeiro.

O estudo foi apresentado por Leonardo Müller, economista-chefe do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje e professor do programa de pós-graduação em economia da Universidade Federal do ABC. Durante o evento, profissionais de comunicação participaram de duas rodas de conversa sobre tendências da comunicação e ESG.

“O objetivo do estudo é oferecer balizas para o comunicador gestor, tanto a respeito do tamanho do setor como um todo, com a estimativa de orçamento total, quanto das tendências de orçamento médio por nível de faturamento”, diz Müller.

O orçamento da comunicação para 2024 é estimado a partir do crescimento ou redução esperada pelas próprias empresas participantes da pesquisa em relação ao orçamento da área de 2023. A análise também dividiu o orçamento médio por faixa de faturamento bruto anual das empresas. Para as empresas cujo faturamento é maior do que R$ 50 bilhões, a tendência de orçamento estimada para a área de comunicação é da ordem de R$ 49,4 milhões. Já para aquelas cujo faturamento é inferior a R$ 300 milhões, o orçamento estimado para este ano é de R$ 320,1 mil.

Para o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, a previsão para o orçamento mostra um crescimento na relevância que as empresas estão vendo na comunicação corporativa. “Ano a ano o investimento das empresas no departamento de comunicação vem crescendo. Isso mostra que as organizações estão reconhecendo, cada vez mais, a necessidade de investir na comunicação corporativa como estratégia para se destacarem no mercado e se mostrarem mais competitivas e relevantes”, afirma.

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Robô equipado com IA interage com consumidores em supermercados, metrô e aeroportos

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A JCDecaux, que atua no mercado de Out of Home (OOH), acaba de divulgar uma nova solução de interação com o público: o Robô OOH. Desenvolvido com tecnologia avançada de inteligência artificial, o robô reconhece a presença de pessoas, identifica expressões faciais dos consumidores que estão dispostos a interagir, conversa em diferentes idiomas e apresenta conteúdos personalizados relacionados a marcas, produtos e serviços.

As ativações podem ser realizadas em diversos ambientes, como em estações de metrô, aeroportos e varejo. Nos supermercados, por exemplo, o Robô OOH promove novos produtos, ofertas e promoções, sugere receitas, oferece dicas e orienta os consumidores em relação à localização de gôndolas, tornando a jornada de compra mais interativa, personalizada e dinâmica.

A estreia do Robô OOH ocorreu em parceria com Qualy, marca líder em margarinas no Brasil, em uma loja do Carrefour no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Na ação, o Robô OOH foi apelidado de “Qualyzinho” e impulsionou a campanha “Gosto de Qualy”.

O lançamento marca o avanço da JCDecaux em soluções que aproximam as marcas e a audiência. “Despertar o interesse das pessoas em produtos e serviços no momento decisivo de compra gera impacto direto nas vendas e no engajamento, porque conecta as marcas à audiência de uma forma mais interativa e personalizada. O Robô OOH representa um avanço nessa estratégia e traz vantagem competitiva no momento em que o consumidor está escolhendo o que comprar”, destaca Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux Brasil.

“Queremos surpreender nosso público por meio de uma experiência que oferece conveniência e personalização ao explorar os diferenciais de Qualy, destacando como nossas margarinas são versáteis na cozinha e atendem às mais variadas necessidades, preferências e ocasiões de consumo, garantindo um toque especial em cada receita”, afirma Marina Secaf, gerente executiva de marketing de spreads da MBRF.

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Coty anuncia ação nacional de verão de Cenoura & Bronze com truck itinerante e ativações em praias e parques

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Cenoura & Bronze, marca do portfólio da Coty no Brasil, anuncia sua campanha nacional de verão, que leva experiências de experimentação e interação para consumidores em diferentes regiões do país. A ação inclui ativações especiais em praias e parques e conta com o Truck Cenoura & Bronze, que circula por cidades estratégicas entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

O truck é o ponto central da ativação, com ambientação temática da marca, espaço instagramável, atividades interativas e o lançamento da nova linha de produtos. O público pode testar o portfólio, aproveitar descontos especiais e receber brindes exclusivos – incluindo necessaires, bolas, espelhos e viseiras. Em paralelo, Cenoura & Bronze faz distribuição de sampling em pontos importantes das cidades, reforçando a campanha #VaiNoSeuSol para estimular o cuidado com a pele durante o período de maior exposição ao sol.

“Como uma das líderes no mercado de proteção solar, Cenoura & Bronze tem o compromisso de estar próxima do consumidor exatamente onde o cuidado com a pele acontece. Esta ação reforça nossa estratégia da Coty de conectar a marca ao dia a dia das pessoas, oferecendo experimentação, conteúdo e cuidado”, afirma Regiane Bueno, vice-presidente de marketing Coty Brasil & Latam.

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