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O trabalho à distância não pode te fazer menos líder

Por João Riva
“Que tipo de líder deixaria todo mundo para trás e seguiria sozinho sua jornada? Só o egoísta. Os bons líderes levam outros consigo para o topo. Promover a ascensão de outros é requisito fundamental para a liderança eficaz”.
O parágrafo acima não é meu, mas do John C. Maxwell, e peguei de um dos primeiros capítulos do “O Livro de Ouro da Liderança”. Quis aqui destacar ter tirado isso de um dos primeiros capítulos de um livro de liderança, porque isso deixa claro o quanto levar o outro junto consigo é o básico, o início de conversa quando se fala de liderança.
Mas por que escrever sobre liderança num espaço como esse, em que o assunto base que costumo tratar é marketing? Ora, é simples. Porque marketing bom é feito em grupo, ouvindo e debatendo ideias, e por isso é fundamental ter uma liderança forte para tornar todo e qualquer projeto de marketing eficiente. Mas de verdade, isso serve pra tudo hoje em dia. Toda e qualquer área de atuação da atualidade pede liderança de qualidade. E pra mim, assim como fala o autor do livro citado, liderança de qualidade é aquela que leva o time (ou parte dele) junto para o topo.
Liderança é um tema antigo, mas também super atual. A meu ver, por um motivo muito importante. Com a pandemia e o crescimento acelerado do trabalho em casa, as empresas tiveram que rever sua forma de liderar pessoas e processos. Se antes o modelo presencial de trabalho fazia com que os profissionais se cobrassem e oferecessem sua proatividade naturalmente junto ao esforço do outro, agora com cada um em seu canto e agindo solitariamente, sem saber exatamente o que o colega está fazendo, muitos passaram a viver e conhecer somente o seu trabalho e processo, e não o todo da cadeia. Neste momento, os líderes muitas vezes tiveram que voltar a liderar aquele básico, que é o fluxo de trabalho e a sua entrega efetiva.
Se antes o processo dependia menos de conferências e acompanhamento, já que aconteciam naturalmente, agora, com cada profissional num endereço diferente, estes voltaram a merecer mais atenção dos líderes. Uma pena, já que a maior preocupação de um líder deveria ser desenvolver pessoas e pensar processos e modelos potencializados de trabalhos futuros. Se eles focam seu trabalho no dia a dia e no hoje, perdem tempo de pensar o amanhã. E vamos ser honestos, né? O hoje mantém a empresa ativa, mas é o amanhã que a torna maior.
E ai, com o líder pensando tanto no hoje, naturalizam esquecer o amanhã, que é nada mais que desenvolver pessoas para, junto a ele, crescerem como profissionais. Estas pessoas crescendo (bem como ele próprio), faz empresa crescer junto. Sim, normalmente as empresas crescem depois dos seus profissionais crescerem, e não o inverso. Empresas grandes são grandes porque tem profissionais grandes. Repare.
Um líder, mesmo com tantos desafios de manter fluxos e processos funcionando bem, está desperdiçando oportunidade de fazer a diferença na vida dos seus liderados e da sua empresa se não inspirar, dar oportunidade e oferecer desafios para seu time. Mais que isso, está sendo egoísta. Está tirando a oportunidade dos demais se desenvolverem.
E agora, com cada um em seu canto, trabalhando a distância, se torna também papel do líder os fazer viver a empresa e serem desafiados a crescer como profissionais, mesmo à distância.
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FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.
Gente
Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.
Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além acelerar o crescimento e a liderança da categoria.
“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.








