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Agências

Novo modelo de negócio promove parcerias mais produtivas entre marcas e agências de comunicação

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A relação comercial entre empresas e agências de comunicação no Brasil é historicamente desgastante, seja pela expectativa de entrega, atendimento ou desalinhamento de serviços contratados. A fim de conectar a dor desse mercado com soluções assertivas, um modelo de negócio surgiu na pandemia com intuito de tornar as parcerias mais saudáveis e produtivas. Trata-se do serviço de matchmaking, que visa facilitar a busca de uma marca por um fornecedor capacitado na área.

Segundo Cáh Morandi, CEO e fundadora da B.done, criadora do serviço em questão, a decisão de lançar a empresa se deu pela falta de estrutura dentro das áreas comerciais das agências, assim como a grande dificuldade das marcas em encontrar parceiras que pudessem atendê-las de acordo com seus desafios, modelos de negócios e budgets. “A ideia sempre foi apoiar comercialmente as agências a se desenvolverem e terem mais expertise para geração de negócios, desenvolvendo e otimizando seus serviços de acordo com as demandas de mercado”, conta Morandi.

Até por isso, o matchmaking garante que uma estrutura eficaz de relações comerciais seja montada ao recorrer à mescla do uso de ferramentas tecnológicas com o acompanhamento individualizado das organizações envolvidas. “Utilizamos sistemas que compilam uma série de agências, as quais atendem diferentes atividades e budgets. Esses parceiros passam por um processo de qualificação e somente os que cumprem critérios importantes, como estrutura, atendimento e entregas, são incorporados a fim de serem indicados para alguma concorrência e, consequentemente, apresentados para uma marca”, afirma Morandi.

O efeito dessa estratégia é fugir da probabilidade das empresas escolherem uma agência incapaz de atender as demandas requisitadas, situação em que 82% dos casos acontece, segundo estimativas da B.done. “Geralmente há falta de pesquisa prévia e realizações distorcidas de serviços, escopos e orçamento durante a concorrência e comparação de propostas e estruturas”, explica. “Já com o serviço de matchmaking, como o próprio nome diz, é possível criar um ‘match’ perfeito, em que a companhia tem uma economia de até 95% de tempo na busca do fornecedor ideal e uma diminuição de cerca de 48% nos custos de recursos de equipes e financeiros”, reforça.

Além disso, um dos grandes focos da área é garantir esses benefícios aos envolvidos dentro de uma jornada humanizada. “Estamos falando de soluções reais para as dores comuns de uma parceria. Assim, mais do que reduzir tempo e custos para as marcas, a ideia é que as relações comerciais estabelecidas se transformem em colaborações de longo prazo, de modo que haja um crescimento conjunto das empresas e um desenvolvimento interno que vá além do cumprimento de um simples contrato”, pontua a CEO da B.done.

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Agências

Live Team muda sua marca para Glint e aposta em total brand experience

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A Live Team, integrante do grupo multinacional francês Team Créatif, agora é Glint. Mais do que uma mudança de nome, o reposicionamento representa uma nova fase da agência, que passa a atuar de forma ainda mais integrada no universo do Total Brand Experience, com foco estratégico em ativação, promoções, trade marketing, eventos e experiências de marca, dentro e fora do Brasil. A nova identidade vem acompanhada de um time de líderes renovado, processos mais ágeis e a chegada de importantes contas como AkzoNobel e Natura.

O termo Glint, do inglês, significa “brilhar, cintilar” – conceito que se traduz na assinatura da marca: Shining eyes for Brilliant KPIs (“Brilho nos olhos por resultados impressionantes”). O propósito da Glint é claro: Conectar marcas e pessoas por meio de experiências autênticas que provocam transformações e brilho no olhar.

“Essa mudança vai dar mais visibilidade à capacidade multidisciplinar da agência, do design criativo e o olhar estratégico para o ponto de venda a ativações e eventos inovadores. Todos com um ponto em comum: a busca por ações empolgantes, emoções positivas, experiências surpreendentes e assim resultados marcantes”, afirma Fernando Melo, CEO e sócio da Glint.

A nova fase também é marcada pela chegada de nomes estratégicos ao time de liderança. Ana Peixoto, à frente da diretoria de negócios, chega com passagens por agências como Repense, Mandarin, Score e Grupo Rái e projetos para marcas como Panasonic, Carrefour, Havaianas, Liberty Seguros, Sanofi, entre outras.

Já Erico Adachi lidera a nova diretoria integrada de criação e estratégia. Com 30 anos de mercado, o profissional atuou em agências como Bullet, B/Ferraz, Score e Momentum, liderando projetos para Ambev, Mercado Livre, Seara, Bauducco etc.

Completando o time de líderes, Moara Barreira chega como head de estratégia. Com passagem por agências como Leo Burnett, Momentum, Bullet e Geometry/VML, já atendeu marcas globais como Oracle, BAT (British American Tobacco), Spotify, Unilever e Coca-Cola.

A Glint também adotou novas ferramentas de gestão, estratégia e criação, que permitem uma gestão de projetos mais fluida, com processos mais ágeis, conectadas com os padrões globais do grupo.

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Agências

SPAR Brasil se transforma em Ever Trade Marketing

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Com novo nome e posicionamento estratégico, a SPAR Brasil anuncia ao mercado sua nova identidade: Ever Trade Marketing. Exatamente um ano após conquistar sua independência societária, a mudança representa o segundo passo de um movimento claro de crescimento, reinvenção e protagonismo no setor de trade marketing. Com mais de 8 mil colaboradores em campo, a empresa já superou as metas do ano e estima encerrar 2025 com novas contas e faturamento superior a R$ 650 milhões.
Desde a aquisição da participação majoritária da SGRP em 2024, a companhia passou a operar de forma autônoma no País. Em um curto intervalo de tempo, a operação brasileira ganhou um novo ritmo, foco local e ampliou sua presença nos principais varejistas do Brasil. O resultado foi o crescimento robusto em faturamento, ampliação de contratos e um salto de 7 mil para mais de 8 mil colaboradores em menos de 12 meses.
Agora como Ever Trade Marketing, a empresa avança em sua missão de ser o parceiro estratégico de execução para grandes indústrias de bens de consumo. A atuação da companhia, presente em mais de 100 mil pontos de venda no território nacional, se fortalece com inteligência aplicada e uma nova cultura, que adicionará gestão estratégica sobre suas operações no Ponto de Venda, com foco em performance garantindo presença inteligente no ponto de decisão.
“Foram nove anos operando com a marca SPAR, uma trajetória da qual nos orgulhamos muito. Agora, impulsionados pelo sucesso do M&A, damos um passo decisivo e passamos a operar com marca própria e com um novo posicionamento estratégico. A Ever Trade reflete, com mais autenticidade, quem somos hoje: uma companhia em constante evolução, com cultura renovada e foco em desenvolver soluções cada vez mais inteligentes para nossos clientes”, comenta Jonathan Dagues, CEO da companhia.
Ao longo do último ano, a empresa conquistou novas contas, ao mesmo tempo em que fortaleceu e expandiu sua atuação junto a clientes estratégicos como Red Bull, Nivea, Suvinil, JBS e Wella, reafirmando seu compromisso com a qualidade e com o relacionamento de longo prazo. Com foco em soluções completas de execução em trade marketing, a Ever Trade combina tecnologia, roteirização inteligente e análise de dados para apoiar decisões comerciais no varejo e elevar o padrão de ativação nos pontos de venda.
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