Padrão
O trabalho à distância não pode te fazer menos líder

Por João Riva
“Que tipo de líder deixaria todo mundo para trás e seguiria sozinho sua jornada? Só o egoísta. Os bons líderes levam outros consigo para o topo. Promover a ascensão de outros é requisito fundamental para a liderança eficaz”.
O parágrafo acima não é meu, mas do John C. Maxwell, e peguei de um dos primeiros capítulos do “O Livro de Ouro da Liderança”. Quis aqui destacar ter tirado isso de um dos primeiros capítulos de um livro de liderança, porque isso deixa claro o quanto levar o outro junto consigo é o básico, o início de conversa quando se fala de liderança.
Mas por que escrever sobre liderança num espaço como esse, em que o assunto base que costumo tratar é marketing? Ora, é simples. Porque marketing bom é feito em grupo, ouvindo e debatendo ideias, e por isso é fundamental ter uma liderança forte para tornar todo e qualquer projeto de marketing eficiente. Mas de verdade, isso serve pra tudo hoje em dia. Toda e qualquer área de atuação da atualidade pede liderança de qualidade. E pra mim, assim como fala o autor do livro citado, liderança de qualidade é aquela que leva o time (ou parte dele) junto para o topo.
Liderança é um tema antigo, mas também super atual. A meu ver, por um motivo muito importante. Com a pandemia e o crescimento acelerado do trabalho em casa, as empresas tiveram que rever sua forma de liderar pessoas e processos. Se antes o modelo presencial de trabalho fazia com que os profissionais se cobrassem e oferecessem sua proatividade naturalmente junto ao esforço do outro, agora com cada um em seu canto e agindo solitariamente, sem saber exatamente o que o colega está fazendo, muitos passaram a viver e conhecer somente o seu trabalho e processo, e não o todo da cadeia. Neste momento, os líderes muitas vezes tiveram que voltar a liderar aquele básico, que é o fluxo de trabalho e a sua entrega efetiva.
Se antes o processo dependia menos de conferências e acompanhamento, já que aconteciam naturalmente, agora, com cada profissional num endereço diferente, estes voltaram a merecer mais atenção dos líderes. Uma pena, já que a maior preocupação de um líder deveria ser desenvolver pessoas e pensar processos e modelos potencializados de trabalhos futuros. Se eles focam seu trabalho no dia a dia e no hoje, perdem tempo de pensar o amanhã. E vamos ser honestos, né? O hoje mantém a empresa ativa, mas é o amanhã que a torna maior.
E ai, com o líder pensando tanto no hoje, naturalizam esquecer o amanhã, que é nada mais que desenvolver pessoas para, junto a ele, crescerem como profissionais. Estas pessoas crescendo (bem como ele próprio), faz empresa crescer junto. Sim, normalmente as empresas crescem depois dos seus profissionais crescerem, e não o inverso. Empresas grandes são grandes porque tem profissionais grandes. Repare.
Um líder, mesmo com tantos desafios de manter fluxos e processos funcionando bem, está desperdiçando oportunidade de fazer a diferença na vida dos seus liderados e da sua empresa se não inspirar, dar oportunidade e oferecer desafios para seu time. Mais que isso, está sendo egoísta. Está tirando a oportunidade dos demais se desenvolverem.
E agora, com cada um em seu canto, trabalhando a distância, se torna também papel do líder os fazer viver a empresa e serem desafiados a crescer como profissionais, mesmo à distância.
Padrão
Kavak faz sorteio de carro seminovo

A Kavak, plataforma de compra e venda de veículos seminovos, aposta em uma ação promocional gamificada para marcar a inauguração de sua nova loja em Santo André, no ABC Paulista. A iniciativa integra a estratégia da empresa de fortalecer sua presença física e aproximar o público da experiência da marca.
Para marcar a inauguração da unidade, a Kavak realizará a ação promocional “Visita Premiada Kavak Santo André”, que inclui o sorteio de um Volkswagen Polo Track 2025. A participação é válida entre 23 de janeiro e 28 de fevereiro de 2026, período em que os consumidores podem comparecer à nova loja e participar da dinâmica, na qual cada interação realizada com a Kavak gera números da sorte, incluindo a visita à loja (um número), a inspeção de um veículo para venda à Kavak (três números), a reserva de um carro disponível na unidade (cinco números), a compra de um veículo no local (dez números) e a contratação de serviços da empresa, como o Kavak Docs (cinco números). O sorteio do prêmio ocorre no dia 11 de março de 2026.
“O lançamento da loja de Santo André representa um passo importante na estratégia de expansão física da Kavak, usando o espaço como ponto de contato com o consumidor e como ferramenta de construção de marca. A dinâmica da campanha reforça essa proposta ao incentivar diferentes produtos e etapas da jornada do cliente, além de toda segurança nas transações e de nossos veículos seminovos”, afirma Guilherme Spinace, diretor de pós-venda e experiência do cliente da Kavak Brasil.
Empresa
Heineken recria o brinde icônico de “O Agente Secreto” em parceria com a atriz Tânia Maria
O cinema brasileiro nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos com a conquista de sua primeira estatueta no ano passado que parou o País em uma comemoração digna de Copa do Mundo. E neste clima de celebração, a Heineken reforça sua conexão com a cultura e a socialização. Com a temporada de premiações de cinema, a marca convidou Tânia Maria – que deu vida à carismática Dona Sebastiana no longa “O Agente Secreto” – para recriar o brinde icônico do filme. Desta vez, o gesto celebra, não apenas uma cena memorável, mas também a força do cinema nacional, que conta nossas histórias e une os brasileiros em torno delas.
“A Heineken sempre esteve ligada a momentos de celebração e cultura. Trazer a Dona Tânia para recriar um brinde tão marcante é uma forma de homenagear o cinema nacional e reforçar nosso compromisso com a socialização e em reunir as pessoas em momentos de celebração”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Para Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo, “o cinema brasileiro tem o poder de reunir pessoas e criar conexões verdadeiras. Recriar o brinde icônico da Dona Tânia em ‘O Agente Secreto’ é uma forma de celebrar nosso cinema, com todo o Brasil unido em um brinde com Heineken”.
“Refazer esse brinde é muito especial para mim. É uma cena que marcou a minha carreira e agora ganha um novo significado: celebrar o talento brasileiro e brindar à cultura com uma verdinha”, comenta Tânia Maria.








