Empresa
O Boticário apresenta Boti, ADM da marca no Twitter

Em parceria com a W3haus, agência do Grupo Stefanini, e a produtora Miagui, O Boticário desenvolveu a estratégia e a criação do lançamento do Boti, um emoji que ganhou vida a partir de conversas com a comunidade da marca. Tal qual os ADMs que se destacaram com os participantes de reality shows, ele pilota o perfil da marca no Twitter, entra nas conversas do dia, responde aos pedidos mais inusitados, cria conteúdos em tempo real e dará spoilers de futuros lançamentos também.
Prazer, eu sou o Boti!
Com o formato clássico de bolinha, mas com perninhas e bracinhos compridos, além de um nariz avantajado, que é sua marca, Boti é bem ágil na hora de criar conteúdo e fofocar pelo Twitter. Por ser um emoji, Boti não tem idade ou gênero definidos, trata-se de uma persona digital, que vive tendo web-paixões pelos seus influenciadores, defende todos os tipos de amores e celebra a diversidade. “Boti, nasceu para levar a mensagem e os valores do Boticário a todos seus seguidores. Dessa forma, amor, respeito e valorização à diferença e equidade de direitos entre gêneros e raças, são pilares fundamentais”, conta Cathyelle Schroeder, diretora de Branding e Comunicação de O Boticário.
Desenvolvido pela produtora Miagui, o Boti será lançado com 16 horas de conteúdo que vão desde sua apresentação, interação com influenciadores da rede, como Gil do Vigor, e distribuição de cupons cheios de descontos. O ADM também irá marcar presença em outras redes sociais, como o TikTok, por meio de um challenge exclusivo (com reboladinha e tudo). Para não perder nem um pouquinho desse lançamento e também participar, é só seguir o perfil do Boticário no Twitter e ficar de olho, pois o Boti estará com tudo – https://twitter.com/oBoticario.
O Boticário, que já está no Twitter há mais de 10 anos e conta com mais de 180 mil seguidores, sentiu a necessidade de ter um ADM, quando percebeu essa demanda vinda da própria comunidade. “Não estamos criando apenas um personagem para o perfil, e sim dando mais força para nossa estratégia de conteúdo exclusiva para a plataforma. No Twitter, onde as principais conversas surgem, o amor pela nossa comunidade ganha um pouco mais de humor e ousadia. É lá que o Boti entra na zoeira com o lover que pede um produto com fragrância inusitada, lembra o público de tomar banho quando uma participante de reality show escapa ou propõe o Mutirão do Amor e Cachorrada com o Gil do Vigor no Dia dos Namorados. E também deixaremos bem claro os nossos valores e causas, como as pessoas fazem. Tudo isso é proprietário da marca e reconhecido pela comunidade, que passou a conversar naturalmente com o ADM, se referindo a ele dessa forma”, comenta Cathyelle Schroeder, diretora de Branding e Comunicação de O Boticário.
Ainda segundo Cathyelle, a proposta é ter mais proximidade com os nossos amigos e seguidores, ganhando relevância, com um emoji/persona que surge na rede e para a rede, sendo mais uma ferramenta de comunicação da marca no ambiente virtual. O Boti irá interagir com memes, participando de desafios, comentando os principais assuntos do Twitter, sem esquecer de falar dos produtos, lançamentos e trazer os posicionamentos da marca. “Neste lançamento, além de challenger de dança, Boti trará ofertas como cupons exclusivos dentro de uma dinâmica proprietária, totalizando R$15 mil em cupons para a ação. O Boticário possui uma audiência importante nas redes e está investindo cada dia mais nesse formato. Estamos muito empenhados em trazer a personagem de forma inédita e relevante”, diz.
Para Raisa Sutecas, head de Criação e Conteúdo na W3haus, o ADM abre novas possibilidades criativas para uma marca reconhecida por criar com as pessoas, contar histórias reais e entrar nas conversas que importam. “Personificar toda essa potência facilita o diálogo com a comunidade, que é a base da nossa inspiração, e nos estimula a surpreender todos os dias, unindo o humor e ritmo típicos da plataforma com o amor de Boticário”. Para conceber diariamente conteúdos sobre os temas mais quentes, plantões de interações, surpresas para os lovers e campanhas especialmente criadas para diferentes redes sociais, uma equipe de mais de 25 pessoas da W3haus trabalha nos bastidores, do monitoramento de insights à disseminação do conteúdo final.
Sobre a escolha criativa para a personificação do Boti, Greg Kickow, Diretor de Criação da Miagui, revela: “Emojis fazem parte do cotidiano e da cultura da internet, logo nosso processo de design passou por imergir no diverso mundo dos emojis e conectar isso à personalidade, função e linguagem de Boti. O resultado é um personagem com uma identidade visual única e pronto para ‘causar’ com seu bom humor no Twitter de Boticário.”
FICHA TÉCNICA
Campanha: Lançamento ADM Twitter
Cliente: O Boticário
Agência: W3haus/Grupo Stefanini
VP de Atendimento: Débora Barbezani
Diretora de Conta: Fernanda Mariano
Atendimento: Ana Schmiedel, Fernanda Brandi e Winne Sousa
Produção: Lucas Costa e Amanda Raddatz
VP de Criação e Conteúdo: Larissa Magrisso
Diretoras Criativas: Daniele Almeida e Natália Fava
Heads Criativos: Raisa Sutecas e Felipe Pacheco
Time Criativo: Laressa Teixeira, Camilla Barbosa, Wynne Santana, Carol Naej, Nicole Rocha e Alexandre Claudino
Diretora de Mídia: Roberta Barreto
Gerente de Mídia: Aline Manha
Supervisor de Mídia: Raphael Andrade
Produtora: Miagui
Direção: Cássio Braga, Carlos Kulpa e Gregory Kickow
Produtora de Som: VoxHaus
Data da primeira inserção: 21/09/2021
Cliente: Cathyelle Schroeder, Sylvia Cardoso e Marcela Luiza da Silva
Empresa
Pedro Scooby surfa Onda de Cheddar no Méqui

