Padrão
O ano da parceria e do networking
Sabe esse negócio de fórmulas mágicas? Odeio. Isso porque sei que o mundo e a vida são mais complexos que caminhos e padrões pré-estabelecidos que servem pra todo profissional e toda empresa. Acreditar nisso, a meu ver, se assemelha a acreditar num coelhinho da Páscoa que não somente faz ovos de chocolate como toca flauta.
Acredito que o sucesso pede objetivos claros, uma estratégia inteligente e que demande a maior efetividade versus menor investimento de tempo e recursos possíveis, junto com metas que definam quais os marcos que devem ser conquistados neste meio do caminho, entre a definição dos objetivos e a conquista deles.
Meu objetivo foco neste ano é claro e divido aqui com tranquilidade: crescer faturamento e lucratividade do meu principal negócio (o percentual guardo pra mim). A estratégia é tão simples quanto: investir em pessoas que sejam líderes de si mesmos e processos que façam com que todos joguem em equipe – nunca sozinhos.
Se acima está minha estratégia principal, este ano trago para junto dela outra fundamental para o crescimento de qualquer negócio ou carreira: parcerias comerciais que foquem crescimento (para CNPJ) e networking poderosos (para CPF).
Motivo? Entender que o mercado está cada vez mais pedindo aprofundamento no entendimento de cada área de atuação para que possamos nos diferenciar dos sabe tudo que pouco sabem, mas se vendem bem. E, para distanciar qualquer empresa ou carreira séria das que certamente não irão durar muito, a ideia é ter profundidade no entendimento do que se entrega. Ai, ao invés de investir tempo aprendendo o que não se tem ainda profundado, o foco se torna fechar parcerias estratégicas.
Para mim, parceiros estratégicos são aqueles que me entregam duas coisas principais: o produto ou serviço que prometem com excelência, e também confiança. Confiança? Sim! Se eu não confio de olhos fechados em um parceiro comercial, seja em suas entregas como caráter, honestidade e senso de justiça, pulo fora. Aqui não é papinho do politicamente correto, mas segurança numa parceria duradoura. Se os valores do parceiro não combinam com os meus, logo mais a confiança vai embora, e com ela a parceria. E como investir em parceria dá trabalho, melhor começar direito, né?
Minhas regras de ouro para uma parceria de sucesso, sejam elas empresariais ou para nossa carreira como profissional, são:
- Entregar é tão importante quanto receber. O foco é sempre estar preocupado em ajudar o negócio ou a carreira do seu parceiro, sabendo que a ajuda dela para com você será consequência. Se todos pensam assim, as propostas de trabalho se tornam proativas, e não apenas responsivas. Oportunidades se criam!
- Ganha-ganha e crescer junto. É tão obvio que nem deveria ser escrito, mas tudo bem. Se um cresce e há como levar o outro junto, é isso que deve ser feito. Se o crescimento de um atrapalha o do outro, a ação deve ser repensada, revista e conversada.
- Negócio do outro é o seu negócio. A ideia é que se o parceiro está cometendo falhas visíveis a você, o avise. Pense que o sucesso dele potencializa o seu sucesso, de forma que o atraso dele pode fazer com que oportunidades não cheguem a ele, e consequentemente, a você.
- Respeitar o espaço de cada um. Sugira, critique (educadamente), esteja junto e participe da caminhada do parceiro, mas nunca invadindo o seu espaço. O parceiro é isso: parceiro. Você não tem nenhum poder sobre ele, de forma que fique no seu quadrado e não exija nada.
- Teste muitos e mantenha poucos. É isso mesmo! Para conquistar dois ou três parceiros comerciais de qualidade, talvez você teste uma dezena deles. Não tem mágica, sabe? A fazer o seu melhor com cada parceiro, pois naturalmente irão ficar aqueles que acreditam na mesma jornada e trocam ajudas.
Parceiro bom é parceiro que cresce, inclusive com a sua ajuda. Quanto mais ele crescer e te ajudar crescer, mais oportunidades de negócio ambos terão.
Padrão
Luiz Eduardo Almeida é o novo gerente de produto da Nexaas
A Nexaas, retail tech especializada em omnichannel e inovação para o varejo, anuncia a chegada de Luiz Eduardo Lopes Telles de Almeida como seu novo gerente de produto. Com vasta experiência em empresas de tecnologia e consultoria, Luiz Eduardo traz consigo um profundo conhecimento em gestão de produtos digitais e uma visão estratégica voltada para o atendimento aos clientes.
Com mais de seis anos de experiência em gestão de produtos digitais, o novo colaborador destaca-se pela sua capacidade de conectar a estratégia de negócios à tecnologia, buscando agregar valor aos clientes. Sua atuação inclui a concepção de soluções analíticas e a aplicação de ciência de dados para automatizar processos complexos e gerar insights estratégicos.
“A primeira coisa que me chamou a atenção na Nexaas foi a visão das lideranças sobre o próximo ciclo da empresa. Essa visão se traduz em dois principais pontos: na consolidação das soluções de omnicanalidade, posicionando-as como verdadeiros diferenciais para varejistas que desejam oferecer serviços acima do padrão de mercado, e na oferta de mobilidade para o varejo físico a partir do nosso PDV móvel, impactando diretamente a experiência dos clientes in loco”, comenta.
Padrão
Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA ITALY
Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA Italy, líder global no segmento de eletrobeleza. A executiva, que acumula mais de 20 anos de carreira em empresas como Philips, Pernod Ricard e Vigor, chega à GA.MA Italy após passagem pelo Group SEB.
Ela conta que está sempre em busca de novos saberes, vivências e experiências. “Acredito que faz parte do jogo derrubar as barreiras e facilitar novos caminhos”, diz Thaiane, que é uma entusiasta do tema ESG e busca, cada vez mais, trazer maior conscientização sobre o assunto nos lugares por onde passa.