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Agências

Novo modelo de negócio promove parcerias mais produtivas entre marcas e agências de comunicação

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A relação comercial entre empresas e agências de comunicação no Brasil é historicamente desgastante, seja pela expectativa de entrega, atendimento ou desalinhamento de serviços contratados. A fim de conectar a dor desse mercado com soluções assertivas, um modelo de negócio surgiu na pandemia com intuito de tornar as parcerias mais saudáveis e produtivas. Trata-se do serviço de matchmaking, que visa facilitar a busca de uma marca por um fornecedor capacitado na área.

Segundo Cáh Morandi, CEO e fundadora da B.done, criadora do serviço em questão, a decisão de lançar a empresa se deu pela falta de estrutura dentro das áreas comerciais das agências, assim como a grande dificuldade das marcas em encontrar parceiras que pudessem atendê-las de acordo com seus desafios, modelos de negócios e budgets. “A ideia sempre foi apoiar comercialmente as agências a se desenvolverem e terem mais expertise para geração de negócios, desenvolvendo e otimizando seus serviços de acordo com as demandas de mercado”, conta Morandi.

Até por isso, o matchmaking garante que uma estrutura eficaz de relações comerciais seja montada ao recorrer à mescla do uso de ferramentas tecnológicas com o acompanhamento individualizado das organizações envolvidas. “Utilizamos sistemas que compilam uma série de agências, as quais atendem diferentes atividades e budgets. Esses parceiros passam por um processo de qualificação e somente os que cumprem critérios importantes, como estrutura, atendimento e entregas, são incorporados a fim de serem indicados para alguma concorrência e, consequentemente, apresentados para uma marca”, afirma Morandi.

O efeito dessa estratégia é fugir da probabilidade das empresas escolherem uma agência incapaz de atender as demandas requisitadas, situação em que 82% dos casos acontece, segundo estimativas da B.done. “Geralmente há falta de pesquisa prévia e realizações distorcidas de serviços, escopos e orçamento durante a concorrência e comparação de propostas e estruturas”, explica. “Já com o serviço de matchmaking, como o próprio nome diz, é possível criar um ‘match’ perfeito, em que a companhia tem uma economia de até 95% de tempo na busca do fornecedor ideal e uma diminuição de cerca de 48% nos custos de recursos de equipes e financeiros”, reforça.

Além disso, um dos grandes focos da área é garantir esses benefícios aos envolvidos dentro de uma jornada humanizada. “Estamos falando de soluções reais para as dores comuns de uma parceria. Assim, mais do que reduzir tempo e custos para as marcas, a ideia é que as relações comerciais estabelecidas se transformem em colaborações de longo prazo, de modo que haja um crescimento conjunto das empresas e um desenvolvimento interno que vá além do cumprimento de um simples contrato”, pontua a CEO da B.done.

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Agências

Tridente.ag assina a primeira campanha internacional da Skala Cosméticos

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Skala Cosméticos está entre as 10 maiores marcas em volume de vendas nos Estados Unidos. Para reforçar sua posição no mercado mais exigente do mundo, ela lança agora sua primeira campanha internacional, assinada pela Tridente.ag.

A campanha se apropria de elementos como o funk, a feira de rua e a festa na laje para apresentar a brasilidade como valor da marca, que se orgulha de trazer ingredientes locais em suas fórmulas. “A criação desta linda campanha nasceu de um estudo profundo com mais de 2 mil consumidoras, que nos mostrou que a beleza brasileira é reconhecida e estimada no mundo todo”, explica Tarik Mohallem, CEO da Skala e Lola Internacional. “E com uma equação de valor imbatível no mercado, queremos continuar exportando esse cuidado com os cabelos que é tão brasileiro e torná-lo acessível a todos. Em ambos os filmes, mostramos que cada vez que a consumidora usa Skala, é como se ela fosse transportada para o Brasil e para seu modo único de celebrar a beleza”, completa o executivo.

Formam a campanha dois filmes produzidos pela Abajour Filmes, com trilha musical assinada pela Lua Nova. Com o conceito “Have a #BrazilHairDay, everyday”, os filmes brincam com o termo em inglês “bad hair day”, ou “dia de cabelo ruim”, prometendo um cabelo bonito como os dos brasileiros. Com versões em inglês e espanhol, os filmes devem alcançar também mercados da América Latina em breve.

“É uma honra e grande responsabilidade comandar a primeira campanha internacional da Skala”, exalta José Diniz, CEO da Tridente. “Ela já é uma love brand nos EUA. O desafio é potencializar esta paixão dos Skalovers para ampliar o alcance da marca no país.”

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Agências

W3haus conquista a conta da Wella Company

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A W3haus, agência cocriativa do Grupo Stefanini, anuncia a conquista da conta da Wella Company, uma das líderes globais do setor de beleza, que reúne em seu portfólio marcas icônicas como Wella Professionals, Sebastian Professional, NIOXIN, Koleston, Soft Color e OPI. A parceria marca a entrada da agência em um novo território, o universo de cabelos. A W3haus será responsável pela operação 360° das marcas profissionais e de varejo, unindo estratégia, criação, mídia, conteúdo, social e ativações on e offline. O trabalho contempla o reposicionamento das marcas no Brasil em um momento em que a companhia amplia a autonomia local para desenvolver uma comunicação mais próxima da consumidora brasileira.

A conquista foi resultado de um processo de concorrência, no qual a proposta vencedora apresentou duas entregas criativas — uma para cada linha de negócio — com soluções adaptadas às necessidades das marcas. O diferencial esteve na compreensão das especificidades de cada público, na viabilidade estratégica das ideias e na forma como a agência tangibilizou suas propostas criativas em respostas de mídia inovadoras, explorando multicanalidade com consistência e profundidade. O resultado foi uma entrega madura e integrada, que demonstra a capacidade da W3haus de unir visão estratégica e potência criativa em soluções culturalmente relevantes.

“A chegada da Wella Company representa não apenas a entrada em uma nova categoria para a W3haus, mas a oportunidade de cocriar em um momento de transformação e fortalecimento das marcas, reconhecidas globalmente por sua excelência, inovação e tradição. Nossa missão é traduzir esse novo capítulo para o contexto cultural brasileiro, com profundidade estratégica e autenticidade criativa, reforçando seu posicionamento como referência e inspiração no segmento de cabelos”, afirma Alessandra Sant’Ana, CEO da W3haus.

“Estamos iniciando um novo capítulo da Wella Company no Brasil. A proposta da W3haus nos conquistou pela compreensão das nossas necessidades e pela capacidade de equilibrar estratégia e criatividade, com uma visão moderna e inspiradora de marca”, destaca Nathalie Honda, CMO da Wella Company.

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