Empresa
Pesquisa revela que 51% dos profissionais de Marketing veem a qualidade da produção de IA como equivalente à de humanos

Com aplicações que vão da otimização de estratégias à automação de tarefas e à personalização de experiências para clientes, a Inteligência Artificial tem transformado rapidamente o setor de marketing no Brasil. Apesar da adoção massiva, menos de 20% dos profissionais avaliam esses impactos como majoritariamente positivos, segundo estudo realizado pela agência Enlink com colaboradores da área, entre setembro e dezembro de 2025.
Levantamentos conduzidos pelo IAB Brasil em parceria com a Nielsen, divulgados em fevereiro deste ano, indicavam o uso de IA por 80% das agências brasileiras. Já o novo estudo da pesquisa Enlink aponta que a tecnologia está presente em 100% das iniciativas de marketing analisadas, sendo que 40% fazem uso frequente dessas ferramentas.
Entre as soluções mais utilizadas, o ChatGPT lidera com ampla vantagem, sendo apontado como ferramenta preferida por 97,7% dos entrevistados, seguido pelo Gemini, citado por 31%. Esse uso intensivo reflete-se na percepção sobre a qualidade do conteúdo gerado, que, segundo 51% dos profissionais, já alcança um nível equivalente ao humano.
Apesar do amplo uso, características das ferramentas preocupam os profissionais, sobretudo quanto à imprecisão de informações, fato que gera desconfiança em mais de 50% dos entrevistados, os quais ressaltam a importância de checar as informações antes de concluir a aplicação. Mesmo com o receio, mais de 43% das iniciativas pretendem ampliar o uso ao longo do próximo ano.
Conforme detalha Manu Sanches, fundadora da Enlink, a pesquisa realizada teve como principal finalidade compreender de que forma a IA pode impactar o tráfego orgânico, mas os profissionais entrevistados parecem não ter chegado a um consenso sobre isso. “Ouvimos pessoas de diversas agências das regiões Sul e Sudeste, mas o que mais nos chamou atenção foi o quanto os profissionais estão longe de um denominador comum quanto ao impacto da IA sobre o tráfego orgânico. Ouvimos desde que essa finalidade está em declínio e gera ‘migalhas’, até que ela será a maior fonte para aquisição desse tipo de ativo no próximo ano”, explica.
Os dados apontam, portanto, um cenário em que a Inteligência Artificial já está amplamente incorporada às rotinas do Marketing brasileiro, ao mesmo tempo em que desperta percepções distintas entre os profissionais do setor. Enquanto parte dos entrevistados destaca ganhos operacionais e reconhece avanços na qualidade dos conteúdos







